[DÚVIDA] - COMO TRATAR A FERRUGEM NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

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fercobs
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[DÚVIDA] - COMO TRATAR A FERRUGEM NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por fercobs » Terça-feira 15 2019f Janeiro 2019 01:25:13 PM

Prezados Senhores Moderadores e Colaboradores

Tenho um Corsa Sedan Maxx 1.0 2007 e, em uma visita a oficina para revisão de rotina, descobri que o sistema de arrefecimento estava abastecido apenas com água. Não havia aditivo. Percebi que a água estava bem suja. Resolvi então, a fazer a limpeza do sistema. Drenamos toda a água, fizemos passar água limpa pelo sistema durante vários minutos para remoção da sujeira. Colocamos água e aditivo Delphi (apenas 1 litro) para começar um (longo) processo de remoção da ferrugem. Repeti este procedimento 4 vezes em um período de 1 ano.
Não resolveu o problema. A água continua muito suja, muita ferrugem.
Resolvi então, aprofundar o procedimento.
Comprei um Bardhal Rad Clean, drenei o sistema, passei água limpa e corrente por vários minutos até sair água limpa. Recoloquei a mangueira, adicionei água limpa e o bardhall. Segui as orientações da embalagem. Decorridos 7 dias, drenei o sistema (a água com muita ferrugem novamente).
Resolvi repetir o procedimento ontem (14/01/19), isto é, coloquei água limpa e um novo frasco do bardhall rad clean. A nova drenagem está prevista para a próxima segunda feira (21/01/19), para desta vez, colocar 2 litros de aditivo (paraflu - cor rosa) e o restante de água limpa. Trocarei o vaso expansor, já que o existente está marrom e, mesmo lavando, as crostas não saem.

Após todos este procedimentos descritos acima, ainda tenho dúvidas que o problema será resolvido, devido a intensidade da ferrugem que persiste no sistema. Transcorridas apenas 24 horas após a segunda colocação do bardhall rad clean, a água no reservatório já está marrom, de tanta ferrugem.

Solicito ajuda dos moderadores/colaboradores, para indicar-me se o procedimento acima está correto ou, ainda, se devo fazer outro procedimento, usar outro tipo de produto para remoção dessa intensa ferrugem.

Por favor, me ajudem.

Desde já agradeço a colaboração.

Fernando A. Jacobs


Fernando Jacobs
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Bange
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Re: FERRUGEM SISTEMA ARREFECIMENTO

Mensagem por Bange » Terça-feira 15 2019f Janeiro 2019 06:01:22 PM

O uso do Rad Clean, ou similares, deve ser usado apenas uma vêz, pois é um produto agressivo que reage com os óxidos (de alumínio e ferro), soltando o que for possíve de todas as superfícies internas (bloco, cabeçote, radiador, mangueiras...).
O uso do aditivo de boa qualidade e na proporção correta, faz com que o processo de corrosão causado pela água pura, auxiliado pelas variações de temperatura, ocorra numa velocidade (agressividade), muito menor, protegendo os componentes metálicos por muito mais tempo.
Ao colocar apenas 1 litro do aditivo, a solução ficou fraca e pouco eficiente...como seu sistema está bem oxidado, o resultado foi o que vc constatou.
Torne a limpar com água corrente, esgote o máximo possível (nunca sai tudo), coloque de 40 a 50% do volume de seu sistema (varia se tiver AC, vide seu manual), de aditivo concentrado (só indico o Paraflu concentrado, que uso a anos), e complete com água desmineralizada (aquela que pinga de ar condicionado caseiro é excelente e de graça).
Monitore o sistema e tão logo perceba alteração na cor (que vai ocorrer provavelmente antes de 1 ano), repita a operação de limpeza, aditivo e água desmineralizada...a próxima manutenção provavelmente só será necessária de 1 ano e meio pra mais...
Agora eu te alerto para o seguinte:
O seu sistema já foi comprometido pelo uso da água pura...quanto? Só desmontando tudo e avaliando o estrago e isso sai caro.
Qualquer perda por vazamento deve ser reposta com a mesma proporção utilizada, nunca com água pura (mesmo que desmineralizada).
Havendo substituição de componentes tipo bomba, selos do motor, radiador, mangueira, etc...), não reaproveite a solução, ponha tudo novo.





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Re: FERRUGEM SISTEMA ARREFECIMENTO

Mensagem por fercobs » Quinta-feira 17 2019f Janeiro 2019 11:57:24 AM

Bom dia Bange,
Agradeço vossas orientações. Me ajudou a esclarecer algumas coisas. O meu corsa tem AC e no manual informa que a quantidade de líquido de arrefecimento do sistema é de 5,4 litros e que a proporção de aditivo deverá ser de 30 a 50%. Comprei 2 litros de Paraflu, portanto equivalem a 37% do total do sistema. Não comprei água desmineralizada. Irei comprar.
Pergunto: devo aumentar a quantidade de Paraflu para 2,5 litros?

Com relação ao uso de águia pura, não tenho como informar por quanto tempo foi utilizada água pura. Comprei o carro em 2014 e descobri em 2016. Durante 2017 e 2018 fiz os procedimentos de troca da água e limpeza do sistema colocando apenas 1 litro de aditivo com medo de ocorrer remoção drástica da ferrugem e ocasionar vazamentos e perfuração dos selos. Optei por limpar aos poucos. Agora sei que deveria ter sido mais radical desde o momento (2016) que descobri que não existia aditivo no sistema.
Com certeza o sistema tem algum comprometimento pois durante essas duas últimas semanas que estou limpando com Bardhall Rad Clean, a quantidade de líquido do reservatório tem baixado um pouco. Duas semanas atrás trocamos um selo do motor mas continua diminuindo o líquido do reservatório. Até agora não descobrimos se há mais algum selo com problema. Não há vazamentos visíveis. Pela manhã observo o piso da garagem e está tudo seco. Não está misturando no óleo. Recentemente, a junta do cabeçote foi trocada, assim como a válvula termostática. Então para onde poderá estar indo esse líquido?

Desde já agradeço novamente,


Fernando Jacobs
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Re: FERRUGEM SISTEMA ARREFECIMENTO

Mensagem por Bange » Quinta-feira 17 2019f Janeiro 2019 02:50:32 PM

Sugiro vc colocar uma proporção em torno de 45%, pois seu sistema já foi comprometido e uma proporção maior durará mais tempo antes de saturar (ou perder as propriedades).
Quanto a troca de selos, normalmente se trocam todos, pois a M.O. paga-se apenas uma vez...
Em 98% dos casos de vazamento, se descobre pressurizando o sistema conforme já descrevi...o restante fica por conta da dilatação quando motor aquecido e fugas no cabeçote (nem sempre para o óleo) ou no radiador do ar quente.
Há casos em que o vazamento não vai pingar no chão e sim em algum lugar que devido o aquecimento/vento evapora...mas sempre vai ficar uma marquinha da cor do aditivo...inspecionar tudo com o carro no elevador é uma boa.
São várias conexões com abraçadeiras, componentes como bomba, suporte da VT, radiador (do motor e do ar quente)...tem que pesquisar...





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Re: FERRUGEM SISTEMA ARREFECIMENTO

Mensagem por fercobs » Sexta-feira 18 2019f Janeiro 2019 12:28:27 PM

Boa tarde!
A próxima segunda-feira (21/01/19) será o dia que esgotarei e limparei o sistema novamente, assim como trocarei o reservatório de expansão e colocarei o Paraflu (2,5 litros) e a água desmineralizada (3 litros) resultando em uma proporção de 45%.
Antes disso, pedirei para o mecânico examinar todos os outros selos e no radiador do ar quente.
Como informei anteriormente, a junta do cabeçote já foi trocada (duas vez: uma em agosto pq a junta queimou e outra em setembro qdo troquei os anéis, etc). Como identificar se está ocorrendo fuga por este ponto?
Não entendi como se pressuriza o sistema para tentar identificar onde está ocorrendo vazamentos.
Provavelmente, só conseguirei identificar onde está ocorrendo vazamento após o uso do Paraflu, cuja cor é rosa. Aí surgirá a marquinha na cor do fluído.

Ps.: que dor de cabeça viu...

Cordiais saudações.


Fernando Jacobs
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Re: FERRUGEM SISTEMA ARREFECIMENTO

Mensagem por Bange » Sexta-feira 18 2019f Janeiro 2019 04:53:44 PM

Olha, eu não sei como vc/seu mecânico faz a limpeza, pois tem que circular água limpa por várias vezes para eliminar bem o produto antigo, seja ele o aditivo velho ou o Rad Clean...seja como for, nunca sairá 100% do volume, mesmo que seu radiador tenha aquela torneirinha de dreno...coisa pouco provável...ou aquela previsão para cebolão que fica na parte de baixo do radiador.
Sem esgotar o máximo possível é até besteira por água desmineralizada.
Supondo que drenou bem, coloque primeiro o aditivo (2,5l) e complete com a desmineralizada...se fizer a mistura de 5,4l fora, vai sobrar devido ao volume que não se consegue retirar.
A pressurização pode ser feita a qq momento...existem umas bombinhas manuais à venda no mercado (toda loja de radiadores tem, mas nem todo mecânico tem), eu não tenho, mas tenho compressor e desenvolvi um método em que eu posso pressurizar o sistema e testar a eficácia da tampa...
https://youtu.be/db75X4gjJmM
Ao pressurizar o sistema, monitore tudo por uns 20min, tempo suficiente para em 98% dos vazamentos mostrarem a sua cara...se a pressão ficar paradinha o sistema está ok, caso contrário, tem algum lugar vazando...
O vazamento com o cilindro pode ocorrer e não será visto com o teste acima, pois na situação normal a pressão no cilindro é infinitamente maior e é o ar da explosão que sai pelo sistema de arrefecimento, criando uma pressão tão grande que sai ar e líquido pela tampa do expansor.
A maneira de testar isso é retirar as velas, colocar cada cilindro em PMS e injetar ar comprimido com 100PSI...perdas menores que 25% (limite) podem ocorrer, porém jamais para o arrefecimento...se ocorrer, borbulhará no expansor.
Eu nunca usei o Paraflu rosa (orgânico), sempre usei o verde (inorgânico)...mas vou experimentar um dia...





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Re: FERRUGEM SISTEMA ARREFECIMENTO

Mensagem por Bange » Sábado 19 2019f Janeiro 2019 07:20:37 AM

...esqueci de responder...
O vazamento pelos selos é só visual...mesmo que não estejam vazando, num sistema já comprometido, não tem como saber se ainda estão com a espessura original de 1,5mm ou corroídos e com 0,01mm, prontinhos pra vazar...por isso é que se trocam todos de uma vêz...





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Re: FERRUGEM SISTEMA ARREFECIMENTO

Mensagem por fercobs » Sábado 19 2019f Janeiro 2019 01:05:56 PM

Muito obrigado pelos novos esclarecimentos.

Segunda feira será o dia D... kkk...

Cordiais saudações.


Fernando Jacobs
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Re: FERRUGEM SISTEMA ARREFECIMENTO

Mensagem por Bange » Sexta-feira 25 2019f Janeiro 2019 08:46:23 AM

E aí? Qual o resultado?

Aproveito para mostrar os testes do Inmetro, para aditivos...é antigo, mas creio que as boas marcas permanecem com qualidade...
https://corsaclube.com.br/viewtopic.php?f=40&t=103160





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Re: FERRUGEM SISTEMA ARREFECIMENTO

Mensagem por fercobs » Sexta-feira 22 2019f Fevereiro 2019 10:30:24 AM

Prezado Bange,
Desculpe-me pela demora para retornar com a resposta.
Seguinte:
Depois que coloquei o Paraflu, começou a aparecer vazamento por tudo quanto foi lado. A consequência em ter feito a limpeza com o Bardhall Rad Clean e o uso do Paraflu, apareceu. O sistema comprometido não suportou a ação de limpeza e o uso desse aditivo (que é bem concentrado e forte). Resumo: Tive que trocar diversas mangueiras, além de tubos e conexões plásticas (isso mesmo, de plástico) e os selos do motor.
Um outro mecânico experiente disse que devido ao comprometimento do sistema (muito enferrujado), ele não recomenda usar aditivos fortes, como o Paraflu.
Recomendou lavar todo o sistema para remover todo o paraflu e colocar 300ml de querosene e o resto água desmineralizada. A princípio duvidei se solucionaria, mas decorridos mais de 20 dias usando o carro, inclusive fiz uma viagem de 500km com alta temperatura ambiente, o sistema não apresentou mais problemas. Não há mais vazamentos e tampouco o nível do líquido baixa no reservatório.
Transcorridos 90 dias faremos nova drenagem e faremos uma avaliação. Aí será decidido se faremos reposição de água desmineralizada com 300ml de querosene ou se colocaremos aditivo mais brando, como o delphi, por exemplo.
O mecânico disse que só recomenda o uso de Paraflu em carros novos ou em veículos que o sistema não esteja comprometido (apresentando ferrugem na água).
Gastei em torno de R$ 500,00 nessa "brincadeira", entre mão de obra, Rad Clean/Paraflu e peças (mangueiras, tubos e conexões).
Como exposto, o funcionamento do sistema permanecerá em avaliação e observação constante até completar 90 dias.
Cordiais saudações.


Fernando Jacobs
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Re: FERRUGEM SISTEMA ARREFECIMENTO

Mensagem por Bange » Sábado 23 2019f Fevereiro 2019 05:03:42 PM

...tudo tem seu tempo...
Com seu sistema comprometido (sem avaliação prévia) + uso de desincrustantes (tipo Rad Clean ou similar) + uso incorreto de aditivo... some tudo isso e vc poderia colocar caipirinha ou Wisky 18 anos, que ia vazar de qualquer jeito...mas não culpe o aditivo pelos vazamentos.
Sabe qual é a diferença entre o aditivo (qualquer aditivo aprovado pelo Inmetro), concentrado e o já diluído? Nenhuma...desde que se dilua o concentrado com a mesma proporção.
Mesmo em um sistema comprometido, a melhor opção sempre será o uso do aditivo na proporção indicada pela montadora, pois qualquer aditivo aprovado tem características anticorrosivas, o que é diferente de desincrustante (Rad Clean ou similares).
Eu já soube desse uso de querosene (em várias proporções), agora o que eu não soube foi de resultados com medidas técnicas e efetivas de real proteção ou até comparativa com os já conhecidos aditivos próprios.
Se vc se deixar levar por alguns mecânicos, vc se tornará escravo dele, pois no fundo ele quer que seu carro dê defeito.
Vc pode fazer do seu carro um laboratório de teste para o uso do querosene, mas...
90 dias é pouco, melhor 1 ano.
Vc sabe com quanto tempo o querosene
diluído na água perde suas propriedades e necessitará de troca?
Vc conhece o novo ponto de ebulição da mistura de água com querosene? ...podemos esquecer o congelamento, pois aqui nos trópicos ele nem funciona.
Que método vc usará para a avaliação da eficácia dessa mistura de querosene e água?
Aguardamos os resultados...





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Re: [DÚVIDA] - COMO TRATAR A FERRUGEM NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por jesieltrevisan » Terça-feira 24 2019f Setembro 2019 07:40:27 AM

A melhor opção entre estas discutida é sem dúvida nenhuma trocar de mecânico.

Existe muita ignorância no meio mas também muita má fé, estes mecânicos de bairro que lhe conhecem faz tempo e existe um longo histórico de manutenção de carros que você sempre leva na mesma oficina é infelizmente um prato cheio para aqueles que tem interesse que você não faça a manutenção adequada para que o carro de problema e você leve até sua oficina, garantindo o pagamento dos boletos do cara.

Infelizmente isso existe, eu mesmo deduzi que passei por isso, com mecânico falando que é besteira usar aditivo em carro velho.... Ou que pode utilizar água de torneira com aditivo.

Já vi mecânico colocar um carro que estava na rua para dentro da oficina com ZERO de Óleo no motor... Imagina a degradação no motor em poucos segundos de funcionamento sem óleo...

Foi ae que realmente caiu a ficha e pensei... Preciso trocar urgente de mecânico.

No corsa 95 usei Delphi orgânico e concentrado (rosa) e água desmineralizada... Porém agora está com vazamentos nos selos de trás do motor... Os mesmos onde o antigo mecânico não trocou por que "dava trabalho"...

Ou seja, já vou trocar todos os selos e o todo a solução água + aditivo.

O Delphi é ótimo mas anda meio salgado R$ 38... Vi que o Paraflu é bastante falado e dá para achar por R$ 15... Estou talvez inclinado a utilizá-lo devido ao custo.

Vocês recomendam sempre usar um Concentrado + Água Desmineralizada ou um Pronto para Uso do qual não necessita diluir ?

Entre Delphi e Praflu alguma observação?





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Re: [DÚVIDA] - COMO TRATAR A FERRUGEM NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por Bange » Terça-feira 24 2019f Setembro 2019 08:30:52 AM

Veja este tópico...
viewtopic.php?f=40&t=111784

A Delphi, provávelmente segue a mesma linha... não sei se o fornecedor é a Tirreno...
Quanto ao uso de concentrado ou diluído, veja que sem desmontar o sistema todo não tem como retirar 100% do líquido anterior, ficando este como um volume contaminante do novo líquido.
Some a isto o problema de vc colocar o diluído junto ao que não se consegue retirar, fácil concluir que a proporção será alterada.
Então, a melhor saída é o uso do concentrado, onde vc mesmo faz a proporção... mas e o resíduo que fica? Bom, a melhor saída é fazer circular água limpa (no procedimento de lavagem), até que se perceba só restar a água limpa... esgota-se o sistema da melhor forma possível e coloca-se o concentrado na proporção equivalente da capacidade do sistema (que depende do motor e se tem ou não AC), depois completa-se com água (preferencialmente desmineralizada), limpa... há pessoas, que como eu, usam aquela água que sai do ar condicionado caseiro.

Detalhes completos... viewtopic.php?f=92&t=104002

Eu sempre usei o Paraflu, que inclusive já foi avaliado e aprovado pelo INMETRO.





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Re: [DÚVIDA] - COMO TRATAR A FERRUGEM NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por jesieltrevisan » Terça-feira 24 2019f Setembro 2019 01:18:19 PM

Esse Paraflu tem um ótimo valor se comparado ao Delphi, sai pela metade do preço.
Estou me preparando para realizar esta troca, já comprei as águas e agora falta além do fluído, os selos do motor, que já vou aproveitar e trocar todos os 7 já para ficar 100% pois a uns anos atrás o mecânico trocou apenas os da frente... já que vai mexer... melhor trocar tudo.

Estou vendo se compro os selos original da GM... tem no mercado livre por uns R$ 80





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