[DÚVIDA] - Aquecimento em excesso! O que fazer?
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- Registrado em: Domingo 22 2005f Maio 2005 11:02:58 AM
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ai galera to chegando hj e já me indentifiquei com o problema de arrefecimento o meu corsa99 tá dando esse problema tb já tirei a valvula e o mecanico disse q ela tava boa mais ele demora a esquentar quando ando rapido apos a partida e parado ele trabalha perto dos 100 graus vcs podem me dar alguma dica será melhor trocar a valvula termostática?obrigado e abraços a todos!!!!
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a valvula fica do lado esquerdo do motor onde esta um tubo que dá para o radiador. esta dentro de um tubo de metal que esta ligado por uma braçadeira ao tubo de plastico que da para o radiador.
Corsa B 1.6 T
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- Registrado em: Domingo 25 2009f Janeiro 2009 10:22:29 PM
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gentee me ajudaa, meu corsa ano 95, esta aquecendo mto rapido... mais isso ocorre mais qndo fico em congestionamento.. esses dias se eu não tivesse parado nem seii o q poderia acontecer... a aguaa ferviaa.. detalhee não passeiii nem 15 minutos no congestionamentoo :(
o ventilador tbm não esta disparando! o que devoo fazerrr?[/i]
o ventilador tbm não esta disparando! o que devoo fazerrr?[/i]
Tenha Fé nas pequenas coisas, pois é nelas que a sua força reside.
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Cuidado com esse negócio de tirar a vàlvula termostática do corsa. O cara da autorizada me explicou que uma das funções dela é controlar a entrada de água no motor, pois, assim a água que sai quente dele tem tempo de resfriar dentro do radiador atravéz da ventoinha, assim que o motor esquenta noVAMENTE A VÁLVULA LIBERA A AGUA QUE ESFRIOU NO RAIADOR e resfria novamente o motor, sai quente vai pro radiador e assim sucessivamente. Como o problema do meu carro parece que era a ventoinha que estava cansada, isto é, com as RPM comprometidas, quando eu tirei a válvula e troquei a ventoinha a mesma não deu conta do recado, pois, não conseguia resfriar a agua que não parava no radiador e circulava pelo sistema fervendo. Quando eu coloquei a válvula o carro voltou a resfriar normalmente novamente. Assim eu espro né, vamos ver nos testes. A, e um bom aditivo não pode faltar, pois, parece que ele ajuda no funcionamento da termostática.
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meu corsa estava marcando 110ºc quando pisparava a ventulinha e eu estava muito preocupado com esse super aquecimento, levei para uma assistencia tecnica para verificar os termostastos da bomba d´agua e do radiador como estava parecendo mais passaram um rastreador quando o carro ligado estava marcando 92ºc no sistema de rastreamento e no carro estava 110ºc e disparou a vetulinha nas duas rotação, foi constatado que o marcador do painel do carro estava descalibrado e a temperatura estava correta da ventulinha de 92ºc, sugiro a todos que verifique no rastreador quando tiver um aquecimento e nem sempre pode ser o painel errado ou é um problema mecanico mesmo ou eletrico.
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Verificou a solução do post anterior ao seu?
Pode ser bomba da água ruim, ou ainda sistema entupido. Normalmente entope devido a corrosão pela falta de aditivo. Algumas mangueiras mias finas podem entupir também com a ferrugem depositada.
Pode ser bomba da água ruim, ou ainda sistema entupido. Normalmente entope devido a corrosão pela falta de aditivo. Algumas mangueiras mias finas podem entupir também com a ferrugem depositada.
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- Registrado em: Quarta-feira 13 2013f Novembro 2013 10:54:34 PM
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Boa noite gente...
tenho meu corsa ha 3 anos e meio e sempre achei o motor quente... fiz o motor e troquei o radiador, mas mesmo assim achava o motor quente...
por fim coloquei um kit de verão que solucionou em parte o problema, porém quando o kit entrava desarmava a ventoinha da frente... =/
Bom... resolvi meu problema e vou postar aqui para ajudar quem precisa..
primeiramente vale verificar:
-valvula termostática ( se verifica vendo a temperatura da mangueira que vai para o radiador do lado esquerdo... quando ela tá travada a mangueira fica pegando fogo)...;
-sensor de temperatura ( aquele que fica abaixo da bobina);
-tomadas dos eletroventiladores (verificar se tem mal contato);
-bomba d´água... pois muitas tem o rotor de plastico, o qual faz muitas vezes ficar solto;
....
Bom vamos lá...
Vamos precisar de um kit de verão (T de adaptação com 2 abraçadeiras, um cebolão (no meu caso eu coloquei um de 82/97 graus, pois moro no RJ e aqui é muito quente), terminais, um relet de 5 pinos (87,87a,30,75,86 - é só pedir na loja relet de 5 pinos mesmo), fio paralelo.
a ligação que vamos fazer é a seguinte...
Vamos cortar o fio azul da tomada do sensor de temperatura, pois ela em aberto aciona o modo de emergência, no qual aciona os 2 eletroventiladores em velocidade máxima, o fio de corte vai para o relet, os fios do cebolão (-) vão para o relet para dar o corte, o positivo vai ser do pós chave e o negativo ... parece complicado, mas vou por uma imagem ilustrando.
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/ ... 5693_n.jpg
Dessa forma, você pode por e irá refrigerar muito bem... no caso de quem trabalha com o carro como é meu caso, você pode por para se o carro não armar você não ficar na mão...
P.s. no meu caso eu tirei a válvula termostática também porque eu tenho GNV e o motor esquenta mais..
Espero ter ajudado alguém....
Abcs
tenho meu corsa ha 3 anos e meio e sempre achei o motor quente... fiz o motor e troquei o radiador, mas mesmo assim achava o motor quente...
por fim coloquei um kit de verão que solucionou em parte o problema, porém quando o kit entrava desarmava a ventoinha da frente... =/
Bom... resolvi meu problema e vou postar aqui para ajudar quem precisa..
primeiramente vale verificar:
-valvula termostática ( se verifica vendo a temperatura da mangueira que vai para o radiador do lado esquerdo... quando ela tá travada a mangueira fica pegando fogo)...;
-sensor de temperatura ( aquele que fica abaixo da bobina);
-tomadas dos eletroventiladores (verificar se tem mal contato);
-bomba d´água... pois muitas tem o rotor de plastico, o qual faz muitas vezes ficar solto;
....
Bom vamos lá...
Vamos precisar de um kit de verão (T de adaptação com 2 abraçadeiras, um cebolão (no meu caso eu coloquei um de 82/97 graus, pois moro no RJ e aqui é muito quente), terminais, um relet de 5 pinos (87,87a,30,75,86 - é só pedir na loja relet de 5 pinos mesmo), fio paralelo.
a ligação que vamos fazer é a seguinte...
Vamos cortar o fio azul da tomada do sensor de temperatura, pois ela em aberto aciona o modo de emergência, no qual aciona os 2 eletroventiladores em velocidade máxima, o fio de corte vai para o relet, os fios do cebolão (-) vão para o relet para dar o corte, o positivo vai ser do pós chave e o negativo ... parece complicado, mas vou por uma imagem ilustrando.
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/ ... 5693_n.jpg
Dessa forma, você pode por e irá refrigerar muito bem... no caso de quem trabalha com o carro como é meu caso, você pode por para se o carro não armar você não ficar na mão...
P.s. no meu caso eu tirei a válvula termostática também porque eu tenho GNV e o motor esquenta mais..
Espero ter ajudado alguém....
Abcs
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- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
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caneca_l, mas cara... não é recomendado tirar válvula termostática. Se ela funciona, não tem faz diferença na temperatura do motor quando quente, ela só segura o fluxo frio pra aquecer mais rápido. Motor frio gasta mais combustível e sofre de desgaste prematuro. Depois de quente tudo bem.
O pessoal que trocou os sensores de temperatura (painel e injeção) tem resolvido seu problema.
O pessoal que trocou os sensores de temperatura (painel e injeção) tem resolvido seu problema.
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