[DÚVIDA] - A ventuinha tem dois estagios no Corsa 1000?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
vantuil
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 06 2006f Setembro 2006 02:54:35 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - A ventuinha tem dois estagios no Corsa 1000?

Mensagem por vantuil »

Gostaria de saber se a ventuinha tem 2 estagios, no Corsa 1000 ano 2002.
Pergunto pois o meu Corsa no transito vai na temperatura da agua ate 97 graus e é quando a ventuinha arma. Disseram-me que devia armar o primeiro estagio a 70 graus e o segundo estagio a essa temperatura mais alta. Agradeço toda ajuda que possam dar.... Abracos e tudo de bom para os participantes deste site!!!


giba z/l
:: Super ::
Mensagens: 81
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 11:22:49 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por giba z/l »

esta normal, so tem dois estagios se tiver arcondicionado ai qd vc ligar o ar o primeiro estagio ja liga tb, mas o normal e acionar nessa temperatura mesmo.


Sonafarra
:: Premium ::
Mensagens: 4355
Registrado em: Sexta-feira 08 2005f Abril 2005 11:08:26 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sonafarra »

CARA O QUE TEM DOIS ESTAGIO É SÓ O QUE TEM AC!!! AFINAL OS QUE NÃO TEM AC, ELES GERALMENTE LIGAM DE 95 A 105º
Apos muitas alegrias, o corsinha se foi, esse vai deixar saudades!!!

Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60


Corsa Super
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Sábado 02 2006f Setembro 2006 10:42:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsa Super »

Só para esquentar o tópico: O corsa com A/C não vem com dois ventiladores(Um na frente e outro atrás do conjunto dfe radiador/evaporador do AC? se o sistema tem duas velocidades, qual afunçao do outro ventilador?

[]'s

Cido


Corsa Super
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Sábado 02 2006f Setembro 2006 10:42:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsa Super »

É o que acho também...Duas velocidades na ventoinha do radiador é meio estranho...Agora duas velocidades na ventoinha do ar condicionado, até concordo...Não vamos misturar as coisas

[]

Cido


Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

kra, agora fiquei confuso, me digam uma coisa, o meu corsa é 1.0 ano 98 com ar condicionado, ele têm duas ventuinhas, uma na frente do radiador e a outra a normal do radiador. quando ligo o ar condicionado, a ventuinha da frente, que seria a do ar condicionado não liga, ela sempre liga junto com a outra, a "normal" do radiador, isso é normal?

pergunto isso pq, me disseram que ela deve ligar sempre quando se liga o ar condicionado, como se fosse o 1º estágio, girando numa velocidade mais baixa, aí então quando a ventuinha "normal" radiador ligar, ela tbm gira na mesma velocidade, sendo assim o 2º estágio.

isso procede? é assim mesmo? ou não têm nada a ver?


isaquerui
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 27 2012f Novembro 2012 05:57:48 PM
Localização: Sumaré - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por isaquerui »

Pessoal, boa tarde!

Tenho um Classic 2010/11 1.0 FLEX... Quando comprei fiz a burrada de pegar sem AC... Sim, me arrependi muito!

Porém, Graças a Deus consegui instalar um AC nele, que, garantiram que era original e tal... Bem, o ar gela! Ótimo! Mas, estou com uma dúvida que está me "tirando o sono"...

Toda vez que aciono o botão do AC para ligar, junto liga a Ventoinha do MOTOR, e, a do AC (nova), só liga depois de um tempo... uns 5 minutos... Ocorre que a ventoinha do motor não tem 2º estágio, ela liga "pra esfriar mesmo!".... rsrs

Levei a um auto elétrico aqui na cidade e ele disse que isso pode prejudicar a Injeção Eletrônica pelo fato do carro trabalhar sempre frio... Disse que o correto seria trocar a ventoinha de 4 pás para uma de 6 ou 7 (disse ser original de Classic com AC), e, instalar uma resistência pra fazer esta ventoinha ligar no 1º estágio com o AC e no 2º quando o carro esquentar...

Bem, estou descobrindo tudo agora, e, achando este site creio tem encontrado a solução para minhas dúvidas!

Por favor, me ajudem! Digam se é certo ou errado o que está acontecendo...

A princípio eu estava incomodado com o barulho da ventoinha toda vez que ligava o AC, agora estou preocupado com a Injeção...

Abraços a todos!!!
Isaque - Sumaré - SP
Classic 2010/2011 Preto


Marcos Bernardes
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quinta-feira 10 2011f Fevereiro 2011 09:33:39 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcos Bernardes »

Boa tarde amigo, meu Classic também não tinha ar original de fabrica e mandei instalar fora, falaram que era original e coisa e tal, mas com o tempo verifiquei que ficaram faltando varias alterações que vou citar a seguir, quanto a ventoinha, no meu carro funciona da seguinte forma: quando ligo o ar aciona imediatamente a do radiador e a do ar, quando a temperatura começa a subir muito aciona o outro estagio da ventoinha do radiador.
Alterações que fiz:
Troca da ventoinha do radiador de 04 pás por uma de 05 pás (troquei o motor por um blindado)
Troca do alternador de 60A por um de 100A, de acordo com o manual é o certo para Classic 1.6 com Ar.
Troca das molas da suspensão dianteira (originais GM para o Classic com Ar), também por difirenças de com e sem o ar.
Quanto ao barulho da ventoinha vai ter que se acostumar pois é alto mesmo, uma dica: verifica se instalaram as borrachas no suporte do radiador (do carro e do ar) pois no meu caso colocaram uma borracha que caiu depois e ficavam transmitindo vibração e ruido pra dentro do carro.
Uma dica importante: veja se trocaram o radiador do seu carro, pois com ar o radiador tem que ser maior.
No meu caso estou muito satisfeito com o resultado pois aqui no grande ABC além do sol de CENSURADO ainda tem os congestionamentos...rsrsrs

Espero ter ajudado, qualquer duvida é só chamar ok.


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

isaquerui, minha mulher tinha um Fiesta 2006 com ar adaptado tb. No carro dela, ao ligar o AC, disparava a ventoinha interna e quando o sistema de AC solicitava, disparava a ventoinha da frente.
Ficamos com o carro por mais de um ano e nunca deu problema no sistema de IE.

No seu caso, como trata-se de um carro novo, a válvula termostática deve estar funcionando perfeitamente. O que pode acontecer é da temperatura ficar mais baixa no painel, mas nada para comprometer o funcionamento do motor.

No sistema original, eu não vi resistência nas ventoinhas. Elas ligam em série e caso precise, um relé reversível liga-as em paralelo, girando na velocidade máxima.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Rafael Arcanjo
:: SS ::
Mensagens: 5635
Registrado em: Segunda-feira 29 2010f Março 2010 04:49:33 PM
Localização: Santa Luzia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Rafael Arcanjo »

isaquerui escreveu:Pessoal, boa tarde!

Tenho um Classic 2010/11 1.0 FLEX... Quando comprei fiz a burrada de pegar sem AC... Sim, me arrependi muito!

Porém, Graças a Deus consegui instalar um AC nele, que, garantiram que era original e tal... Bem, o ar gela! Ótimo! Mas, estou com uma dúvida que está me "tirando o sono"...

Toda vez que aciono o botão do AC para ligar, junto liga a Ventoinha do MOTOR, e, a do AC (nova), só liga depois de um tempo... uns 5 minutos... Ocorre que a ventoinha do motor não tem 2º estágio, ela liga "pra esfriar mesmo!".... rsrs

Levei a um auto elétrico aqui na cidade e ele disse que isso pode prejudicar a Injeção Eletrônica pelo fato do carro trabalhar sempre frio... Disse que o correto seria trocar a ventoinha de 4 pás para uma de 6 ou 7 (disse ser original de Classic com AC), e, instalar uma resistência pra fazer esta ventoinha ligar no 1º estágio com o AC e no 2º quando o carro esquentar...

Bem, estou descobrindo tudo agora, e, achando este site creio tem encontrado a solução para minhas dúvidas!

Por favor, me ajudem! Digam se é certo ou errado o que está acontecendo...

A princípio eu estava incomodado com o barulho da ventoinha toda vez que ligava o AC, agora estou preocupado com a Injeção...

Abraços a todos!!!
Sobre o ventilador ser de 4 ou 6 pás não sei te afirmar ao certo.
Mas o que ele falou é verdade, o ventilador ligado direto faz com que a temperatura da água fique mais baixa.
E sem falar que você esta colocando uma peça para funcionar ao extremo com o ar ligado.

E isso pode ser perigoso e acabar te deixando na mão, e com um prejuízo até alto.

Espero ter ajudado!

Abraços!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”