Mangote do sistema inchando. O que fazer?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
ErivanTargino
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 09:45:11 PM
Localização: Mataraca - PB
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mangote do sistema inchando. O que fazer?

Mensagem por ErivanTargino »

Boa noite galera!
É o seguinte, de uns dias pra cá observei que o mangote que Sai do radiador para o motor fica bem duro, um dia deixei o carro em repouso e o mangote ficou como se tivesse chupado. Quando funciono o carro com a tampa do reservatório aberto, a água jorra antes de atingir a temperatura para disparar a ventoinha. Também tenho notado umas pintinhas de cor prata na água e um barulho, Não é chiado, aonde fica a correia dentada.
O Mecânico disse que pode ser problema no cabeçote, mas depois eu disse e mostrei o barulho ele falou que pode ser bomba d'água. Como estou doente e aonde moro não tem autopeças, não posso ficar muito tempo sem o carango.
Ele é um Life 2005 gasolina - sem AC.
A bomba d'água é a original ainda (118800km).
Peço a ajuda de vocês pra tentar solucionar esse problema sem gastar muito.
Obrigado desde já.


ErivanTargino
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 09:45:11 PM
Localização: Mataraca - PB
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por ErivanTargino »

Surgiu mais uma dúvida... É mangote ou mangueira?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Mangote é mangueira curta...

O sistema de arrefecimento tem sim uma certa pressão, que se ultrapassar +- 1,3 Bar, tem que sair pela tampa do expansor, se não sair, vai estourar em algum lugar mais fraco...

Vc falou em detritos cor prata na água? Então não usas aditivo né? Sua água deve estar marrom e seu sistema já pode estar bem comprometido...quanto? Só abrindo e analisando cada componente...

Os detritos podem ser da bomba que está se desfazendo pela corrosão (não é só ferro que sofre corrosão), ou qualquer outra parte com liga de alumínio...capa da VT, radiador...antes de condenar o cabeçote, tem muito a verificar.

Reservatório aberto com o motor em funcionamento, só se a temperatura não ultrapassar 95°C, acima disso, jorrar vai ser normal devido não só a temperatura, mas também pela pressão.

Gastar pouco ou muito é relativo...carro bem mantido, no final gasta menos, mas gasta...

A correia dentada fica oculta por uma capa plástica do lado esquerdo do motor.

Se vc mete a mão na graxa, a gente te ajuda, caso contrário, o melhor é levar a um reparador de confiança para analisar o barulho, inspecionar a bomba e outros pontos que podem estar soltando detritos...isto resolvido, levar a uma loja de arrefecimento para analisar o problema da temperatura.


ErivanTargino
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 09:45:11 PM
Localização: Mataraca - PB
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por ErivanTargino »

Entendo Bange.
Eu mandei fazer uma descarbonização tem um ano, o mecânico trocou a água e diz ter colocado aditivo (a água estava esverdeada, creio que seja aditivo). Antes quando eu desligava o carro eu escutava um barulho como se tivesse vazado pressão, coisa rápida. Hoje já não escuto mais. Será a tampa do reservatório? O líquido circula normalmente. Outra coisa, o carro vira e mexe fica com o giro abaixo dos 900 RPM querendo morrer, ele só estabiliza quando eu paro totalmente. Tem vezes que ele morre e não quer pegar mais.a temperatura não passa do meio no painel, nunca passou.
Estou pra trocar a bomba D'água amanhã. R$97,00 (Uma marca de três letras que não lembro SKF acho...) vale a pena?
Obrigado!


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Se for SKF, é boa marca...mas tem uma outra VMG...não tenho dados sobre esta...a URBA é uma boa marca no mercado.

A parte mais lógica a soltar detritos é a bomba (devido ao movimento)...inspecione e se necessário troque...neste processo recolha e guarde o líquido do arrefecimento para reuso, já que tem só 1 ano (se foi posto um de boa qualidade e na proporção correta), e inspecione a VT e sua sede...faça circular bastante água da bica (sem a VT), pelo sistema, pois isto ajudará a limpar os detritos.

Sobre a tampa, é como falei...se a pressão for grande a válvula que existe nela, cumpre o papel de deixar o excesso sair...mas também tem que deixar alguma pressão no sistema, pois a pressão também eleva a ebulição da água/líquido e isto ajuda a não deixar ferver.

A troca da tampa é indicada a cada 2 ou 3 anos (quando se troca o líquido do arrefecimento), mas cuidado, pois existem várias marcas sem qualidade...com equipamento correto, a função da válvula pode ser conferida.


ErivanTargino
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 09:45:11 PM
Localização: Mataraca - PB
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por ErivanTargino »

Entendi cara. Muito obrigado pela ajuda. Fui no mecânico e ele disse que a bomba está boa. Mas continuo a escutar o barulho, ele também não soube dizer da onde vem. Um problema que está me incomodando muito é que o carro está com a marca lenta doida. Estou andando de boa e de repente piso na embreagem, o carro morre e não pega mais. Daí tenho que ligar acelerando, e quando pega eu acelero até 4000RPM e desligo, daí quando ligo de novo ele mantem a marcha lenta. mas daqui a pouco começa o cabaré tudo de novo. Lembro que quando fui trocar o atuador da marcha lenta, um mecânico curioso mexeu no parafuso do batente da borboleta. Será esse meu problema?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O atuador é difícil de dar problema, o mais comum é estar impregnado de meleca de óleo, que sai com uma boa limpeza.
Não se mexe neste parafuso do batente sem alguns aparelhos de regulagem...pode ter ficado muito desajustado...o problema já ocorria antes ou foi após a troca do atuador e mexida no parafuso?

Já que ele falou que o barulho não vem da bomba d'água e que ela está funcionando, retire a correia do alternador e funcione o motor...se o barulho parar, ao menos não é de dentro do motor, podendo ser do alternador, ou acessórios (DH, AC).

Mas isso ainda não explica os detritos...


ErivanTargino
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 09:45:11 PM
Localização: Mataraca - PB
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por ErivanTargino »

Pois é, eu fiz uma limpeza na TBI e, acredito que, esqueci de colocar aquele caninho de baixo da TBI, ai a aceleração sempre ficava acima dos 5000RPM. Daí levei no único auto elétrico aqui e o cara mexeu no parafuso. Abaixou ele, daí o carro continuou do mesmo jeito. Ah, e ele tirou o atuador e virou o embolo do atuador. Daí ele não segurava a marcha lenta, quando eu troquei o atuador na cidade vizinha, pedi pra passar o scanner e beleza, ficou bom. Só que depois de uns dias começou a ficar tudo doido de novo, tem hora que não segura a lenta, fica entre 300 e 600 RPM, aí eu paro o carro totalmente e a ML normaliza, mas quando eu desligo o carro e ligo novamente o giro sobe até uns 4000RPM, segura e baixa lentamente até normalizar. Tinha vezes que ele morria e não pegava mais, só quando eu pisava no acelerador, segurava até 4000RPM e desligava, aí quando ligava de novo a ML segurava nos 950RPM. Quarta feira 15/06 eu aumentei um pouco o parafuso e melhorou, tem hora que ele faz de novo, mas não fica mais entre 300~600, fica entre 500~800, acredito que não conseguirei deixar 100% sem um scanner, mas acredito que possa melhorar. A propósito, tem um Scanner via bluetooth, será que vale a pena?
Meu carro não tem DH e AC.
Hey cara, obrigado mesmo pela ajuda.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

No TBI, além do atuador, existe o sensor da borboleta, que informa pra ECU, qual é a proporção da abertura daquele flap, que chamam de "borboleta". A informação da proporção de abertura e mais outros dados do motor, fazem com que a ECU, comande o atuador...na realidade isto só ocorre na ML...fora da ML o atuador não é acionado pela ECU.

Um problema muito comum, é uma perda da característica do sensor, que informa pra ECU, um posicionamento errado (mas ela não sabe que é errado)...ela então manda o atuador ficar numa posição que não deveria...e o resultado é uma ML inconstante também.

Ficamos então com uma possibilidade de que vc na remontagem do TBI, tenha deixado alguma entrada falsa de ar (também altera a ML), em juntas, O-rings, conexões...revise tudo buscando alguma falha... quele tubinho vai para o sensor MAP, e deve estar bem conectado e não pode estar rachado ou ressecado (também altera a ML).

Para o sensor da borboleta, existem métodos de teste, mas não sei se vc tem multímetro para tal...e como a sua região não é bem servida de reparadores, eu sugiro a compra de um original (ou paralelo, mas do mesmo fabricante...ex.: Delphi), mas isto só se na sua revisão absolutamente nada for encontrado de errado.

No caso do parafuso, já que está desregulado mesmo, vc pode ir atuando com menos de 1/4 de volta de cada vez, e observar o resultado e atuar novamente se necessário...esse parafuso é o batente do flap da borboleta...ele normalmente evita que a borboleta se prenda na guela do TBI, pela ação da mola de retorno...o ajusta estará razoavelmente bom entre não travar e passar o míiiinimo de ar.


ErivanTargino
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 09:45:11 PM
Localização: Mataraca - PB
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por ErivanTargino »

Entend! Vou dar uma revisada aqui!
Quando obtiver bons resultados aviso!
Muuuuito obrigado cara!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”