[DÚVIDA] - Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, leonardo, Bange, Organizadores do Fórum

Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3451
Registrado em: Terça-feira 29th 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagempor Bange » Domingo 05th 2019f Maio 2019 12:30:13 AM

Bom, se vc retirar o plug di sensor de temperatura, a central determina que há uma falha e manda ligar a ventoinha na velocidade máximo (ou maior)...
Existe uma mais baixa (+- a metade), que é a primeira que liga assim que o motor vai esquentando (+- aos 95°C)


Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01st 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagempor Dilvan » Domingo 05th 2019f Maio 2019 12:33:28 AM

Bange escreveu:Veja que todo Corsa com AC de fábria tem que ter 2 velocidades de ventoinha.
Pra que isso ocorra, ou seu sistema tem que ter 2 ventoinhas ou apenas 1, mas com a resistência e chegando 3 fios.
Sem isso não vejo como seu carro com AC de fábrica ter 2 velocidades...algo está errado e pode estar faltando uma das velocidades...


O que posso te afirmar é:
1 - Meu carro tem AC
2 - Possui apenas uma ventoinha
3 - O conector que se encaixa na ventoinha vem da parte interna do carro e possui apenas 2 fios.
4 - Não tenho certeza acerca das 2 velocidades. Poderia me explicar melhor?

Obrigado pela ajuda, sério mesmo.


Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3451
Registrado em: Terça-feira 29th 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagempor Bange » Domingo 05th 2019f Maio 2019 12:34:36 AM

Dilvan escreveu:....

Putz, será que o ar foi enfiado depois?
[/quote]

Ou surrupiaram a ventoinha menor (que fica na frente do radiador/condensador)


Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01st 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagempor Dilvan » Domingo 05th 2019f Maio 2019 12:36:15 AM

Bange escreveu:Bom, se vc retirar o plug di sensor de temperatura, a central determina que há uma falha e manda ligar a ventoinha na velocidade máximo (ou maior)...
Existe uma mais baixa (+- a metade), que é a primeira que liga assim que o motor vai esquentando (+- aos 95°C)



A sugestão é fazer esse teste sem o plug? Ligo o carro sem o plug conectado? Aí já vai ligar disparando a velocidade máxima?


Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01st 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagempor Dilvan » Domingo 05th 2019f Maio 2019 12:41:00 AM

Bange escreveu:
Dilvan escreveu:....

Putz, será que o ar foi enfiado depois?


Ou surrupiaram a ventoinha menor (que fica na frente do radiador/condensador)[/quote]

Me parece haver o condensador e o radiador, um na frente do outro. À direita a ventoinha solitária e o plug com os 2 fios.


Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01st 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagempor Dilvan » Domingo 05th 2019f Maio 2019 12:43:09 AM

Vou fazer os testes amanhã e, qualquer coisa, posto aqui.
Muito obrigado


Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01st 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagempor Dilvan » Domingo 05th 2019f Maio 2019 12:47:05 AM

Bange escreveu:Veja neste link, a ventoinha única, com a resistência que proporciona 2 velocidades... mas tem que chegar 3 fios...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... gKixPD_BwE



Meu está mais pra esses daí:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1


Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3451
Registrado em: Terça-feira 29th 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagempor Bange » Domingo 05th 2019f Maio 2019 12:48:17 AM

Não precisa nem ligar o motor...só a chave.
Mas pelo que vc descreveu, e considerando o seu tipo de ventoinha, só tem 1 velocidade mesmo.
Vc tem que buscar saber se:
Ou seu AC não é de fábrica e fizeram a instalação sem adicionar a ventoinha menor
Ou a ventoinha menor foi retirada (se apenas isso ocorreu, terá um conector ligado a "nada" do lado esquerdo, por fora entre a grade e o evaporador do AC)


Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3451
Registrado em: Terça-feira 29th 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagempor Bange » Domingo 05th 2019f Maio 2019 01:02:41 AM

Ôps...acima escrevi evaporador erradamente, o certo é condensador ok?


Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01st 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagempor Dilvan » Domingo 05th 2019f Maio 2019 05:10:07 PM

Bange escreveu:Não precisa nem ligar o motor...só a chave.
Mas pelo que vc descreveu, e considerando o seu tipo de ventoinha, só tem 1 velocidade mesmo.
Vc tem que buscar saber se:
Ou seu AC não é de fábrica e fizeram a instalação sem adicionar a ventoinha menor
Ou a ventoinha menor foi retirada (se apenas isso ocorreu, terá um conector ligado a "nada" do lado esquerdo, por fora entre a grade e o evaporador do AC)



NOVIDADE
Existe a segunda ventoinha. kkkk
Só que a praga é tão escondida e a luz da minha garagem não é boa. Aí era impossível vê-la.
Mas vamos as considerações:

Se eu tiro plug da ventoinha grande (a da foto de ontem) ao ligar somente a chave, ela não dispara.

Se ligo o carro e ligo o AC, automaticamente, independentemente da temperatura, as 2 ventoinhas são acionadas.

Quando o ponteiro do marcador de temperatura chega no meio, as duas dispararam. E, realmente, são duas velocidades. Mas me pareceu que na primeira fica bem pouco tempo. Já indo pra segunda velocidade, mais forte. (E uma quentura dos infernos)


Me parece que no sistema de AC tem um plug com 3 fios na parte de cima, do lado da ventoinha, mas ligado a uma espécie de cebola (mas já grudado no condensador, eu acho, sem ser na ventoinha, propriamente dita) e uma de 2 fios indo para o meio da ventoinha, mas não sei como é a conexão, já que a grade fica na frente da ventoinha e não consigo ver.


É isso
Com essas informações, o que pode estar acontecendo?


Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3451
Registrado em: Terça-feira 29th 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagempor Bange » Domingo 05th 2019f Maio 2019 09:37:51 PM

Se eu tiro plug da ventoinha grande (a da foto de ontem) ao ligar somente a chave, ela não dispara.

Não é o plug da ventoinha... é plug do sensor de temperatura...

Bom, então seu carro está normal em termos de ano/sistema... tem agora que testar o funcionamento do conjunto.

Vc tem multiteste?


Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01st 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagempor Dilvan » Domingo 05th 2019f Maio 2019 09:53:39 PM

Bange escreveu:Se eu tiro plug da ventoinha grande (a da foto de ontem) ao ligar somente a chave, ela não dispara.

Não é o plug da ventoinha... é plug do sensor de temperatura...

Bom, então seu carro está normal em termos de ano/sistema... tem agora que testar o funcionamento do conjunto.

Vc tem multiteste?


Quanto aos testes, não será possível, pois não tenho as ferramentas necessárias. Terei que levar amanhã no mecânico.

Poderia me dizer o q falo pra eles, pois foram os mesmos que fizeram o motor


Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3451
Registrado em: Terça-feira 29th 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagempor Bange » Segunda-feira 06th 2019f Maio 2019 12:07:12 AM

Olha, mesmo tendo sido trocadas peças novas (VT, bomba...), nada deve ser descartado de um pente fino.
Vc comentou algumas coisas que chamam atenção:
1- o carro já tinha um precedente de temperatura elevada (retificar foi o reparo do estrago)
2- o radiador foi varetado (coisa pouco comum nos dias de hoje, nomalmente troca-se)
3- mantendo a RPM em 2000, a temperatura baixa
4- a velocidade baixa da ventoinha fica ligada por pouco tempo, passando em seguida pra alta.

Isso me leva a crer que ou há uma insuficiência de fluxo do líquido.
- VT não abre 100%
- radiador com restrição
- bomba com problema no rotor

Ou de ventilação
- ventoinha(s) agarrando/arrastando eixo
- obstrução à passagem do ar pelas aletas do radiador/condensador (saco plástico, fôlhas, barro)

Ou elétrico
- sensor de temperatura com variações incomuns (melhor visto com scaner)
- relés que comandam as ventoinhas com sujeira nos contatos, nem sempre ligam as mesmas.
- zinabre em conectores gerando mau contato e confundindo a central

Viu... são 3 grupos e cada um com mais de uma possibilidade... não tem como dizer que é isso ou aquilo... pode até ter 2 ou mais problemas.
O certo é testar tudo, não tem outra forma...


Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01st 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagempor Dilvan » Segunda-feira 06th 2019f Maio 2019 07:09:27 PM

Bange escreveu:Olha, mesmo tendo sido trocadas peças novas (VT, bomba...), nada deve ser descartado de um pente fino.
Vc comentou algumas coisas que chamam atenção:
1- o carro já tinha um precedente de temperatura elevada (retificar foi o reparo do estrago)
2- o radiador foi varetado (coisa pouco comum nos dias de hoje, nomalmente troca-se)
3- mantendo a RPM em 2000, a temperatura baixa
4- a velocidade baixa da ventoinha fica ligada por pouco tempo, passando em seguida pra alta.

Isso me leva a crer que ou há uma insuficiência de fluxo do líquido.
- VT não abre 100%
- radiador com restrição
- bomba com problema no rotor

Ou de ventilação
- ventoinha(s) agarrando/arrastando eixo
- obstrução à passagem do ar pelas aletas do radiador/condensador (saco plástico, fôlhas, barro)

Ou elétrico
- sensor de temperatura com variações incomuns (melhor visto com scaner)
- relés que comandam as ventoinhas com sujeira nos contatos, nem sempre ligam as mesmas.
- zinabre em conectores gerando mau contato e confundindo a central

Viu... são 3 grupos e cada um com mais de uma possibilidade... não tem como dizer que é isso ou aquilo... pode até ter 2 ou mais problemas.
O certo é testar tudo, não tem outra forma...




Ótimo ter recebido essas possibilidades. vou copiar esse post e levar no mecânico e tentar lidar com o orgulho dele. kkkk
Valeu!
Se tiver novidade, aviso.


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 15671
Registrado em: Sábado 12th 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagempor sousaman » Terça-feira 07th 2019f Maio 2019 03:48:42 AM

Dilvan,

Vou te falar uma coisa simples.

Arrefecimento no 1.6 tem que ser estudado com muita calma.
Não são todos os mecânicos que tem a paciência do Bange para estudar o defeito, detectar o problema e entrar com o diagnóstico correto.

Palavras de quem tem um 1.6 que deu e dá trabalho quando fica rebelde.

Eu mesmo nos dias de hoje, passo por uma situação igual ou pior que a sua, mas eu estou tão acostumado com o carro, que eu mesmo sei quando ele esquenta e como fazê-lo resfriar de uma forma natural.

Nos responda depois quando tiver alguma novidade.

Abraço!


CORSA CLUBE 16 ANOS - E TUDO COMEÇOU NUMA LISTA DE E-MAILS DO YAHOOGROUPS


Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes