Como funciona 1° e 2° estagio do Corsa 96 com A/C?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
jedebora
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Quarta-feira 15 2016f Junho 2016 08:12:46 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Re: RE: Re: RE: Re: RE: Como funciona 1° e 2° estagio do Corsa 96 com A/C?

Mensagem por jedebora »

gleisin escreveu:galera sei que tem muitos post sobre o assunto mais nenhum tirou minha duvida, tenho um corsa 96 com ar condiciionado, e ele trabalha muito quente, sempre acima dos 100 graus, como funciona primeiro e segundo estagio? pq ele é assim, liga o carro e passa pouco tempo a ventoinha de dentro liga fraco e a do condensador (a de fora) fica parado, ai quando chega nos 105 graus mais ou menos a de fora liga. isso e normail ou ele deve ligar fraco junto com a outra ventoinha antes e quando chegasse nos 105 os dois aumentam a velocidade?
Olá! Eu tenho um corsa GLS 1.6 2000 COMPLETO.
É O SEGUINTE,S SÃO 2 VENTOINHAS, UMA PARA O RADIADOR E OUTRA PARA O CONDESADOR, PORÉM AMBAS TRABALHAM JUNTAS COM O AR CONDICIONADO LIGADO OU NÃO!
NO 1° ESTÁGIO LIGA A VENTOINHA DO RADIADOR E A DO CONDESADOR EM UM NÍVEL SUAVE, QUANDO É ACIONADO O 2° ESTÁGIO AS 2 CONTINUAM A GIRAR EM UM GIRO BEM MAIS ALTO...
EM TODOS OS CORSAS QUE TEM ESTAS 2 VENTOINHA SÓ TEM UM VÍDEO QUE EXPLICA SEU FUNCIONAMENTO AO QUAL TIRA TODA AS DÚVIDAS DOS CORSEIROS!
AO QUAL IREI POSTAR O LINK LOGO ABAIXO! SÃO 2 VÍDEOS....

Aí está os 2 videos:

https://youtu.be/dOGMVOmc8PQ

https://youtu.be/KJD6YI84bBk


Após ver o vídeo vai te dar uma claridade na mente!!!
Te confesso que eu também passei por isto com meu corsa das 2 ventoinha não funcionarem juntas como no vídeo acima!
Após algumas pesquisas no YouTube e ver estes vídeos que postei, e ver que todos os meus reles estavam ok! fui verificar a central do carro, ao qual havia 2 fios invertidos nos conectores, eles tinham sidos cortados e soldados ao contrário das cores, isto teria sido feito propositadamente por algum motivo... Após desenverter estes 2 fios as 2 vintuinha funcionaram juntas como deveria de ser originalmente mantendo assim a temperatura correta para o motor.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
Estou querendo.que me removam deste grupo!! Já não tenho mais Corsa!! Por favor


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

jedebora escreveu:
gleisin escreveu:galera sei que tem muitos post sobre o assunto mais nenhum tirou minha duvida, tenho um corsa 96 com ar condiciionado, e ele trabalha muito quente, sempre acima dos 100 graus, como funciona primeiro e segundo estagio? pq ele é assim, liga o carro e passa pouco tempo a ventoinha de dentro liga fraco e a do condensador (a de fora) fica parado, ai quando chega nos 105 graus mais ou menos a de fora liga. isso e normail ou ele deve ligar fraco junto com a outra ventoinha antes e quando chegasse nos 105 os dois aumentam a velocidade?
Olá! Eu tenho um corsa GLS 1.6 2000 COMPLETO.
É O SEGUINTE,S SÃO 2 VENTOINHAS, UMA PARA O RADIADOR E OUTRA PARA O CONDESADOR, PORÉM AMBAS TRABALHAM JUNTAS COM O AR CONDICIONADO LIGADO OU NÃO!
NO 1° ESTÁGIO LIGA A VENTOINHA DO RADIADOR E A DO CONDESADOR EM UM NÍVEL SUAVE, QUANDO É ACIONADO O 2° ESTÁGIO AS 2 CONTINUAM A GIRAR EM UM GIRO BEM MAIS ALTO...
EM TODOS OS CORSAS QUE TEM ESTAS 2 VENTOINHA SÓ TEM UM VÍDEO QUE EXPLICA SEU FUNCIONAMENTO AO QUAL TIRA TODA AS DÚVIDAS DOS CORSEIROS!
AO QUAL IREI POSTAR O LINK LOGO ABAIXO! SÃO 2 VÍDEOS....

Aí está os 2 videos:

https://youtu.be/dOGMVOmc8PQ

https://youtu.be/KJD6YI84bBk


Após ver o vídeo vai te dar uma claridade na mente!!!
Te confesso que eu também passei por isto com meu corsa das 2 ventoinha não funcionarem juntas como no vídeo acima!
Após algumas pesquisas no YouTube e ver estes vídeos que postei, e ver que todos os meus reles estavam ok! fui verificar a central do carro, ao qual havia 2 fios invertidos nos conectores, eles tinham sidos cortados e soldados ao contrário das cores, isto teria sido feito propositadamente por algum motivo... Após desenverter estes 2 fios as 2 vintuinha funcionaram juntas como deveria de ser originalmente mantendo assim a temperatura correta para o motor.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
bom dia, entao amigo o problema da ventoinha ja resolvi, agora to querendo testar o marcador de temperatura pra ver se o problema de ta acionando muito alta se é nele msm igual o mecanico disse, to esperando chegar um potenciometro pra seguir os passos do colega acima pra mim testar.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

E aí glesin, evoluiu alguma coisa?


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

Uai cara eu levei em um outro eletricista aqui e ele disse que o marcador tá com problema, que quando o carro ainda tá frio ele fala que tá com 95, só que quando passa dos 100 graus ele marca certo, então ele disse que tá ativando a primeira fase em torno dos 99 graus mais que é normal pra esse carro, que eles trabalham mais quente msm e que depois eu levava em algum lugar onde mexem com painel que as vezes tá desregulado, tô andando assim msm por Enquanto.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Em resumo, vc nunca sabe qual a temperatura efetiva...mais ou menos como dirigir na chuva, com carro filmado e de óculos escuros...

Não bobeia, pois uma retífica deixa o carro parado e dói no bolso...


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

verdade, vou ver se compro um marcador, o amigo vc sabe me dizer o codigo ou tamanho da vareta de oleo do motor do corsa 1.6 8v 96, eu msm fiz a troca do oleo do meu carro e coloquei filtro novo e coloquei 3,5 litros de oleo no domingo, ai comprei uma vareta e chegou ontem, fui medir o oleo e pela vareta fala que o oleo ta muito acima do nivel, comprei a vareta original onde falam que é a certa pro carro, o codigo dela e 93.306.421, ela tem 37 cm que encaixa dentro do tubo (contando a parte de plastico), agora to sem saber o que fazer, pq foi eu mesmo quem trocou e tenho certeza da quantidade que pus, troquei depois do carro parado mais de 40 minutos entao creio que o oleo todo desceu, e se tivesse ficado oleo dentro ele taria mais escuro e ele ta limpinho como novo, pus a foto ai pra vc ver


Imagem

Imagem


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Olha, eu acho que 3,5 é quando vc troca o filtro...sem trocar filtro é +- 3,25.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

entao cara, a minha é desse msm tamanho ai, fiz a troca do filtro tb, vou remover o oleo todo amanha novamente pra ver, tava desconfiado dessa vareta mais vejo que é do msm tamanho dessa sua ai, nao vi amassado nenhum no carter, as vezes tenha ficado oleo no carter. obrigado amigo pelas fotos


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não precisa tirar o óleo todo...deixa cair 1 litro pelo bujão do cárter...no dia seguinte mede a vareta...vai completando todo dia de manhã até ficar na marcação máxima e o que sobrar será o que vc deve abater dos 3,5l que colocou.

Lembrando que a diferença entra a primeira e a última marcação é de 1 litro e o motor funcionará bem, mesmo estando na primeira, abaixo disso já começa a comprometer a lubrificação.

Até uns anos atrás, eu mesmo trocava, mas agora eu troco em casas de óleo...quando troco o filtro eu compro 4l e mando sempre colocar só 3 (completo aos poucos nos dias seguintes), quando não troco o filtro, eu compro 3l e completo (nos dias seguintes), com o que sobrou da troca anterior... meu motor não consome praticamente óleo nenhum, amanhã viajo e vou quebrar a barreira dos 200.000Km, com 1 retífica apenas na parte de cima.


gleisin
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 21 2017f Setembro 2017 02:35:54 PM
Localização: Chapada do Norte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por gleisin »

ta blz, bacana em, o meu tinha baixado mais tava com vazamento, ai tirei e ja passou os 6 meses ai to trocando pra olhar se vai baixar, tava baixando agua tb e acho que era pelo sensor de temperatura, apertei ele direito e parece que parou o vazamento tb. o meu ta com 147 mil km rodado, nem sei se ja foi feito retifica, comprei ele com 137 mil, vc ta chegando nos 200 mil com uma retifica so mais vc parece ser cuidadoso, ai é bom demais


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”