{DISCUSSÃO] - Radiador do ar quente. Verdade ou mito?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Também já pedi, mas até agora nada...

Aproveitando...já finalizei o projeto da ferramenta para curvar o tubo do radiador e estou em execução das peças...
Fases da calandra.jpg
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Lovatto
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Mensagem por Lovatto »

Bange escreveu:Também já pedi, mas até agora nada...

Aproveitando...já finalizei o projeto da ferramenta para curvar o tubo do radiador e estou em execução das peças...
Fases da calandra.jpg
Show de bola! Tendo das ferramentas fica as fácil. Teve que fazer as "polias".

Enquanto isso, aguardamos uma boa alma para nos ajudar...rssss


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Bange
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Mensagem por Bange »

Primeiro teste: Aprovado!
Teste calandra.jpg
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Lucas F.Moura
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Mensagem por Lucas F.Moura »

Então Bange, meu sistema de AQ também está isolado, desde que peguei o carro não tive tempo de fazer uma avaliação do que está acontecendo, provavelmente é o radiador que está com problemas. Já andei pensando em adaptação para isso, mas sem usar o sistema de arrefecimento principal do carro. Estou procurando uma alternativa para usar o radiador, enchendo com aditivo e água e usando um componente chamado de fio traço, que tem em várias tensões de aplicação (12V por exemplo, com uma corrente baixa de uns 3A) mas preciso fazer testes de consumo, e como afetaria o sistema elétrico do veículo (se compensa mesmo, ou daria algum prejuízo à outras funções e durabilidade de alternador e bateria por exemplo) o fio traço em funcionamento total pode atingir até 130 Graus de temperatura, muito mais que o suficiente, bastaria um controle básico com um arduino por exemplo com pwm e já resolve essa questão. Estou esperando o tempo e dinheiro pra comprar os componentes e iniciar os testes. Assim que conseguir algo eu atualizo os amigos do fórum.

Enviado de meu D6543 usando Tapatalk


CORSA WAGON 98 GL 1.6 8V PRATA.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Interessante, mas 3A é pinto...cada ventoinha do arrefecimento come 12 a 13A, cada uma.


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Bange
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Mensagem por Bange »

Anteriormente eu disse...
Bange escreveu:Quando tirei as duas bandejas e girei o botão do AQ, reparei que existem dois flaps...um rígido e um com uma borracha...a minha tá rasgada e me parece ser complicada a sua troca...s
Na realidade não são dois flaps...é apenas um, que direciona o ar para passar ou não pelo radiador do AQ...de um lado ele é curvo e fixo, e do outro é reto e tem uma borracha na beirada que veda a passagem do ar.
m_Problema com o flap do AC-AQ.jpg
Toda a borracha está podre, se desfazendo e pegajosa...para corrigir da melhor forma possível, o flap tem que ser retirado...mas como?

Já puxei o braço do eixo e retirei o motor da ventoinha interna para ver se sairia por lá...mas não concluí nada.

Alguém poderia ajudar com alguma informação?
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Bange
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Mensagem por Bange »

Eta portinhola chata...mas dei meu jeito...

https://youtu.be/Vzqf7PC4Mmo

E o radiador tá saindo...faltam apenas alguns ajustes na ferramenta para ter mais precisão nas medidas finais...
Primeiro teste pratico.jpg
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Lovatto
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Mensagem por Lovatto »

Salve salve.
Falei com um amigo que mexeu num GSI....

De acordo com aquele Corsa, a ligação é diretamente ali da saída do cabeçote, e da saída do tudo de água. Não existe válvula de 3 ou 4 vias, como eu achava que tinha...que aliás, tem maia novos!!!!!

Agora fiquei mais feliz de saber que será mais fácil de reativar o AQ!!!!

Ufa...


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Bange
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Mensagem por Bange »

É, já suspeitava que tal válvula em nossos modelos não caberia...até porque não vi nenhum ponto de fixação ao redor da entrada do radiador interno e nem saída de cabo para movê-la.

Mas creio que a eficiência da vedação do calor (sem bloqueio da circulação do líquido), não seja lá tão boa apenas com um flap (portinhola), e pretendo colocar não uma válvula e sim um registro tipo gaveta ou bola...o inconveniente será sair da cabine para abrir/fechar, pois todas as válvulas que vejo são problemáticas ao longo do tempo, um registro de metal simples e barato deve ter mais durabilidade e eficiência.


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