Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Bange »

Bom, se vc retirar o plug di sensor de temperatura, a central determina que há uma falha e manda ligar a ventoinha na velocidade máximo (ou maior)...
Existe uma mais baixa (+- a metade), que é a primeira que liga assim que o motor vai esquentando (+- aos 95°C)


Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Dilvan »

Bange escreveu:Veja que todo Corsa com AC de fábria tem que ter 2 velocidades de ventoinha.
Pra que isso ocorra, ou seu sistema tem que ter 2 ventoinhas ou apenas 1, mas com a resistência e chegando 3 fios.
Sem isso não vejo como seu carro com AC de fábrica ter 2 velocidades...algo está errado e pode estar faltando uma das velocidades...
O que posso te afirmar é:
1 - Meu carro tem AC
2 - Possui apenas uma ventoinha
3 - O conector que se encaixa na ventoinha vem da parte interna do carro e possui apenas 2 fios.
4 - Não tenho certeza acerca das 2 velocidades. Poderia me explicar melhor?

Obrigado pela ajuda, sério mesmo.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Dilvan escreveu:....

Putz, será que o ar foi enfiado depois?
[/quote]

Ou surrupiaram a ventoinha menor (que fica na frente do radiador/condensador)


Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Dilvan »

Bange escreveu:Bom, se vc retirar o plug di sensor de temperatura, a central determina que há uma falha e manda ligar a ventoinha na velocidade máximo (ou maior)...
Existe uma mais baixa (+- a metade), que é a primeira que liga assim que o motor vai esquentando (+- aos 95°C)

A sugestão é fazer esse teste sem o plug? Ligo o carro sem o plug conectado? Aí já vai ligar disparando a velocidade máxima?


Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Dilvan »

Bange escreveu:
Dilvan escreveu:....

Putz, será que o ar foi enfiado depois?
Ou surrupiaram a ventoinha menor (que fica na frente do radiador/condensador)[/quote]

Me parece haver o condensador e o radiador, um na frente do outro. À direita a ventoinha solitária e o plug com os 2 fios.


Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Dilvan »

Vou fazer os testes amanhã e, qualquer coisa, posto aqui.
Muito obrigado


Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Dilvan »

Bange escreveu:Veja neste link, a ventoinha única, com a resistência que proporciona 2 velocidades... mas tem que chegar 3 fios...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... gKixPD_BwE

Meu está mais pra esses daí:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não precisa nem ligar o motor...só a chave.
Mas pelo que vc descreveu, e considerando o seu tipo de ventoinha, só tem 1 velocidade mesmo.
Vc tem que buscar saber se:
Ou seu AC não é de fábrica e fizeram a instalação sem adicionar a ventoinha menor
Ou a ventoinha menor foi retirada (se apenas isso ocorreu, terá um conector ligado a "nada" do lado esquerdo, por fora entre a grade e o evaporador do AC)


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Ôps...acima escrevi evaporador erradamente, o certo é condensador ok?


Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Dilvan »

Bange escreveu:Não precisa nem ligar o motor...só a chave.
Mas pelo que vc descreveu, e considerando o seu tipo de ventoinha, só tem 1 velocidade mesmo.
Vc tem que buscar saber se:
Ou seu AC não é de fábrica e fizeram a instalação sem adicionar a ventoinha menor
Ou a ventoinha menor foi retirada (se apenas isso ocorreu, terá um conector ligado a "nada" do lado esquerdo, por fora entre a grade e o evaporador do AC)

NOVIDADE
Existe a segunda ventoinha. kkkk
Só que a praga é tão escondida e a luz da minha garagem não é boa. Aí era impossível vê-la.
Mas vamos as considerações:

Se eu tiro plug da ventoinha grande (a da foto de ontem) ao ligar somente a chave, ela não dispara.

Se ligo o carro e ligo o AC, automaticamente, independentemente da temperatura, as 2 ventoinhas são acionadas.

Quando o ponteiro do marcador de temperatura chega no meio, as duas dispararam. E, realmente, são duas velocidades. Mas me pareceu que na primeira fica bem pouco tempo. Já indo pra segunda velocidade, mais forte. (E uma quentura dos infernos)


Me parece que no sistema de AC tem um plug com 3 fios na parte de cima, do lado da ventoinha, mas ligado a uma espécie de cebola (mas já grudado no condensador, eu acho, sem ser na ventoinha, propriamente dita) e uma de 2 fios indo para o meio da ventoinha, mas não sei como é a conexão, já que a grade fica na frente da ventoinha e não consigo ver.


É isso
Com essas informações, o que pode estar acontecendo?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”