[DÚVIDA] - Ventoinha girando ao contrário na 1ª velocidade | 15 - sensor de temperatura do motor (ECT) - tensão alta

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
régis.alves
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 14 2019f Março 2019 06:38:01 PM
Localização: Codó - MA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 2000

[DÚVIDA] - Ventoinha girando ao contrário na 1ª velocidade | 15 - sensor de temperatura do motor (ECT) - tensão alta

Mensagem por régis.alves »

Olá pessoal,

Estou enfrentando alguns problemas com meu Corsa Sedan Milenium 1.0 8V ano/modelo 2000/2001.

A 1ª velocidade da ventoinha está sendo acionada aos 100~102ºC, além disso ela está girando no sentido contrário, jogando ar quente do motor sobre o radiador.

A 2ª velocidade da ventoinha está sendo acionada por volta dos 103~104ºC, e diferente da 1ª velocidade, ela está girando no sentido correto, puxando o ar do radiador para o motor.

Quando eu retiro o plugue do sensor de temperatura da injeção eletrônica, a ventoinha liga girando também no sentido correto.

Acabo de trocar válvula termostática, bomba d'água, aditivo do radiador, válvula de ar quente (a anterior estava com vazamentos).

O sensor de temperatura da injeção eletrônica que estou utilizando é da marca Iguaçu referência 201.0801.

Eu realizei o teste do código lampejante conforme o - TESTE ECU - CÓDIGO LAMPEJANTE disponível em viewtopic.php?t=16043 .

No teste, foi possível identificar os seguintes códigos de erros:

12 - sem sinal de rotação (tranquilo);
15 - sensor de temperatura do motor (ECT) - tensão alta (a minha confusão).

Após o teste, com o uso de um multímetro, eu medi a voltagem do plugue do sensor de temperatura da injeção eletrônica, que apresentou o valor de 0 v para o polo negativo e 4,9 v para o polo positivo.

Pelo o exposto, alguém pode me ajudar respondendo às seguintes perguntas:

1. Como eu posso consertar a rotação da ventoinha na 1ª velocidade, de modo que ela passe a girar no sentido correto (puxando o ar do radiador para o motor)?

2. Como corrigir o problema [15 - sensor de temperatura do motor (ECT) - tensão alta] constatado quando da realização do teste do código lampejante?


régis.alves
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 14 2019f Março 2019 06:38:01 PM
Localização: Codó - MA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por régis.alves »

Pessoal,

Após procurar um eletricista automotivo e passar o escâner no meu Corsa, chegamos as seguintes constatações:

1. A ventoinha não estava girando em sentido contrário;

2. Quanto ao erro [15 - sensor de temperatura do motor (ECT) - tensão alta], identificamos que o sensor de temperatura do indicador do painel não estava funcionando adequadamente. Assim, tivemos de extrair o mesmo, pois ao tentar tira-lo com a chave adequada, o sensor antigo acabou quebrando. Suspeito que este sensor ainda era o primeiro do carro, então estimo que ele deveria ter uns 19 anos...

No mais, o carro está acionando normalmente as ventoinhas, e arrefecendo adequadamente também.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não vi o post original... mas o 15 refere-se a sensor ou chicote aberto... ou até um mau contato no conector.
Quanto a girar ao contrário em apenas uma velocidade, achei estranho... ainda bem que foi impressão apenas.
Quanto a tensão que vc mediu, ela está compatível com o código 15, desde que o circuito estieja conectado...caso contrário, estará correta, pois é este valor mesmo quando se mede no conector aberto.

Maiores detalhes em. viewtopic.php?f=92&t=111714


régis.alves
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 14 2019f Março 2019 06:38:01 PM
Localização: Codó - MA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por régis.alves »

Bange escreveu: Terça-feira 20 2019f Agosto 2019 12:56:09 PM Não vi o post original... mas o 15 refere-se a sensor ou chicote aberto... ou até um mau contato no conector.
Quanto a girar ao contrário em apenas uma velocidade, achei estranho... ainda bem que foi impressão apenas.
Quanto a tensão que vc mediu, ela está compatível com o código 15, desde que o circuito estieja conectado...caso contrário, estará correta, pois é este valor mesmo quando se mede no conector aberto.

Maiores detalhes em. viewtopic.php?f=92&t=111714
Bacana Bange.
Mais uma coisa, eu costumava desplugar o sensor de temperatura do motor para fazer a ligação direta da ventoinha sempre eu percebia o indicador de temperatura do painel entre 100ºC e a marca vermelha, suspeito que isso possa ter ocasionado o código 15.
Muito obrigado pela colaboração.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc tem mais sorte que juízo...entre 100° e o vermelho!!!!
Não espere tanto... o prejuízo pode ser bem maior.
De fato, ao retirar o plug com o motor ligado, vai alarmar, gravar o cód 15 e ligar a(s) ventoinha(as) na velocidade máxima...vc tem que pesquisar a razão de ter chegado (e permanecido ou ultrapassado os 100°C).


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”