Pq Corsa 1.0 16v 2000 trabalhando sempre em 100 graus?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Douglas chaves
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 27 2017f Agosto 2017 01:48:41 PM
Localização: Ituiutaba - MG
Modelo do veiculo: CORSA WAGON SUPER 1.0 MPFI 16V
Ano de fabricação: 2000

Pq Corsa 1.0 16v 2000 trabalhando sempre em 100 graus?

Mensagem por Douglas chaves »

Opa tenho um corsa super 1.0 16v ele so anda com a temperatura alta ate 97 98 ° como ele é gasolina acho que tiraram a valvula termostatica corro algum risco andando nessa temperatura sendo que a aagua nao baixa e a ventuinha funciona normal
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a falta da válvula faz demorar mais a aquecer apenas
o corsa trabalha alto mesmo, sendo um corsa B o ponteiro fica sempre na metade do marcador, estando assim esta correto.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Douglas chaves
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 27 2017f Agosto 2017 01:48:41 PM
Localização: Ituiutaba - MG
Modelo do veiculo: CORSA WAGON SUPER 1.0 MPFI 16V
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Douglas chaves »

Mas o meu nao trabalha na metade ele trabalha sempre perto do 100 ja fui em varios.mecanicos e disseram que é normal ele ta sem a valvula entao ele aciona a ventuinha mais rapido mas isso nao emtra na minha cabeca sobre essa temperatura sempre proximo a 100
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

1 - Verifique se a leitura está compatível com a temperatura real...um bom termômetro a laser ou infravermelho, tira essa dúvida.
2 - Se o motor tem ar de fábrica, tem duas ventoinhas que ligam em velocidade baixa com +- 95° e a alta com +- 98°.
Se não tem ar, liga velocidade única com +- 98°

Sempre que a(s) ventoinha(s) liga(am), a temperatura tem que baixar, principalmente se for a alta ou única...se não baixa, tem outro problema, que pode ser ineficiência da bomba, radiador com obstrução ou VT travada (não completamente aberta).
jedebora
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Quarta-feira 15 2016f Junho 2016 08:12:46 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por jedebora »

Quando comprei o meu também estava assim, passei raiva...
Mandei pro mecânico, estava sem a válvula termostática, troquei e resolveu um pouco, meu carro é um corsa 1.6 completo, pesquisei e reparei algo: meu b carro por ser completo estava com uma bateria só de 45 amperes, resolvido colocar uma de 60 amperes e normalizou a situação.
Seria bom dar a olhada no sensor do b marcador de temperatura e também no dia sensor que fica embaixo da bobina.

Enviado de meu Lenovo K10a40 usando Tapatalk
Estou querendo.que me removam deste grupo!! Já não tenho mais Corsa!! Por favor
dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

Sem válvula termostática o motor trabalha frio o tempo todo. Já fiz esse teste no meu Corsa 1.0 16v e ficou uma CENSURADO. O carro falhava muito sem a válvula termostática.

Se o marcador de temperatura está marcando no 100 ºC o tempo todo, isso pode ser defeito no interruptor do marcador de temperatura ou defeito no interruptor de acionamento da ventoinha do radiador. Porque sem a válvula termostática isso não justifica do motor está super aquecendo assim. Ou então pode ser que a junta de cabeçote esteja queimada.
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Me permitam discordar um pouco...

A falta da VT, faz com que a temperatura do motor demore mais para chegar ao regime normal de trabalho, após isto, ela fica praticamente irrelevante (em situação normal).

A bateria, pouca ou nenhuma ação tem sobre o sistema, pois com o motor ligado a energia provém do alternador.

Falar que a linha Corsa trabalha mais quente, é um fato, porém não creio que seja conclusivo...deve-se dizer em relação a que...

Ex.:
Citroen - Berlingo / Xantia / Xsara / ZX, de 8V....VT de 82+-2°C
Citroen - Berlingo / C2 / C3 de 16V...VT de 89+-2°C
Citroen - Berlingo / C4 / C4 Picasso, de 8V Flex....VT de 91+-2°C
Fiat - Tem vários motores, com VT de 82, 83, 85, 87, 88 e 92...todos com variação de +-2°C
Ford - Tem vários motores, com VT de 77, 82, 88, 98, 100 (Ecosport, Fiesta, Focus, Ka)...todos com variação de +-2°C
GM - Tem vários motores, com VT de 75 (Opala, Caravan, Chevete), 80, 82, 92 (todos os Corsas)...todos com variação de +-2°C
VW - Tem vários motores, com VT de 77, 80, 87, 95 (alguns Gol), 100, 105,109 (Golf, Jetta, Passat 2.0)...todos com variação de +-2°C
Fonte: http://www.mte-thomson.com.br/site/wp-c ... ternet.pdf

Como o sistema de ventilação forçada trabalha acima da temperatura da VT, podemos concluir que temos motores mais frios e motores mais quentes que os Corsas.

Especificamente para os Corsas, temos:
Imagem
Imagem
Vejam que o tempo t2 (sem VT), sendo maior que t1 (com VT), fará o motor demorar mais para entrar em regime normal e enquanto isto não ocorre, há maior consumo de combustível, emissão de poluentes, o óleo demora mais para sua melhor performance e não se tem o motor na sua plenitude maior de potência.
dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

Entrando no assunto. Eu troquei o interruptor da ventoinha que havia quebrado. Comprei outro de mesma cor azul que é usado nos Corsas, porém eu verifiquei que a ponta do interruptor era diferente. Ela não era achatada como a anterior e tinha uma saliência na ponta. Nem liguei de início e instalei no meu Corsa. Porém os resultados. Com o interruptor azul original, a ventoinha do radiador entrava em ação com a temperatura marcando 95/96 ºc normal. Com esse interruptor azul, só que com a ponta diferente, a ventoinha do radiador entra mais cedo, com a temperatura ali beirando os 92/93 ºc e dependendo do trânsito que eu enfrento, a ventoinha fica acionada até os 96 ºc e depois se normaliza.

Estou correndo algum risco de dano com esse interruptor da ventoinha de temperatura diferente?
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

dudufuddellys, não entendi o nome "interruptor da ventoinha", para motores acima de /96, ano que eu imagino que a GM trocou o interruptor da ventoinha (cebolão), por sensor de temperatura...pode ser que eu esteja enganado...

Mas se seu motor (1999) tem esse cebolão, a cor não importa muito, pois pode variar de fabricante para fabricante...o importante é ter a inscrição da faixa de trabalho na própria peça, que foi projetada para seu motor.

Ex.: 93/98 ou 90/95 ou 95/100 ou 88-93 ou 90-95 > o significado é que o nr mais alto é a temperatura em que ele liga e o nr mais baixo a que ele desliga.

Olhando o catálogo da MTE-Thomson, vemos que para Corsas, temos os componentes 740, 741, 762, 865, que diferem entre si pela temperatura, cor do conector, quantidade de terminais ou fios, etc...

Focando na temperatura, vemos que existem valores que a princípio podem parecer absurdos (maiores que 100°C e menores que os 92°C da VT), e isso pode certamente pode confundir as pessoas...explicando...

A fonte de calor é o motor e é ele quem deve trabalhar dentro da faixa que descrevi acima, mas o líquido ao circular pelo sistema, tem temperaturas diferentes ao longo de todo o circuito...na entrada do radiador é uma, na saída é outra, junto ao 1º cilindro é uma, no 4º é outra e por aí vai...

Enquanto a VT não abrir (para circular o líquido), não faz sentido qualquer controle pelo arrefecimento forçado (ventoinhas), pois o líquido está preso no motor com a VT fechada...após a abertura, o líquido circula e no caso de cebolão colocado no radiador, vai existir um ponto (na entrada, no meio ou no final), em que a temperatura pode ser maior ou menor que a VT (normalmente na entrada é maior e na saída menor)...

Os testes da engenharia da GM, concluíram (quando os projetos são com cebolão), que o controle da temperatura feito:
Na entrada do radiador, deve ocorrer com um valor X
No meio do radiador, devem ocorrer com um valor Y
No final do radiador, devem ocorrer com um valor Z

Mas sejam quais forem os valores de X, Y ou Z, vão sempre estar correlacionados a temperatura do motor, ou seja, quando no motor for necessário baixar a temperatura (de digamos 100°), no ponto X vai estar a 105°, no ponto Y vai estar a 95° e no ponto Z vai estar a 88°C...daí a razão (não é apenas esta), de se ter valores diferentes, mas sempre correlacionado a do ponto (motor) que se quer controlar...portanto não é a temperatura exata do motor...a mais exata é aquele que é medida no próprio ponto que se deseja controlar, os projetos mais atuais tem um sensor colocado no próprio motor.

Voltando a sua pergunta...seja lá qual for o valor que vc queira ou esteja de fato, desde que trabalhe dentro da faixa não há problemas...acima é risco de danos e abaixo é certo um gasto maior que o normal, emissão de gases nocivos e diminuição da vida útil.
dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

Bange escreveu:dudufuddellys, não entendi o nome "interruptor da ventoinha", para motores acima de /96, ano que eu imagino que a GM trocou o interruptor da ventoinha (cebolão), por sensor de temperatura...pode ser que eu esteja enganado...

Mas se seu motor (1999) tem esse cebolão, a cor não importa muito, pois pode variar de fabricante para fabricante...o importante é ter a inscrição da faixa de trabalho na própria peça, que foi projetada para seu motor.

Ex.: 93/98 ou 90/95 ou 95/100 ou 88-93 ou 90-95 > o significado é que o nr mais alto é a temperatura em que ele liga e o nr mais baixo a que ele desliga.

Olhando o catálogo da MTE-Thomson, vemos que para Corsas, temos os componentes 740, 741, 762, 865, que diferem entre si pela temperatura, cor do conector, quantidade de terminais ou fios, etc...

Focando na temperatura, vemos que existem valores que a princípio podem parecer absurdos (maiores que 100°C e menores que os 92°C da VT), e isso pode certamente pode confundir as pessoas...explicando...

A fonte de calor é o motor e é ele quem deve trabalhar dentro da faixa que descrevi acima, mas o líquido ao circular pelo sistema, tem temperaturas diferentes ao longo de todo o circuito...na entrada do radiador é uma, na saída é outra, junto ao 1º cilindro é uma, no 4º é outra e por aí vai...

Enquanto a VT não abrir (para circular o líquido), não faz sentido qualquer controle pelo arrefecimento forçado (ventoinhas), pois o líquido está preso no motor com a VT fechada...após a abertura, o líquido circula e no caso de cebolão colocado no radiador, vai existir um ponto (na entrada, no meio ou no final), em que a temperatura pode ser maior ou menor que a VT (normalmente na entrada é maior e na saída menor)...

Os testes da engenharia da GM, concluíram (quando os projetos são com cebolão), que o controle da temperatura feito:
Na entrada do radiador, deve ocorrer com um valor X
No meio do radiador, devem ocorrer com um valor Y
No final do radiador, devem ocorrer com um valor Z

Mas sejam quais forem os valores de X, Y ou Z, vão sempre estar correlacionados a temperatura do motor, ou seja, quando no motor for necessário baixar a temperatura (de digamos 100°), no ponto X vai estar a 105°, no ponto Y vai estar a 95° e no ponto Z vai estar a 88°C...daí a razão (não é apenas esta), de se ter valores diferentes, mas sempre correlacionado a do ponto (motor) que se quer controlar...portanto não é a temperatura exata do motor...a mais exata é aquele que é medida no próprio ponto que se deseja controlar, os projetos mais atuais tem um sensor colocado no próprio motor.

Voltando a sua pergunta...seja lá qual for o valor que vc queira ou esteja de fato, desde que trabalhe dentro da faixa não há problemas...acima é risco de danos e abaixo é certo um gasto maior que o normal, emissão de gases nocivos e diminuição da vida útil.
É sensor de temperatura mesmo. Quando eu fui comprar, os vendedores conhecem esse dispositivo aqui na minha região como interruptor e na própria embalagem se eu não me engano estava escrito "interruptor da ventoinha". Mas é sensor de temperatura.

O meu é desse aqui:

Imagem

Só que na ponta do sensor desse que eu comprei é diferente. É desbastado.
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”