Ar Condicionado - Ja tentei de tudo

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
andersoncosta
:: Wind ::
Mensagens: 32
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 07:11:20 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Ar Condicionado - Ja tentei de tudo

Mensagem por andersoncosta »

Seguinte minha pick-up tem ar cond. instalado - ja fiz uma revisão inteira, troca de carga, arrumei o selo do compressor.

Só que o Ar nao gela quase nada....

Alguma dica para um picapeiro desesperado?

Valeu Galera!!!!


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

andersoncosta escreveu:Seguinte minha pick-up tem ar cond. instalado - ja fiz uma revisão inteira, troca de carga, arrumei o selo do compressor.

Só que o Ar nao gela quase nada....

Alguma dica para um picapeiro desesperado?

Valeu Galera!!!!
Qual é o ano da sua picape? Seu kit é original? Os kits até 98 já possuem um grande perda na eficiencia do AC devido o Trocador de calor do AR QUENTE estar sempre circulando Agua do motor, logo, com motor quente o módulo (caixa) de ventilação fica quente sendo o AC obrigado a ir resfriando..... Se você tiver uma picape anterior a 98 você certamente vai notar uma grande melhora do resfriamento mais com o carro frio.... Esse problema eu consegui resolver da minha instalando uma valvula de bloqueio de Agua quente do motor, agora a agua só circula quando eu vou usar o Ar quente, senão permace frio o trocador de calor....Eu estou usando a valvula do Fiesta, preço: em média 70-90 reais. Outra coisa a ser verificado se seu kit for antes de 98 é o filtro que retem umidade do gas, ele fica fixado no radiador do Condensador, logo atrás do parachoque, vendo atraves da grade do parachoque você vai ver ele fixado prox do farol do motorista.....Com o tempo alem de perder sua função atrapalha a circulação do gas obstruindo a passagem........Para verificar se ele está ruim será necessário retirar seu gas e depois colocar outra carga além da troca o filtro que custa em média de 90-120 reais, quando estiver o filtro fora da tubulação assope dentro do filtro, ele tem que dar a passagem plena sem obstruir... Se tiver duvidas assopre em um novo para comparar. Tenho quase certeza de uma possível regulagem da passagem do gas comprimido na valvula de expansão que fica fixada logo atrás do vaporizador onde o gas é expandindo para resfriar, fui atrás de dois técnicos, um me disse que essa regulagem existe mas se recusa a regular e o outro disse que não existe, que é travada.... Se essa regulagem realmente existir é ela que vai conseguir a mágica de um Resfriamento CAPETA...... Pois se você abaixar a cabeça na altura do porta-luvas ou até abaixo dele com o AC ligado você vai escutar o gas entrando no vaporizador sendo liberado em intervalos...... Essa regulagem teria a função de aumentar ou diminuir esses intervalos... Em ultimo caso no catálogo na gm existe um Kit reparo dessa valvula, nunca procurei por valor e não sei te dizer se vale apena.....
Espero ter ajudado....


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Uma outra coisa que reparei quando estava montando meu kit é que o módulo de ventilação do corsa com AC é mal dimensionado, o vaporizador fica obstruindo a passagem por completa da entrada de ar regulagem interna ou externa.... até aí tudo bem, só que a turbina do motor em vez de gerar uma succão por completa do ar acaba assoprando tb! O barulho do ar batendo nas aletas da caixa acaba sendo insuportável na velocidade máxima...... Ou seja, aí existe uma perda também de eficiencia de resfriamento, um dia vou verificar isso, mas por enquanto estou satisfeito com o resfriamento do meu..... :D


andersoncosta
:: Wind ::
Mensagens: 32
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 07:11:20 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andersoncosta »

Minha pick-up é 2002 e o kit nao é original, foi instalado....


a valvula de expansão ja foi trocada....


agora me interessei por essa valvula que blokea o ar quente, explica melhor isso ai....


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

andersoncosta escreveu:Minha pick-up é 2002 e o kit nao é original, foi instalado....


a valvula de expansão ja foi trocada....


agora me interessei por essa valvula que blokea o ar quente, explica melhor isso ai....
O sua picape já tinha Ar quente antes? Se sim essa valvula já existe..... Apartir de 98 isso já vem de fábrica, mas do jeitinho gm, o meu é uma melhoria em um sistema que não possuia ela....
Quer ver se realmente tem ela? Abre o capo, na torre da suspensão do lado do motorista verifique se não tem uma valvula que chega uma mangueira de cor Azul... Se tiver mano já tá instalado direitin.... Mano, oque eu posso dizer para vc verificar é a velocidade das ventuinhas, não sei como funciona do corsa novo, o meu tá assim:
-AC desligado e carro temp normal - nenhuma
-AC desligado e carro temp 95ºC - liga ventuinha do radiador
-AC ligado e carro temp normal - ventuinha do condensador velocidade média
-AC ligado 2ºestágio e carro temp normal - ventuinha do condensador velocidade máxima e radiador velocidada média
-AC ligado 2º estágio e carro temp 95ºC - ventuinha do condensador e radiador velocidade máxima


andersoncosta
:: Wind ::
Mensagens: 32
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 07:11:20 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andersoncosta »

Vou dar uma olhada na torre de suspensão para ver se chega essa mangueira azul, mas pelo que eu ja acho que nao tem nao.

Se nao tiver mesmo o que tem que ser feito?

e o esquema das ventuinhas o meu funciona igual ao seu.


Avatar do usuário
RicardoNeves
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Segunda-feira 14 2006f Agosto 2006 12:48:00 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RicardoNeves »

Leonardo, pelo pouco tempo de clube já vi q "vc é o cara" do ar condicionado aqui. Meu GLS 97 está com baixa eficiência no ar. Há dois meses troquei o filtro que vc citou (retem a umidade do gas) pois a tubulação estava congelando e o carro não :lol: . No serviço o pessoal resolveu dar um tapinha no termostato atrás do porta-luvas para gelar um pouco mais. Achei que estava bom mas agora na volta de uma viagem para Penedo (frio pra c@#@$#@aralho) depois de um tempo parou de gelar. Qdo ligo gela mas acho que depois de umas 2 horas ele para. Isso estava acontecendo antes de eu trocar o filtro, com 20 minutos parava de gelar. O filtro foi trocado novo de autorizada, eu vi a peça e a troca.
a) Será que é o filtro de novo?
b) O filtro de impureza do ar que fica dentro do carro pode ocasionar isso? Eu ando sempre com a recirculação fechada.
c) Na época da troca do filtro de umidade me disseram que o tempo que o carro trabalhou com ele comprometido pode ter forçado demais o compressor e ele pode estar com os dias contados. Isso procede?
d) A instalação da válvula que bloqueia o ar quente pode resolver? Ou pelo menos melhorar? E como se coloca?

Desculpe o número de perguntas, mas no RJ o calor é f@#$@%$#@oda e não acho ninguém bom o suficiente para resolver sem perder muita grana e eu não to podendo!!
GLS 97, Preto:
G20+G35 na frente
Volante do classic
Pionner MP3
Pósitron Cyber PX
E só...


Twincept
:: Sport ::
Mensagens: 1030
Registrado em: Terça-feira 14 2004f Dezembro 2004 01:44:51 PM
Localização: Olinda - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Twincept »

leonardo escreveu:
andersoncosta escreveu:Minha pick-up é 2002 e o kit nao é original, foi instalado....


a valvula de expansão ja foi trocada....


agora me interessei por essa valvula que blokea o ar quente, explica melhor isso ai....
O sua picape já tinha Ar quente antes? Se sim essa valvula já existe..... Apartir de 98 isso já vem de fábrica, mas do jeitinho gm, o meu é uma melhoria em um sistema que não possuia ela....
Quer ver se realmente tem ela? Abre o capo, na torre da suspensão do lado do motorista verifique se não tem uma valvula que chega uma mangueira de cor Azul... Se tiver mano já tá instalado direitin.... Mano, oque eu posso dizer para vc verificar é a velocidade das ventuinhas, não sei como funciona do corsa novo, o meu tá assim:
-AC desligado e carro temp normal - nenhuma
-AC desligado e carro temp 95ºC - liga ventuinha do radiador
-AC ligado e carro temp normal - ventuinha do condensador velocidade média
-AC ligado 2ºestágio e carro temp normal - ventuinha do condensador velocidade máxima e radiador velocidada média
-AC ligado 2º estágio e carro temp 95ºC - ventuinha do condensador e radiador velocidade máxima
Enton Leo.. Só complementando... Nos Corsas Modelo Novo... Os VHC Não Flex... Funciona exatamente desse mesmo jeito... Já os VHC Flex... Só possui apenas 1 ventuinha... Que funciona da seguinte forma...:
-AC desligado e carro temp normal - nenhuma;
-AC desligado e carro temp 95ºC - liga ventuinha;
-AC ligado e carro temp normal - ventuinha velocidade média;
-AC ligado carro temp acima dos 95º - Ventuinha na Vel. Maxima.

PS- Só n tenho certeza se realmente a ventuinha do Corsa Novo arma aos 95º.. Até pq no Marcador do meu carro n tem Número.. Só tracinhos.. e outra... Nunca Passou do Meio.. Enton.. Acredito que seja +/- por ae.. mais o funcionamento é exatamente esse...

Abraços
Atual:
Novo Voyage Trend Imotion 2012
Antigos:
Corsa Hatch 1.4 Econoflex 2010
Corsa Hatch Maxx 1.0 VHC Flex 2006
Corsa Hatch 1.0 VHC 2004
Celta 1.0 MPFI 2000
Corsa Wagon GL 1.6 MPFI 1998
Corsa Hatch GL 1.4 EFI 1996


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

RicardoNeves escreveu:Leonardo, pelo pouco tempo de clube já vi q "vc é o cara" do ar condicionado aqui. Meu GLS 97 está com baixa eficiência no ar. Há dois meses troquei o filtro que vc citou (retem a umidade do gas) pois a tubulação estava congelando e o carro não :lol: . No serviço o pessoal resolveu dar um tapinha no termostato atrás do porta-luvas para gelar um pouco mais. Achei que estava bom mas agora na volta de uma viagem para Penedo (frio pra c@#@$#@aralho) depois de um tempo parou de gelar. Qdo ligo gela mas acho que depois de umas 2 horas ele para. Isso estava acontecendo antes de eu trocar o filtro, com 20 minutos parava de gelar. O filtro foi trocado novo de autorizada, eu vi a peça e a troca.
a) Será que é o filtro de novo?
b) O filtro de impureza do ar que fica dentro do carro pode ocasionar isso? Eu ando sempre com a recirculação fechada.
c) Na época da troca do filtro de umidade me disseram que o tempo que o carro trabalhou com ele comprometido pode ter forçado demais o compressor e ele pode estar com os dias contados. Isso procede?
d) A instalação da válvula que bloqueia o ar quente pode resolver? Ou pelo menos melhorar? E como se coloca?

Desculpe o número de perguntas, mas no RJ o calor é f@#$@%$#@oda e não acho ninguém bom o suficiente para resolver sem perder muita grana e eu não to podendo!!
E ae brow, então, já vi esse problema anunciado aqui no clube, mas no caso ocorria que a pressão depois de uns min subia muito e desarmava, apos alguns minutos era possível ligar denovo, aí foi tirado um pouco de gas e foi resolvido.......
Verifique no seu se não é isso.....O legal era vc fazer isso acontecer na autorizada, aí matava a pau o problema.....


Avatar do usuário
RicardoNeves
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Segunda-feira 14 2006f Agosto 2006 12:48:00 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RicardoNeves »

Leonardo, acho que não, pq passou uns dois meses sem este problema. Eu queria ter certeza da pouca eficiência do compressor, saber o quanto o ar quente (problema de projeto no ar até 97 que vc menciona) atrapalha e se o filtro (o que tem que desmontar o painel para trocar) sujo compromete o sistema... Vou fazer umas pesquisas (fods é o tempo)! Valeu!
GLS 97, Preto:
G20+G35 na frente
Volante do classic
Pionner MP3
Pósitron Cyber PX
E só...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”