Salve, galera!
No início do mês de dezembro mandei fazer o motor da minha pick-up Corsa (1.6, 8v, MPFI).
Antes da retífica, desde que a comprei, a ventoinha acionava aos 100°, e continuou da mesma forma depois do serviço, mas agora, após 500 km rodados, de um dia para outro a ventoinha passou a armar por volta dos 97°. Essas temperaturas conforme o marcador do painel, embora no dia em que saiu da oficina o marcador batia com o scanner.
Como pode isso ter mudado?
Se o sensor é regulado para acionar a 100°, por qual razão teria passado a acionar mais cedo?
Ou se era para acionar aos 97°, como já li pela internet, por quê antes acionava tardiamente?
Já aconteceu com mais alguém daqui?
Pq o ponto de acionamento da ventoinha mudou após retífica do motor?
- ronie.smith
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Pq o ponto de acionamento da ventoinha mudou após retífica do motor?
Diz o ditado: "quem compra errado paga duas vezes"
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Mais um caso estranho, pois o sensor ao perder eficiência, informa pra ECU, um valor mais alto (resistivamente), que a realidade, fazendo com que ela comande (erradamente), o acionamento da ventoinha com uma temperatura maior.
Motores sem AC, com apenas 1 ventoinha, liga na velocidade única (alta), com +-98°C
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- ronie.smith
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O meu é sem AC, a gasolina. Tem GNV mas não usei e nem vou usar até junho, quando expira a garantia do motor.Bange escreveu:Mais um caso estranho, pois o sensor ao perder eficiência, informa pra ECU, um valor mais alto (resistivamente), que a realidade, fazendo com que ela comande (erradamente), o acionamento da ventoinha com uma temperatura maior.
Motores sem AC, com apenas 1 ventoinha, liga na velocidade única (alta), com +-98°C
Amanhã é dia de levar à retífica para a revisão de 500 km, então vou aproveitar para pedir para checar novamente no scanner, para saber se a medição no aparelho ainda bate com o marcador do painel.
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Por serem sensores diferentes já é uma dificuldade coincidir...a indicação do painel é lenta e o scaner mostra "in real time" e digital...pior ainda se o sensor da ECU for abaixo da bobina e o do painel próximo ao 1° cilindro...(pontos difererentes).
E não se iluda...scaner não é um medidor, é um indicador do que a ECU está recebendo do sensor, ou seja, se o sensor estiver informando errado, o scaner vai mostrar a mesma coisa, errada.
O ideal é se certificar que a leitura do painel (quando o motor tem um sensor só pra ele), está precisa e a ventoinha liga no valor que tem que ligar...ligar abaixo é motivo de desconfiança, mas se ligar acima o motivo é de preocupação!
E não se iluda...scaner não é um medidor, é um indicador do que a ECU está recebendo do sensor, ou seja, se o sensor estiver informando errado, o scaner vai mostrar a mesma coisa, errada.
O ideal é se certificar que a leitura do painel (quando o motor tem um sensor só pra ele), está precisa e a ventoinha liga no valor que tem que ligar...ligar abaixo é motivo de desconfiança, mas se ligar acima o motivo é de preocupação!
- ronie.smith
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Agora, depois de vários dias ligando em temperatura inferior, voltou a acionar aos 100° e desarmar por volta dos 96°, tal como era antes.
Quando acionada a ventoinha, a temperatura abaixa rapidamente.
Hoje levei à retífica, para a revisão do 500 km, e novamente foi conectado ao scanner. A temperatura indicada no acionamento da ventoinha bate com o painel. Se o sensor é mais lerdo, o marcador do painel está de alguma forma adiantado. Não entendo nada, então nem sei se isso é possível.
O que eu notei é que depois que o motor "soltou", a temperatura já não chega aos 100°, em pontos do meu trajeto costumeiro, onde isso acontecia antes, embora em engarrafamentos continue alcançando essa faixa e armando a ventoinha.
Se eu quiser trocar alguns componentes, só para "tirar da cisma", devo trocar quais sensores?
Obrigado
Quando acionada a ventoinha, a temperatura abaixa rapidamente.
Hoje levei à retífica, para a revisão do 500 km, e novamente foi conectado ao scanner. A temperatura indicada no acionamento da ventoinha bate com o painel. Se o sensor é mais lerdo, o marcador do painel está de alguma forma adiantado. Não entendo nada, então nem sei se isso é possível.
O que eu notei é que depois que o motor "soltou", a temperatura já não chega aos 100°, em pontos do meu trajeto costumeiro, onde isso acontecia antes, embora em engarrafamentos continue alcançando essa faixa e armando a ventoinha.
Se eu quiser trocar alguns componentes, só para "tirar da cisma", devo trocar quais sensores?
Obrigado
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Bom, como falei antes, o scaner não é um instrumento de medição, ele apenas mostra os valores com que a ECU está trabalhando, que é o que ela recebe dos sensores (de temperatura do motor, de abertura da borboleta, de pressão ou volume de ar, etc...).
Não recomendo a troca de nenhum componente sem que se avalie se o mesmo está ou não dentro de suas especificações e para isto há que se ter conhecimento específico e algum ferramental ou instrumental...coisa que me parece não ser de seu domínio.
Assim, o melhor conselho que te dou é procurar um especialista em arrefecimento, mesmo sabendo que muito poucos se utilizam das técnicas próprias de avaliação, sendo o mais comum a troca direta do componente (ou componentes suspeitos), pois para eles é mais prático, menos trabalhoso e atende-se ao cliente mais rapidamente, sento esta prática muito comum no ramo de serviços.
O que vc tem que ter em mente é que, no seu caso, o mostrador tem que estar compatível com a realidade da temperatura do motor, que tem que trabalhar na faixa de +-92°C a +- 98°C, e isto deve ser mostrado da forma mais precisa que possível.
Não recomendo a troca de nenhum componente sem que se avalie se o mesmo está ou não dentro de suas especificações e para isto há que se ter conhecimento específico e algum ferramental ou instrumental...coisa que me parece não ser de seu domínio.
Assim, o melhor conselho que te dou é procurar um especialista em arrefecimento, mesmo sabendo que muito poucos se utilizam das técnicas próprias de avaliação, sendo o mais comum a troca direta do componente (ou componentes suspeitos), pois para eles é mais prático, menos trabalhoso e atende-se ao cliente mais rapidamente, sento esta prática muito comum no ramo de serviços.
O que vc tem que ter em mente é que, no seu caso, o mostrador tem que estar compatível com a realidade da temperatura do motor, que tem que trabalhar na faixa de +-92°C a +- 98°C, e isto deve ser mostrado da forma mais precisa que possível.
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