Como executar a troca de água do radiador?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

pedropaulo escreveu:acho arriscado demais ligar o motor "sem agua", colocando a agua em cima e saindo por baixo.

EU acredito q seja mais seguro sangrar, apertar os parafusos, encher de agua, ligar, sangrar novamente e etc....
Então pedro, tb acho.... Mas o bloco vai estar quente, aí vai entrar com ar fria? Não afeta não?


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Idéia: Nosso problema é a valvula termostática correto? Porque não abrimos ela forçada? :wink: Acredito que ela é uma valvula normal fechada, se fornecer carga a ela ela deverá abrir e assim circular agua com o carro frio, aí conseguimos fazer a lavagem :D
Oque vocês acham?


Avatar do usuário
Tiarlen
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sábado 23 2005f Abril 2005 02:19:44 PM
Localização: Alegrete - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Tiarlen »

E ai galera...
Fiz hoje a troca, porem fiz um pouco diferente; soltei a mangueira que sai do radiador para a valvula termostática e deixei ela no lugar, liguei o motor efiz aquecer, desliguei e desconectei a mangueira (cuidado pois a agua sai fervendo) destampei e coloquei agua da torneira no reservatorio ate limpar a agua que esta no circuito reservatorio-radiador, repeti varias x o processo ate a agua ficar limpa, depois retirei e coloquei o fluido.

valeu...


Ariete

Mensagem por Ariete »

leonardo escreveu:
pedropaulo escreveu:acho arriscado demais ligar o motor "sem agua", colocando a agua em cima e saindo por baixo.

EU acredito q seja mais seguro sangrar, apertar os parafusos, encher de agua, ligar, sangrar novamente e etc....
Então pedro, tb acho.... Mas o bloco vai estar quente, aí vai entrar com ar fria? Não afeta não?
eu fiz assim:

esvaziei com o motor frio a agua, enchi denovo e apertei tudo, liguei o motor por 30 segundos ( no meu nao tem valvula termostatica ), abri e sangrei o sistema, fechei tudo enchi com agua e liguei denovo o motor, ai esvaziei, fechei tudo novamente coloquei 2 litros de aditivo e completei o restante,

oque se pode fazer quem tiver valvula termostatica ( eu faria ) comprar solução para colocar na agua e rodar com o carro por 2, 3 dias, depois abrir esvaziar, encher com agua e andar tipo, de manha, da uma voltinha, espera o carro esfriar e sangra, enche com aditivo e pronto.

detalhe: comprem tudo em loja de auto peça, eu paguei 5 reais em 1 litro de aditivo, no posto o mesmo 22 reais


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Entendi, mas acho que o conector direto da bateria para a termostática agiliza hein...... Torna mais rápida a limpeza...... Mas do jeito que vc falou é uma boa sim! Muito boa a dica... :wink:
Vc teve traumas com termostática é?rsrs....
A termostática vc sabe que uma das vantagens dela é conseguir uma melhor economia no consumo né?


Weco
:: Rodeio ::
Mensagens: 616
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 04:21:00 PM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Weco »

leonardo escreveu:hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Entendi, mas acho que o conector direto da bateria para a termostática agiliza hein...... Torna mais rápida a limpeza...... Mas do jeito que vc falou é uma boa sim! Muito boa a dica... :wink:
Vc teve traumas com termostática é?rsrs....
A termostática vc sabe que uma das vantagens dela é conseguir uma melhor economia no consumo né?
Será q a termostática funciona com os 12v da bateria msm? se for fica fácil abri-la do jeito q vc falou...melhor q esquentar o sistema e correr o risco de danificar alguma coisa.


Ariete

Mensagem por Ariete »

leonardo escreveu:hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Entendi, mas acho que o conector direto da bateria para a termostática agiliza hein...... Torna mais rápida a limpeza...... Mas do jeito que vc falou é uma boa sim! Muito boa a dica... :wink:
Vc teve traumas com termostática é?rsrs....
A termostática vc sabe que uma das vantagens dela é conseguir uma melhor economia no consumo né?
nem me fala :lol:

meu carro ferveu num dia de chuva com a temperatura ambiente em 8 graus rsrs

empenou o cabecote, deu mó trabalho, hoje meu carro demora uns 10 min andando para chegar nos 90 graus, e nao passa, em transito intenso é 96 graus o maximo, na estrada a 100 , 120 picos 140 para ultrapassar eu vi a temperatura em +/- 80 graus,

só nao coloco a termostatica pq meu cabecote só aceita mais 1 retifica, segundo oq o cara da retifica falou hehe, intao nem vou arriscar :D

em questao de consumo deve ficar em torno de 1 km pra menos né eu acho, fiquei sabendo q carro sem valvula termostatica aumenta em 70 % o indice de borra no motor

abraço


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Weco escreveu:
leonardo escreveu:hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Entendi, mas acho que o conector direto da bateria para a termostática agiliza hein...... Torna mais rápida a limpeza...... Mas do jeito que vc falou é uma boa sim! Muito boa a dica... :wink:
Vc teve traumas com termostática é?rsrs....
A termostática vc sabe que uma das vantagens dela é conseguir uma melhor economia no consumo né?
Será q a termostática funciona com os 12v da bateria msm? se for fica fácil abri-la do jeito q vc falou...melhor q esquentar o sistema e correr o risco de danificar alguma coisa.
Maninho, ainda não sei... Mas vou descobrir isso! Aí informo aqui....


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

pedropaulo escreveu:
leonardo escreveu:hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Entendi, mas acho que o conector direto da bateria para a termostática agiliza hein...... Torna mais rápida a limpeza...... Mas do jeito que vc falou é uma boa sim! Muito boa a dica... :wink:
Vc teve traumas com termostática é?rsrs....
A termostática vc sabe que uma das vantagens dela é conseguir uma melhor economia no consumo né?
nem me fala :lol:

meu carro ferveu num dia de chuva com a temperatura ambiente em 8 graus rsrs

empenou o cabecote, deu mó trabalho, hoje meu carro demora uns 10 min andando para chegar nos 90 graus, e nao passa, em transito intenso é 96 graus o maximo, na estrada a 100 , 120 picos 140 para ultrapassar eu vi a temperatura em +/- 80 graus,

só nao coloco a termostatica pq meu cabecote só aceita mais 1 retifica, segundo oq o cara da retifica falou hehe, intao nem vou arriscar :D

em questao de consumo deve ficar em torno de 1 km pra menos né eu acho, fiquei sabendo q carro sem valvula termostatica aumenta em 70 % o indice de borra no motor

abraço
Entendo mano..... A termostatica tem várias vantagens, mas infelizmente a desvantagem cruel de travar fechada ou aberta, mas fechada é o problema maior com certeza....
A minha travou fechada na pista.... Brincadeira né? A Silver tinha um grave problema com arrefecimento com a dona antiga, ela não usava aditivo, então estava trocando tudo, e a hora da vez era a termostática que não sabia naquela época que era tão problematica....


Avatar do usuário
LEO.UFF (Kreator)
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 01:42:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

Sem valvula termostática??? Faz isso não...

Ficar andando com o motor frio tb dá retífica hein.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”