Como funciona 1° e 2° estagio do Corsa 96 com A/C?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: como funciona 1° e 2° estagio do corsa 96 com ac?

Mensagem por Bange »

Incoerente....este alarme pode estar gravado sabe-se lá desde quando...

O 12 sempre estará presente, mas se só na primeira posição não é nada de anormal...

Ressete a ECU e passe a observar novamente...existem alarmes que só passam para a memória se persistirem por um determinado tempo (ex.: a anomalia persistir por mais que 30s), não tenho informações quanto a cada um, somente que devem perdurar para que seja gravado na memória.


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

ta ok, a uns 30 dias atraz fiz o procedimento de tirar os cabos da bateria e encosta o positivo no negativo por uns 15 segundos para resetar, so que to vendo uns videos onde os cara deixa os cabos encostado a noite toda, isso nao fiz nao, a luz da injeçao deve ser algum mau contato. depois que encostei os cabos da bateria ontem nao deu o codigo mais nao, depois vou ir testando pra ver se volta


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não precisa deixar a noite toda...também não aconselho retirar os cabos da bateria e curtocircuitar (perde memória do rádio, as vezes dá problema de alarme, vidros...), prefiro retirar o fusível da ECU e no lugar colocar um resistor de 100 Ohms (no lado que vai para a ECU), e o outro lado do resistor aterrar por uns 2 ou 3 min...


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

ta certo, vou fazer assim entao a partir de agora, esse fusivel fica ali junto com os outros neh


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

Boa noite mano, os dois sensores chegou e eu troquei aqui agora mais além de continuar na temperatura alta, a velocidade 1 não quer mais funcionar, eu não testei agora antes de trocar se a 1 tava funcionando mais no outro dia tava, e agora liga na alta em 105 e logo desliga e para tudo, coloquei o sensor velho dinovo e msm assim TB não liga, e fazendo aquele teste ligando o ar condicionado não não aciona a ventoinha na velocidade baixa, tô sem saber o que pode ser agora


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

Olhei os relés e fiz umas mudanças lá pra ver e não resolveu, na velocidade alta funciona as duas ventoinha, na baixa nenhuma, nem com o sensor novo e nem com o antigo não quer funcionar, o sensor e da MTE Thompson, troquei os dois


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

E antes quando ligava o ar ela ligava no primeiro estágio, agora não faz isso mais, ligo o ar e liga a ventoinha


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu anteriormente informei que:

"Então, se as ventoinhas estão ligando na velocidade baixa perto dos 100°C, o sensor deve ser o vilão.
Se as ventoinhas estão ligando na velocidade alta perto dos 100°C (pulou a baixa), o vilão deve ser relé...R5 e/ou R6
"

Se ora funciona e ora não, fica chato de achar um problema intermitente...mas não deve fugir dos relés mencionados ou neles próprios (contatos) ou algum mau contato no conector/soquete frouxo...

No vídeo abaixo, eu demonstro um método de avaliar os momentos que as ventoinhas ligam e desligam...esta sequência deve ocorrer sempre e sem falhas, não importando a quantidade de vezes que se faça ...como não necessita ligar o motor, vc escuta até os relés operando nos momentos certos...

https://www.youtube.com/watch?v=T1uTSffD5Dw&t=8s

Ignore os resistores que coloquei junto ao sensor...isto foi um teste adicional que eu fiz...basta usar apenas o potenciômetro de fio e o voltímetro para acompanhar os valores de tensão. Eu usei um conector do sensor para facilitar a conexão...se vc conseguir, ótimo, caso contrário, pode ser feito sem ele.

Os reles em questão não são intercambiáveis...


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

Amigo não é relé eu acho não, eu testei aqui ligando o carro com o relé sem a tampa e ele tá acionando quando chega no 100, só não liga a ventoinha, tem outro igual ele é testei TB é não ligou a ventoinha, o outro relé aciona em 105 graus e liga a ventoinha em alta, um cara aqui me falou sobre um tal resistência da ventoinha, onde encontro ela aqui no carro?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Resistência de ventoinha não existe na GM...se fosse VW, teria.

O relé operar só comprova 2 coisas:
1 - houve o comando para operar
2 - operou, logo a bobina está boa

Mas relé tem contatos que se desgastam pelo centelhamento ao longo do tempo...tem soquete (lado fêmea) que quando aquecido pela corrente, ocorre mau contato e oxidação, que pode interromper totalmente ou parcialmente a corrente que liga a carga, no caso as ventoinhas...vide o esquema que postei anteriormente.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”