Carro fervendo em situações aleatórias.

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
JORGEALAIN
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Sexta-feira 28 2017f Abril 2017 02:39:38 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Carro fervendo em situações aleatórias.

Mensagem por JORGEALAIN »

Oi galera. Beleza? Então, meu carro é um corsa hatch maxx 1.4 2010 e durante 5 meses o funcionamento do sistema de arrefecimento estava perfeito. uso o carro somente com aditivo, 100% de aditivo do manual, e o mesmo não baixou nem baixa em hipotese nenhuma.
O que acontece é que na semana passada após dirigir normalmente o dia inteiro, e estando com a temperatura marcando na metade(nunca passava disso), do nada em menos de 800 metros o carro foi da metade pro pronto de ferver. Sorte que vi na hora que começou a ferver, parei, esperei esfriar e consegui ir pra casa normalmente.

Levei pra oficina no dia seguinte e mandei trocar a valvula termostatica. Pra minha surpresa, o carro estava sem valvula, bem tipico de mexanicos aqui do rj. COloquei a valvula e dirigi o carro de sexta feira até hoje normalmente, sem a temperatura subir ou passar da metade.

Agora, hoje, a mesma coisa. De menos de 1 minuto de casa, até chegar em casa a temperatura passou do normal pro ponto de quase ferver, em menos de 800 metros. Por sorte também estava perto de casa e parei antes de chegar no vermelho, mas o carro já estava borbulhando e saindo fumaça do reservatorio.

Como já troquei a valvula, o que mais poderia ser? O carro não baixa agua, então não parece vazamento. O ar quente está isolado e desligado. Minha ventoinha funcionou normal o dia inteiro, mas sempre no segundo estagio. Ela raramente arma o primeiro, já arma direto o segundo, tanto com ar quanto sem. Hoje, e na primeira vez que fervei, notei que ela nem liga. Quando a temperatura sobe, é como se ela falasse "to nem ai" e nao ligasse pra esfriar porque a falha é em outro componente.

Meus palpites, na ordem respectiva são os seguintes: bomba dagua morrendo, e por isso o defeito é tão aleatorio, porque ela está pra morrer mas nao morreu ainda, ou então resistencia da ventoinha, já que ela só arma segundo estágio. Ou ainda o cebolão. O que vocês acham? Como testar? quanto costuma custar pra realizar a troca de cada um desses serviços??
Estou pedindo ajuda pq estou desempregado, uso o carro pra trabalhar, e trocar a valvula ja me custou uma grana que nao podia gastar. Não posso ficar trocando tudo até descobrir o que é pq simplesmente nao tenho grana agora.

Me ajudem por favor. Abraços.


Ikaro
:: Moderador ::
Mensagens: 2837
Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ikaro »

Tá com cara de sensor de temperatura (o cebolão que você citou).


JORGEALAIN
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Sexta-feira 28 2017f Abril 2017 02:39:38 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por JORGEALAIN »

Ikaro escreveu:Tá com cara de sensor de temperatura (o cebolão que você citou).
Mas ele faria ferver somente assim em situações aleatorias? Porque como falei, rodei sabado, domingo, e segunda normalmente, ventoinha armando normal. Só do posto pra casa que resolveu dar pau e ferver do nada. Nesse momento que a temperatura passa da metade do mostrador, ele nem tenta armar a ventoinha, como se tivesse deixando pra lá.

Perguntei a css onde comprei o carro(já acabou os tres meses de garantia) e eles realmente nao trocaram em bomba dagua nem mexeram em nada do radiador, entao o problema so pode estar ali. cabeçote que nao é porque alem de nao queimar oleo, a agua nao baixou 1 cm sequer.

Obrigadão pela ajuda desde já.


JORGEALAIN
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Sexta-feira 28 2017f Abril 2017 02:39:38 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por JORGEALAIN »

Obrigado pela ajuda. Caso ajude a quem estiver com problemas parecidos, o problema estava na tampa do reservatorio de arrefecimento, que precisou ser trocada(10 reais) e na resistencia e reles das duas ventoinhas: a do radiador e a do ar condicionado. Ambas não estavam armando corretamente. O mecanico/eletricista fez uma revisão geral nelas, agora tá funcionando perfeitamente e raramente o sensor de temperatura chega na metade do marcador. O preço do reparo total ficou em 170 reais com mao de obra e peças, já.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom que resolveu...

Mas para deixar mais claro o seu entendimento e o de quem lê o tópico...

Motores com AC, tem duas ventoinhas e a menor não é do AC...ela existe para compensar o acréscimo de calor gerado pelo AC...falando que é do AC, dá a entender que só funcione com ele, o que não está correto, pois ela funciona mesmo sem ele estar ligado.

Cebolão é um componente que a GM aboliu desde 2000 para a linha Corsa, substituindo pelo sensor de temperatura ou plug eletrônico, que são componentes diferentes.

Na linha Corsa, as velocidades das ventoinhas são controladas por relés...outras marcas como a VW, é que usam resistência para a mesma função.

Motores acima de 2006/2007 (não estou seguro das datas), perderam o sensor de temperatura (exclusivo), do painel e o mostrador passou a ser controlado pela ECU, onde a GM entende que estando a temperatura em uma determinada faixa considerada (por ela GM) como normal, programou a ECU para manter o ponteiro no meio do mostrador (isto é fácil de ser verificado pois a(s) ventoinha(s) liga(am) e desliga(am) e o ponteiro mal se mexe...o que não reflete corretamente a realidade).

Portanto, em motores acima de tal data, a leitura do painel é "mascarada" pela GM (outras montadoras também utilizam este método), de modo a transmitir uma falsa sensação de tranquilidade ao motorista....ainda bem que vc estava atendo, percebeu o problema e atuou corretamente para evitar um possível problema mais grave e oneroso.


JORGEALAIN
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Sexta-feira 28 2017f Abril 2017 02:39:38 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por JORGEALAIN »

Bange escreveu:Bom que resolveu...

Mas para deixar mais claro o seu entendimento e o de quem lê o tópico...

Motores com AC, tem duas ventoinhas e a menor não é do AC...ela existe para compensar o acréscimo de calor gerado pelo AC...falando que é do AC, dá a entender que só funcione com ele, o que não está correto, pois ela funciona mesmo sem ele estar ligado.

Cebolão é um componente que a GM aboliu desde 2000 para a linha Corsa, substituindo pelo sensor de temperatura ou plug eletrônico, que são componentes diferentes.

Na linha Corsa, as velocidades das ventoinhas são controladas por relés...outras marcas como a VW, é que usam resistência para a mesma função.

Motores acima de 2006/2007 (não estou seguro das datas), perderam o sensor de temperatura (exclusivo), do painel e o mostrador passou a ser controlado pela ECU, onde a GM entende que estando a temperatura em uma determinada faixa considerada (por ela GM) como normal, programou a ECU para manter o ponteiro no meio do mostrador (isto é fácil de ser verificado pois a(s) ventoinha(s) liga(am) e desliga(am) e o ponteiro mal se mexe...o que não reflete corretamente a realidade).

Portanto, em motores acima de tal data, a leitura do painel é "mascarada" pela GM (outras montadoras também utilizam este método), de modo a transmitir uma falsa sensação de tranquilidade ao motorista....ainda bem que vc estava atendo, percebeu o problema e atuou corretamente para evitar um possível problema mais grave e oneroso.
Que aula! Sério, obrigado mesmo cara. Não sabia disso tudo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”