Como funciona 1° e 2° estagio do Corsa 96 com A/C?

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Bange
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Re: como funciona 1° e 2° estagio do corsa 96 com ac?

Mensagem por Bange »

Ôps! Desculpe...a tensão no pino 87 deve ser de aproximadamente 6V, pois o circuito normal é uma série, ou seja, motor da ventoinha 1 em série com a 2...e como a resistência de ambas são praticamente iguais, a tensão deve ficar em torno da metade (6V)...e o normal é que as ventoinhas girem...
Se tiver 6V e as ventoinhas NÃO ligarem, verifique se elas estão agarrando (pesadas)...há casos em que não giram com 6V (fase da velovidade baixa), mas giram na fase da velocida alta, quando cada uma recebe os 12V normais.
É uma condição difícil (ambas com o mesmo problema), mas possível...
gleisin
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Mensagem por gleisin »

blz, vou ver se consigo fazer um video e posto no you tube e ponho o link aqui pra vc ver como ta, chegando a tensão no pino 30 ta pq o rele arma neh, o problema é que depois que ele arma nao sei pq some a tensao dele, tanto no pino 30 como no 87, so que ele continua armado sem o multimetro acusar a tensao, parece coisa de outro mundo, mais vou fazer os testes dinovo pra ver e filmar dessa vez, e a ponta preta ta aterrada e faço o teste com a ponta vermelha msm, multimetro na posiçao corrente continua, tb fiz o testei com o carro desligado no modo de continuidade (teste de diodo) e encostei com a mao o contato la do rele e ta dando continuade ja depois do soquete do rele, provando que nao e problema no soquete, os fusiveis eu tb olhei todos e estao todos funcionando, agora o que talvez possa ser é como vc falou que a primeira velocidade é interligada de um rele no outro, talvez esse outro nao esteja passando o contato, olhando o esquema que vc mandou eu nao consegui ler e nem sei qual seria esse outro, eu testei o rele 5 pra ver, e ele quanto ta armado tem os 12v no pino 87a e no 87 e no 30 fica 0,08v e nisso o rele 6 tb fica do msm jeito, 0,08v no pino 30 e 87, esse rele 5 tem eu nao sei o nome correto mais de 5 pinos e se fala dois contatos eu nao sei, quando um pino arma o outro desarma, teria chance de ser ele atrapalhando o rele 6? quando desarmado tb nao tem a tensao de 12v nesse rele 5, mais to falando dele so pra ver se ele tem alguma coisa haver com o 6 ou nao, pq a segunda fase da ventoinha ta funcionando
Bange
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Mensagem por Bange »

Não sei se vc está se confundindo...vamos recapitular...

Velocidade baixa: liga quando tiver 1,6V no sensor (equivalente a +- 95°C) e opera somente o relé R6 (vide 1° esquema...siga a linha verde que coloquei)...veja que os 12V inicia no ponto F20, passa pela ventoinha, pino 30 (R6 operado), pino 87 (R6 operado), ponto RE, pino 30 (R5 desoperado), pino 87a (R5 desoperado), bobina da ventoinha, terra. Nessa situação e estando tudo normal, a corrente flui pelas bobinas das ventoinhas que estão em série e vc deve medir +- 6V em qualquer ponto entre as duas ventoinhas (30 R6, 87 R6, 30 R5 ou 87a R5), pois todos eles estão ligados e são considerados eletricamente o mesmo ponto, devendo ter a mesma tensão.

Obs.: qualquer esquema com relé, sempre mostrará a situação de desoperado e seus contatos na condição mostrada no esquema...para analisar um relé operado, vc tem que imaginar que o contato foi transferido.
Ex.: relé R6 desoperado (situação do esquema) pino 30 em curto com pino 87a, pelo seu contato.
relé R6 operado (imaginar) pino 30 em curto com pino 87, pelo seu contato.

Velocidade alta: liga quando tiver 1,4V no sensor (equivalente a +- 98°C) e opera tanto R5 como R3, pois a ECU põe terra no pino A5...(o relé R6 já estava operado e continua operado)...veja que quando R5 opera o pino 30 fica em curto com o pino 87...esta situação além de cortar a ligação série das bobinas, coloca terra no pino 30 (vindo do pino 87), a ventoinha 1 fica com sua carga plena e sua velocidade aumenta.
O relé R3, é um relé especial com um temporizador (no original ele é um pouco mais alto que os outros para acomodar o circuito temporizador), e mesmo que o terra proveniente da ECU pelo pio A5, chegue a R5 e R3 ao mesmo tempo, R3 irá operar uns 2 a 3s mais tarde (devido ao temporizador) e o pino 30 fica em curto com 87...então os 12V do ponto F7, sai pelo pino 87, bobina da ventoinha 2 e fecha com terra...dando plena carga e velocidade maior.

Então, se vc medir o pino 87 (R6), na fase da velocidade baixa, encontra +- 6V....se medir o mesmo ponto na fase da velocidade alta, vai encontrar 0V, pois ele estará aterrado pelo R5 operado.

Lembra que dei essa dica > https://www.youtube.com/watch?v=T1uTSffD5Dw&t=8s ela te possibilita o tempo que quiser em qualquer das fases, sem precisar ligar o motor ou aguardar o motor aquecer, ficando bem mais fácil de localizar o problema.
Bange
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Mensagem por Bange »

A aí gleisin, como ficou a história??
gleisin
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Mensagem por gleisin »

rapaz ontem levei o carro na cidade, um eletricista olhou e disse que os rele atraz do porta luva estavam bons mais que eles nao tinha nada haver com a ventoinha, que era do ar condicionado,e explicou uns negocio la que um mandava pro outro e tal, inclusive ele disse que a ventoinha parou de rodar a primeira fase quando liga o ar pq nao tem gas no sistema, ai tem um sensor que nao deixar ligar por falta de gas ( e ta sem gas mesmo ), ai ele disse que precisava passar o rastreador no carro e me mandou ir em outra oficina la, o cara passou o rastreador e fez uns testes la com uma caneta que mostra voltagens e disse que nao tava chegando a tensao da primeira fase na ventoinha, ai disse que eu teria que deixar o carro la durante a semana pra ele puxar o esquema dele e procurar no chicote se tinha algum problema, como eu nao podia deixar o carro la pq é longe de casa ai fiquei de ligar la e marcar pra levar, mesmo assim passei em outra oficina e tava lotado e o cara nao pode olhar, ai vim embora sem resolver o problema, amanha vou ir em outro lugar aqui pra mandar olhar, dizem que o cara é bom, mais parece ser mais complicado do que eu pensei em irmao.
Bange
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Mensagem por Bange »

Foge do eletricista que disse que os relés nada tem a ver com as ventoinhas!!!

De fato, o AC ligando, também liga as ventoinhas...mas já te disse...esquece o AC por enquanto...

Não existe na linha Corsa, monitoramento do sistema de arrefecimento pela ECU...logo, nenhum rastreador vai apontar nada do arrefecimento além da temperatura...tanto que o cara que usou o rastreador, usou também a caneta (que assim como o multiteste, também dá alguma condição de análise)...mas ele já detetou a falta de uma alimentação para a velocidade menor.

Outra dica: o fato de um relé operar (click), não o qualifica como bom...apenas que sua bobina não está aberta e também que a energia recebida por ele moveu a armadura...daí o "click"...o(s) contato(s) de tal relé, deve ser analisado pois deve haver um curto perfeito entre seus contatos (de repouso ou de trabalho), de forma a que ele possa executar a sua função de ligar, desligar ou transferir alimentação de um lado para outro...se não houver um curto perfeito, a resistência criada pelo desgaste (sim relé desgasta) ou pela sujeira (poeira, carbonização por faíscas...), cria uma resistência no ponto de contato, que impede a passagem de corrente/tensão...daí não funciona, ou seja, ele não executa sua função.

A coisa não é complicada, é que existem muitos "curiosos" no mercado...a consequência já está descoberta (falta de alimentação, o que elimina ventoinhas agarrando), agora é descobrir se é algum dos reles citados ou fiação...já falei do relé R3...ele é um relá especial...se no seu caso parece que não tem, é bom ir providenciando...
gleisin
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Mensagem por gleisin »

o meu tem o rele 3 tb, esse primeiro eletricista ligava acho que uma caneta tb la na bateria e la dos reles ele acionava a ventoinha em alta mais nao conseguia na baixa, nao sei pq ele falou isso sendo que la de dentro ele acionava a alta ligando nao sei como la, ele falou que um rele nao tava 100 % que era o 4 eu acho mais que ele nao influenciava nao pq era do ar condicionado, ah e o segundo eletricista nem chegou olhar os reles, ele disse que tinha que deixar o carro la e tal pra ele olhar o chicote e reles da injeçao, ai eu falei com ele que eles tinha os reles atraz do porta luva mais ele nem olhou e descartou, pelo que intendi ele falou que nao tinha nada haver tb nao, e la é uma oficina que marca ate na parece que sao pra mexer em injeçao e parte eletrica, amanha vou ir no outro aqui pra ver se ele arruma, mais ontem nao foi meu dia de sorte, só achei gente com má vontade e outros ocupado, o primeiro msm nem conversar com agente ele conversa, mau responde o que agente fala, tomara que amanha mude
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Mensagem por gleisin »

falando uma lingua mais comum, como seria feito o teste pra mim tirar de vez a duvida que nao é os reles? no caso tenho que fazer isso hj pq amanha vou levar na oficina, com o multimetro em maos com a ponta preta na lata do carro, os reles que terei que testar no caso é o 3 e o 6? vi o seu video mais vc parece que usou foi um voltimetro pra injetar o 1,6v no sensor neh, se for como nao tenho o voltimetro vou ligar o carro e esperar atingir os 100 graus pra no caso arma a primeira fase, com isso feito vou nos rele testar, quantos volts terei no pino 30 e 87 do rele 3 ? quantos volts terei no pino 30 e 87 do rele 6 ? vc ja deve ter falado nos comentarios acima mais falando de uma forma mais simples e facil deu intender pq sou so um amador, eu ate comprei uns dois multimetro digital e analogico que ia fazer um curso de eletrica de aparelhos domesticos mais acabei nao fazendo ainda, sou só mais um curioso, ai queria saber quais reles que terei que testar e quais voltagens tenho que encontrar nos pinos 30 e 87 deles
Bange
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Mensagem por Bange »

Vc falou anteriormente que todos os seus relés são pretos, o que fica claro não serem originais, logo, alguém anteriormente já os trocou...falei do 3 que é um relé especial/diferente e o único mais alto dentre os 6...como vc não confirmou, assumi que o que está lá não é o correto...

Não, o voltímetro não injeta tensão....ele apenas lê a tensão do ponto que se está testando...a tensão de 5V é enviada pela ECU e dá uma queda de acordo com a resistência dinâmica do NTC (que é o componente do sensor)...o que eu fiz foi substituir o sensor por um potenciômetro de fio, de 500 Ohms, e fui variando para simular a variação do sensor como se o motor fosse esquentando.

Imagem

O gráfico acima mostra a característica elétrica/térmica do sensor de temperatura (que é um NTC)...veja que dependendo da temperatura ele assume um valor diferente de resistência...como a temperatura de trabalho dos Corsas fica entre 92 e 98°C, não há precisão em tal gráfico...daí usar um resistor variável (potenciômetro), para "simular" a variação da temperatura (sem ter que ligar o motor), é uma forma simples e eficiente para teste do sistema..não do sensor OK?

Esto fazendo uma tabela de tensões dentro de cada fase...
gleisin
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Mensagem por gleisin »

ah certo, vou te passar as cores dos reles do meu carro, o rele 1 e 3 é de cor azul (inclusive os dois sao iguais os codigos), o rele 2, 5 e 6 sao da cor preto (o 2 e o 6 é do msm codigo), o 4 é na cor cinza. isso eu comprei o carro assim e nunca troquei, tava funcionando desse jeito mesmo. kkkk
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