Como funciona 1° e 2° estagio do Corsa 96 com A/C?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: como funciona 1° e 2° estagio do corsa 96 com ac?

Mensagem por Bange »

Eis a tabela...

Imagem

Lembretes:
Os 12V e os 6V, dependerão do valor exato de sua bateria...normalmente esses valores serão ligeiramente mais altos.
Quando eu menciono 0V (terra), vc tem que ler 0V e reprogramar o multiteste para resistência e confirmar um bom terra, com valor próximo a 0 (zero) Ohm.
Tais leituras só são válidas quando dentro de cada fase...fora delas as coisas mudam e eu não mencionei.
gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

blz, vou testar la, os rele do meu carro é assim, o rele 1 e 3 é de cor azul (inclusive os dois sao iguais os codigos), o rele 2, 5 e 6 sao da cor preto (o 2 e o 6 é do msm codigo), o 4 é na cor cinza. deve ta errado entao neh
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Já disse que a cor é o que menos importa...as características elétricas e a funcionalidade, essas são importantes...
Ex.: todo relé de apenas 1 contato, terá as pinagens exatamente iguais...porém seu contato pode ser para suportar 10, 20, 30 ou 40A, ou seja, o de 10A é mais fraco que o de 40A...por isso que embora haja similaridade no esquema da capa (pinagens), nem sempre pode-se trocar um pelo outro...no caso dos relés envolvidos no arrefecimento, salvo engano, devem ser de 30 ou 40A, pois a corrente de trabalho das ventoinhas, quando na fase alta, é de 12A, mas ao ligar dá um pico que pode chegar ao dobro ou mais...
O relé R3, se destaca pelo tamanho (mais alto), pois tem adicionalmente uma eletrônica de retardo...se vc não conseguir identificar essa diferença (independente da cor), o que está lá, está errado.
gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

sim amigo eu lembro que vc falou que a cor nao tem nada haver, eu so falei que o que ta no carro deve ta errado entao, pq vc disse que o 3 é maior e pelo que vi na foto é mesmo, e do meu carro nao é maior nao, inclusive é do msm que ta no rele 1, se ele é diferente o meu ta errado, nem sei qual a funçao dele ao certo mais funcionou ate uns dias atraz neh, kkkkkkk
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sim, vai funcionar...mas...

A razão dele ser diferente é que como disse acima, quando na fase de alta, os reles são alimentados diretamente com 12V, e isso dá um pico de corrente de no mínimo 24A, como são duas ventoinhas o pico sobe para 48A...se toda essa corrente não for limitada de alguma forma, o motor chega até a mancar se tiver na ML...a solução da GM, foi operar os dois relés em tempos diferentes...fazendo um operar primeiro e o outro uns 2 a 3 segundos depois...isto é feito pelo relé R3 com uma temporização...daí ele ser especial...na prática qq relé sem essa temporização irá funcionar, com o prejuízo de ocorrer o manco do motor, que dependendo de outros fatores pode até morrer quando em ML...em alta RPM, isso é irrelevante.
gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

Boa tarde amigo, o problema tava na ventoinha de fora, tá queimada, colocamos outra e funcionou, vou comprar, obrigado pela ajuda, deixa eu te falar, comprei um aditivo pra por no radiador mais tô com medo pq o antigo dono não usava, e é carro velho, o que vc recomenda? Compensa por msm que seja um pouquinho? Não queria gastar mais dinheiro agora arrumando vazamentos kkkkk
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pô!!! queimada não funcionaria nem em baixa e nem em alta!!!...e vc disse que em alta funcionava!!! Como???

Quanto ao aditivo...ele posterga os problemas de corrosão e oxidação (dentre outras coisas)...digamos que com aditivo os componentes durariam 20 anos...já sem aditivo durará a metade desse tempo...ou menos...
Quando não se usa aditivo, o processo de corrosão é acelerado...não tem como saber sem abrir e inspecionar tudo...bomba, radiador, mangueiras (mangueira não sofre corrosão, mas o óxido desprendido gruda no interior...), selos do motor, pescoço da entrada do líquido na bomba, cabeçote...
Não usar aditivo, é ligar uma bomba relógio com tempo desconhecido...
O aditivo não tem propriedade de limpeza (como Radiex, Radclean...), ele é um inibidor (dentre outras coisas), ele não causará mais mal do que já está feito, pelo contrário, diminuirá a velocidade da corrosão...mas sua eficiência está ligada a proporção correta...60% de água e 40% de aditivo.

viewtopic.php?f=92&t=107923

viewtopic.php?f=92&t=104002
gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

blz, fico meio sismado por ja ser um carro velho e sem usar ai usando falam que corre o risco de aparecer vazamentos, ai pensei que talvez começar usando aos poucos evitaria os tais vazamentos
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Passe a usar normalmente na proporção correta...é o mais sensato e lógico a fazer...mas caso venha a ocorrer algum problema decorrente de corrosões já em curso, não culpe o aditivo, pois ele é um inibidor e não um limpador.

Mas e quanto a ventoinha queimada...que tipo de queima a faz funcionar apenas em uma velocidade? Ela só tem 1 enrolamento...queimou, não funciona nada...
Outra coisa...a tensão que faltava na fase de baixa...normalizou com a troca da ventoinha?
Qual foi a ventoinha trocada...a de fora ou a de dentro?
gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

uai moço pra mim estava funcionando as duas ventoinha na alta, mais deve que olhei errado, acho que tava tao preocupado que prestei foi mais atençao no barulho, e a tensao foi o proprio eletricista que falou que nao tinha, ele testou com o carro ligado no caso quente na fase baixa e ele disse que nao tava funcionando, ja no eletricista que fui antes de ontem ele testou tudo foi com o rastreador, ele baixou os esquemas dos reles e mexeu la trocou e fuçou la, ai ele disse que talvez seria fio e foi testar a ventoinha de fora e viu, ele ligava as fazes com o rastreador, no rastreador dele tinha escrito, fase baixa ( ligar/desligar), fase alta (ligar/desligar), ai ele testou sem precisar ligar o carro, pelo rastreador ele ligou a fase baixa e foi mexendo, primeiro ele disse que talvez seria problema no inverter ate arrancou o paraxoque do carro pra mexer e testou o conector da ventoinha e tava chegando tensao, era um problema tao simples que eu vacilei e em duas oficinas que levei os caras tb nao descobriram, eu ate pensei nessa hipotese mais como meu tempo é corrido nem olhei, ai ele pegou uma outra ventoinha dum carro la e testou tb pelo rastreador e ja ligou a fase baixa, ainda ta sem a ventoinha pois ele nao tinha la, o carro tava com uma ventoinha universal de 12v 80w, ele achou ela fraca ja que ela tb liga em velocida alta, ai to sem saber se torno colocar uma dessa universal ou se compensa investir um pouco a mais e colocar a original, o que vc acha ?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”