Diagnosticando problema no arrefecimento

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
marcelot
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Quarta-feira 20 2006f Setembro 2006 09:44:12 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Diagnosticando problema no arrefecimento

Mensagem por marcelot »

Como faço para descobrir se meu Corsa está com algum problema no arrefecimento do motor? Já li alguns tópicos de vários Corsas com problemas na válvula termostática ou no sensor de temperatura, e gostaria de descobrir se o meu tbm tem algum problema.
Quando o dia está muito quente e estou num congestionamento, a temperatura chega nos 100 graus, e demora um certo tempo pra baixar.

Valeu!


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Olha nao sou expert nisso mas desconheço algum tipo de teste para valvula termostatica e sensor q de pra fazer em casa. Eu sugiro q vc faça uma limpeza em casa mesmo, drenando toda a agua do sistema, lava bem mesmo sabe, coloca a mangueira la no reservatorio de agua e abre alguma saida pra ela circular. Costuma ter uma tampa de rosca na parte debaixo do radiador no lado esquerdo que serve pra drenar a agua. Depois enche só de agua pra testar, deixa ele funcionando ate ligar a ventuinha umas duas vezes pra ver a temperatura q ligou. Se vc achar q melhorou espera ele esfriar, drena de novo lava de novo e depois enche c a mistura de agua e aditivo. Se vc achar q nao melhorou manda trocar a valvula, que nao e cara, se for 8v troca tb a correia dentada que fica na mesma região do motor. Ai depois coloca a mistura.


alissonceolin
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 12:01:12 PM
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alissonceolin »

Eu tb estava com este "problema", se pegasse muitas sinaleiras, ou mesmo um engarrafamento, a temperatura ia para 100ºC e somente nos 100ºC ligava a ventuinha. Baixava pouco dos 100 e desligava a ventuinha, quando chegava em 100 ligava de novo e nisto ficava.

Fiquei preocupado, e fui numa oficina, o cara diz ter feito de tudo, mas constatou estar tudo normal.

Bem fui em outra oficina, e o cara me explicou o seguinte, estes motores são feitos para trabalhar com temperaturas altas, então até 100ºC esta normal.

um teste interessante seria, deixar o carro ligado, aguardar ligar a ventuinha, quando ela desligar, tentar abrir u recipiente d'água, com cuidado, se a água borbulhar (ferver) algo está errado, caso ela mantenha-se quente, mas ser ferver existe problema na área.

para constar meu carro é GL 1.6 ano 96...

blz...
Corsa GL 96, esse é o cara. ; p


Avatar do usuário
ariane.damasceno
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Domingo 24 2006f Setembro 2006 08:35:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ariane.damasceno »

caro, amigo!
eu tbém tava preocupada, pq o meu corsa wind 99 mpfi 1.0 tbém tá chegando proximo do 100Cº ai li o manual do proprietário e eles disseram q entre 90 e 100 é normal, porem se chegar no vermelho ai é problema, como vc passou no mecanico e eles disseram q é normal até o 100Cº to mais tranquila... qualquer coisa posta aki amigo
bjus
Ariane Damasceno


hamilton leao
:: Super ::
Mensagens: 63
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 09:31:21 PM
Localização: Balneário Pinhal - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por hamilton leao »

No meu sedan estava com o motor sempre quente de ñ dar pra colocar a mãe en-cima do comando.Chegava aos 100 muito rápido e para baixar muito devagar.Levei ao mecânico e ele trocou a ´valvula e a bomba de água e pedi pra trocar a correia tambem,tudo éra original ainda.Resumo chega aos 100 e baixa rápido ,e a respeito da temperatura até os 100 é normal.CUIDADO SE CHEGAR NO VERMELHO.


franco-df
:: Super ::
Mensagens: 56
Registrado em: Domingo 19 2006f Novembro 2006 10:54:32 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por franco-df »

No meu caso é mais estranho, porque eu fiz uma limpeza completa do sistema de arrefecimento do meu corsa, a temperatura como nos casos já descritos é alta, na minha opinião, a ventuinha dispara nos 100 C° aqui em brasília nessa época chove bastante, e alguns ponto da cidade alaga um pouco, não como São Paulo, mas o suficiente p/ deixar uns motoristas na mão, e aí é que fica estranho, o marcador de temperatura passa dos 100 chegando a ficar no vermelho, aí eu paro p/ verificar e o motor está normal, ::? o reservatório não dá nem sinal de superaquecimento, então eu ligo o carro e ele está um pouco abaixo dos 100 o sensor de temp é novo pois eu troquei junto com a limpeza do sistema o que pode ser?
Ex Corsa Super hatch 4p 98/99 Azul Riviera
Atual Vectra CD 2.2 16V 2003


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”