Como funciona 1° e 2° estagio do Corsa 96 com A/C?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Como funciona 1° e 2° estagio do Corsa 96 com A/C?

Mensagem por gleisin »

galera sei que tem muitos post sobre o assunto mais nenhum tirou minha duvida, tenho um corsa 96 com ar condiciionado, e ele trabalha muito quente, sempre acima dos 100 graus, como funciona primeiro e segundo estagio? pq ele é assim, liga o carro e passa pouco tempo a ventoinha de dentro liga fraco e a do condensador (a de fora) fica parado, ai quando chega nos 105 graus mais ou menos a de fora liga. isso e normail ou ele deve ligar fraco junto com a outra ventoinha antes e quando chegasse nos 105 os dois aumentam a velocidade?
Ikaro
:: Moderador ::
Mensagens: 2837
Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ikaro »

No primeiro estágio aciona somente a do radiador mesmo.

No segundo estágio não me lembro agora se ativa juntamente a do condensador.

A do condensador (de fora) ativa quando se liga o ar condicionado.

Já verificou válvula termostática e sensor de temperatura do seu carro? Ele tá esquentando muito pelo seu relato.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Ikaro, vc está equivocado...as ventoinhas funcionam juntas, tanto no 1° como no 2° estágio.

Vejam o vídeo a seguir, onde mostro as temperaturas com que elas ligam.

https://youtu.be/YoiLWI6SBfY
Ikaro
:: Moderador ::
Mensagens: 2837
Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ikaro »

Depois que postei fiquei na dúvida mesmo.

Você tem razão, Bange
gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

eu fiz um teste la em casa ontem e pelo que observei as ventoinha ta ligando so quando chega em 100 graus, nao sei se é o primeiro ou segundo estagio mais ta ligando so ne 100 graus as duas juntas, antes tava como citei acima
Ikaro
:: Moderador ::
Mensagens: 2837
Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ikaro »

Tem algo com defeito no seu carro, chuto que possa ser o sensor de temperatura.

O funcionamento deve ser igual ao mostrado pelo amigo Bange no vídeo.

Procure um profissional para verificar.
gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

esse carro tem cebolão? talvez poderia ser ele tb
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu que conheço as duas velocidades, a diferença é bem nítida...a baixa é silenciosa...a alta é barulhenta...

Mas pra vc definir bem, quando elas estiverem ligadas, basta retirar o plug da ventoinha grande (mais fácil)...se a pequena também parar, a velocidade é a baixa...em caso contrário, é a alta...

Justificativa:
A velocidade baixa é proporcionada por reles que as colocam em série...então se qualquer uma for desligada, a outra também irá parar...já na alta os relés as colocam em paralelo (ou alimentadas independentemente)...se tirar o plug de uma, a outra continua girando...

Uma outra maneira seria desconectar o sensor de baixo da bobina...ambas ligarão na velocidade alta...aí compara-se...

Pra quem manja um pouco de eletrônica/eletricidade...

Imagem

Imagem

Imagem

Então, se as ventoinhas estão ligando na velocidade baixa perto dos 100°C, o sensor deve ser o vilão.

Se as ventoinhas estão ligando na velocidade alta perto dos 100°C (pulou a baixa), o vilão deve ser relé...R5 e/ou R6

Depois volta aqui com a solução final
gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

fiz o teste que vc falou amigo, é o seguinte, fiz um teste melhor hj com mais tempo com o carro parado e ta assim, a ventoinha ta ligando em baixa em 100 graus, ai acelerei mais pra subir mais a temperatura e quando chegou em 105 graus ligou a velocidade mais alta, ela liga e logo ja abaixa e desliga, so que observei que a agua do arrefecimento nao ta rodando, antes eu via ela caindo no reservatorio (no caso girando), e agora msm quando o carro chegou em 105 graus que ligou a ventoinha em alta a agua nao rodou a agua, deve ter dado problema na valvula termostatica neh, nao uso aditivo pq comprei o carro a 3 meses e a antiga dona do carro falou pra nao usar pq ela nao usava, e se eu usasse poderia dar alguma vazamento. agora depois de ver a ventoinha ligando nas duas fases o problema deve ser no sensor de temperatura ou no painel neh, e tb a valvula termostatica.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

1° Equívoco...não usar aditivo
2° Equívoco....o líquido não é pra sair pelo tubo fino, q vai no reservatório, a finalidade dele é separar as bolhas de ar que eventualmente se formam na parte mais quente (junto aos cilindros)...em altas rotações tbm pode sair um pouco, mas devido a cavitação formada nas aletas da bomba...também sairá em baixa por obstrução parcial do radiador.

Se a indicação da temperatura no painel estiver correta, é mais provável que seja o sensor (abaixo da bobina), fora de característica...pra conferir a temperatura, use um termômetro externo, tipo infravermelho...não serve leitura por scaner.

Se com a velocidade alta a temperatura abaixa, não creio que seja a VT travada, mas ela pode estar contribuindo...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”