[DÚVIDA] - Após troca evaporadora e condensadora o ar não gela muito. O que pode ser?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
RenanRJ
:: Millennium ::
Mensagens: 149
Registrado em: Terça-feira 22 2012f Maio 2012 04:47:18 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Após troca evaporadora e condensadora o ar não gela muito. O que pode ser?

Mensagem por RenanRJ »

Boa tarde,
Estou com um Corsa C Sedan 2002/2002 e nunca o troquei porque amava o ar condicionado dele.
Aos seus 18 anos de vida a evaporadora começou a vazar gás e o reparo só trocando a mesma.
Comprei a evaporadora da marca Valeo e aproveitei e troquei a condensadora também... dei uma geral no ar condicionado e após pegar o carro de volta percebo que ele não gela mais como antes.
O que poderia ter ocorrido nesse reparo para eu questionar com a pessoa que efetuou o mesmo?
Já fui lá ele deu mais carga de gás mas agora tá dizendo que meu compressor está cansado...
Era só a evaporadora troquei o condensador e filtros pra dar um up achando que o ar ia ficar perfeito e agora não gela direito só refresca ...
Estou chateado e não imagino o que pode ser... estou lendo que pode ser evaporadora entupida... mas entupida com o que?
Agradeço pela ajuda !


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Essas coisas não são simples... é possível uma série de coisas que devem ir sendo eliminadas...
Pressão do compressor, entupimento do filtro secador, pressão acima ou abaixo do especificado, gás inadequado, gelando muito/rápido e fechando a passagem do ar pelo evaporador com o gelo formado (ou sensor de gelo com problema), pressostato duplo com mau contato, embreagem do solenidade patinando...
Cada item tem um procedimento de verificação... não tem como dizer o que é na bucha... um bom profissional, com os instrumentos adequados, irá fazer o check list e descobrir o problema.


RenanRJ
:: Millennium ::
Mensagens: 149
Registrado em: Terça-feira 22 2012f Maio 2012 04:47:18 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RenanRJ »

Pressão do compressor
A pressão no sistema?
Na baixa esta 35 e na alta 200
filtro secador
Filtro secador é novo junto da condensadora e evaporadora... Os caras são esquisitos, mas como deixar entupir uma coisa nova? Aí é complicado... Tô sentindo que os caras são meio ruins pois me devolveram o carro sem carga de gás e com a luz do air bag acesa... E fora que não está gelando como antes... Eu passava frio no carro e agora passo calor com tudo novo e era somente um vazamento de gás... Por isso estou chateado pois como resolvi dar uma geral e não está como antes algo eles fizeram errado...
pressão acima ou abaixo do especificado
Diz ele que a pressão está correta... Não sei qual seria a pressão certa? Até porque ele colocou gás sem colocar na balança nada disso... Ainda falou que se colocar 400g de gás vai estourar minha condensadores e eu falei ué no manual do carro diz que tem que colocar 650g...
pressostato
Troquei recentemente, mas está parecendo isso... Porque tudo novo e só gela quando arma o segundo estágio... No estágio 01 não sai gelado o ar...
Esses outros item nunca ouvi dizer, rs.

Então eu tenho uma pequena noção de como funciona o sistema de refrigeração, mas não consigo imaginar o que pode ser... Na saída do ar tem que bater quantos graus? Vou medir com um termômetro pra ver quanto está saindo...


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

RenanRJ escreveu: Domingo 20 2020f Setembro 2020 07:41:16 PM Pressão do compressor
A pressão no sistema?
Na baixa esta 35 e na alta 200
Já tem erro aí.
Falta gás.
RenanRJ escreveu: filtro secador
Filtro secador é novo junto da condensadora e evaporadora... Os caras são esquisitos, mas como deixar entupir uma coisa nova? Aí é complicado...
Colocaram peça nova? Se for usada pode estar em mau estado, e nova as vezes têm rebarbas e limalhas, tem que fazer limpeza antes de montar.
RenanRJ escreveu:Tô sentindo que os caras são meio ruins pois me devolveram o carro sem carga de gás e com a luz do air bag acesa...
São ruins... Já deu pra ver.
RenanRJ escreveu:E fora que não está gelando como antes... Eu passava frio no carro e agora passo calor com tudo novo e era somente um vazamento de gás... Por isso estou chateado pois como resolvi dar uma geral e não está como antes algo eles fizeram errado...
Se o cara entrega o carro dando como pronto sem gelar, já mostra que não é confiável.
RenanRJ escreveu:pressão acima ou abaixo do especificado
Ou ele tá mentindo, ou simplesmente não sabe o que tá fazendo. A pressão tá baixa.
RenanRJ escreveu: Diz ele que a pressão está correta... Não sei qual seria a pressão certa? Até porque ele colocou gás sem colocar na balança nada disso...
Baixa 25 sempre. A alta depende da temperatura ambiente, você sendo do RJ a alta vai ficar lá pelos 250.
RenanRJ escreveu:Ainda falou que se colocar 400g de gás vai estourar minha condensadores e eu falei ué no manual do carro diz que tem que colocar 650g...
Só se o condensador for muito vagabundo... E aí está a confirmação de que falta gás. Essa mania de colocar menos com a desculpa de dar problema é coisa de quem quer tirar o seu da reta. Quanto menos gás, menos gela, é óbvio. Não chega no equilíbrio, mesma coisa que deixar o radiador com pouca água.
Sobre o manual dizer 650g, ok, porém se o condensador colocado for menor do que o original, irá menos gás no sistema, mas obviamente a diferença não será tanta a ponto de baixar de 650g pra menos de 400. O ar não tá bom simplesmente porque falta gás.
RenanRJ escreveu:pressostato
Troquei recentemente, mas está parecendo isso... Porque tudo novo e só gela quando arma o segundo estágio... No estágio 01 não sai gelado o ar...
Não é. Pressostato é um interruptor. Se tem pressão, ele liga o ar. Se não tem, não liga.
RenanRJ escreveu:Na saída do ar tem que bater quantos graus? Vou medir com um termômetro pra ver quanto está saindo...
O evaporador fica a 0 grau. Na saída do painel fica entre 0 (em casos específicos pode dar -1 ou -2) e 6 graus. Até 8 graus é aceitável e acima disso é desconfortável. Você pode sim medir, mas já sabe que não tá frio...

Imagem

Por um lado você teria o direito de reclamar do serviço mal feito... Por outro lado, esses caras já se mostraram picaretas, seja por má vontade ou por pura ignorância. Eles podem acabar estragando mais do que arrumando se você voltar.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


RenanRJ
:: Millennium ::
Mensagens: 149
Registrado em: Terça-feira 22 2012f Maio 2012 04:47:18 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RenanRJ »

Ele não colocou nem 400g de gás alegando prejudicar meu carro... Eles são aqueles que estão dando de curioso... Maldita hora que fui fazer com eles pois foi indicação de um colega que pelo visto queria uma troca de favor com eles e me usar...

Todos os itens são novos:
Evaporadora da marca valeo o dobro do preço da que estava sendo vendida que não é original
Condensadora que não sei a marca se é original mas acho que é da marca denso
Filtro secante novo também...
Espero que seja apenas falta de gás pois eu já desconfio disso desde quando eu peguei...
Fui lá hoje e o clima está chuvoso e 23 graus aqui no Rio de Janeiro e ele colocou o termômetro na saída e marcou 6,4 graus... O problema é no calor que não gela... Irei lá quando estiver calor e comentar isso tudo com ele...
Saberia me informar a pressão correta?
Eu lembro que em 2015 quando reparei a minha antiga condensadora era a baixa de 40 ~50 e na alta de 200 ~250... Sinto que tem pouco gás mesmo... Torcer pra ser isso senão tomei um prejuízo de uns R$1.700,00 e não aguento mais esses curiosos quebrando meu carrinho 😭
Obrigado pela ajuda.


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

RenanRJ escreveu: Segunda-feira 21 2020f Setembro 2020 08:21:26 PM Ele não colocou nem 400g de gás alegando prejudicar meu carro...
Com certeza falta gás. Pode não ser o único defeito, mas é um dos principais. (ainda tem a qualidade do gás e insuficiência de vácuo)
RenanRJ escreveu:Fui lá hoje e o clima está chuvoso e 23 graus aqui no Rio de Janeiro e ele colocou o termômetro na saída e marcou 6,4 graus...
O problema é no calor que não gela... Irei lá quando estiver calor e comentar isso tudo com ele...
Com dia chuvoso e 23 graus, qualquer ar soprando parece frio... Diz pra ele parar no trânsito num dia de 40 graus pra ele ver o que é bom...
RenanRJ escreveu:Saberia me informar a pressão correta?
25 na baixa e a alta depende da temperatura ambiente. Varia bastante. Mas uma média é em torno de 250.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

... perfeito... só lembrando que o pressostato é duplo, ou seja, desliga o compressor com pressão abaixo ou acima do nominal (valores não sei).


RenanRJ
:: Millennium ::
Mensagens: 149
Registrado em: Terça-feira 22 2012f Maio 2012 04:47:18 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RenanRJ »

Fernando 4100 escreveu: Terça-feira 22 2020f Setembro 2020 02:40:31 AM
RenanRJ escreveu: Segunda-feira 21 2020f Setembro 2020 08:21:26 PM Ele não colocou nem 400g de gás alegando prejudicar meu carro...
Com certeza falta gás. Pode não ser o único defeito, mas é um dos principais. (ainda tem a qualidade do gás e insuficiência de vácuo)
RenanRJ escreveu:Fui lá hoje e o clima está chuvoso e 23 graus aqui no Rio de Janeiro e ele colocou o termômetro na saída e marcou 6,4 graus...
O problema é no calor que não gela... Irei lá quando estiver calor e comentar isso tudo com ele...
Com dia chuvoso e 23 graus, qualquer ar soprando parece frio... Diz pra ele parar no trânsito num dia de 40 graus pra ele ver o que é bom...
RenanRJ escreveu:Saberia me informar a pressão correta?
25 na baixa e a alta depende da temperatura ambiente. Varia bastante. Mas uma média é em torno de 250.
Obrigado pela informação esperar fazer calor e irei lá. Espero que seja só falta de gás mesmo porque gastei quase 02 mil pra não estar funcionando direito é complicado...


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Quer apostar que você vai reclamar e o cara vai dizer que tá normal, que é assim mesmo?
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


RenanRJ
:: Millennium ::
Mensagens: 149
Registrado em: Terça-feira 22 2012f Maio 2012 04:47:18 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RenanRJ »

Fernando 4100 escreveu: Quarta-feira 23 2020f Setembro 2020 05:40:02 PM Quer apostar que você vai reclamar e o cara vai dizer que tá normal, que é assim mesmo?

Eu imagino, mas irei resolver...
Sou muito chato e não aceito essa sacanagem ainda mais com o valor que paguei...}

Outra pergunta referente a pressão da baixa e da alta...
Quanto mais gás colocado no sistema menor fica a pressão na baixa?
E a alta é influenciada somente através da temperatura EXTERNA?

Espero que seja apenas falta de gás porque não aceito gastar essa grana atoa ...
era só a serpentina ele condenou condensadora e troquei... ai ai...revoltado demais com esses caras que gostam de sacanear o cliente.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”