Como consertar o Ar Quente do Corsa C?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
WBT
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 16 2017f Outubro 2017 06:10:13 PM
Localização: Poços de Caldas - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Como consertar o Ar Quente do Corsa C?

Mensagem por WBT »

Estou com um problema.

Levei o carro para troca da válvula termostática, reservatório, tampa e aditivo, e coincidência ou não, começou a baixar o liquido de aferrecimento, após gastar um frasco de 1 litro de aditivo para completar o nível e 2 meses após a manutenção, descobri que o sistema de ar quente estava vazando no carpete do banco do passageiro, para minha felicidade observei que esta vazando somente na junção do tubo metálico com a carcaça do radiador, sendo o o-ring o responsável pelo vazamento, na concessionária o orçamento foi de R$ 1.000 para a retirada do painel e R$ 800 pelo radiador com os o-rings que não são vendidos separadamente.

Então galera, estou pensando em isolar o ar quente enquanto eu mesmo consigo arrumar o problema, possivelmente trocando o o-ring do tudo metálico o problema está resolvido.

Alguém já realizou o mesmo procedimento no Novo Corsa (Frente Montana) ? De retirar ou tentar reparar o radiador você mesmo ou teve o mesmo problema ?

Segue anexo a imagem da junção do tubo com a carcaça plástica.
Imagem


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

WBT,
Melhor isolar e depois trocar esse radiador.
Procure nessa loja: www.paccini.com.br
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Para isolar é simples, basta conectar um tubo no outro pelo lado do baú do motor, onde eles entram na cabine...se ficar difícil devido a válvula, pode fazer aí mesmo na ponta dos tubos de borracha, com um tubo em "U" e abraçadeiras.


WBT
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 16 2017f Outubro 2017 06:10:13 PM
Localização: Poços de Caldas - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por WBT »

Bange escreveu:Para isolar é simples, basta conectar um tubo no outro pelo lado do baú do motor, onde eles entram na cabine...se ficar difícil devido a válvula, pode fazer aí mesmo na ponta dos tubos de borracha, com um tubo em "U" e abraçadeiras.
sousaman escreveu:WBT,
Melhor isolar e depois trocar esse radiador.
Procure nessa loja: http://www.paccini.com.br
Então galera, desmontei ontem os tubos e tirei os o-rings de vedação que por sinal estavam todos deformados, uma loja especializada me deu os o-rings novos e vou instalar hoje, agora é torcer para não ser uma trinca na carcaça plástica onde encaixa o tubo :lol:


WBT
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 16 2017f Outubro 2017 06:10:13 PM
Localização: Poços de Caldas - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por WBT »

Segue abaixo as fotos explicando um pouco do procedimento que fiz para ajudar mais alguém com esse problema!

1- Retirei as carcaças plásticas do lado do passageiro para levantar o carpete para ver onde estava vazando e para secar um pouco.
Imagem


2- Visão do radiador e já encontrado o vazamento.
Imagem


3- Visão mais completa do radiador.
Imagem


4- Visão do local onde estava vazando, não do radiador, mas sim de onde o tudo é encaixado nele, sendo o o-ring o responsável.
Imagem


5- Visão melhor do espaço, é preciso somente a desmontagem das carcaças (FOTO1) e do porta luvas para realização do serviço.
Imagem


6- Visão dos tubos após desmontagem na carcaça e retirada dos o-rings. (Veja como está "queimado" o de baixo, justamente o que estava danificado)
Imagem


7- Está ai a visão dos o-rings, acima os velhos e abaixo os novos.(Acredito que seja 25mm externo, 21mm interno e 2mm espessura.
Imagem


WBT
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 16 2017f Outubro 2017 06:10:13 PM
Localização: Poços de Caldas - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por WBT »

E ai galera, reparo efetuado e tudo funcionando perfeitamente.
Agora só preciso tirar o ar que ficou no sistema, pois não esvaziei o sistema de arrefecimento, e quando o motor fica quente e aciona a ventoinha, o reservatório começa encher até na boca e esvazia sozinho, fica enchendo e esvaziando até esfriar, acredito ser o ar no sistema.


Jai Jesus
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quarta-feira 29 2017f Novembro 2017 12:56:18 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Jai Jesus »

Gostei do tutorial. Tenho um Wind 96 que também está vazando água pelo radiador ou junção. Vou dar uma olhada hoje. Esse tutorial me ajudou bastante. Caso seja o radiador, vou fazer este serviço de isolamento.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”