Então Bange, hoje a tarde deixei num eletricista e o cara trocou o conector (femea) que aciona a ventoinha. Disse que estava derretido num contato. A princípio e A/C parece ter melhorado. Como já era fim de tarde e o dia estava meio chuvoso a temperatura ambiente está baixa, não está aquele calorão. Amanhã vou andar pela cidade por volta do meio-dia, horário que geralmente é o mais quente do dia, pra ver como se comporta. O eletricista disse não encontrar mais nada de errado, além do conector. Pelo pouco que andei, acho que melhorou. Quando parava num semáforo o A/C desligava, soprava temperatura ambiente e agora fica funcionando normal. Só achei que a ventoinha está armando em cima do terceiro traço e antes dele mexer armava um pouco antes. Vou observar amanhã seu comportamento.
Vou resetar a memória agora a noite e ver se ajuda. O painel está com o símbolo da ferramenta aceso, só apaga quando o motor é acionado e normalmente não é assim.
Amanhã posto o resultado do teste.
Boa noite!
[DÚVIDA] - Pq A/C não gela em marcha lenta?
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Boa noite, caros!
Como tinha avisado, venho postar agora a conclusão do meu caso, se é que encontrei a solução.
Então vamos lá. Andei hoje, por volta das 13 horas, por vários locais da cidade e o A/C se manteve normal. Não parou de gelar quando tinha que parar em semáforos e a temperatura passou um pouco do segundo traço, sequer chegou perto do terceiro. Gelado o tempo todo. Mas hoje também não foi um dia daquele calorão.
A única diferença gritante que notei foi que agora, com o veículo parado na garagem e acionando o A/C, a ventoinha arma por alguns segundos e desarma por mais alguns, arma novamente por alguns segundos e desarma por mais alguns e fica assim. Isso foi notado com o motor em temperatura média, ainda no segundo traço. Não fazia isso antes, mas no difusor do painel do interior do veículo, o ar sai gelado o tempo todo e a temperatura não sobe.
Essa é a conclusão provisória. Será que era só o problema de mau contato no conector?
Espero que sim. Retornarei nos próximos dias, espero que para fechar esse post.
Até mais!
Como tinha avisado, venho postar agora a conclusão do meu caso, se é que encontrei a solução.
Então vamos lá. Andei hoje, por volta das 13 horas, por vários locais da cidade e o A/C se manteve normal. Não parou de gelar quando tinha que parar em semáforos e a temperatura passou um pouco do segundo traço, sequer chegou perto do terceiro. Gelado o tempo todo. Mas hoje também não foi um dia daquele calorão.
A única diferença gritante que notei foi que agora, com o veículo parado na garagem e acionando o A/C, a ventoinha arma por alguns segundos e desarma por mais alguns, arma novamente por alguns segundos e desarma por mais alguns e fica assim. Isso foi notado com o motor em temperatura média, ainda no segundo traço. Não fazia isso antes, mas no difusor do painel do interior do veículo, o ar sai gelado o tempo todo e a temperatura não sobe.
Essa é a conclusão provisória. Será que era só o problema de mau contato no conector?
Espero que sim. Retornarei nos próximos dias, espero que para fechar esse post.
Até mais!
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Bom dia!
Parece que o problema com o A/C está resolvido. Andei pela cidade agora de manhã e ele se comportou normal. Não sobe a temperatura mais do que um pouco do segundo traço e o ar sai gelado o tempo todo do difusor do painel no interior do carro, mesmo parando nos semáforos. A única diferença que notei é que a ventoinha arma e desarma o tempo todo, mas a temperatura se mantém sempre próxima ao segundo traço. Alguém sabe dizer se esse arma e desarma da ventoinha é normal? Antes ela funcionava o tempo todo.
Parece que o problema com o A/C está resolvido. Andei pela cidade agora de manhã e ele se comportou normal. Não sobe a temperatura mais do que um pouco do segundo traço e o ar sai gelado o tempo todo do difusor do painel no interior do carro, mesmo parando nos semáforos. A única diferença que notei é que a ventoinha arma e desarma o tempo todo, mas a temperatura se mantém sempre próxima ao segundo traço. Alguém sabe dizer se esse arma e desarma da ventoinha é normal? Antes ela funcionava o tempo todo.
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dangdm, considere que a fonte de calor (motor em funcionamento), é constante e a ventoinha + o arrefecimento, atua para não permitir que a temperatura suba além de um determinado valor perigoso para o motor, portanto é normalíssimo o ligar e desligar...
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dangm, Olá amigo! Estou exatamente com o mesmo problema descrito por voce no meu Corsa Classic 2009 e vou providenciar com urgencia a troca desse conector! Mas voce poderia me explicar qual exatamente é ele! Seria parecida com essa: https://onedrive.live.com/redir?resid=B ... hoto%2cjpg
Fico no aguardo!!
Fico no aguardo!!
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Yuriporto_01, o conector ou plug, como queira chamar, fica próximo a ventoinha, do lado direito de quem abre o capô. Pelo jeito o problema era esse, pois a temperatura não sobe mais. Só a ventoinha liga e desliga toda hora. Ela leva uns 5 segundos ligada e mais 5 desligada. Fica assim direto. O eletricista que trocou o conector não sabe o motivo. Vou procurar um outro eletricista pra ver.
O do meu carro é esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ontana-_JM
O do meu carro é esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ontana-_JM
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Realmente, Bange. Não era assim. Ficava ligado direto com o A/C acionado. O eletricista não pôde me atender essa semana, mas pelo que lhe contei acha ser algum ajuste na central eletrônica. Só estranhou, pelo fato de só ter trocado o conector. Vou tentar na segunda-feira.
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Lhe digo que não há ajuste a ser feito na central eletrônica (ECU).
Não afirmo que esteja errado, eu apenas acho que 5s de ciclo é muito curto...talvez por isso acelerou o derretimento do conector.
Faz o teste do papelão sem ligar o AC, e depois repita com o AC ligado...não deve haver muita diferença...
Outra coisa....vc comentou acima que sem o AC ligado a ventoinha liga a velocidade 1 (baixa), pouco antes do 3º traço...eu já acho muito...ela deveria ligar por volta do 2º.
Pelo visto a 2ª ligará próximo ao 4º !!! Aí eu aposto na perda de característica de seu sensor de temperatura...
Faz o teste e vamos ver qual o comportamento...
Não afirmo que esteja errado, eu apenas acho que 5s de ciclo é muito curto...talvez por isso acelerou o derretimento do conector.
Faz o teste do papelão sem ligar o AC, e depois repita com o AC ligado...não deve haver muita diferença...
Outra coisa....vc comentou acima que sem o AC ligado a ventoinha liga a velocidade 1 (baixa), pouco antes do 3º traço...eu já acho muito...ela deveria ligar por volta do 2º.
Pelo visto a 2ª ligará próximo ao 4º !!! Aí eu aposto na perda de característica de seu sensor de temperatura...
Faz o teste e vamos ver qual o comportamento...
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Bom dia! Minha conclusão do meu defeito é que só pode mesmo ter sido o conector ou plug, como queiram. Ninguém até agora conseguiu me explicar o motivo da curta intermitência no acionamento da ventoinha. O A/C está gelando com força e a temperatura normal. Vou tentar com outros profissionais, mas sem desespero.
Bange, como é esse teste do papelão? Poderia explicar?
Bange, como é esse teste do papelão? Poderia explicar?
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