Olá pessoal,
Estou enfrentando alguns problemas com meu Corsa Sedan Milenium 1.0 8V ano/modelo 2000/2001.
A 1ª velocidade da ventoinha está sendo acionada aos 100~102ºC, além disso ela está girando no sentido contrário, jogando ar quente do motor sobre o radiador.
A 2ª velocidade da ventoinha está sendo acionada por volta dos 103~104ºC, e diferente da 1ª velocidade, ela está girando no sentido correto, puxando o ar do radiador para o motor.
Quando eu retiro o plugue do sensor de temperatura da injeção eletrônica, a ventoinha liga girando também no sentido correto.
Acabo de trocar válvula termostática, bomba d'água, aditivo do radiador, válvula de ar quente (a anterior estava com vazamentos).
O sensor de temperatura da injeção eletrônica que estou utilizando é da marca Iguaçu referência 201.0801.
Eu realizei o teste do código lampejante conforme o - TESTE ECU - CÓDIGO LAMPEJANTE disponível em viewtopic.php?t=16043 .
No teste, foi possível identificar os seguintes códigos de erros:
12 - sem sinal de rotação (tranquilo);
15 - sensor de temperatura do motor (ECT) - tensão alta (a minha confusão).
Após o teste, com o uso de um multímetro, eu medi a voltagem do plugue do sensor de temperatura da injeção eletrônica, que apresentou o valor de 0 v para o polo negativo e 4,9 v para o polo positivo.
Pelo o exposto, alguém pode me ajudar respondendo às seguintes perguntas:
1. Como eu posso consertar a rotação da ventoinha na 1ª velocidade, de modo que ela passe a girar no sentido correto (puxando o ar do radiador para o motor)?
2. Como corrigir o problema [15 - sensor de temperatura do motor (ECT) - tensão alta] constatado quando da realização do teste do código lampejante?
[DÚVIDA] - Ventoinha girando ao contrário na 1ª velocidade | 15 - sensor de temperatura do motor (ECT) - tensão alta
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Pessoal,
Após procurar um eletricista automotivo e passar o escâner no meu Corsa, chegamos as seguintes constatações:
1. A ventoinha não estava girando em sentido contrário;
2. Quanto ao erro [15 - sensor de temperatura do motor (ECT) - tensão alta], identificamos que o sensor de temperatura do indicador do painel não estava funcionando adequadamente. Assim, tivemos de extrair o mesmo, pois ao tentar tira-lo com a chave adequada, o sensor antigo acabou quebrando. Suspeito que este sensor ainda era o primeiro do carro, então estimo que ele deveria ter uns 19 anos...
No mais, o carro está acionando normalmente as ventoinhas, e arrefecendo adequadamente também.
Após procurar um eletricista automotivo e passar o escâner no meu Corsa, chegamos as seguintes constatações:
1. A ventoinha não estava girando em sentido contrário;
2. Quanto ao erro [15 - sensor de temperatura do motor (ECT) - tensão alta], identificamos que o sensor de temperatura do indicador do painel não estava funcionando adequadamente. Assim, tivemos de extrair o mesmo, pois ao tentar tira-lo com a chave adequada, o sensor antigo acabou quebrando. Suspeito que este sensor ainda era o primeiro do carro, então estimo que ele deveria ter uns 19 anos...
No mais, o carro está acionando normalmente as ventoinhas, e arrefecendo adequadamente também.
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Não vi o post original... mas o 15 refere-se a sensor ou chicote aberto... ou até um mau contato no conector.
Quanto a girar ao contrário em apenas uma velocidade, achei estranho... ainda bem que foi impressão apenas.
Quanto a tensão que vc mediu, ela está compatível com o código 15, desde que o circuito estieja conectado...caso contrário, estará correta, pois é este valor mesmo quando se mede no conector aberto.
Maiores detalhes em. viewtopic.php?f=92&t=111714
Quanto a girar ao contrário em apenas uma velocidade, achei estranho... ainda bem que foi impressão apenas.
Quanto a tensão que vc mediu, ela está compatível com o código 15, desde que o circuito estieja conectado...caso contrário, estará correta, pois é este valor mesmo quando se mede no conector aberto.
Maiores detalhes em. viewtopic.php?f=92&t=111714
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Bacana Bange.Bange escreveu: ↑Terça-feira 20 2019f Agosto 2019 12:56:09 PM Não vi o post original... mas o 15 refere-se a sensor ou chicote aberto... ou até um mau contato no conector.
Quanto a girar ao contrário em apenas uma velocidade, achei estranho... ainda bem que foi impressão apenas.
Quanto a tensão que vc mediu, ela está compatível com o código 15, desde que o circuito estieja conectado...caso contrário, estará correta, pois é este valor mesmo quando se mede no conector aberto.
Maiores detalhes em. viewtopic.php?f=92&t=111714
Mais uma coisa, eu costumava desplugar o sensor de temperatura do motor para fazer a ligação direta da ventoinha sempre eu percebia o indicador de temperatura do painel entre 100ºC e a marca vermelha, suspeito que isso possa ter ocasionado o código 15.
Muito obrigado pela colaboração.
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Vc tem mais sorte que juízo...entre 100° e o vermelho!!!!
Não espere tanto... o prejuízo pode ser bem maior.
De fato, ao retirar o plug com o motor ligado, vai alarmar, gravar o cód 15 e ligar a(s) ventoinha(as) na velocidade máxima...vc tem que pesquisar a razão de ter chegado (e permanecido ou ultrapassado os 100°C).
Não espere tanto... o prejuízo pode ser bem maior.
De fato, ao retirar o plug com o motor ligado, vai alarmar, gravar o cód 15 e ligar a(s) ventoinha(as) na velocidade máxima...vc tem que pesquisar a razão de ter chegado (e permanecido ou ultrapassado os 100°C).
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