Como executar a troca de água do radiador?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
maodevaca
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 12:52:24 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Como executar a troca de água do radiador?

Mensagem por maodevaca »

FUTURO TÓPICO SOBRE LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO E TROCA DE AGUA + ADITIVO

1o passo) Com o motor FRIO, afrouxe a abraçadeira para desconectar a mangueira de saida que fica na lateral mais proxima as correias, a posição muda conforme modelo e equipamento no Corsa conforme pode ser verificado na Figura 1 e 2;
Imagem
Figura 1 - Radiador de Arrefecimento do Corsa 8v - SEM AC.
Imagem
Figura 2 - Radiador de Arrefecimento do Corsa 8v - COM AC e Corsa 16v.

2° passo) Abrir a tampa do reservatório de água (de plástico) do motor;
Imagem
Figura 3 - Reservatório de Expansão.

3° passo) Dar a partida e ao mesmo tempo adicionar água DA TORNEIRA no reservatório até que saia limpa na saida do radiador (pela mangueira), tudo isso com o motor LIGADO;

4° passo) Parar de adicionar agua e aguardar a bomba expulsar grande parte da agua para desligar o carro, não vai sair toda agua pois o trecho possui irregularidades.
OBS: A bomba de Agua acionada por correia do motor quando o carro está ligado trabalha com Selo Mecânico que não pode trabalhar muito tempo sem agua pois pode queimar a face prejudicando vedação. Evite deixar muito tempo trabalhando com pouca ou sem agua.

5° passo) Reconectar a mangueira e apertar a mangueira.

6° passo) Adicionar Agua Mineral (Sem Cloro) e aditivo na porcentagem correta que varia de fabricante para fabricante. O Aditivo AC Delco recomenda 50% na mistura.

Duvidas Solucionadas:

B ) No 3o passo, quando retirar a água suja ao MESMO TEMPO em que se adiciona a água da torneira no reservatório, pode danificar o motor, tendo em vista que o motor está quente e você está adicionando água fria da torneira?
Duvida Resolvida - Corrigida no Post

C ) No 4o passo, devesse colocar a mistura (60% água e 40% aditivo) com o motor LIGADO ou DESLIGADO?
Duvida Resolvida - Corrigida no Post

Duvidas Pendentes:

A ) Os procedimentos acima descritos estão corretos? Há algum detalhe que esqueci ou que está faltando? Qual? Detalhes?

D ) Como evitar as bolhas de ar que possam ficar? Existe alguma válvula de "escape" para retirar estas bolhas de ar no Corsa Super 1.0, ano 98, 2 portas??? Como fazer (detalhes)?Porque não retirar o ar mantendo o reservatório de expansão aberto até parar de sair as bolhas (Pois esse é o ponto mais alto do circuito, ou não) ?

Aguardo, muito obrigado.
Corsa Super 1.0, hatch, 1998, 2 portas... veínho... veínho... mas NUNCA me deixou na mão!

Corsa é 10!!!!
jeison.paim
:: Millennium ::
Mensagens: 164
Registrado em: Terça-feira 29 2006f Agosto 2006 02:05:54 PM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jeison.paim »

O procedimento está correto, quanto a proporção de aditivo, a GM recomenda 50 % para o aditivo AC Delco original, quanto a sangria, é só retirar o sensor de temperatura que fica no termostado até o começar a sair água, assim o sistema estará sangrado.
Atual Corsa GLS 1.6 16V 97/98 - Prata Huet
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... 713#432713
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Muito bom hein!!!!! Se alguém conseguir umas fotos agente pode enviar para a ADM para colocar em Matérias..... :D
Avatar do usuário
Mafrense
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Sábado 23 2006f Setembro 2006 04:31:42 PM
Localização: Mafra - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Mafrense »

Já ouvi falar que o melhor mesmo é colocar água de chuva pois esta não contém cloro e nenhum aditivo químico. Será mesmo?
"Mafrense" - Corsa Super 1.0 1997, em fase de personalização econômica.
Imagem
fernando.macedo
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Terça-feira 31 2006f Outubro 2006 08:31:57 AM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernando.macedo »

Amigo,

Também estou achando estranho o passo 3. O problema não está no fato de você colocar água "fria" com o motor funcionando. Isso eu já fiz... O problema está em ESPERAR a ventoinha ligar! Pelo que entendo, a água não irá atingir uma temperatura que acione o termostato, pois está em constante renovação... (Amigos corrijam-me se estiver errado).
Digo isso pq já fiz isso com um golzinho que eu tinha: deixei correr bastante água mas não ligou o ventilador. Utilizei como critério o estado da água da saída do radiador: No começo saiu aquela "borra" de ferrugem e em seguida a água foi limpando até ficar cristalina... (Tome cuidado com a calçada do vizinho... esse negócio faz a maior sujeira..rss)

Tenho uma dúvida pro pessoal: como garantir a proporção aditivo x água corretamente, uma vez que já existe água no sistema?

Um abraço...
willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

fernando.macedo escreveu:Amigo,

Também estou achando estranho o passo 3. O problema não está no fato de você colocar água "fria" com o motor funcionando. Isso eu já fiz... O problema está em ESPERAR a ventoinha ligar! Pelo que entendo, a água não irá atingir uma temperatura que acione o termostato, pois está em constante renovação... (Amigos corrijam-me se estiver errado).
Digo isso pq já fiz isso com um golzinho que eu tinha: deixei correr bastante água mas não ligou o ventilador. Utilizei como critério o estado da água da saída do radiador: No começo saiu aquela "borra" de ferrugem e em seguida a água foi limpando até ficar cristalina... (Tome cuidado com a calçada do vizinho... esse negócio faz a maior sujeira..rss)

Tenho uma dúvida pro pessoal: como garantir a proporção aditivo x água corretamente, uma vez que já existe água no sistema?

Um abraço...
Esvazie o sistema por completo e utilize uma mistura de 30 a 40% aditivo para o restante de água comum.

Antes de esvaziar, utilize uma solução de flush da bardhal chamada bardhal rad flush. Siga as instruções do rótulo.

Após a utilização, deixe rodar água de mangueira comum no sistema para garantir a remoção do flush.

Depois esvazie o sistema.

Coloque a nova mistura.

Faça a sangria pela válvula termostática da injeção. É o ponto mais alto do sistema.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
Avatar do usuário
RicardoNeves
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Segunda-feira 14 2006f Agosto 2006 12:48:00 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RicardoNeves »

willedu escreveu:
fernando.macedo escreveu:Amigo,

Também estou achando estranho o passo 3. O problema não está no fato de você colocar água "fria" com o motor funcionando. Isso eu já fiz... O problema está em ESPERAR a ventoinha ligar! Pelo que entendo, a água não irá atingir uma temperatura que acione o termostato, pois está em constante renovação... (Amigos corrijam-me se estiver errado).
Digo isso pq já fiz isso com um golzinho que eu tinha: deixei correr bastante água mas não ligou o ventilador. Utilizei como critério o estado da água da saída do radiador: No começo saiu aquela "borra" de ferrugem e em seguida a água foi limpando até ficar cristalina... (Tome cuidado com a calçada do vizinho... esse negócio faz a maior sujeira..rss)

Tenho uma dúvida pro pessoal: como garantir a proporção aditivo x água corretamente, uma vez que já existe água no sistema?

Um abraço...
Esvazie o sistema por completo e utilize uma mistura de 30 a 40% aditivo para o restante de água comum.

Antes de esvaziar, utilize uma solução de flush da bardhal chamada bardhal rad flush. Siga as instruções do rótulo.

Após a utilização, deixe rodar água de mangueira comum no sistema para garantir a remoção do flush.

Depois esvazie o sistema.

Coloque a nova mistura.

Faça a sangria pela válvula termostática da injeção. É o ponto mais alto do sistema.

[]s

Onde fica essa válvula?????
willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

RicardoNeves escreveu: Onde fica essa válvula?????
Tem que ver o modelo do seu carro. O meu, um 16V, fica na frente em cima do motor, no EFI, fica atrás do motor, perto do coletor de admissão, e assim vai.

O legal é vc falar o seu modelo e aí a gente dá uma olhada no catálogo de peças da GM.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
Weco
:: Rodeio ::
Mensagens: 616
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 04:21:00 PM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Weco »

Galera, alguém poderia dar uma arrumada no post, derrepente fazer um tutorial, e deixar fixo aki né?! pq sempre aparece esse assunto, e de acordo com q as dúvidas fossem aparecendo, o post ia sendo atualizado...q q vcs acham???
Leonardo, vc acha que seria viável???
abraços
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

weco escreveu:Galera, alguém poderia dar uma arrumada no post, derrepente fazer um tutorial, e deixar fixo aki né?! pq sempre aparece esse assunto, e de acordo com q as dúvidas fossem aparecendo, o post ia sendo atualizado...q q vcs acham???
Leonardo, vc acha que seria viável???
abraços
Seria sim com certeza.... Essa era uma duvida minha também.... Refiz o Post do Maodevaca com as duvidas corrigidas no texto, vejam se está certo agora....
Só que agora levanto uma duvida também... Porque não tirar o ar no reservatório de expansão mantendo ele aberto e o carro ligado até parar de sair bolhas de ar?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”