Posso colocar aditivo no radiador depois de mais de 3 anos sem?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Deathlok664
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Domingo 22 2018f Abril 2018 11:00:18 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Posso colocar aditivo no radiador depois de mais de 3 anos sem?

Mensagem por Deathlok664 »

Estou fazendo uma revisão do meu classic 2011, troca de correias, freios etc. e vou trocar a água do radiador. Então, esse carro pelo histórico de manutenção dele, foi feito todas as revisões até 90 mil km na concessionária. Porem o mecânico viu que a bomba d'água estava ruim e falou que era uma marca ruim (urba). Não tenho histórico de troca da bomba d'água. Pelas notas fiscais foi feita a limpeza do arrefecimento em 2014, com a troca do aditivo. Mas o mecânico viu que estava sem aditivo e muito sujo. Então não sei o que aconteceu, pode ser que o antigo dono tenha trocado a bomba d'água e não colocou aditivo? Então em algum momento entre 2014 e 2017 sistema ficou sem aditivo. Corre o risco de vazamentos se colocar aditivo agora? Vou trocar a bomba d'água tbm marca Nakata. Acham que não deu tempo de oxidar muito o sistema nesses 3 anos que ficou sem aditivo?
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,
Coloque o aditivo e fique observando semanalmente.
Se está oxidado, repita a operação no momento que notar a oxidação no sistema novamente.
Geralmente de 3 em 3 meses é um período bom até zerar a oxidação.
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A oxidação começa quando o carro sai da montadora...só que com o uso de aditivo, ela fica muuuito vagarosa, pois é um de seus objetivos.

Não há como saber o estágio em que se encontra após esse tempo sem uso...faz uma boa limpeza no sistema e passe a usar um bom aditivo na proporção recomendada e siga nas manutenções preventivas.
Deathlok664
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Domingo 22 2018f Abril 2018 11:00:18 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por Deathlok664 »

Blz, acabei de fazer a limpeza do sistema. Troquei bomba dagua (nakata), aditivo diluído pronto pra uso Acdelco. So nao troquei a valvula termostatica. Carro ate agora sem vazamentos e nao esquenta. Ano que vem vou fazer uma nova limpeza. Obrigado a todos.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Particularmente eu não gosto do aditivo já diluído, pois mesmo desmontando todo o sistema (principalmente bomba + radiador), é impossível a retirada total do conteúdo, e o que sobra, ou deixa a solução mais diluída ou contaminada pelo que não se consegue retirar.

A meu ver, a melhor saída é a limpeza (sem desmontar nada), com a troca sistêmica até que o líquido fique tão limpo quando a água pura, quer seja pelo uso de máquinas próprias ou o cansativo procedimento manual (sempre com a VT aberta).

Após isto, coloca-se a quantidade de aditivo concentrado previsto para a proporção recomentada (depende se o carro tem AC ou não), e em seguida completa-se com água destilada ou desmineralizada ou deionizada (eu uso aquela que pinga do arcondicionado caseiro...mais barata e de procedência conhecida).

Os fabricantes dos aditivos concentrados, recomendam a troca a cada 2 ou 3 anos (trocar antes é tão com quanto a antecipação do óleo), o que só contribuí para a melhor manutenção possível.
Deathlok664
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Domingo 22 2018f Abril 2018 11:00:18 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por Deathlok664 »

Tem razão. Mas agora já era. Ano que vem eu troco novamente para limpar de vez.
afilho216
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 09 2010f Maio 2010 05:05:50 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por afilho216 »

Olá amigo,
vi que você usou aditivo diluído pronto pra uso Acdelco,é bom mesmo sempre usar o original. Na próxima vez que for trocar o líquido do radiador fica a dica de tomar cuidado quando for comprar, o vendedor querer te "empurrar" um aditivo mais barato de baixa qualidade, geralmente são aditivos que "parecem soda" e corroem todo o sistema de arrefecimento por dentro, eu mesmo tive que trocar cabeçotes de 2 carros que ficaram totalmente corroídos .Aqui na minha região de Goiás entorno DF é comum na oficinas bombas d'aguas e outras peças corroídas por aditivos de má qualidade.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”