Maldito arrefecimento no 1.6! A luta continua!

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Bange
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Maldito arrefecimento no 1.6! A luta continua!

Mensagem por Bange »

KKKK....a coisa não é bem assim...apesar do tema ser de fato complexo, dois fatores são preponderantes:

1 - Manutenção preventiva
2 - Qualidade dos materias

Em manutenção preventiva é que, nós proprietários, podemos e devemos atuar...um relaxamento neste item ocasiona carro parado e dinheiro desperdiçado em proporções que pode chegar a ser até maiores que o valor de mercado do próprio carro...aí vem o jeitinho com mecânicos de fundo de quintal e peças de segunda linha...se ficar com o carro é um tiro no pé e se vender, liga a bomba relógio na mão do próximo dono.

Mas podemos e devemos também olhar o item da qualidade dos materiais, pois eles podem ser fundamentais para um maior tempo de funcionamento sem falhas...e a melhor maneira é comprar nas concessionárias, porém a custos muitas vezes exorbitantes e a segunda opção é o mercado paralelo, mas dos mesmos fornecedores originais...a terceira...nem vou falar!

Bom, eu fui (sou) vítima de um desses donos (meu carro é de segunda ou terceira mão...), e a "bomba relógio" vem fazendo seus efeitos...

Em Mar/2017 > viewtopic.php?f=67&t=107524

Em Abr/2017 > https://www.youtube.com/watch?v=04AElMiHiqM (não achei o tópico aqui no CC...)

E agora (hoje) em Mar/2018, com um problema que não deveria ter ocorrido em tão pouco tempo de uso...levando em consideração o "pedrigree" do fabricante URBA-Brosol...

Depois eu conto o resto, pois agora tenho que remontar o carro pra sair à noite...
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Bomba URBA não presta, queimaram o filme.

Nem a bomba da AC Delco não dura pois os rolamentos começam a fazer barulho após um ano de uso. A bomba que uso atualmente da NAKATA tem qualidade por fora (tem rotores metálicos), mas no Wind em dois anos estorou o selo.

As fabricantes hoje nos obrigam a trocar a bomba d'água e a válvula termostática quando for a hora de trocar a correia dentada. Foi-se o tempo que uma URBA durava mais de 8 anos.
Bange
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Mensagem por Bange »

...continuando...

Ontem fui comprar uma nova bomba, mas só encontrava a tal Urba, Indisa e Carter, na região onde moro...fui de busão na Accioly, e lá tem 3 opções...Urba, Nakata e AC Delco...descatei Urba pelo histórico e a AC Delco pelo preço...a Nakata é fornecedora de algumas montadoras (não sei se de bomba d'água), e ainda não tinha informações negativas a respeito (a sua foi a primeira Adriano), mas já tá comprada e hj vai pro lugar...ontem a ida e volta de busão demorou e não remontei o carro...fui de Ubermóvel...
Bange
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Mensagem por Bange »

...ontem apenas iniciei a remontagem, mas não acabei...hj estou aguardando bater sobra pra continuar...

Mas vamos falar do início da coisa...como eu percebi um aumento da temperatura sem um motivo aparente (perda de líquido, não operação de relés, ventoinha(s) parada(s), pensei imediatamente na VT travada e retirei a dita...e testei no fogão...

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Sendo que quando a retirei ela estava fechada e ao ferver a abertura ocorreu com +- 94°C, passando no teste.

Não sendo a VT, parti para a bomba...e não deu outra...

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É passível de uma dúvida entre a qualidade do material e algum objeto (detrito grande), que tenha ficado no sistema e causado o estrago...porém nada encontrei...

Mas tem outro detalhe...

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Já estava também com um início de vazamento no selo mecânico...

Minha coleção agora está assim...

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A primeira é a MAx Bombas, durou 6 anos, a segunda é a Urba-Brosol, durou 1 ano...se essa Nakata não durar no mínimo 6 anos, vou comprar Max Bomba novamente....Urba, never more!
Ikaro
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Mensagem por Ikaro »

Só pra colocar mais uma marca na discussão, estou usando a bomba da Vetore há uns 3 meses, ela também é toda de ferro, acredito que ela e a Nakata são as únicas atualmente, mas não sei a original GM como anda a construção.

Usei uma AC Delco por mais de 4 anos e durou perfeitamente, só troquei pela Vetore pra aproveitar a mão de obra da troca da correia dentada.
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

O "original GM" FGP é muito semelhante ao AC Delco tendo o rotor plástico na cor azul. No meu Classic durou 10 anos de uso, mas como conto lá no tópico ele ficou muito tempo parado poupando o desgaste mecânico. Não podemos esquecer de que o aditivo contribuiu para que não deteriorasse nesse período.

Troquei de forma preventiva e acredito que resistiria a mais um intervalo entre trocas de correias dentadas se a grana estivesse curta. Agora está com a Nakata e completando 1 ano de uso e com aditivo AC Delco rosa.
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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Bange,
Eu nem falo nada de arrefecimento.
1.6 é um calo atrás do outro com o calor....
Ah!
Suas imagens não estão aparecendo.
Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
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Mensagem por pedroabni »

tenho um corsa 1.8 a 2 meses mais ou menos, qdo fui trocar as correias aproveitei pra trocar bomba d'agua, peguei nakata, foi conferido válvula termostática e esta tudo ok, ja tinha aditivo no sistema, foi apenas completado, ventoinhas acionando e tudo mais, e mesmo assim, subindo a imigrantes em direção a sp, o ponteiro pela primeira vez desde q tenho esse carro chegou ao meio e passou um pouquinho, temo q se a serra fosse um pouco maior o carro tinha fervido "/
Bange
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Mensagem por Bange »

Já tem um tempo que venho notando a temperatura subir além do normal, embora que não passe dos 100°C, fica mais tempo que o normal, demorando pra baixar e isto até em movimento de estrada.
Como a bomba, radiador, líquido do arrefecimento, etc... são relativamente novos, a leitura da temperatura está correta (conferido com termômetro de infravermelho), a desconfiança recai em dois pontos.
1 - VT não abrindo completamente
2 - Detritos presos nas cavernas do cabeçote

Em ambos os casos só abrindo e conferindo e o mais rápido e barato é a maldita VT...pra retirá-la, a polia do comando tem que sair, mas antes a correia dentada, mas antes tem que afrouxar o tensor...e ao retirar o tensor, reparei que saíram fios da rosca, certamente danificados por inúmeros apertos (carro de 22 anos, comigo 11), da rosca de aço do parafuso na carcaça da bomba, de liga de alumínio...

Bom, a VT foi retirada e o plano é rodar um pouco com ela e ver o comportamento da temperatura...
Mas o problema da rosca espanada tem que ser resolvido antes...
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Bange
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Mensagem por Bange »

Só que ao apertar o tensor, o rebite feito de um metal macio, não resistiu e foi puxado, não dando o aperto necessário...
Existe uma outra solução no mercado, que a utilização de um parafuso prisioneiro com medida M10 para fixar na bomba e medida M8 para o lado do tensor...só que com o furo feito para o rebite (que custou 3,00), tal solução não mais é possível e a minha saída foi fazer um rebite em aço, igual ao comprado inicialmente... só que...a correia do meu torno arrebentou e a solução mais rápida é a compra de uma nova bomba...
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