Como executar a troca de água do radiador?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

re

Mensagem por alcineu »

Moderadores esse tópico merece ser fixo. Vamos colocar uns tópicos assim aqui em Arrfecimento como fixo!
Vou até deixa-lo em meus favoritos.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


chocolatte_vtc
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Domingo 18 2009f Outubro 2009 07:07:37 PM
Localização: Vitória da Conquista - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por chocolatte_vtc »

Senhores,

Para dirimir uma das duvidas pendentes, acho que posso dar uma solução. No coletor de admissão, prox a carenagem da correia do comando de valvulas, fica o sensor de temperatura que envia a informação para o painel. Ele fica bem escondiniho e só pode ser retirada com uma chave " L " de 13mm. É um pouco chato de se achar, mas é o melhor ponto a se tirar o ar da tubulação, pois está em um ponto médio e livre de irregularidades hidroestáticas. Fazendo a sangria neste ponto é quase 100% de chance de se livrar do ar no circuito, porem só recomento a execução por quem já tem uma certa habilidade com ferramentas.
Outra forma ( melhor para motores sem a valvula termo ) e bem mais simples é desconectar o mangotezinho ( o mais fino ) que sai do radiador e vai p/ o reservatorio de expansão do lado do reservatório e colocar a ponta dele p/ baixo deixando sair a agua, tomando cuidado de ir completando o nivel de agua p evitar nova entrada de ar. Este procedimento tb pode ser usado para colocar aditivo sem ultrapassar o limite do volume do líquido.
Espero que possa ser útil.
____________________
Bruno Rodrigues
Corsa Classic 01/02 Branco Cegador " O Molão "
Devagar e Sempre


Avatar do usuário
Hanz
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Sábado 19 2009f Dezembro 2009 09:44:46 PM
Localização: Foz do Iguaçu - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hanz »

blz galera, desculpa desenterrar o tópico...

mas então... estava olhando esse vídeo em que o cara faz a limpeza com aquela máquina http://www.youtube.com/watch?v=SV-98Dil ... re=channel, isso parece que não é tão complicado de se fazer em casa sem a tal máquina, talvez fique um pouco trabalhoso por ter q ficar repetindo até sair toda a água suja. O mais curioso é que o cara tira água suja fervendo de dentro do motor e mete água da torneira no lugar, olhem lá para vc's verem.

Estou querendo fazer isso no corsinha, tá precisando, daí já troco o reservatório que tá bem feio (o antigo dono não parece ser muito cuidadoso).

t+


saulo.mag
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 18 2009f Outubro 2009 05:03:50 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por saulo.mag »

galera, onde fica o sensor de temperatura do corsa 1.0 97/98 sem ar condicionado?
que ferramentas preciso para removê-la para fazer a sangria do arrefecimento?
vlw
abraço a todos

aprendo mto com vcs;....


saulo.mag
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 18 2009f Outubro 2009 05:03:50 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por saulo.mag »

vou fazer a limpeza no sistema de arrefecimento do meu carro.
como era um carro de uma senhora acho que ela nunca colocou aditivo, o sistema apresenta um pouco de ferrugem (não muito, comparo com minha parati q tava igual barro e qdo fiz a limpeza vazou por todo lado.).

estou com dúvida de como fazer, pois o pessoal está entrando em contradições neste tópico principalmente no que diz respeito a ligar o carro colocando água ao mesmo tempo. alguns dizem q dessa forma a termostática não abrirá (também é o meu entendimento)
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... efecimento

levando isso em consideração, pretendo fazer a limpeza conforme esse outro tópico no monzaclube
http://www.monzaclube.com/fafacil/fafac ... ento.shtml

parece estar mais coerente.

dados do carro:
corsa 1.0 mpfi 97/98 SEM ar-condicionado

a minha dúvida e onde fica o sensor de temperatura no meu corsa para fazer a sangria do sistema??? Vi que varia a posição de acordo com o modelo e acessórios.
Se alguém tiver alguma foto ou esquema q o mostre, melhor ainda.
E quais ferramentas vou precisar para removê-lo?

Vou fazer a limpeza, tirando fotos para ajudar a finalizar esse tutorial.
Moro em Vila Velha - ES e como o Alcineu também, se quiser participar, vo faze-lo no sábado (16/01) lá pras 9.00hs

Abraço a todos.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

chocolatte_vtc escreveu:Senhores,

Para dirimir uma das duvidas pendentes, acho que posso dar uma solução. No coletor de admissão, prox a carenagem da correia do comando de valvulas, fica o sensor de temperatura que envia a informação para o painel. Ele fica bem escondiniho e só pode ser retirada com uma chave " L " de 13mm. É um pouco chato de se achar, mas é o melhor ponto a se tirar o ar da tubulação, pois está em um ponto médio e livre de irregularidades hidroestáticas. Fazendo a sangria neste ponto é quase 100% de chance de se livrar do ar no circuito, porem só recomento a execução por quem já tem uma certa habilidade com ferramentas.
Outra forma ( melhor para motores sem a valvula termo ) e bem mais simples é desconectar o mangotezinho ( o mais fino ) que sai do radiador e vai p/ o reservatorio de expansão do lado do reservatório e colocar a ponta dele p/ baixo deixando sair a agua, tomando cuidado de ir completando o nivel de agua p evitar nova entrada de ar. Este procedimento tb pode ser usado para colocar aditivo sem ultrapassar o limite do volume do líquido.
Espero que possa ser útil.
Ola pessoal.
Enquanto o saulo.mag prepara o tutorial com fotos, vamos aguardar o paaso a passo com fotos...saulo.mag grato ai pelo convite, mas, não deu para ir ter contigo ai e ver o desenrolar, fico muito grato...

Bem juntando toda informação aqui, eu aqui fiz assim:
- motor frio, tirei a tampa do reservatório de expansão, a mangueira inferior do radiador lado motorista, saindo toda a agua.

Como sempre fica agua no bloco ainda, recoloquei a mangueira inferior do radaidor lado motorista e fixei-a com a presilha.

De posse de um balde com agua, fui colocando agua no reservatorio de expansão até a boca, tirei o sensor de temperatura do painel, conforme o chocolatte_vtc citou e fui notando que a medida que entrava agua e saia pelo orificio do sensor, o liquidio velho ia saindo até estar completamente limpo/cristalino.
Nessa altura o ar do sistema saiu todo. Deixei assim até o reservatório estar seco e coloquei de volta o sensor de temperatura do painel e apertei de vez, já que o ar do cabeçote saiu todo e a medida que o liquido desceu do reservatório, o ar da mangueira sob esse reservatório saiu pelo mesmo.

Coloquei 1 litro de aditivo para radiador Radiex R-1882 MCT plus e ficou até quase o meio.
www.jocar.com.br/Produto.aspx?CV=634&PG=29&CP=701524

Liguei o motor, dei umas aceleradas e não havia sinais de bolhas de ar subindo pela mangueira sob o reservatório de expansão. Ai ficou confirmado que não havia mais ar no sistema.

Coloquei de vez a tampa do reservatório de expansão, deixei esquentar um pouco, fui acelerando e vendo a agua retornando ao reservatório de expansão já na cor verde.
Nesse modo a medida que a agua entra vinda do retorno do radiador o liquido vai se diluindo por completo.

OBS: a valvula termostática tem um pequeno orificio, agindo como Bypass...

Vamos aguardar as fotos do saulo.mag...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

OBS: meu sistema estava livre de ferrugem.

Apostila arrefecimento
http://www.oficinabrasil.com.br/.../mat ... radiex.pdf
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Como o link esta com problema, ai vai outro...

http://www.oficinabrasil.com.br/hotsite ... apoio.html
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

alcineu escreveu:Como o link esta com problema, ai vai outro...

http://www.oficinabrasil.com.br/hotsite ... apoio.html
Tem muita coisa aí hein, muito bom, não só de arrefecimento, tem coisa do doutor ie também muito bom!

Vlw por compartilhar ! !
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

È aquelas apostilas DRIE é supimpa...dificil é pescar alguma dessas na net rsrsrs....

Para voces terem noção de como o aditivo no liquido do arrefecimento elimina a ferrugem e afins.
Quando troquei a correia dentada devido a quebra da mesma com quase 40.000KM, por falta de atenção/conhecimento e do mecanico me orientar/lembrar, não adicionou aditivo a agua.

Na troca da 3ª correia é que veio as consequecias. A bomba dagua estava soldada no bloco do motor de tanta ferrugem entre as partes. Já que para deixar a correia bem tensionada faz-se necessário girar a bomba dagua até conseguir o ajuste correto pela marca em V no rolamento tensor.

Limpamos o sistema e adicionamos esse MCT plus da Radiex.

Hontem, quando limpei o sistema é que ficou claro e evidente a sua importancia: nenhum sinal de residuos de ferrugem...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”