Pq o ponto de acionamento da ventoinha mudou após retífica do motor?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Avatar do usuário
ronie.smith
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Domingo 06 2016f Novembro 2016 03:01:40 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP ST 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2000

Pq o ponto de acionamento da ventoinha mudou após retífica do motor?

Mensagem por ronie.smith »

Salve, galera!

No início do mês de dezembro mandei fazer o motor da minha pick-up Corsa (1.6, 8v, MPFI).

Antes da retífica, desde que a comprei, a ventoinha acionava aos 100°, e continuou da mesma forma depois do serviço, mas agora, após 500 km rodados, de um dia para outro a ventoinha passou a armar por volta dos 97°. Essas temperaturas conforme o marcador do painel, embora no dia em que saiu da oficina o marcador batia com o scanner.

Como pode isso ter mudado?

Se o sensor é regulado para acionar a 100°, por qual razão teria passado a acionar mais cedo?

Ou se era para acionar aos 97°, como já li pela internet, por quê antes acionava tardiamente?

Já aconteceu com mais alguém daqui?
Diz o ditado: "quem compra errado paga duas vezes"
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Mais um caso estranho, pois o sensor ao perder eficiência, informa pra ECU, um valor mais alto (resistivamente), que a realidade, fazendo com que ela comande (erradamente), o acionamento da ventoinha com uma temperatura maior.

Motores sem AC, com apenas 1 ventoinha, liga na velocidade única (alta), com +-98°C
Avatar do usuário
ronie.smith
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Domingo 06 2016f Novembro 2016 03:01:40 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP ST 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por ronie.smith »

Bange escreveu:Mais um caso estranho, pois o sensor ao perder eficiência, informa pra ECU, um valor mais alto (resistivamente), que a realidade, fazendo com que ela comande (erradamente), o acionamento da ventoinha com uma temperatura maior.

Motores sem AC, com apenas 1 ventoinha, liga na velocidade única (alta), com +-98°C
O meu é sem AC, a gasolina. Tem GNV mas não usei e nem vou usar até junho, quando expira a garantia do motor.

Amanhã é dia de levar à retífica para a revisão de 500 km, então vou aproveitar para pedir para checar novamente no scanner, para saber se a medição no aparelho ainda bate com o marcador do painel.
Diz o ditado: "quem compra errado paga duas vezes"
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Por serem sensores diferentes já é uma dificuldade coincidir...a indicação do painel é lenta e o scaner mostra "in real time" e digital...pior ainda se o sensor da ECU for abaixo da bobina e o do painel próximo ao 1° cilindro...(pontos difererentes).

E não se iluda...scaner não é um medidor, é um indicador do que a ECU está recebendo do sensor, ou seja, se o sensor estiver informando errado, o scaner vai mostrar a mesma coisa, errada.

O ideal é se certificar que a leitura do painel (quando o motor tem um sensor só pra ele), está precisa e a ventoinha liga no valor que tem que ligar...ligar abaixo é motivo de desconfiança, mas se ligar acima o motivo é de preocupação!
Avatar do usuário
ronie.smith
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Domingo 06 2016f Novembro 2016 03:01:40 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP ST 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por ronie.smith »

Agora, depois de vários dias ligando em temperatura inferior, voltou a acionar aos 100° e desarmar por volta dos 96°, tal como era antes.

Quando acionada a ventoinha, a temperatura abaixa rapidamente.

Hoje levei à retífica, para a revisão do 500 km, e novamente foi conectado ao scanner. A temperatura indicada no acionamento da ventoinha bate com o painel. Se o sensor é mais lerdo, o marcador do painel está de alguma forma adiantado. Não entendo nada, então nem sei se isso é possível.

O que eu notei é que depois que o motor "soltou", a temperatura já não chega aos 100°, em pontos do meu trajeto costumeiro, onde isso acontecia antes, embora em engarrafamentos continue alcançando essa faixa e armando a ventoinha.

Se eu quiser trocar alguns componentes, só para "tirar da cisma", devo trocar quais sensores?

Obrigado
Diz o ditado: "quem compra errado paga duas vezes"
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, como falei antes, o scaner não é um instrumento de medição, ele apenas mostra os valores com que a ECU está trabalhando, que é o que ela recebe dos sensores (de temperatura do motor, de abertura da borboleta, de pressão ou volume de ar, etc...).

Não recomendo a troca de nenhum componente sem que se avalie se o mesmo está ou não dentro de suas especificações e para isto há que se ter conhecimento específico e algum ferramental ou instrumental...coisa que me parece não ser de seu domínio.

Assim, o melhor conselho que te dou é procurar um especialista em arrefecimento, mesmo sabendo que muito poucos se utilizam das técnicas próprias de avaliação, sendo o mais comum a troca direta do componente (ou componentes suspeitos), pois para eles é mais prático, menos trabalhoso e atende-se ao cliente mais rapidamente, sento esta prática muito comum no ramo de serviços.

O que vc tem que ter em mente é que, no seu caso, o mostrador tem que estar compatível com a realidade da temperatura do motor, que tem que trabalhar na faixa de +-92°C a +- 98°C, e isto deve ser mostrado da forma mais precisa que possível.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”