OK, vamos planificar umas coisas...
1 - O esquema que me baseio é para meu ano/motor... não posso garantir ser válido para o seu...tudo indica que sim...
2 - Vou assumir que vc sabe operar o multiteste e tem noção de bom aterramento para boa leitura.
3 - As ventoinhas de meu carro, embora sejam fisicamente diferentes, tem valores de impedância (resistência da bobina do motor), muito próximos... a 1 Ohm.
A seguir o esquema com os relés, o caminho da corrente pelos componentes e um esquema simplificado e retificado, considerando apenas a velocidade baixa.
Relés das ventoinhas.jpg
Como pode ser verificado, na veloc baixa, as ventoinhas ficam em série... e sendo ambas de mesmo valor Ohmico (nem importa de quanto seja), a medida elétrica feita entre elas, deverá ser obrigatoriamente a metade do valor da bateria/alternador.... se 12V, ficará com 6V.... se 13V, ficará com 6,5V... se 14V, ficará com 7V.
Ex.: Bat=12V = E
I= E/R > 12/(1+1) = 6A... logg a tensão no ponto RE será E=RxI... 1x6 = 6V
Bat=13V =E
I = E/R > 13/(1+1) = 6,5A... logg a tensão no ponto RE será E=RxI... 1x6,5 = 6,5V
Supondo que as resistências das ventoinhas seja de 5 Ohm cada (só pra mostrar que o valor independe do resultado da tensão e será sempre a metade do valor da bat/alt)
Em 12V, teremos
I=E/R > 12/(5+5) = 1,2A ... logo a tensão no ponto RE será E = RxI ... 5x1,2 = 6V
Agora, focando o seu problema, é necessário ter a certeza do valor das bobinas das ventoinhas... para isso vc terá que desplugar e medir cada uma... como são motores de escova vc deve conectar as pontas do multiteste e girar vagarosamente a hélice...dê um giro completo, anotando todos os valores.Os valores de uma deverão ser muito próximo da outra para valer o que foi dito sobre a metade do valor da Bat/alt.
Uma outra maneira é pela corrente de cada uma... veja que a ventoinha 1, já tem uma bat/alt, via F20 (fusível 20), direto em cima dela... se vc programar o multiteste para escala de 20A ou mais...colocar uma ponta no pino R6 30 e a outra num bom terra, com a chave apenas ligada (não o motor), ela irá ligar e vc colhe o valor da corrente (anote).
Para a ventoinha 2, veja que um lado já tem terra fixo... então basta vc colocar uma ponta do multiteste (em corrente de 20A ou mais), no pino R3 30 e a outra em R3 87... nem precisa ligar a chave... a ventoinha irá ligar e vc colhe o valor da corrente (anote).
Agora, com o multiteste em tensão (escala de 20V), meça a bateria...anote.
A resistência da ventoinha 1 será:
R1= tensão medida da bateria/corrente medida na ventoinha1
A resistência da ventoinha 2 será:
R2 = tensão da bateria/corrente medida na ventoinha 2
Se as resistências forem iguais? Ou vc não leu corretamente os 4V, ou vc tem mais alguma coisa ligada em paralelo a ventoinha 2...algum acessório ou fio encostando em algo que está dividindo a corrente que vai pra ventoinha 2....
Se as resistências forem diferentes? Não está lá muito certo, mas podemos calcular e ver se há prejuízo na eficiência...
O projeto da GM, prevê que as ventoinhas sejam ligadas na velocidade baixa, com 50% da eficiência... logo, o normal é que cada uma delas funcione com 50% da corrente nominal.
Supondo que vc leu 12A na ventoinha 1 e 17A na ventoinha 2 e a bateria estava com 12V exatos.
R1=E/I1 > 12/12 = 1 Ohm
R2=E/I2 > 12/17 = 0,7 Ohm
Colocando-as em série e aplicando 12V... a corrente total será:
It = 12/(1+0,7) = 7,05A logo, a ventoinha 1 trabalhará com 59% e a 2 com 41%... bom, a 1 trabalhar com mais de 50%, não é problema... o problema seria a 2 trabalhar com 9% a menos e sendo a 2 (não lembro) a maior e me parece com fluxo maior.
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