Moderadores esse tópico merece ser fixo. Vamos colocar uns tópicos assim aqui em Arrfecimento como fixo!
Vou até deixa-lo em meus favoritos.
Como executar a troca de água do radiador?
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Senhores,
Para dirimir uma das duvidas pendentes, acho que posso dar uma solução. No coletor de admissão, prox a carenagem da correia do comando de valvulas, fica o sensor de temperatura que envia a informação para o painel. Ele fica bem escondiniho e só pode ser retirada com uma chave " L " de 13mm. É um pouco chato de se achar, mas é o melhor ponto a se tirar o ar da tubulação, pois está em um ponto médio e livre de irregularidades hidroestáticas. Fazendo a sangria neste ponto é quase 100% de chance de se livrar do ar no circuito, porem só recomento a execução por quem já tem uma certa habilidade com ferramentas.
Outra forma ( melhor para motores sem a valvula termo ) e bem mais simples é desconectar o mangotezinho ( o mais fino ) que sai do radiador e vai p/ o reservatorio de expansão do lado do reservatório e colocar a ponta dele p/ baixo deixando sair a agua, tomando cuidado de ir completando o nivel de agua p evitar nova entrada de ar. Este procedimento tb pode ser usado para colocar aditivo sem ultrapassar o limite do volume do líquido.
Espero que possa ser útil.
Para dirimir uma das duvidas pendentes, acho que posso dar uma solução. No coletor de admissão, prox a carenagem da correia do comando de valvulas, fica o sensor de temperatura que envia a informação para o painel. Ele fica bem escondiniho e só pode ser retirada com uma chave " L " de 13mm. É um pouco chato de se achar, mas é o melhor ponto a se tirar o ar da tubulação, pois está em um ponto médio e livre de irregularidades hidroestáticas. Fazendo a sangria neste ponto é quase 100% de chance de se livrar do ar no circuito, porem só recomento a execução por quem já tem uma certa habilidade com ferramentas.
Outra forma ( melhor para motores sem a valvula termo ) e bem mais simples é desconectar o mangotezinho ( o mais fino ) que sai do radiador e vai p/ o reservatorio de expansão do lado do reservatório e colocar a ponta dele p/ baixo deixando sair a agua, tomando cuidado de ir completando o nivel de agua p evitar nova entrada de ar. Este procedimento tb pode ser usado para colocar aditivo sem ultrapassar o limite do volume do líquido.
Espero que possa ser útil.
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Bruno Rodrigues
Corsa Classic 01/02 Branco Cegador " O Molão "
Devagar e Sempre
Bruno Rodrigues
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- Hanz
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blz galera, desculpa desenterrar o tópico...
mas então... estava olhando esse vídeo em que o cara faz a limpeza com aquela máquina http://www.youtube.com/watch?v=SV-98Dil ... re=channel, isso parece que não é tão complicado de se fazer em casa sem a tal máquina, talvez fique um pouco trabalhoso por ter q ficar repetindo até sair toda a água suja. O mais curioso é que o cara tira água suja fervendo de dentro do motor e mete água da torneira no lugar, olhem lá para vc's verem.
Estou querendo fazer isso no corsinha, tá precisando, daí já troco o reservatório que tá bem feio (o antigo dono não parece ser muito cuidadoso).
t+
mas então... estava olhando esse vídeo em que o cara faz a limpeza com aquela máquina http://www.youtube.com/watch?v=SV-98Dil ... re=channel, isso parece que não é tão complicado de se fazer em casa sem a tal máquina, talvez fique um pouco trabalhoso por ter q ficar repetindo até sair toda a água suja. O mais curioso é que o cara tira água suja fervendo de dentro do motor e mete água da torneira no lugar, olhem lá para vc's verem.
Estou querendo fazer isso no corsinha, tá precisando, daí já troco o reservatório que tá bem feio (o antigo dono não parece ser muito cuidadoso).
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galera, onde fica o sensor de temperatura do corsa 1.0 97/98 sem ar condicionado?
que ferramentas preciso para removê-la para fazer a sangria do arrefecimento?
vlw
abraço a todos
aprendo mto com vcs;....
que ferramentas preciso para removê-la para fazer a sangria do arrefecimento?
vlw
abraço a todos
aprendo mto com vcs;....
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vou fazer a limpeza no sistema de arrefecimento do meu carro.
como era um carro de uma senhora acho que ela nunca colocou aditivo, o sistema apresenta um pouco de ferrugem (não muito, comparo com minha parati q tava igual barro e qdo fiz a limpeza vazou por todo lado.).
estou com dúvida de como fazer, pois o pessoal está entrando em contradições neste tópico principalmente no que diz respeito a ligar o carro colocando água ao mesmo tempo. alguns dizem q dessa forma a termostática não abrirá (também é o meu entendimento)
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... efecimento
levando isso em consideração, pretendo fazer a limpeza conforme esse outro tópico no monzaclube
http://www.monzaclube.com/fafacil/fafac ... ento.shtml
parece estar mais coerente.
dados do carro:
corsa 1.0 mpfi 97/98 SEM ar-condicionado
a minha dúvida e onde fica o sensor de temperatura no meu corsa para fazer a sangria do sistema??? Vi que varia a posição de acordo com o modelo e acessórios.
Se alguém tiver alguma foto ou esquema q o mostre, melhor ainda.
E quais ferramentas vou precisar para removê-lo?
Vou fazer a limpeza, tirando fotos para ajudar a finalizar esse tutorial.
Moro em Vila Velha - ES e como o Alcineu também, se quiser participar, vo faze-lo no sábado (16/01) lá pras 9.00hs
Abraço a todos.
como era um carro de uma senhora acho que ela nunca colocou aditivo, o sistema apresenta um pouco de ferrugem (não muito, comparo com minha parati q tava igual barro e qdo fiz a limpeza vazou por todo lado.).
estou com dúvida de como fazer, pois o pessoal está entrando em contradições neste tópico principalmente no que diz respeito a ligar o carro colocando água ao mesmo tempo. alguns dizem q dessa forma a termostática não abrirá (também é o meu entendimento)
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... efecimento
levando isso em consideração, pretendo fazer a limpeza conforme esse outro tópico no monzaclube
http://www.monzaclube.com/fafacil/fafac ... ento.shtml
parece estar mais coerente.
dados do carro:
corsa 1.0 mpfi 97/98 SEM ar-condicionado
a minha dúvida e onde fica o sensor de temperatura no meu corsa para fazer a sangria do sistema??? Vi que varia a posição de acordo com o modelo e acessórios.
Se alguém tiver alguma foto ou esquema q o mostre, melhor ainda.
E quais ferramentas vou precisar para removê-lo?
Vou fazer a limpeza, tirando fotos para ajudar a finalizar esse tutorial.
Moro em Vila Velha - ES e como o Alcineu também, se quiser participar, vo faze-lo no sábado (16/01) lá pras 9.00hs
Abraço a todos.
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Ola pessoal.chocolatte_vtc escreveu:Senhores,
Para dirimir uma das duvidas pendentes, acho que posso dar uma solução. No coletor de admissão, prox a carenagem da correia do comando de valvulas, fica o sensor de temperatura que envia a informação para o painel. Ele fica bem escondiniho e só pode ser retirada com uma chave " L " de 13mm. É um pouco chato de se achar, mas é o melhor ponto a se tirar o ar da tubulação, pois está em um ponto médio e livre de irregularidades hidroestáticas. Fazendo a sangria neste ponto é quase 100% de chance de se livrar do ar no circuito, porem só recomento a execução por quem já tem uma certa habilidade com ferramentas.
Outra forma ( melhor para motores sem a valvula termo ) e bem mais simples é desconectar o mangotezinho ( o mais fino ) que sai do radiador e vai p/ o reservatorio de expansão do lado do reservatório e colocar a ponta dele p/ baixo deixando sair a agua, tomando cuidado de ir completando o nivel de agua p evitar nova entrada de ar. Este procedimento tb pode ser usado para colocar aditivo sem ultrapassar o limite do volume do líquido.
Espero que possa ser útil.
Enquanto o saulo.mag prepara o tutorial com fotos, vamos aguardar o paaso a passo com fotos...saulo.mag grato ai pelo convite, mas, não deu para ir ter contigo ai e ver o desenrolar, fico muito grato...
Bem juntando toda informação aqui, eu aqui fiz assim:
- motor frio, tirei a tampa do reservatório de expansão, a mangueira inferior do radiador lado motorista, saindo toda a agua.
Como sempre fica agua no bloco ainda, recoloquei a mangueira inferior do radaidor lado motorista e fixei-a com a presilha.
De posse de um balde com agua, fui colocando agua no reservatorio de expansão até a boca, tirei o sensor de temperatura do painel, conforme o chocolatte_vtc citou e fui notando que a medida que entrava agua e saia pelo orificio do sensor, o liquidio velho ia saindo até estar completamente limpo/cristalino.
Nessa altura o ar do sistema saiu todo. Deixei assim até o reservatório estar seco e coloquei de volta o sensor de temperatura do painel e apertei de vez, já que o ar do cabeçote saiu todo e a medida que o liquido desceu do reservatório, o ar da mangueira sob esse reservatório saiu pelo mesmo.
Coloquei 1 litro de aditivo para radiador Radiex R-1882 MCT plus e ficou até quase o meio.
www.jocar.com.br/Produto.aspx?CV=634&PG=29&CP=701524
Liguei o motor, dei umas aceleradas e não havia sinais de bolhas de ar subindo pela mangueira sob o reservatório de expansão. Ai ficou confirmado que não havia mais ar no sistema.
Coloquei de vez a tampa do reservatório de expansão, deixei esquentar um pouco, fui acelerando e vendo a agua retornando ao reservatório de expansão já na cor verde.
Nesse modo a medida que a agua entra vinda do retorno do radiador o liquido vai se diluindo por completo.
OBS: a valvula termostática tem um pequeno orificio, agindo como Bypass...
Vamos aguardar as fotos do saulo.mag...
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OBS: meu sistema estava livre de ferrugem.
Apostila arrefecimento
http://www.oficinabrasil.com.br/.../mat ... radiex.pdf
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Como o link esta com problema, ai vai outro...
http://www.oficinabrasil.com.br/hotsite ... apoio.html
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Tem muita coisa aí hein, muito bom, não só de arrefecimento, tem coisa do doutor ie também muito bom!alcineu escreveu:Como o link esta com problema, ai vai outro...
http://www.oficinabrasil.com.br/hotsite ... apoio.html
Vlw por compartilhar ! !
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Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534
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È aquelas apostilas DRIE é supimpa...dificil é pescar alguma dessas na net rsrsrs....
Para voces terem noção de como o aditivo no liquido do arrefecimento elimina a ferrugem e afins.
Quando troquei a correia dentada devido a quebra da mesma com quase 40.000KM, por falta de atenção/conhecimento e do mecanico me orientar/lembrar, não adicionou aditivo a agua.
Na troca da 3ª correia é que veio as consequecias. A bomba dagua estava soldada no bloco do motor de tanta ferrugem entre as partes. Já que para deixar a correia bem tensionada faz-se necessário girar a bomba dagua até conseguir o ajuste correto pela marca em V no rolamento tensor.
Limpamos o sistema e adicionamos esse MCT plus da Radiex.
Hontem, quando limpei o sistema é que ficou claro e evidente a sua importancia: nenhum sinal de residuos de ferrugem...
Para voces terem noção de como o aditivo no liquido do arrefecimento elimina a ferrugem e afins.
Quando troquei a correia dentada devido a quebra da mesma com quase 40.000KM, por falta de atenção/conhecimento e do mecanico me orientar/lembrar, não adicionou aditivo a agua.
Na troca da 3ª correia é que veio as consequecias. A bomba dagua estava soldada no bloco do motor de tanta ferrugem entre as partes. Já que para deixar a correia bem tensionada faz-se necessário girar a bomba dagua até conseguir o ajuste correto pela marca em V no rolamento tensor.
Limpamos o sistema e adicionamos esse MCT plus da Radiex.
Hontem, quando limpei o sistema é que ficou claro e evidente a sua importancia: nenhum sinal de residuos de ferrugem...
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