Como funciona 1° e 2° estagio do Corsa 96 com A/C?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Re: como funciona 1° e 2° estagio do corsa 96 com ac?

Mensagem por gleisin »

mais nao seria muita conhecidencia dois reles tarem com o msm problema? o rele da velocidade 4 do ventilador é do mesmo que aciona a 1 velocidade da ventoinha, peguei o da velocidade 4 e coloquei no da ventoinha arma e nao liga a ventoinha, peguei o da ventoinha e coloquei na velocidade 4 e o msm funcionou, isso nao prova que ele ta bom? o que me resta de testes pra mim fazer agora ? o pino 87 do rele é o consumidor neh,posso pegar uma lampada de teste e testar se funciona, isso ira comprovar que ele ta bom? tenho multimetro em casa, posso usalo pra descobrir alguma coisa? to sem saida agora, tava torcendo para que fosse o rele mais ta complicado agora, vc teria mais alguma dica pra mim ?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc deve interpretar o esquema...veja que a velocidade baixa passa por 2 relés (1 contato de cada um)...e tbm tem os soquetes, que não fazem parte do relé.
Vc deve testar tudo para efetivamente para concluir alguma coisa.

Teste com lâmpada ajuda muito, mas pra mim um multiteste informa muito mais...


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

eu nao sei interpretar esquema, vou pedir pra um amigo que trabalha com eletronica pra interpretar pra mim, o soquete vc fala onde o rele fica encaixado? amigo onde eu encontro uma tabela falando qual rele é o correto pra cada coisa ali, deve ta certo mais os rele do meu carro sao quase tudo preto, so tem um cinza, olhando sua foto tem amarelo, verde. pelo visto nao vou conseguir resolver esse problema nao, complicado


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu colori o caminho percorrido para ajudar a entender por onde passa, mas pra quem não manja realmente fica difícil.

Sim, soquete é onde o relé é inserido.
Meus relés são originais ainda...não existe uma tabela...a coisa deve ser vista pelo código GM ou pela equivalência elétrica...tirando os xing-ling, a maioria são bons.
Mas o relé amarelo é especial...ele é temporizado, difícil de achar no mercado paralelo.

Veja que no esquema tem a numeração dos pinos do relé...no próprio relé tem a mesma informação e em alguns até o esqueminha interno.


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

vou testar se ta saindo corrente no consumidor do rele, testando la no cabo que chega na ventoinha nao chegou corrente quando o rele arma, mais o rele em si funcionou no sistema do ventilador, os cabos estao encaixado la no soquete pelo que parece, vou testa se ta saindo a corrente no fio que sai do pino 87 do rele, tiver saindo o problema deve ser depois dele neh, ai ja nao sei se depois dele tem mais alguma coisa ou é o fio msm que vai direto pra ventoinha


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

De qual velocidade vc está falando?
Sua oreocupação deve ser a baixa, pois a alta vc disse q funciona...


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

sim, meu problema é na ventoinha em baixa, eu falo assim, como vc ver na foto que vc mandou, o relé 2 é do mesmo do 6, (o rele 2 é da velocidade 4 do ventilador interno do carro) o rele 6 é o da velocidade baixa da ventoinha, ai no caso eu peguei o rele 2 que é do msm e coloquei no soquete 6 e ele tb arma mais nao liga a ventoinha, alternei os dois é os dois armam no soquete 6 sem ligar a ventoinha, e ambos tb foram testado no soquete 2 que é do ventilador interno e ta funcionando normal, por isso acho que nao seja o rele, se fosse o rele nao era pra eles funciona no soquete 2 nao é mesmo?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sim, a princípio este relé está bom, mas ainda não é conclusivo...pode ser ainda mau contato no contato ou no soquete.
Ao invéz de vc fazer trocas, mede o caminho da alimentação...se tem na entrada de um relé e não tem na saída, o problema foi localizado.


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

Eh parceiro tentei medir aqui e fiquei foi mais confuso, o relé 6 chega nele os 12v aí quando ele arma o pino 87 não da carga, e a carga que chega no pino 30 TB diminui muito quase some, isso testando dois relés, aí testei TB o relé 5, ele fica sem chegar carga nenhuma, quando ele arma o pino 87a fica os 12v e o 30 e o 87 fica com 0,08 e nisso o relé 6 TB fica com a msm carga, assim que ele desarma some toda corrente dele é o relé 6 volta a ficar como eu falei no início, tô medindo errado será? Como medir corretamente?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Primeiro vamos combinar uma coisa: voltímetro mede voltagem ou tensão, e as medidas são feitas com a ponta preta aterrada e a vermelha no ponto a ser avaliado.
Corrente é medida pelo amperímetro (outra função do multímetro), e para isto deve-se interromper o circuito (abrir) no ponto a ser testado e inserir as pontas dando continuidade.

A leitura no caso é de tensão e não de corrente ok?

No relé 6, pino 87, tem que aparecer 12V, quando ele opera... caso não apareça ou o contato está ruim ou já não chega 12V no pino 30 (vamos descartar o contato, pois acontece o mesmo com 2 relés...). Se não tem 12V no pino 30 (deveria ter apenas ligando a chave), vc tem que pesquisar a razão...que pode ser fiação, conector da ventoinha, escova do motor, fusível (queimado ou com soquete frouxo)...estas são as causas para que não chegue os 12V no pino 30...vc tem q pesquisar qual delas.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”