[DÚVIDA] - kit ar quente corsa 95

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Joao Lopes
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Domingo 09 2019f Junho 2019 08:18:50 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2001

[DÚVIDA] - kit ar quente corsa 95

Mensagem por Joao Lopes »

Bom dia amigos cordeiros. Tenho um corsa Wind ano 95. Gostaria de saber como faço para colocar ar quente no carro,quais as peças.
Alguém poderia me ajudar?
Grato
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Primeiro: Ele veio de fábrica sem ar quente ou foi retirado?
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Joao Lopes
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Domingo 09 2019f Junho 2019 08:18:50 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Joao Lopes »

Ele veio sem ar quente de fábrica. Esqueci de falar
Obrigado
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Ok.
Eu acredito que a caixa de ventilação seja a mesma, então isso não precisaria mudar. Mas precisaria comprar o radiador interno, cabos, o interruptor da ventilação, mangueiras... E isso te ajuda de um lado, mas complica do outro: Até 98 o Corsa ficava sempre com água quente circulando pelo painel, o que no verão vira uma sauna. A partir de 98 veio a válvula que fecha a passagem de água pro painel, é fácil de instalar, mas são mais itens pra você comprar.
Se tiver sorte, seu carro já tem os 2 buracos pra passar as mangueiras do painel. Se não tiver, tem que furar. E passar tinta pra proteger o metal exposto. Com sorte também, não precisa tirar o painel do carro pra mexer no aquecedor. Tem carros que ele sai perto do pedal do acelerador numa boa, mas no meu não saiu de jeito nenhum, só consegui tirar serrando o aquecedor em pedaços. Não sei qual a diferença, mas...
O radiador do ar quente sai caro se for comprar novo. No desmanche vendem a caixa de ar inteira com o radiador, mangueiras e cabos por menos que o radiador sozinho novo, e tem uma vantagem, você pode pegar essa caixa de ar completa de um 2014 (o mais novo possível) que ela vai servir no seu carro e ser relativamente nova. Comprar o radiador usado de um 95/96 só por milagre pra ele não estar furado ou a ponto de furar.
É um serviço que pode ser feito em casa, com paciência. Mas ainda assim, gasta um valor considerável pra funcionar direito e com confiabilidade. Devido a idade do carro, o ideal seria tirar toda a caixa de ar e lavar tudo, com muito capricho, pois ela certamente estará imunda e é esse o ar que você respira.
Pra ficar bom, tem que fazer bem feito. Pra fazer bem feito, gasta. Se vai gastar, já pensa na idéia de colocar ar-condicionado, ou mesmo de trocar de carro por outro que já tenha tudo isso.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Para a caixa de ventilação (a GM chama de "Módulo de ventilação") existem 4 modelos no CepChev... 2 com "ar quente " e 2 com "ventilação forçada". A minha não está listada no CepChev (nem no PeçaChevrolet), mas é somente com "ventilação forçada"... talvez dê para transformar uma de "ventilação forçada" para uma de "ar quente" quebrando uma aba traseira onde encaixam os tubos que vão para as mangueiras do desvio do radiador... mas não sei se o suporte ao radiador interno é o mesmo. Falando em sujeira... se o carro tem uns 20 anos e foi bem usado, capaz da caixa de ventilação estar desse jeito:
Imagem

E aqui a parte traseira dela, onde vão os tubos:
Imagem

Eu tirei a minha para a "manutenção dos quase 20 anos" kkk... estava quase tão suja quanto a da primeira foto. Agora, para tirar ela por completo, inclusive as passagens de ar que vão para o lado do motorista e do carona, só consegui removendo o painel todo. E dá trabalho... tem que remover meio mundo... volante, painel do velocímetro, presilhas, parafusos, cabo do velocímetro, porta-luvas, painel central de comandos, desengatar os cabos da caixa, e por aí vai
Joao Lopes
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Domingo 09 2019f Junho 2019 08:18:50 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Joao Lopes »

Acho que não vou colocar, pois é um carro de 95. Mas o motor está redondinho. Fiz todas as manutenções com peças originais GM (kit correia,óleos ,filtros, bomba agua Nakata,válvula GM, amortecedores novos traseiros, freio dianteiro,e 2 pneus novos .. Não queria vender... Mas também andar no frio é tenso aqui por Curitiba.. ahahhaah. O que acham?
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Eu colocaria, mas porque é uma desculpa a mais para arrancar tudo fora e sair limpando e trocando peças rsrs... de qualquer forma, existem alguns aquecedores que se ligam no acendedor de cigarros... não é lá muita potência, uns 150w... tecnicamente a fiação do acendedor deveria aguentar até 20A... mas eu não confio
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

gtmski escreveu: Quarta-feira 12 2020f Fevereiro 2020 09:11:45 AM Para a caixa de ventilação (a GM chama de "Módulo de ventilação") existem 4 modelos no CepChev... 2 com "ar quente " e 2 com "ventilação forçada". A minha não está listada no CepChev (nem no PeçaChevrolet), mas é somente com "ventilação forçada"...
É verdade, porém eu catei umas fotos no google e o código da caixa de "ventilação forçada" mostra uma caixa exatamente igual a caixa com ar quente, tem a "bandeja" inferior onde vai o radiador do mesmo jeito. Por isso desconfio que a caixa seja a mesma e que talvez só não tenha a aba interna que muda a passagem do ar.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

É curioso isso... muitas vezes o CepChev e o PecaChevrolet tem informações conflitantes, outras vezes um lista peças que o outro não tem... noutras, nem listadas algumas peças estão... enfim.. às vezes esses catálogos são bagunçados... até entendo, são muitas peças e o estagiário digitou errado, vai saber... Enfim, encontrei 2 caixas de ar da minha (que não é listada em nenhum dos catálogos) para vender, 1 tem o radiador e a aba retirada e noutra está sem radiador e com a aba, o que sugere que pelo menos dá para adaptar. Na realidade a aba em questão fica em outra peça (Não listada no PecaChevrolet, listada no CepChev como 52463291). Nos links a seguir, os dois módulos de ventilação como o meu;
Com radiador e sem aba: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quente-_JM
Sem radiador e com aba: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-2008-_JM

De qualquer forma, parece que a brincadeira de colocar ar quente pode sair mais do que 500 reais se for colocar tudo original, encontrei o radiador por 234 reais em:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM
O vendedor anuncia ele como sendo para o Corsa Novo, mas o CepChev afirma que esse código é dos corsas 94 em diante e sem ar-condicionado
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Sim, tem tudo isso... E sinceramente, acho que menos de 500 não tem como gastar. Vai começar a desmontar e ver coisa pra arrumar no caminho e acaba gastando...
gtmski escreveu: Quinta-feira 13 2020f Fevereiro 2020 07:56:47 AMDe qualquer forma, parece que a brincadeira de colocar ar quente pode sair mais do que 500 reais se for colocar tudo original, encontrei o radiador por 234 reais em:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM
O vendedor anuncia ele como sendo para o Corsa Novo, mas o CepChev afirma que esse código é dos corsas 94 em diante e sem ar-condicionado
Esse código não aparece no meu cep. E mais, acho que é um erro de cadastro, pois os primeiros usavam radiador em latão (como o meu), depois mudou a marca e passou pra alumínio. E é diferente desse da foto. (As vezes até são intercambiáveis, mas são diferentes)
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”