Como trocar o líquido do radiador?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Avatar do usuário
douglas.baiao26
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Quinta-feira 10 2017f Agosto 2017 09:07:39 AM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2003
Contato:

Como trocar o líquido do radiador?

Mensagem por douglas.baiao26 »

Boa tarde.

Sempre tive uma dúvida a respeito do líquido que vai no radiador do carro.
Meu corsa é um 2003 e quando eu comprei ele e ele possui um líquido é de cor meio avermelhado quase no tom de rosa.
Não sei se é fluído ou se é água mesmo.

Minha dúvida é o seguinte: posso trocar esse líquido que esta no reservatório e substituir por fluído próprio para radiador?

Eu ouvi de um colega de serviço, que ele fez isso no carro dele (não lembro o modelo do carro) e ele teve que trocar reservatório, mangueiras e acho que o radiador. Isso é verdade ou cada caso é um caso?

Valeu galera.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Qualquer torca se faz por prevenção ou ineficiência...qual seu caso?

A cor do líquido no sistema só não pode ser marrom ou barrenta (de ferrugem)...verde, azul, rosa, vermelho...são pigmentos que cada fabricante põe em seu produto não só para sobressair ao ser misturado com a água, como também para ser diferenciado no mercado.

O produto deve ser aquele orientado pelo fabricante no manual do carro (e na proporção indicada), que pode ser comprado em concessionárias, fora delas ou de fabricantes renomados e/ou aprovados pelo INMETRO.


andrepacheco
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Terça-feira 11 2017f Abril 2017 04:50:48 PM
Localização: Gravataí - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por andrepacheco »

boa tarde!!

se o seu corsa está com o fluido nesta cor é que provavelmente o dono anterior mandou colocar um fluido de arrefecimento ou sempre conservou com ele,a ideia é sempre manter com o fluido para evitar superaquecimentos problemas em sensores,válvula termostática,mangueiras,selos,radiador,bomba da água e todas as peças que compõe sistema de arrefecimento de seu carro,mas se você comprou a pouco não sabe se foi trocado recentemente ou sempre foi usado,então se não irá trocar fique de olho cuide para ver se o fluido de arrefecimento não escurece isto é criando ferrugem no sistema,mas o ideal é comprou o carro troque novamente pois não sabe por quanto tempo ele esta lá,mas tome cuidado compre um fluido de boa qualidade e respeite a quantidade de água (de preferencia filtrada ou desmineralizada,pois água da torneira tem cloro) e fluido a ser misturado no sistema de arrefecimento do seu carro,mas qualquer dúvida no manual do veiculo fala quais são as proporções a serem misturadas.

o carro de seu amigo provavelmente antes de colocarem um fluido de arrefecimento tenham colocado um fluido de limpeza ai esse sim vai arrancando tudo que é ferrugem do sistema ocasionando esse tipo de problema tendo de trocar muitas peças devido ao desgaste que a ferrugem faz no sistema,ou estava com o sistema muito comprometido mesmo.
tenho um canal no youtube -- carro mania rs --daqui a alguns dias vou postar uns videos falando de arrefecimento se inscreve lá que irá receber todas as postagens sobre isto ai vai ter muitos videos para tirar muitas duvidas e ajudar nós corseiros.
um abraço espero ter ajudado o amigo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”