[DICA] - Tirreno - um aditivo por trás dos panos

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum

Responder
Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3616
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

[DICA] - Tirreno - um aditivo por trás dos panos

Mensagem por Bange » Quarta-feira 20 2019f Março 2019 08:54:01 PM

Pessoal, seguramente a marca é pouquíssimo conhecida, e resolveu agora colocar seus produtos também à disposição do consumidor final.
Sempre se comentou aqui sobre o uso do aditivo da ACDelco, que é componente original GM...pois taí quem fabrica pra ela (e outras montadoras).
Este produto nunca foi avaliado pelo INMETRO, pois somente agora se tornou disponível no mercado consumidor, mas é óbvio acreditar ou concluir que se a GM usa, o faz por duas razões:
1 - Atende as especificações
2 - Tem preço competitivo




Manfio
:: Super ::
Mensagens: 99
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Re: [DICA] - Tirreno - um aditivo por trás dos panos

Mensagem por Manfio » Sexta-feira 17 2019f Maio 2019 12:44:06 AM

Bange escreveu:Pessoal, seguramente a marca é pouquíssimo conhecida, e resolveu agora colocar seus produtos também à disposição do consumidor final.
Sempre se comentou aqui sobre o uso do aditivo da ACDelco, que é componente original GM...pois taí quem fabrica pra ela (e outras montadoras).
Este produto nunca foi avaliado pelo INMETRO, pois somente agora se tornou disponível no mercado consumidor, mas é óbvio acreditar ou concluir que se a GM usa, o faz por duas razões:
1 - Atende as especificações
2 - Tem preço competitivo

https://youtu.be/39vbSCetEGo
O aditivo da ACDelco é envasado pela Tirreno. Mas algumas informações são obscuras, por exemplo. No vídeo se recomenda o uso da água desmineralizada junto ao aditivo. No rótulo do ACDelco já há um complemento, água desmineralizada ou água potável. A realidade é que o produto da ACDelco tem um diferencial, ou seja, é superior para atender as exigências da montadora. Outra coisa é que Corsas antigo até o ano 2000 devem usar o ACDelco verde que dura 3 anos ou 80.000 KM. Acima de 2001 deve se usar o ACDelco vermelho que dura 5 anos ou 240.000 KM. Particularmente prefiro o verde, pois é nítido ver que o aditivo inorgânico tem maior ponto de fusão e maior capacidade de lubrificação.



Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3616
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DICA] - Tirreno - um aditivo por trás dos panos

Mensagem por Bange » Sábado 18 2019f Maio 2019 11:17:34 AM

Bom, no rótulo da Tirreno consta que atende a norma GM e outras de outras montadoras... elas não deixariam barato se isso não fosse verdadeiro?
Quanto a colocação de água potável ou desmineralizada, eu concordo parcialmente com a GM/ACDelco, pois a maioria esmagadora das águas potáveis tem no máximo 0,5g por litro de qualquer mineral existente... sabe o que isso faz em toda a superfície interna do sistema de arrefecimento (que pode chegar a vários metros)? Empiricamente penso que nada ou quase nada (se usada com o aditivo), dentro do tempo de vida útil dos componentes do arrefecimento ou do motor...mas se puder não usar, seguramente é melhor.
Quanto aos itens de ebulição (e não fusão), e de lubrificação, não sei como vc concluiu, apenas vendo, isso depende de experimento e análise química, fora do alcance da maioria de nós, leigos.
Para a ebulição, a literatura informa que o produto puro ebuli com mais de 150°C... mas quando diluído em água, cai bem... mas ainda assim fica superior aos 100°C da água pura.
Eu continuarei usando o Paraflu, por usá-lo a mais de 10 anos e por ser um produto que passou pelo crivo do INMETRO...também continuarei usando água de ar condicionado ou de degelo da geladeira ou da chuva (nessa ordem de prioridade e custo), pois assim como o óleo (que ainda uso o 20W50 mineral), sou avesso a maioria das mudanças do que fez parte do projeto original do motor.
Mas se o Tirreno um dia passar no teste do INMETRO, terei mais uma opção de uso...



Manfio
:: Super ::
Mensagens: 99
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Re: [DICA] - Tirreno - um aditivo por trás dos panos

Mensagem por Manfio » Sábado 18 2019f Maio 2019 12:40:14 PM

Ponto de ebulição é uma propriedade presente em compostos orgânicos e inorgânicos.



Também sou adepto a água desmineralizada, mas já usei por 2 anos a da torneira e não teve diferença. Só devemos cuidar que essa água da chuva é ácida.



Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3616
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DICA] - Tirreno - um aditivo por trás dos panos

Mensagem por Bange » Sábado 18 2019f Maio 2019 04:14:46 PM

Hummm... em 0:47 ele fala que os orgânicos não são solúveis em água... já em 0:53 ele fala também dos orgânicos, mas agora solúveis!!! ...se confundiu ?...
Essa é uma apresentação genérica, pois ele mesmo fala que "nem todos"...teria-se que conhecer o composto para avaliar melhor...
Outra coisa...não faz muita diferença um composto ebulir com 150°C e o outro com 200°C...em qualquer situação seu motor já vai pro saco...
Tanto o orgânico como o inorgânico, devem atender a mesma norma NBR 13705 Tipo A, a diferença está na agressividade ao meio ambiente.
A cor não é uma característica fundamental no produto, é apenas um pigmento colocado pelo fabricante de modo a facilmente diferenciar um produto orgânico de um inorgânico.



Manfio
:: Super ::
Mensagens: 99
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Re: [DICA] - Tirreno - um aditivo por trás dos panos

Mensagem por Manfio » Segunda-feira 20 2019f Maio 2019 12:05:54 PM

Aqui desde que montei o motor em casa e testei com a bomba de pressão o arrefecimento, pois coloquei selos novos e também troquei os dois radiadores, o ponteiro de temperatura assim que paro num congestionamento já sobe pro meio. Isso só ocorre com aditivo orgânico da ACDelco. A princípio achei que pudesse ser o radiador com menor eficiência comparado ao anterior da marca Berh. Pois foi trocar o aditivo para o ACDelco inorgânico e a temperatura agora demora mais para subir.



Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3616
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DICA] - Tirreno - um aditivo por trás dos panos

Mensagem por Bange » Segunda-feira 20 2019f Maio 2019 01:00:44 PM

Não procede... alguma variável não deve ter sido a mesma...num sistema em uso existem várias, nos testes em laboratório elas são particularizadas...
https://www.omecanico.com.br/temperatura-certificada/

Descobri agora que existe outra norma para os orgânicos, mas não se consegue as normas completas para comparação...mas eu aposto que a diferença está apenas no quesito da agressividade ao meio ambiente.



Manfio
:: Super ::
Mensagens: 99
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Re: [DICA] - Tirreno - um aditivo por trás dos panos

Mensagem por Manfio » Segunda-feira 20 2019f Maio 2019 07:00:03 PM

Pelo que recordo mudou em 2001 por causa das leis ambientais.



Manfio
:: Super ::
Mensagens: 99
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Re: [DICA] - Tirreno - um aditivo por trás dos panos

Mensagem por Manfio » Segunda-feira 20 2019f Maio 2019 07:03:29 PM

Bange escreveu:Não procede... alguma variável não deve ter sido a mesma...num sistema em uso existem várias, nos testes em laboratório elas são particularizadas...
https://www.omecanico.com.br/temperatura-certificada/

Descobri agora que existe outra norma para os orgânicos, mas não se consegue as normas completas para comparação...mas eu aposto que a diferença está apenas no quesito da agressividade ao meio ambiente.
Apesar de serem a base de monoetilenoglicol o verde arregaçou o meu reservatório novo, ficou todo manchado de verde. Já o orgânico manteve na mesma cor, sem atacar o plástico.



Bange
:: Maxx ::
Mensagens: 3616
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DICA] - Tirreno - um aditivo por trás dos panos

Mensagem por Bange » Segunda-feira 20 2019f Maio 2019 07:31:02 PM

Pode ser a concentração usada...mas como disse antes, a cor é um mero pigmento, em nada contribuí no arrefecimento, proteção, congelamento ou ebulição.



Manfio
:: Super ::
Mensagens: 99
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Re: [DICA] - Tirreno - um aditivo por trás dos panos

Mensagem por Manfio » Sexta-feira 24 2019f Maio 2019 10:13:09 AM

A melhor resposta que achei publica por Celso Starec

Os produtos normatizados podem ter diferentes classificações e características conforme o tipo de anticorrosivo adotado. Podem ser:
- INORGÂNICOS - usam sais como fosfatos, silicatos, boratos para fazer a reserva alcalina que neutraliza os corrosivos e formam uma película protetora sobre o metal que se desgasta com o tempo. Agridem o meio ambiente, e duram relativamente pouco;

- ORGÂNICOS ou OAT (Organic Acid Technology) - não usam componentes nocivos à natureza, usam ácidos orgânicos que bloqueiam a corrosão de outra forma sem se desgastar e sem formar película no metal, que se crescer muito dificulta a troca de calor. Pode durar muito (depende do projeto, mas como exemplo: GM EUA 100.000 milhas ou 5 anos, e outros chegam a 10 anos), não agride à natureza, mas não protege o metal que não estiver em contato com o fluído por não fazer película (como em veículos sem reservatório de expansão que tenham ar no radiador);

- HÍBRIDOS ou HOAT (Hybrid OAT) - tem os benefícios do OAT, mas fazem um compromisso de agredir um pouco o ambiente usando algum dos componentes inorgânicos tradicionais para passivar metais expostos. Cada região geográfica proibiu ou limitou o que pode ser usado de forma distinta, por isso não é igual em todo mundo.



Manfio
:: Super ::
Mensagens: 99
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Re: [DICA] - Tirreno - um aditivo por trás dos panos

Mensagem por Manfio » Sábado 22 2019f Junho 2019 02:20:27 PM

Consegui o Tirreno orgânico por R$ 25,00 aqui na cidade. ACDelco na concessionária está R$ 70,00 e é o mesmo produto. Na Accioly o ACDelco tem por R$ 42,00.



Responder

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”