Pq o nível da água desce rápido demais?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Anderson25
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 16 2016f Setembro 2016 06:28:43 AM
Localização: São Pedro da Aldeia - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Pq o nível da água desce rápido demais?

Mensagem por Anderson25 »

Bom dia família!

Tenho um corsa maxx frente de Montana e o nível de água dele desce muito rápido.
Fiz o cabeçote e troquei o reservatório reservatório e a tampa, aparentemente não há vazamentos de água pelas mangueiras e nem no radiador. Lembrando que meu carro continuou aquecendo mesmo depois de feito o cabeçote, mas foi porque a ventoinha não estava Armando, instalei um kit verão e resolveu, portanto não entendi o porque a água baixa tão rápido, o que devo fazer? Substituir a água pelo fluido elco resolveria talvez?


jankefarias
:: ST ::
Mensagens: 950
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:45:13 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jankefarias »

Começou errando, kit verão é gambiarra, tem que ver o porque ela estava esquentando, pode ser o sensor defeituoso ou a ventoinha com problemas, seu carro foi trocada a válvula termostatica? o sistema de arrefecimento está limpo e com aditivo? Teoricamente o sistema de arrefecimento é estanque ou seja não precisaria ser completado, algum vazamento há no seu seja para dentro dos cilindros ou para fora do motor, ainda pode estar vazando pela tampa do reservatorio de expansao....


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Anderson precisa levar a uma oficina que tenha bombinha de pressão para sistema de arrefecimento. No sistema a bomba joga 1 bar de pressão e o vazamento aparece em pouco tempo em uma das mangueiras. Quando puder tire o kit verão, a temperatura de funcionamento normal dele é de 90º.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom...não sejamos tão extremistas quanto a temperatura...chegar aos 100°C, eventualmente pode, o que não pode é ficar nele ou até passar dele, aí tem problema que requer especialização e pesquisa, podendo ser VT, bomba ineficiente, tampa que não segura pressão, radiador obstruído, nível baixo, relés com contatos sujos, aterramento, ventoinha ineficiente (agarrando), etc...etc...

Quanto a temperatura normal, eu afirmo que não é 90°C, pois a VT tem a especificação de 92°C +- 2°C...logo, podemos considerar os 92°C, como valor inicial da faixa de trabalho...e a final? A final, podemos considerar os 100°C, pois a partir desse valor, as mangueiras estufam, a sensação de motor quente é grande, o motor começa a ficar quadrado, ou seja, vários sintomas negativos ocorrem a partir desse valor, além do que, depois dos 100°C, pra chegar no vermelho é um piscar de olhos e uma bobeada pode custar caro...

https://www.youtube.com/watch?v=F8N_8vVzi1o
https://www.youtube.com/watch?v=3Gj2nB9Eyxs

Então o mais sensato é se falar em faixa normal de trabalho do motor (entre a abertura da VT =92°C +- 2°C e os 100°C)...tem carros que vão trabalhar normal em 94, 95, 97, 98...se quisermos definir um bom valor de referência, eu diria que é 96°C (exatamente entre os 92°C e os 100°C).

Em motores antigos, com cebolão ou dois sensores de temperatura, o mostrador nunca mostrará uma temperatura fixa (seja ela qual for dentro da faixa), pois a ventoinha existe para não permitir que a temperatura ultrapasse um determinado valor (seja em motores com AC ou não), e tão logo ela seja atingida, a ECU liga a ventoinha e o arrefecimento forçado que ela provoca, faz a temperatura baixar até desligar ou segurar em um determinado valor, dependendo das condições do sistema de arrefecimento como um todo (incluindo a ventilação natural, com o carro andando).

Em motores mais novos, com apenas um sensor de temperatura, quem comanda o mostrador do painel é a ECU, assumindo ela a monitoração da faixa (de 92°C a 100°C), e mandando uma única informação para o mostrador enquanto a temperatura estiver dentro destes limites...o que dá a sensação ao motorista de que seu motor está trabalhando sempre num valor confortável e estático (dentro da faixa)...que valor é este? Não sei, pois além dos carros mais novos virem com tracinhos, nunca bateu um na minha mão para análise...

Considero este método mais recente (com apenas um sensor), muito ruim...pois é sabido que os sensores alteram suas características ao longo do tempo...aí, o sensor se altera, a ECU pensa ou concluí (se é que se pode falar assim), que o motor está trabalhando dentro da faixa...manda uma informação de normalidade para o mostrador...o motorista pensa que está tudo as mil maravilhas, mas na realidade já está prá lá dos limites....o motor ferve, estoura junta, reboque, retífica, etc, etc, etc...

Kit verão...o kit verão, mesmo que bem colocado, não deve substituir o sistema engenhado pela montadora originalmente, pois aí, de fato, é uma gambiarra...é um retrocesso burro a um tempo em que o cebolão controlava o limite da faixa.

Mas usar um kit verão em paralelo ao sistema original, pode trazer algumas vantagens...

Digamos que o normal seja a ECU ligar a ventoinha com 98°C, na maior velocidade (carros com AC), ou velocidade única (carros sem AC)...uma falha no sistema original, permitirá que a temperatura ultrapasse este valor e se o motorista não perceber...motor ferve, lá se vai a junta, etc, etc, etc.... mas se um kit verão for colocado com um cebolão que ligue a ventoinha em 100°C, mesmo que o sistema original falhe...o kit tá lá, garantindo que a temperatura não passe os 100°C, ligando a ventoinha, uma lâmpada de alarme, uma cigarra, um letreiro escrito "parra p o r r a!"...rs!

Então, o uso do kit verão, deve ser feito de forma inteligente...nunca substituindo o sistema original...e também nunca operando abaixo da faixa inicial (92°C), pois o motor não chegará na temperatura em que os estudos da montadora considera ideal para a melhor performance entre economia de combustível, potência e menor agressão ao meio ambiente.


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Sem ficar atendo a muitas especificações. 90º tem que aparecer no painel com a ventoinha ligando no 95º.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”