Temperatura baixa demais. Será Válvula Termostática aberta?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Enedino
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Terça-feira 26 2015f Maio 2015 08:33:41 AM
Localização: São João da Boa Vista - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Temperatura baixa demais. Será Válvula Termostática aberta?

Mensagem por Enedino »

Ola,

Estou com uma duvida, meu corsa, demora para esquentar.....
Tipo eu uso ele assim:

Ando pouco, coisa de 10 min com ele, não meche o ponteiro.
Se ando na pista, não mexe o ponteiro.

Agora se eu usar na cidade, tipo anda e para, ele esquenta, e liga a ventoinha.
Se eu ficar com ele parado, e acelerando para esquentar o motor, ele esquenta e liga normal a ventoinha.

Ta tudo certo, e normal isso?

PS: Quando levei no mecânico, ele falou que era normal


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A normalidade está no ponteiro ficar entre +- 1/4 (lado esquerdo) e +-1/4 (lado direito), e nesta faixa o sistema de ventoinhas atua para que não ultrapasse o lado direito (mais quente). Com o carro em movimento nem sempre as ventoinhas são chamadas pela ECU, para atuarem...

Quanto a VT, ela existe para que a temperatura normal/ideal de trabalho (na faixa acima), seja atingida o mais rápido possível, pois até o motor atingir tal faixa, o consumo é um pouco maior e o meio ambiente é mais agredido com vapores nocivos. Então fica claro que quanto mais rápido tal faixa for atingida, melhor pra todo mundo...a VT deve permanecer fechada abaixo de 92°C +- 2°C, acima disso ela fica aberta para permitir o fluxo do líquido de arrefecimento por todo o sistema, que quando fora do motor, passa pelo radiador, é resfriado e retorna ao motor para resfriar o mesmo.

Problemas com a VT:

Ausência ou travada aberta> demora mais que o normal para atingir a temperatura ideal.
Abertura parcial > demora para atingir a temperatura ideal e pode provocar elevação da temperatura, fazendo com que o motor trabalhe no limite superior da faixa.
Travada fechada > rapidamente superaquece o motor (acima da faixa), podendo ocasionar danos em mangueiras, junta, empeno do cabeçote, etc...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”