Ola,
Estou com uma duvida, meu corsa, demora para esquentar.....
Tipo eu uso ele assim:
Ando pouco, coisa de 10 min com ele, não meche o ponteiro.
Se ando na pista, não mexe o ponteiro.
Agora se eu usar na cidade, tipo anda e para, ele esquenta, e liga a ventoinha.
Se eu ficar com ele parado, e acelerando para esquentar o motor, ele esquenta e liga normal a ventoinha.
Ta tudo certo, e normal isso?
PS: Quando levei no mecânico, ele falou que era normal
Temperatura baixa demais. Será Válvula Termostática aberta?
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- :: Moderador ::
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- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
A normalidade está no ponteiro ficar entre +- 1/4 (lado esquerdo) e +-1/4 (lado direito), e nesta faixa o sistema de ventoinhas atua para que não ultrapasse o lado direito (mais quente). Com o carro em movimento nem sempre as ventoinhas são chamadas pela ECU, para atuarem...
Quanto a VT, ela existe para que a temperatura normal/ideal de trabalho (na faixa acima), seja atingida o mais rápido possível, pois até o motor atingir tal faixa, o consumo é um pouco maior e o meio ambiente é mais agredido com vapores nocivos. Então fica claro que quanto mais rápido tal faixa for atingida, melhor pra todo mundo...a VT deve permanecer fechada abaixo de 92°C +- 2°C, acima disso ela fica aberta para permitir o fluxo do líquido de arrefecimento por todo o sistema, que quando fora do motor, passa pelo radiador, é resfriado e retorna ao motor para resfriar o mesmo.
Problemas com a VT:
Ausência ou travada aberta> demora mais que o normal para atingir a temperatura ideal.
Abertura parcial > demora para atingir a temperatura ideal e pode provocar elevação da temperatura, fazendo com que o motor trabalhe no limite superior da faixa.
Travada fechada > rapidamente superaquece o motor (acima da faixa), podendo ocasionar danos em mangueiras, junta, empeno do cabeçote, etc...
Quanto a VT, ela existe para que a temperatura normal/ideal de trabalho (na faixa acima), seja atingida o mais rápido possível, pois até o motor atingir tal faixa, o consumo é um pouco maior e o meio ambiente é mais agredido com vapores nocivos. Então fica claro que quanto mais rápido tal faixa for atingida, melhor pra todo mundo...a VT deve permanecer fechada abaixo de 92°C +- 2°C, acima disso ela fica aberta para permitir o fluxo do líquido de arrefecimento por todo o sistema, que quando fora do motor, passa pelo radiador, é resfriado e retorna ao motor para resfriar o mesmo.
Problemas com a VT:
Ausência ou travada aberta> demora mais que o normal para atingir a temperatura ideal.
Abertura parcial > demora para atingir a temperatura ideal e pode provocar elevação da temperatura, fazendo com que o motor trabalhe no limite superior da faixa.
Travada fechada > rapidamente superaquece o motor (acima da faixa), podendo ocasionar danos em mangueiras, junta, empeno do cabeçote, etc...
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