Ola Amigos do forum.
Estou com uma grande duvida e tentando descobrir as respostas mas não consegui pesquisando na internet. vejamos:
Meu veícuulo um Classic 2010/11 com Ar andando com GNV e Gasolina. Ultimamente estou lidando com um aquecimento acima do normal e tenho feito varios testes, comprei o scanner ELM 327 para verificar a temperatura em funcionamento.
Ele estava armando a ventuinha na primeira velocidade em 100 graus e desarmando em 95 graus, mas agora esta armando e a temperatura estabiliza em 100 e por vezes vai a 105 mas não desliga mais a ventuinha.
Se pegar congestionamento fica dificil ele fica em torno de 105 108 graus Mas se pegar estrada, com a velocidade e vento ele costuma baixar para 95.
Estou muito confuso com o funcionamento da ventuinha, comparando a velocidade da minha com a do classic da minha filha, notei minha ventuinha um pouco mais fraca.
No carro dela, a ventuinha arma em 100 e desliga em 95 e isso bem rapido, no meu demora muito mais e as vezes nao desarma porque a temperatura nao baixa rapido como o dela ( ambos os carros parado na garagem).
Mas observando o funcionamento do meu carro ( ligado na garagem) notei o seguinte
A ventuinha liga em 100 graus e não esta desligando ( antes estava desligando e ligando normalmente ) a temperatura nao sobe mais que isso ou vai ate 101 e 102 e volta a 100 e fica sempre nisso.
Eu fiquei sabendo que em alguns veiculos a primeira velocidade é controlada por uma voltagem menor(resistor) e que a segunda velocidade se da com a voltagem normal, mas eu medi a voltagem no chicote da ventuinha quando ela estava na primeira velocidade e deu 12,9 v e a bateria tava dando 12,22 v ou seja, tava recebendo os 12volts e tava na primeira velocidade.???
Notei tambem que algumas vezes eu desligo o carro e a ventuinha arma na primeira velocidade. ( chave desligada ) ???
Notei tambem que a ventuinha arma na segunda velocidade quando fica muito quente a temperatura do carro.????
Eu pergunto:
O que arma a ventuinha quando o carro esta desligado?
Como se da a segunda velocidade se na primeira eu medi e tava os 12volts plenos e so rodava na primeira velocidade?
Pra piorar esta semana o ar ficou estranho e parecia não armar. mas isso pode ser outro caso
To desconfiado da tampa do reservatorio que não ta aliviando a pressão,
to desconfiado da valvula termostatica que pode estar meio travada meio fechada,
to desconfiado da ventuinha que pode não estar mais dando conta,
e por ultimo to desconfiado da junta do cabeçote porque tenho notado que pelo escapamento sai um pouco de agua embora o oleo esteja normal, a agua não ferve e nem da bolha e tirando as velas não notei coloração diferente.
Dureza, mas se alguem puder me ajudar em algum destes questionamentos eu agradeço muito
abraços a todos
FUNCIONAMENTO DOS ELETROVENTILADORES CLASSIC
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Na maioria dos Gm a ventoinha não arma com carro desligado que eu sabia, classic eu tenho certeza que não, e o que varia a velocidade da ventoinha é a amperagem e não a voltagem, a voltagem continua sendo 12v só que com uma menor amperagem, fazendo assim ela girar mais lenta.
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Obrigado pela resposta, então o segredo da segunda velocidade esta na amperagem. Legal, sera então o controle da amperagem é feito no modulo?
Quanto a ligar com ele desligado isso esta acontecendo sim, ja observei duas vezes esta semana. e é com a chave desligada mesmo.
Quanto a ligar com ele desligado isso esta acontecendo sim, ja observei duas vezes esta semana. e é com a chave desligada mesmo.
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Com a chave desligada não é normal, e acho que é pelo módulo sim
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Vamos por partes...
A GM não adota o procedimento de manter ventoinha ligada após chave desligada...isto é alguma modificação que foi feita em seu carro.
Scaner não é instrumento de medida...ele mostra exatamente o que a ECU está interpretando do sensor...que pode estar certo ou errado, dependendo apenas do sensor.
A primeira velocidade das ventoinhas (baixa), é comandada por um conjunto de relés que põem as duas em série (corrente pela metade), e a segunda velocidade (alta), é comandada pelo mesmo conjunto de relés, que retira o série e põe em paralelo (corrente plena ou total).
Cada ventoinha tem uma resistência de aprox. 1 Ohm...com bateria de 12V... o arranjo série dá uma corrente de 6A (menor velocidade), já o arranjo paralelo, vai dar para cada ventoinha 12A (maior velocidade).
Seu motor é bem mais novo e deve ter apenas 1 sensor de temperatura, sendo que o mostrador do painel é comandado pela ECU, que infelizmente não mostra a realidade da variação da temperatura (suponho que mostre ponteiro no meio ou normal, se a temperatura estiver dentro da faixa de, digamos, 94 a 98°C...mas se passar de 100°C, volta a mostrar corretamente).
Faça o teste com o papelão e verifique o funcionamento de todo o ciclo (veloc. baixa, depois a alta)...mas cuidado, pois seu motor está trabalhando mais quente do que o normal...não deixe passar dos 105°C.
https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY&t=65s
Creio que seu problema esteja apenas no sensor, mas pode também haver problema com os relés.
A GM não adota o procedimento de manter ventoinha ligada após chave desligada...isto é alguma modificação que foi feita em seu carro.
Scaner não é instrumento de medida...ele mostra exatamente o que a ECU está interpretando do sensor...que pode estar certo ou errado, dependendo apenas do sensor.
A primeira velocidade das ventoinhas (baixa), é comandada por um conjunto de relés que põem as duas em série (corrente pela metade), e a segunda velocidade (alta), é comandada pelo mesmo conjunto de relés, que retira o série e põe em paralelo (corrente plena ou total).
Cada ventoinha tem uma resistência de aprox. 1 Ohm...com bateria de 12V... o arranjo série dá uma corrente de 6A (menor velocidade), já o arranjo paralelo, vai dar para cada ventoinha 12A (maior velocidade).
Seu motor é bem mais novo e deve ter apenas 1 sensor de temperatura, sendo que o mostrador do painel é comandado pela ECU, que infelizmente não mostra a realidade da variação da temperatura (suponho que mostre ponteiro no meio ou normal, se a temperatura estiver dentro da faixa de, digamos, 94 a 98°C...mas se passar de 100°C, volta a mostrar corretamente).
Faça o teste com o papelão e verifique o funcionamento de todo o ciclo (veloc. baixa, depois a alta)...mas cuidado, pois seu motor está trabalhando mais quente do que o normal...não deixe passar dos 105°C.
https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY&t=65s
Creio que seu problema esteja apenas no sensor, mas pode também haver problema com os relés.
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