Pq Desligo o A/C e o carro esquenta?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
smrlopes
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 21 2016f Abril 2016 05:56:56 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Pq Desligo o A/C e o carro esquenta?

Mensagem por smrlopes »

Tenho um Corsa Sedan Premium 1.4 2009 e venho enfrentando um problema que ja me fez trocar valvula termostatica, bomba dagua e nada de resolver. O sistema de arrefecimento funciona bem se não ligo o ar condicionado, mas após ligá-lo e depois de um tempo desliga-lo, o carro esquenta em 5 minutos no maximo e se eu tentar ligar o ar novamente, ele nao funciona mais. Ja troquei o rele da ventuinha, que estava derretido, mas nao resolveu. Acho que possa ser algo relacionado a ventuinha que nao esta armando nos sois estagios, sei la, mas nao tenho ideia. Se alguem puder me dar uma luz agradeço.


Avatar do usuário
weslleysantos
:: Millennium ::
Mensagens: 102
Registrado em: Domingo 10 2016f Abril 2016 12:33:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por weslleysantos »

smrlopes escreveu:Tenho um Corsa Sedan Premium 1.4 2009 e venho enfrentando um problema que ja me fez trocar valvula termostatica, bomba dagua e nada de resolver. O sistema de arrefecimento funciona bem se não ligo o ar condicionado, mas após ligá-lo e depois de um tempo desliga-lo, o carro esquenta em 5 minutos no maximo e se eu tentar ligar o ar novamente, ele nao funciona mais. Ja troquei o rele da ventuinha, que estava derretido, mas nao resolveu. Acho que possa ser algo relacionado a ventuinha que nao esta armando nos sois estagios, sei la, mas nao tenho ideia. Se alguem puder me dar uma luz agradeço.
Já tentou ver se é relé?

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Faz o teste do papelão e veja como o sistema se comporta...

https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY

O vídeo mostra outras coisas, mas o principal para você é o uso do papelão para analisar o ciclo completo do arrefecimento.


smrlopes
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 21 2016f Abril 2016 05:56:56 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por smrlopes »

Troquei sim os reles referentes ao ar e ao ventilator. Fiz hj o teste do papelao, mas o carro nao esquentou de jeito nenhum, mesmo com o papelao obstruindo a passagem de ar.
Percebi que depois que o motor trabalhou um pouco, quando tento ligar o ar ele nao funciona pq a ventuinha nao arma. Ai tento de novo e ela arma e o ar funciona. O ar so funciona se a ventuinha funciona. Por isso nao sei se o problema é na ventuinha ou no ar.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Lopes, não faz sentido o carro não esquentar...o motor em funcionamento é uma fonte geradora de calor...se não houver algo que evite a subida da temperatura (no caso o sistema de arrefecimento), o motor chegará a uma temperatura tão alta que funde.

Pode ser que vc não tenha dado o tempo suficiente para ele chegar a aquecer, principalmente se seu carro não tiver VT (demora mais), ou a VT colou aberta.

Ou pode ser o seu mostrador da temperatura que não está registrando corretamente...tem formas técnicas de se comprovar, mas depende de instrumentos que vc talvez não tenha...o melhor seria uma medição independente do próprio sistema do carro, tipo infravermelho.

Tem outra forma técnica de conferir o ciclo do arrefecimento, mas sem saber a correspondência da tensão com a temperatura, fica-se um pouco sem base...no meu caso a tensão de 1,6V = +- 95°C, e de 1,4V = +- 98°C. Seu motor é mais novo e pode ter ligeiras diferenças, mas não muita de forma a que a temperatura ultrapasse os 100°C.

https://www.youtube.com/watch?v=T1uTSffD5Dw

Uma das razões para o AC não ligar é a alta temperatura do motor, que faz aumentar a pressão do gás, acionando o termostato de alta, inibindo que o AC ligue.


smrlopes
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 21 2016f Abril 2016 05:56:56 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por smrlopes »

Valeu pessoal pela atenção. Aproveitei esse feriadão pra tentar desvendar esse mistério e parece que deu certo, pois o carro ficou bom novamente e não está super aquecendo mais. Consegui perceber que a segunda velocidade da ventuinha não estava armando, por isso o carro super aquecia e o ar condicionado nao ligava mais. Fiz o teste das duas velocidades ligando direto na bateria e as duas funcionaram sem problemas, o que me fez descartar problema na ventuinha. Entao voltei a desconfiar dos reles, apesar de ja ter trocado os dois referentes a ventuinha e ao ar. Desmontei a caixa ondefica os reles e fusiveis para ver se tinha algum fio partido ou mal contato, mas estava tudo ok. Qual nao foi minha surpresa, com o carro ligado, tirei o rele da ventuinha e para meu espanto, ela armou na velocidade mais forte. Quando eu coloquei o rele de novo a ventuinha desligava. Saquei ela e voltou a armar no estagio 2. Como a ventuinha armava sem o seu respectivo rele? Ate agora nao sei a resposta. Botei 3 reles diferentes no local e com todos acontecia o mesmo problema, o que me fez descartar problema no rele, pois era impossivel os 4 estarem ruins. Comecei a desconfiar que o sistema eletronico estava maluco e precisaria dar um reset pra resolver. Ai tirei o rele do ar e coloquei o da ventuinha de novo, nada aconteceu, mas qd recoloquei o rele do ar, pimba, a ventuinha armou. Fiz varios testes e percebi que so funcionava ok, quando eu colocava primeiro o rele da ventuinha e depois o do ar condicionado. Ate agora nao enetendi essa logica, nem tem logica, mas foi o que resolveu. Misterios da eletronica. Por fim, como desgraca pouca é bobagem, descobri tb um pequeno vazamento no radiador, na junção da lateral plastica com o metal. Mais um problema pra resolver, mas esse bem mais facil, nao sei se compro outro ou se conserto ele.


moicano
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Segunda-feira 14 2014f Julho 2014 09:18:17 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por moicano »

Experiência própria, reparar radiador é adiar o problema, se possível troque e fique tranquilo.
Vectra 2.2 8v GLS prata 2000 - Ex

Corsa Sedan Premium preto 2011 - Atual


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”