Como funciona 1° e 2° estagio do Corsa 96 com A/C?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Como funciona 1° e 2° estagio do Corsa 96 com A/C?

Mensagem por Bange »

gleisin escreveu: ...ja no eletricista que fui antes de ontem ele testou tudo foi com o rastreador, ele baixou os esquemas dos reles e mexeu la trocou e fuçou la, ai ele disse que talvez seria fio e foi testar a ventoinha de fora e viu, ele ligava as fazes com o rastreador, no rastreador dele tinha escrito, fase baixa ( ligar/desligar), fase alta (ligar/desligar), ai ele testou sem precisar ligar o carro, pelo rastreador ele ligou a fase baixa e foi mexendo, primeiro ele disse que talvez seria problema no inverter ate arrancou o paraxoque do carro pra mexer e testou o conector da ventoinha e tava chegando tensao, era um problema tao simples que eu vacilei e em duas oficinas que levei os caras tb nao descobriram, eu ate pensei nessa hipotese mais como meu tempo é corrido nem olhei, ai ele pegou uma outra ventoinha dum carro la e testou tb pelo rastreador e ja ligou a fase baixa, ainda ta sem a ventoinha pois ele nao tinha la, o carro tava com uma ventoinha universal de 12v 80w, ele achou ela fraca ja que ela tb liga em velocida alta, ai to sem saber se torno colocar uma dessa universal ou se compensa investir um pouco a mais e colocar a original, o que vc acha ?
Um bom rastreador tem capacidade de interagir com a ECU e comandar o liga/desliga de cada fase...mas não dá resultados no caso de alguma não funcionar...tem que sair pesquisando eletricamente...

...vc não retornou corretamente as perguntas e observações...lembra que falei que ambas devem funcionar juntas em cada uma das fases? ...e vc disse antes que funcionavam nas duas...OK...mas depois falou que funcionavam apenas na fase alta...daí minha análise passou a ser dos relés/fiação/soquete/conector...se vc dissesse que não funcionam na baixa e na alta apenas uma...eu mataria o problema e vc só gastaria o valor da compra da ventoinha...bom, agora é tarde...

Não tenho informação de potência da ventoinha...somente que elas são de 12A...logo a medida Ohmica é de 1 Ohm...(quase curto)...se vc tiver com ela em mãos, basta conferir com o seu medidor.

Pela lei de Ohm...P=RxI²....1 x 12² = 144W...se ela é de 80W, não tem o que "achar"...de fato é fraca...


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

realmente o erro foi meu, acabou ficando caro por causa das viagens, o cara que descobriu cobrou 80 reais, nos outros andei 150 km atoa, vivendo e aprendendo, da proxima fico mais esperto. obrigado pela ajuda


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

o condensador tb influecnai na temperatura do carro ou so serve pro ar condicionado ?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Um motor sem AC, tem apenas 1 ventoinha (a maior)...quando tem AC, devido a posição do condensador (na frente do radiador), e a quantidade de calor que ele gera quando o AC funciona, a GM colocou uma ventoinha a mais para compensar o calor adicional...então a ventoinha menor foi posta por causa do AC e não para o AC...tanto que ambas funcionam mesmo sem o AC estar ligado.

Um sistema de arrefecimento que funcione efetivamente, tanto faz ter ou não o condensador...usar ou não o AC...ele apenas trabalhará um pouco mais devido ao calor adicional, mas é um ônus a ser pago pelo conforto da temperatura mais agradável dentro da cabine.

Respondendo a sua pergunta de uma outra forma, o condensador é parte integrante do sistema do AC e só serve para o AC...embora que sua presença fez a GM acrescentar uma ventoinha amais devido as razões acima.


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

Coloquei a ventoinha nova e votou a funcionar as duas velocidades, só que armando muito alto, aciona o primeiro estágio com 102° mais ou menos e depois em 105 a 107 a segunda, talvez possa ser normal ou o marcador que tá errado mais não acho legal, inclusive esse carro tá começando baixar água não sei pq, ele nao fazia isso, vamos ver agora com a velocidade baixa funcionado como vai ser, outro dia pus a água no nível e andei mais ou menos uns 5 km e voltei e dei uma volta aqui na rua e olhando hj a água tava mais baixa dinovo, completei novamente, não vejo vazamentos no chão, olhando não vejo vazamentos, estou preocupado, tomara que não seja nada sério, pq já gastei um bocado deixando ele do meu gosto, ter que vender e CENSURADO


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

OK, então até agora vc trocou os dois sensores e uma ventoinha...e o sistema está funcionando nas duas velocidades...podemos descartar relés e as próprias ventoinhas.

Como vc trocou os dois sensores, a princípio vamos acreditar que ambos estão funcionando corretamente, inclusiva a leitura do painel...e analisar o restante...

Vc disse que o sistema está perdendo líquido...isso tem que ser resolvido antes de qualquer coisa, pois se perde líquido, também deve estar perdendo pressão e mesmo com aditivo na proporção correta, vai aquecer rápido e ferver logo acima dos 100°C.

Problemas de vazamento, nem sempre são fáceis de descobrir...a melhor maneira é pressurizar o sistema...

https://www.youtube.com/watch?v=db75X4gjJmM

No vídeo eu mostro um método, existem outros...o importante é deixar os sistema com a máxima pressão possível (1,4 Bar ou 20,3 PSI), e observar se a pressão cai...se cair tem vazamento e não tem outra forma...é procurar em todas as conexões existentes...as mais chatas são a de trás do motor, que pega a entrada da bomba, tubo de plástico, saída/entrada para o radiador do ar quente (se tiver), derivação fina para o cabeçote, conexão com a parte de baixo do reservatório de expansão, conexão do tubo de plástico ao radiador, o próprio radiador, conexão do radiador com o suporte da VT, suporte da VT com o motor, a bomba e bomba com o motor...

O ideal é deixar pressurizado por pelo menos 30min e neste tempo ir verificando a sequência acima...se nada, absolutamente nada for encontrado, a probabilidade é de junta do cabeçote queimada (vamos torcer que não).

Como está perdendo líquido rápido, creio que não seja pela tampa, mas é um item a ser também observado durante o tempo de pressurização.

Se houver vazamento na bomba, troque ela e a VT, pois a mão de obra é uma só.

Se houver vazamento na VT com o motor, retira também a bomba e inspecione ou troque, dependendo do resultado da análise (aletas carcomidas, eixo solto...)

Vê tudo isso e volta com o resultado...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

E aí gleisin, como está o andamento do seu caso?

Por coincidência o meu também deu problema na ventoinha...mas estou resolvendo...

viewtopic.php?f=40&t=109495


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

boa tarde parceiro, o moço o meu corsa ainda nao fiz os procedimentos que vc falou pq nao to podendo gastar no momento, mais ele ta funcionando as ventoinhas mais andando muito quente como falei, o segundo estagio ativa la nos 105 a 107 graus, fico com cisma mais fazer o que neh, to ate com um aditivo la em casa pra mim por nele e nao pus por que caso ele vazar o liquido do arrefecimento no momento ta dificil concertar, to andando nele assim msm, tomara que nao de nada, so fico com medo pq liga o primeiro estagio depois dos 100 e o segundo depois de 105, talvez seja no marcado msm o problema, pq ate uns meses ele acionava em 100 e parece que aumentou sozinho, a um tempo atraz eu tirei o painel dele pra colocar uns leds e sem querer deixei o marcador da temperatura cair no chao, olhando nao vi problemas causados pela queda mais vai la saber internamente neh


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Tem como tirar isso a limpo...tô viajando, qdo chegar eu mostro.


Wallysson
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 15 2017f Agosto 2017 04:43:21 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por Wallysson »

Olá a ventoinha do ar condicionado só vai acionar quando você ligar o ar porém ao acionar o ar condicionado à ventoinha do radiador tem que armar a toda velocidade com intervalos de 3 a cinco minutos ...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”