Colegas, boa noite!
Tenho um corsão (Corsa Premium 1.4 econoflex) 2008 e a uns 2 meses vem me dando uma certa dor de cabeça com o sistema de arrefecimento. quando começou o problema levei a oficina mecânica na qual resolveu os vazamentos. Assim mesmo percebi que o carro continuava aquecendo, e o meu próximo passo foi ir a uma loja especializada em radiadores e solicitar a desmontagem e renovação de todo o líquido do sistema do carro, como também a limpeza geral da compressora do ar condiciona.
A funcionalidade elétrica do carro está normal, já peguei o laudo com 2 mecânicos diferentes. Sendo que na última sexta-feira fazendo uma viagem com a família, percebi que o carro voltou aquecer novamente somente quando acionava o ar condicionado. Sem o ar condicionado estar ligado a temperatura do carro estava normal, quando andava porque no momento que peguei um pouco de congestionamento ele aquecia um pouco.
Sinceramente não sei o que mais devo fazer, alguém poderia me dar um dica/sugestão do que fazer??
Alguém já passou por isso?
Pq o Corsa Premium 1.4 está aquecendo com ar ligado?
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Este é um problema chato, pois quem mexe em AC, via de regra é curioso em arrefecimento e vice-versa, pois são especialidades diferentes...assim como mecânicos não são bons em elétrica...
Seu motor pode estar com alguma deficiência no arrefecimento, que não é suficiente para arrefecer corretamente o sistema quando o AC ligado acrescenta calor ao condensador...ou seu AC pode estar com problema, gerando um calor excessivo no condensador, que o arrefecimento, mesmo bom, não consegue suplantar.
Eu começaria buscando causas no arrefecimento...tampa do expansor com problema, VT travando antes da abertura completa, bomba ineficiente ou radiador com obstrução parcial...(considerando que as ventoinhas liguem nas tensões/temperaturas corretas).
Estando o arrefecimento OK, creio que um problema que possa aquecer excessivamente o condensador seja entupimento no filtro secador.
Seu motor pode estar com alguma deficiência no arrefecimento, que não é suficiente para arrefecer corretamente o sistema quando o AC ligado acrescenta calor ao condensador...ou seu AC pode estar com problema, gerando um calor excessivo no condensador, que o arrefecimento, mesmo bom, não consegue suplantar.
Eu começaria buscando causas no arrefecimento...tampa do expansor com problema, VT travando antes da abertura completa, bomba ineficiente ou radiador com obstrução parcial...(considerando que as ventoinhas liguem nas tensões/temperaturas corretas).
Estando o arrefecimento OK, creio que um problema que possa aquecer excessivamente o condensador seja entupimento no filtro secador.
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Bange.Bange escreveu:Este é um problema chato, pois quem mexe em AC, via de regra é curioso em arrefecimento e vice-versa, pois são especialidades diferentes...assim como mecânicos não são bons em elétrica...
Seu motor pode estar com alguma deficiência no arrefecimento, que não é suficiente para arrefecer corretamente o sistema quando o AC ligado acrescenta calor ao condensador...ou seu AC pode estar com problema, gerando um calor excessivo no condensador, que o arrefecimento, mesmo bom, não consegue suplantar.
Eu começaria buscando causas no arrefecimento...tampa do expansor com problema, VT travando antes da abertura completa, bomba ineficiente ou radiador com obstrução parcial...(considerando que as ventoinhas liguem nas tensões/temperaturas corretas).
Estando o arrefecimento OK, creio que um problema que possa aquecer excessivamente o condensador seja entupimento no filtro secador.
Hoje estarei indo comprar uma nova tampa do expansor, sendo que infelizmente agora mesmo sem o ar condicionado ligado o carro quase ferveu em um trajeto de 7km (15 minutos), alguns falam que o problema pode estar no cabeçote. Seria possível?
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Pelo fato de dar o problema sem o AC ligado...ele já pode ser descartado...
Eu gosto de avaliar/testar as coisas...mas reúno condições que nem todos tem, aí parte-se pra troca direta...se resolver, matou...em caso contrário é grana e tempo jogado fora...
No vídeo abaixo, eu mostro um método de dar pressão no sistema e avaliar possíveis vazamentos...e também testar a tampa sem precisar retirá-la para agregar acessórios ou adaptadores...o legal é que se pode "tentar" aplicar mais pressão que a válvula da tampa suporta (1,4Bar) e avaliar se ela elimina o excesso (acima de 1,4Bar) e sustenta os 1,4 Bar por um período maior que 1 hora...aí ela está perfeita...
https://www.youtube.com/watch?v=db75X4gjJmM ...eu tenho um compressor, mas pode ser feito também com bomba manual...mas tem que ter manômetro para conferir a pressão máxima e se ela se sustenta em 1,4Bar ou não perde ar com pressões menores
Já os outros itens depende de desmontagem, avaliação visual (bomba), ferver em panela d'água ( VT) e chacoalhar/bater com água dentro pra ver se sai detritos (radiador)...mas o teste não é seguro/conclusivo, pois os detritos podem estar grudados pela oxidação e nada se sabe sobre algum valor de vazão.
Existe também uma possibilidade de o problema ser elétrico...sensor fora de características (no 2008 eu não sei se fica abaixo da bobina ou no cavalete da VT), mau contato em conectores ou relés, que alimentam as ventoinhas (vide tópico viewtopic.php?f=40&t=109159 )...como é um sistema complexo, tem que ir eliminando as possibilidades até encontrar a causa raiz, que pode ser apenas uma ou mais de uma...
Um teste simples para avaliar o funcionamento é o que utiliza papelões para bloqueio do vento do arrefecimento forçado...isto obriga o sistema a passar pelas fases de alta e baixa...conhecendo-se a mecânica de funcionamento, fica mais fácil localizar problemas.
https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY&t=1s veja o uso de papelões e valores...esqueça o restante...
Eu gosto de avaliar/testar as coisas...mas reúno condições que nem todos tem, aí parte-se pra troca direta...se resolver, matou...em caso contrário é grana e tempo jogado fora...
No vídeo abaixo, eu mostro um método de dar pressão no sistema e avaliar possíveis vazamentos...e também testar a tampa sem precisar retirá-la para agregar acessórios ou adaptadores...o legal é que se pode "tentar" aplicar mais pressão que a válvula da tampa suporta (1,4Bar) e avaliar se ela elimina o excesso (acima de 1,4Bar) e sustenta os 1,4 Bar por um período maior que 1 hora...aí ela está perfeita...
https://www.youtube.com/watch?v=db75X4gjJmM ...eu tenho um compressor, mas pode ser feito também com bomba manual...mas tem que ter manômetro para conferir a pressão máxima e se ela se sustenta em 1,4Bar ou não perde ar com pressões menores
Já os outros itens depende de desmontagem, avaliação visual (bomba), ferver em panela d'água ( VT) e chacoalhar/bater com água dentro pra ver se sai detritos (radiador)...mas o teste não é seguro/conclusivo, pois os detritos podem estar grudados pela oxidação e nada se sabe sobre algum valor de vazão.
Existe também uma possibilidade de o problema ser elétrico...sensor fora de características (no 2008 eu não sei se fica abaixo da bobina ou no cavalete da VT), mau contato em conectores ou relés, que alimentam as ventoinhas (vide tópico viewtopic.php?f=40&t=109159 )...como é um sistema complexo, tem que ir eliminando as possibilidades até encontrar a causa raiz, que pode ser apenas uma ou mais de uma...
Um teste simples para avaliar o funcionamento é o que utiliza papelões para bloqueio do vento do arrefecimento forçado...isto obriga o sistema a passar pelas fases de alta e baixa...conhecendo-se a mecânica de funcionamento, fica mais fácil localizar problemas.
https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY&t=1s veja o uso de papelões e valores...esqueça o restante...
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Respondendo a sua pergunta sobre o cabeçote...sim, é também possível, mas tem métodos próprios de avaliar a compressão dos cilindros...por exclusão, se nada for encontrado em relação a bomba, radiador, VT, tampa e também na parte elétrica, é bem lógico que seja cabeçote...
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Bange, obrigado pelas explicações!!!Bange escreveu:Pelo fato de dar o problema sem o AC ligado...ele já pode ser descartado...
Eu gosto de avaliar/testar as coisas...mas reúno condições que nem todos tem, aí parte-se pra troca direta...se resolver, matou...em caso contrário é grana e tempo jogado fora...
No vídeo abaixo, eu mostro um método de dar pressão no sistema e avaliar possíveis vazamentos...e também testar a tampa sem precisar retirá-la para agregar acessórios ou adaptadores...o legal é que se pode "tentar" aplicar mais pressão que a válvula da tampa suporta (1,4Bar) e avaliar se ela elimina o excesso (acima de 1,4Bar) e sustenta os 1,4 Bar por um período maior que 1 hora...aí ela está perfeita...
https://www.youtube.com/watch?v=db75X4gjJmM ...eu tenho um compressor, mas pode ser feito também com bomba manual...mas tem que ter manômetro para conferir a pressão máxima e se ela se sustenta em 1,4Bar ou não perde ar com pressões menores
Já os outros itens depende de desmontagem, avaliação visual (bomba), ferver em panela d'água ( VT) e chacoalhar/bater com água dentro pra ver se sai detritos (radiador)...mas o teste não é seguro/conclusivo, pois os detritos podem estar grudados pela oxidação e nada se sabe sobre algum valor de vazão.
Existe também uma possibilidade de o problema ser elétrico...sensor fora de características (no 2008 eu não sei se fica abaixo da bobina ou no cavalete da VT), mau contato em conectores ou relés, que alimentam as ventoinhas (vide tópico viewtopic.php?f=40&t=109159 )...como é um sistema complexo, tem que ir eliminando as possibilidades até encontrar a causa raiz, que pode ser apenas uma ou mais de uma...
Um teste simples para avaliar o funcionamento é o que utiliza papelões para bloqueio do vento do arrefecimento forçado...isto obriga o sistema a passar pelas fases de alta e baixa...conhecendo-se a mecânica de funcionamento, fica mais fácil localizar problemas.
https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY&t=1s veja o uso de papelões e valores...esqueça o restante...
Você é mecânico? Se sim, atende no rio de janeiro?
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Não sou mecânico de profissão...sou hobbysta...em marcenaria, mecânica automotiva, tornearia e agora aprendendo solda elétrica...me aposentei da eletrônica, que era minha profissão...
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Beleza. Perguntei porque se fosse mecânico de profissão, eu daria um jeito de levar o carro até você para dar uma olhada.Bange escreveu:Não sou mecânico de profissão...sou hobbysta...em marcenaria, mecânica automotiva, tornearia e agora aprendendo solda elétrica...me aposentei da eletrônica, que era minha profissão...
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- Contato:
Jefferson,
Vou te indicar um cara fera em A/C que resolveu alguns problemas nos sistemas de alguns colegas do CC RJ.
Aqui está o número dele 21-9-9627-0787 - Serginho.
Diga que foi uma indicação via Waldenor Junior do Corsa Clube RJ.
Abraços1
Vou te indicar um cara fera em A/C que resolveu alguns problemas nos sistemas de alguns colegas do CC RJ.
Aqui está o número dele 21-9-9627-0787 - Serginho.
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Abraços1
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO!
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Obrigado!!!sousaman escreveu:Jefferson,
Vou te indicar um cara fera em A/C que resolveu alguns problemas nos sistemas de alguns colegas do CC RJ.
Aqui está o número dele 21-9-9627-0787 - Serginho.
Diga que foi uma indicação via Waldenor Junior do Corsa Clube RJ.
Abraços1
Descobri que o problema estava na válvula termostática, que havia pedido um mecânico para ver e ele não tinha vista. Então fui atrás de uma segunda opinião e tudo foi resolvido, obrigado!!!
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