Como fazer a melhor manutenção na água do Radiador?

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FábiodeSouzaBorges
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Como fazer a melhor manutenção na água do Radiador?

Mensagem por FábiodeSouzaBorges »

Gostaria de saber se posso usar aditivo na água do radiador, comprei meu Corsa Classic a três meses e fui trocar água e saiu barrenta e amarelada, coloquei só um litro de aditivo pode dar algum vazamento no radiador ou no cabeçote amigos? Por favor me ajudem!
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Bange
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Mensagem por Bange »

O mal já está feito...não dá pra saber quanto sem desmontar todo o distema e avaliar item por item.

Neste caso suas opções são:
1- Abrir/desmontar o sistema e avaliar/trocar o necessário e usar aditivo > mais correto, porém de custo mais alto
2- Limpar o sistema sem desmontar e passar a usar o aditivo > custo menor, porém com dúvida sobre a durabilidade dos comoonentes já comprometidos.
3 - Continuar sem usar aditivo > não recomendado.
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Meu Corsa Wind estava nas mesmas condições e hoje ele usa aditivo há sete anos.

O jeito é monitorar se tem algum vazamento, de preferência usando uma bomba de pressão com 1 bar. Se não aparecer vazamentos continue usado água com aditivo normalmente.
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FábiodeSouzaBorges
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Mensagem por FábiodeSouzaBorges »

Amigo usei só um litro de aditivo, irei ficar monitorando sim, o cabeçote pode ser prejudicado e entrar água no motor através do mesmo se o aditivo correr as sujeira? Estava pensando em mandar retirar a água que coloquei junto o aditivo e colocar água desmineralizada sem aditivo vcs me aconselham o que?
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Monitora e vai fazendo a manutenção rotineira trocando o líquido de arrefecimento de acordo com o tempo escrito no frasco do aditivo que pode ser de 6 meses a 5 anos.
Bange
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Mensagem por Bange »

FábiodeSouzaBorges escreveu:Amigo usei só um litro de aditivo, irei ficar monitorando sim, o cabeçote pode ser prejudicado e entrar água no motor através do mesmo se o aditivo correr as sujeira? Estava pensando em mandar retirar a água que coloquei junto o aditivo e colocar água desmineralizada sem aditivo vcs me aconselham o que?
Aditivo é inibidor....não é limpador, não tem componentes para desagregar ou escamar oxidações...para isso tem outros produtos esdpecíficos para limpeza.

Se não usar o aditivo na proporção recomendada, o efeito desejado não será atingido.
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FábiodeSouzaBorges
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Mensagem por FábiodeSouzaBorges »

Sou novo aqui e não entendo muito de carros, o aditivo que coloquei foi só um litro sendo que o radiador pega aproximadamente 5,8 litros de água, minha dúvida seria se ele poderia da vazamento no cabeçote do Corsa? Comprei esse Corsa Classic há três meses e ele é super conservado mesmo, só que ainda fui trocar a água do radiador parecia água de barro rsrsr...
Bange
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Mensagem por Bange »

Como eu disse, o aditivo (base glicol ou etileno glicol), não tem propriedade de desencrustar a oxidação dos metais (ferro, alumínio e suas ligas), e para que o líquido do arrefecimento (água + aditivo) seja eficiente, principalmente como inibidor de oxidações, ele deve estar na proporção correta (mínimo de 40% e máximo de 50%), logo se a capacidade de seu sistema é de 5,8l, a quantidade de aditivo (concentrado), deve ser de 2,32 a 2,9l de aditivo...

Como também já disse, o mal no seu motor já está feito e o uso do aditivo não acarretará mais mal (como vc está imaginando), pelo contrário, ele irá inibir ou diminuir a velocidade das oxidações, que sempre ocorrem pelo uso apenas de água.

Quanto ao tipo de água para a mistura...o ideal é que ela seja isenta de sais minerais, que contribuem na oxidação, logo se vc usar água de bateria, deionizada, destilada, do degelo das paredes de um congelador comum ou da que sai de um ar condicionado, sempre será melhor que água da bica ou poço.
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