[DÚVIDA] - Ventoinha liga sempre quando ligo o ar condicionado.

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
marnildo
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 16 2016f Março 2016 07:06:52 PM
Localização: Monte Carmelo - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Ventoinha liga sempre quando ligo o ar condiciona

Mensagem por marnildo »

Boa noite, galera. Tenho um corsa Clássico LS, 2010, 1.0, toda vez que ligo o ar condicionado, depois de um curto período de tempo, a ventoinha aciona. Tipo, não entendo muito de carro, é o meu primeiro carro, mas numas pesquisas na internet, entendi que carros que vem com ar de fábrica (caso desse) há duas ventoinhas, ou dois tempos, não entendi bem, e o barulho parece ser da ventoinha q refrigera o motor. É normal isso nesse tipo de veículo? A ventoinha acionar pouco após ligar o ar condicionado?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Sim normal.
Quando tem 2 liga a específica do A/C.
Quando tem 1 liga na velocidade mais baixa.

Tem que ligar pra fazer a troca de calor.
Só observar o motor esquentar, se ficar mais forte ainda... tudo certo.


yuriporto_01
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 09 2016f Março 2016 05:30:45 PM
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por yuriporto_01 »

awaked escreveu:Sim normal.
Quando tem 2 liga a específica do A/C.
Quando tem 1 liga na velocidade mais baixa.

Tem que ligar pra fazer a troca de calor.
Só observar o motor esquentar, se ficar mais forte ainda... tudo certo.
Awaked, pelo que ja pesquisei pela rede, essa ventoinha auxiliar do ar-condicionado deve ficar sempre ligada enquanto o ar estiver funcionando certo?
Porém, acho que estou com um problema em algum componente do meu carro pois essa ventoinha, quando o carro está funcionando, resolve parar, a partir daí a temperatura sobe e meu ar-condicionado desarma!!!

Tem ideia de por onde começar ver esse meu problema?

Obs.:O ar quando funciona, gele bem! O gas foi verificado e foi completado com o nível ideial


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

yuriporto_01 escreveu: Awaked, pelo que ja pesquisei pela rede, essa ventoinha auxiliar do ar-condicionado deve ficar sempre ligada enquanto o ar estiver funcionando certo?
Porém, acho que estou com um problema em algum componente do meu carro pois essa ventoinha, quando o carro está funcionando, resolve parar, a partir daí a temperatura sobe e meu ar-condicionado desarma!!!

Tem ideia de por onde começar ver esse meu problema?

Obs.:O ar quando funciona, gele bem! O gas foi verificado e foi completado com o nível ideial
Não manjo muito de A/C, só manjo de usar! :D
Não sei, em seu lugar procuraria uma segunda ou até terceira oficina pra verificar o que pode ser.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Falando pelos Corsas antigos com AC, as ventoinhas são para o sistema como um todo, ou seja, não existe uma exclusiva para o AC, embora muitos rotulem a menor como sendo do AC, pois ela só existe em carros com AC, mas funciona também sem ligá-lo.

O sistema contempla duas ventoinhas que funcionam em velocidade baixa (ligam com +- 95°C), e com velocidade alta (com +- 98°C), independentemente do AC estar ligado.

Ligando-se o AC, creio que independente da temperatura, a velocidade baixa é ligada...se chegar aos 98°C, a velocidade alta é acionada...isto é feito por um conjunto de relés que na velocidade baixa, põem as ventoinhas em série e na velocidade alta põem elas em paralelo, tais relés causam problemas de superaquecimento, quando não funcionam como previsto (por queima, mau contato, etc...).

Também quando se liga o AC, a ventilação interna (da cabine) é acionada com a velocidade 1 (referência painel), mesmo que o botão esteja na condição de ventoinha desligada...isto é para evitar a formação de gelo no evaporador.


yuriporto_01
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 09 2016f Março 2016 05:30:45 PM
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por yuriporto_01 »

Bange escreveu:Falando pelos Corsas antigos com AC, as ventoinhas são para o sistema como um todo, ou seja, não existe uma exclusiva para o AC, embora muitos rotulem a menor como sendo do AC, pois ela só existe em carros com AC, mas funciona também sem ligá-lo.

O sistema contempla duas ventoinhas que funcionam em velocidade baixa (ligam com +- 95°C), e com velocidade alta (com +- 98°C), independentemente do AC estar ligado.

Ligando-se o AC, creio que independente da temperatura, a velocidade baixa é ligada...se chegar aos 98°C, a velocidade alta é acionada...isto é feito por um conjunto de relés que na velocidade baixa, põem as ventoinhas em série e na velocidade alta põem elas em paralelo, tais relés causam problemas de superaquecimento, quando não funcionam como previsto (por queima, mau contato, etc...).

Também quando se liga o AC, a ventilação interna (da cabine) é acionada com a velocidade 1 (referência painel), mesmo que o botão esteja na condição de ventoinha desligada...isto é para evitar a formação de gelo no evaporador.
Perfeito amigo!! Então é possível que eu esteja com problema em alguns dos reles da ventoinha!? Aqueles 6 que ficam do lado do carona no painel!?!?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sim, nem todos são das ventoinhas...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”