Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum

Responder
Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Dilvan » Sábado 04 2019f Maio 2019 09:04:02 PM

Boa noite, pessoal
Gostaria da ajuda de vocês. Já não sei o que fazer com meu carro
Classic 1.6 Automático, 2004

Vamos ao histórico

Comprei ele e já não estava muito bom, esquentando muito
Descobri que não tinha a VT, coloquei, não resolveu, voltei a ficar sem ela
Pouco tempo depois o carro esquentou, motor foi pro saco. Queimou junta, colou camisa e o escambau.
Primeiro, por conta dos valores, fiz só o cabeçote. Meses depois fiz a parte de baixo do motor. todas as peças necessárias repostas (VT, Bomba d'agua, varetei radiador, etc) e motor ficou zerado.
Porém, o problema me persegue.
Ele trabalha praticamente o tempo todo na primeira barra no marcador de arrefecimento, quando a rotação está de 2000rpm pra cima. Não tenho o que reclamar
Porém, assim que o caminho me exige ficar com rotações abaixo disso (dentro de uma cidade mais movimentada, com bastante paradas, engarrafamentos) ele já pula direto pro meio do marcador de arrefecimento. Até onde percebo, a ventoinha está funcionando.

Mas meu caminho, por conta do horário, não há engarrafamento, então nunca foi um problema pra mim. Até ontem.
Peguei um engarrafamento dos infernos e no meio deste ele foi para o ponteiro do meio e nada de voltar, de repente foi para o próximo e nada de esfriar, daí, quando estava pra chegar no vermelho, eu fui pro acostamento,coloquei em N e fiquei acelerando em 2000rpm. Num passe de mágica começou a esfriar (no painel) e chegou no meio. Então segui viagem.

Já se depararam com situações similares? Porque diabos o carro parece que vai pegar fogo quando a rotação tá abaixo de 2000rpm?

Outra coisa que me incomoda é o fato do arrefecimento não continuar funcionando quando desliga o carro. Aí, nessa situação informada acima (ponteiro no meio), se ligo ele minutos depois de desligar, o ponteiro vai parar no vermelho e vai voltando até chegar no meio.

PS: Não sei se tem alguma coisa a ver, mas o óleo do câmbio automático passa pelo sistema de arrefecimento também, não sei se isso acontece com os câmbios manuais. Nem sei se há relação.

Me ajudem, por favor.

Obrigado.



Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3616
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Bange » Sábado 04 2019f Maio 2019 10:32:26 PM

Sugiro ler o tópico > https://corsaclube.com.br/viewtopic.php?f=92&t=111714

Seu carro tem AC?
Quantas ventoinhas ele tem no radiador?
Todos os Corsas, ao desligar a chave, a(s) ventoinha(s) são desligadas, isto é normal.



Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Dilvan » Sábado 04 2019f Maio 2019 10:41:42 PM

Bange escreveu:Sugiro ler o tópico > https://corsaclube.com.br/viewtopic.php?f=92&t=111714

Seu carro tem AC?
Quantas ventoinhas ele tem no radiador?
Todos os Corsas, ao desligar a chave, a(s) ventoinha(s) são desligadas, isto é normal.

Obrigado pelo auxílio.
O carro tem AC sim.
Há apenas uma ventoinha (hélice) no lado direito, de frente para o cambio.
Vou ler o post indicado.

Muito obrigado



Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3616
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Bange » Sábado 04 2019f Maio 2019 10:48:06 PM

Amigo, eu tenho a informação de que os Classics de 2012 em diante é que tem apenas uma ventoinha...
Seu carro sofreu alguma modificação?
Poderia tirar uma foto do conector dessa ventoinha?



Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Dilvan » Sábado 04 2019f Maio 2019 11:13:09 PM

Bange escreveu:Amigo, eu tenho a informação de que os Classics de 2012 em diante é que tem apenas uma ventoinha...
Seu carro sofreu alguma modificação?
Poderia tirar uma foto do conector dessa ventoinha?
Amigo, estou enviando as fotos. Estou com ele tem uns 5 meses, de minha parte não houve modificação, a mesma certeza não tenho quanto aos antigos donos.
Espero que as fotos sejam do que você pediu, pois há, de minha parte, um certo desconhecimento em alguns destes assuntos, entendo uns, mas outros nem tanto.

Imagem

Imagem

Imagem

Não tenho certeza se o envio das imagens deu certo. Avisa aí se deu algum problema.



Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3616
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Bange » Sábado 04 2019f Maio 2019 11:20:01 PM

Só na terceira aparece o conector, mas tô achando estranho não aparecer a resistência...
Só vi um fio marrom e outro vermelho com lista branca... são apenas 2 fios mesmo?



Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Dilvan » Sábado 04 2019f Maio 2019 11:32:32 PM

Bange escreveu:Só na terceira aparece o conector, mas tô achando estranho não aparecer a resistência...
Só vi um fio marrom e outro vermelho com lista branca... são apenas 2 fios mesmo?
Imagem


Só os 2. Acho que marrom e vermelho.
Quanto a "Resistência", infelizmente, nem saberia o que é. :(



Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3616
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Bange » Sábado 04 2019f Maio 2019 11:49:22 PM

Esses 2 fios são do chicote que vai pra caixa de relés ou vão pra ventoinha?
A resistência é algo parecido com uma mola e fica dentro de uma caixinha com furos... pro seu sistema com AC de fábrica ter 2 velocidades, tem que chegar 3 fios do chicote vindos dos relés...



Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Dilvan » Domingo 05 2019f Maio 2019 12:00:13 AM

Bange escreveu:Esses 2 fios são do chicote que vai pra caixa de relés ou vão pra ventoinha?
A resistência é algo parecido com uma mola e fica dentro de uma caixinha com furos... pro seu sistema com AC de fábrica ter 2 velocidades, tem que chegar 3 fios do chicote vindos dos relés...
Essa foto dos fios é já no encaixe da Hélice. Se eu seguir o caminho do fio, ele se encontra com alguns outros (todos protegidos por uma mangueira corrugada, e entram no corta fogo, em direção ao painel do carro, na parte interna. creio que pra caixa de relés, que fica abaixo do volante.

Quanto à Resistência, infelizmente, não achei.

Chegando na ventoinha só tem esse encaixe com 2 fios, se conecta ao centro da ventoinha



Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3616
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Bange » Domingo 05 2019f Maio 2019 12:05:28 AM

Veja neste link, a ventoinha única, com a resistência que proporciona 2 velocidades... mas tem que chegar 3 fios...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... gKixPD_BwE



Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3616
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Bange » Domingo 05 2019f Maio 2019 12:07:26 AM

ok... mas então seu sistema tem 1 ventilador, sem resistência...
Vc reparou quantas velocidades tem?



Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Dilvan » Domingo 05 2019f Maio 2019 12:22:40 AM

Bange escreveu:Veja neste link, a ventoinha única, com a resistência que proporciona 2 velocidades... mas tem que chegar 3 fios...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... gKixPD_BwE

Essa não é a minha. Mas não sei se o fato desse produto ser do classic 2011, ao passo que o meu é 2004
A minha o fio vem da caixa de relê e encontra o encaixe já na ventoinha.



Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Dilvan » Domingo 05 2019f Maio 2019 12:24:04 AM

Bange escreveu:ok... mas então seu sistema tem 1 ventilador, sem resistência...
Vc reparou quantas velocidades tem?
Velocidades nunca reparei.
Só sei que, quando o ponteiro no painel chega no meio, ele dispara.



Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3616
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Bange » Domingo 05 2019f Maio 2019 12:25:12 AM

Veja que todo Corsa com AC de fábria tem que ter 2 velocidades de ventoinha.
Pra que isso ocorra, ou seu sistema tem que ter 2 ventoinhas ou apenas 1, mas com a resistência e chegando 3 fios.
Sem isso não vejo como seu carro com AC de fábrica ter 2 velocidades...algo está errado e pode estar faltando uma das velocidades...



Dilvan
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sexta-feira 01 2019f Março 2019 11:01:11 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2004

Re: Classic 1.6 AT - Esquentando muito em marcha Lenta

Mensagem por Dilvan » Domingo 05 2019f Maio 2019 12:27:57 AM

Bange escreveu:Veja que todo Corsa com AC de fábria tem que ter 2 velocidades de ventoinha.
Pra que isso ocorra, ou seu sistema tem que ter 2 ventoinhas ou apenas 1, mas com a resistência e chegando 3 fios.
Sem isso não vejo como seu carro com AC de fábrica ter 2 velocidades...algo está errado e pode estar faltando uma das velocidades...

Putz, será que o ar foi enfiado depois?



Responder

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”