Como executar a troca de água do radiador?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

RicardoNeves escreveu:Willedu, o meu é 1.6 16V...
Se você olhar pela frente do carro, no motor, à esquerda, vai ver uma mangueira que retorna ao radiador. No motor, onde ela se conecta, fica a válvula termostática, que é aquela que abre quando o carro tá quente pra deixar a água circular. Ligado à ela, tem um sensor, parece uma vela de ignição. É esse o sensor. Quando o sistema estiver estável já, você tira ela, deixa escorrer um pouco da água e com cuidado recoloca, dessa forma evita formação de bolhas nessa região. No corsa eu nunca ouvi falar de dar problema com isso, mas tem outros carros que tem um esquema um pouco diferente que pode ficar preso ar realmente nessa área. Na dúvida... ;)

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Galera, acho meio confusso....
Tirando a mangueira de saida do radidor e colocando agua no reservatório de expansão vou conseguir limpar o circuito do reservatório, mangueira de entrada, radiador (porem vai ficar cheio de agua) e só.....
Ligando o carro e ele estando frio a valvula termostática está fechada.... Logo, não sai nada pela entrada do bloco ou até mesmo pela mangueira do radiador.....
Vai deixar o carro aquecer para abrir a termostática para conseguir fazer essa lavagem é? Essa agua fria que está entrando no bloco não oferece nenhum risco não?
willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

leonardo escreveu:Galera, acho meio confusso....
Tirando a mangueira de saida do radidor e colocando agua no reservatório de expansão vou conseguir limpar o circuito do reservatório, mangueira de entrada, radiador (porem vai ficar cheio de agua) e só.....
Ligando o carro e ele estando frio a valvula termostática está fechada.... Logo, não sai nada pela entrada do bloco ou até mesmo pela mangueira do radiador.....
Vai deixar o carro aquecer para abrir a termostática para conseguir fazer essa lavagem é? Essa agua fria que está entrando no bloco não oferece nenhum risco não?
Leo,

O legal mesmo para fazer isso era retirar a termostática, e fazer a limpeza usando um bardhal radflush, depois água corrente pra tirar o produto... então vc recoloca a termostática.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

willedu escreveu:
leonardo escreveu:Galera, acho meio confusso....
Tirando a mangueira de saida do radidor e colocando agua no reservatório de expansão vou conseguir limpar o circuito do reservatório, mangueira de entrada, radiador (porem vai ficar cheio de agua) e só.....
Ligando o carro e ele estando frio a valvula termostática está fechada.... Logo, não sai nada pela entrada do bloco ou até mesmo pela mangueira do radiador.....
Vai deixar o carro aquecer para abrir a termostática para conseguir fazer essa lavagem é? Essa agua fria que está entrando no bloco não oferece nenhum risco não?
Leo,

O legal mesmo para fazer isso era retirar a termostática, e fazer a limpeza usando um bardhal radflush, depois água corrente pra tirar o produto... então vc recoloca a termostática.

[]s
blz maninho, prox vez vou fazer assim........ :wink:
Ariete

Mensagem por Ariete »

acho arriscado demais ligar o motor "sem agua", colocando a agua em cima e saindo por baixo.

EU acredito q seja mais seguro sangrar, apertar os parafusos, encher de agua, ligar, sangrar novamente e etc....
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

pedropaulo escreveu:acho arriscado demais ligar o motor "sem agua", colocando a agua em cima e saindo por baixo.

EU acredito q seja mais seguro sangrar, apertar os parafusos, encher de agua, ligar, sangrar novamente e etc....
Então pedro, tb acho.... Mas o bloco vai estar quente, aí vai entrar com ar fria? Não afeta não?
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Idéia: Nosso problema é a valvula termostática correto? Porque não abrimos ela forçada? :wink: Acredito que ela é uma valvula normal fechada, se fornecer carga a ela ela deverá abrir e assim circular agua com o carro frio, aí conseguimos fazer a lavagem :D
Oque vocês acham?
Avatar do usuário
Tiarlen
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sábado 23 2005f Abril 2005 02:19:44 PM
Localização: Alegrete - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Tiarlen »

E ai galera...
Fiz hoje a troca, porem fiz um pouco diferente; soltei a mangueira que sai do radiador para a valvula termostática e deixei ela no lugar, liguei o motor efiz aquecer, desliguei e desconectei a mangueira (cuidado pois a agua sai fervendo) destampei e coloquei agua da torneira no reservatorio ate limpar a agua que esta no circuito reservatorio-radiador, repeti varias x o processo ate a agua ficar limpa, depois retirei e coloquei o fluido.

valeu...
Ariete

Mensagem por Ariete »

leonardo escreveu:
pedropaulo escreveu:acho arriscado demais ligar o motor "sem agua", colocando a agua em cima e saindo por baixo.

EU acredito q seja mais seguro sangrar, apertar os parafusos, encher de agua, ligar, sangrar novamente e etc....
Então pedro, tb acho.... Mas o bloco vai estar quente, aí vai entrar com ar fria? Não afeta não?
eu fiz assim:

esvaziei com o motor frio a agua, enchi denovo e apertei tudo, liguei o motor por 30 segundos ( no meu nao tem valvula termostatica ), abri e sangrei o sistema, fechei tudo enchi com agua e liguei denovo o motor, ai esvaziei, fechei tudo novamente coloquei 2 litros de aditivo e completei o restante,

oque se pode fazer quem tiver valvula termostatica ( eu faria ) comprar solução para colocar na agua e rodar com o carro por 2, 3 dias, depois abrir esvaziar, encher com agua e andar tipo, de manha, da uma voltinha, espera o carro esfriar e sangra, enche com aditivo e pronto.

detalhe: comprem tudo em loja de auto peça, eu paguei 5 reais em 1 litro de aditivo, no posto o mesmo 22 reais
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Entendi, mas acho que o conector direto da bateria para a termostática agiliza hein...... Torna mais rápida a limpeza...... Mas do jeito que vc falou é uma boa sim! Muito boa a dica... :wink:
Vc teve traumas com termostática é?rsrs....
A termostática vc sabe que uma das vantagens dela é conseguir uma melhor economia no consumo né?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”