[DÚVIDA] - Água do motor aquecendo em alta velocidade.

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Vitor Anunzi
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[DÚVIDA] - Água do motor aquecendo em alta velocidade.

Mensagem por Vitor Anunzi »

Pessoal, boa noite.

Hoje quando estava na W. Luiz a temperatura da água do motor começou a esquentar a 100 por hora e com o ar condicionado ligado, achei estranho mais tarde fiz um teste a 120 e a temperatura aumentou mais ainda também com o ar ligado, quando estou em baixa velocidade a temperatura fica normal. Não há sinal nenhum de vazamento no reservatório e deixei o carro ligado e a ventoinha armou normalmente. Li em alguns sites muitas pessoas falando que tiveram o mesmo problema, mas alguns disseram q poderia ser algum entupimento no radiador, a válvula com problema ou até trinca na junta. Pessoal, vcs já viram isso acontecer ?

Corsa 2008 - 1.4

Vitor Anunzi

Obg.


Bange
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Mensagem por Bange »

A temperatura do motor não deve alterar significativamente quando o AC está ligado...só um pouco...

Vc falou em água do motor...está só com água mesmo?

A água pura inicia a ebulição com +- 97/98°C...com aditivo na água, a mistura passa à ebulição com mais de 130°C...pode estar aí seu problema.

Mas também pode estar havendo um aquecimento demasiado no condensador (junto ao radiador), por alguma obstrução anormal no filtro secador...

Também pode estar havendo uma obstrução na circulação do seu arrefecimento ou ineficiência da bomba d'água...

Outra possibilidade são as ventoinhas não estarem funcionando nas temperaturas próprias de seus acionamentos (vel. baixa +- 95°C, vel. alta +- 98°C)...

O nível está normal?

Tudo isso só tende a piorar com esse microondas no Rio...

Tem que pesquisar com paciência e perseverança, caso contrário, vai sair trocando tudo...


Vitor Anunzi
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Mensagem por Vitor Anunzi »

Bange escreveu:A temperatura do motor não deve alterar significativamente quando o AC está ligado...só um pouco...

Vc falou em água do motor...está só com água mesmo?

A água pura inicia a ebulição com +- 97/98°C...com aditivo na água, a mistura passa à ebulição com mais de 130°C...pode estar aí seu problema.

Mas também pode estar havendo um aquecimento demasiado no condensador (junto ao radiador), por alguma obstrução anormal no filtro secador...

Também pode estar havendo uma obstrução na circulação do seu arrefecimento ou ineficiência da bomba d'água...

Outra possibilidade são as ventoinhas não estarem funcionando nas temperaturas próprias de seus acionamentos (vel. baixa +- 95°C, vel. alta +- 98°C)...

O nível está normal?

Tudo isso só tende a piorar com esse microondas no Rio...

Tem que pesquisar com paciência e perseverança, caso contrário, vai sair trocando tudo...
Primeiramente obrigado pela resposta.
O reservatório só está com aditivo e fui ao mecânico hj e ele fez testes no radiador do fluxo da água e disse que está normal e indicou que trocasse a válvula termostática e autorizei a troca, mas depois que sai da oficina com o ar ligado o carro continuou a subir a temperatura e como li em vários posts sobre isso na mesma hora liguei o aquecedor e o ponteiro baixou na hora.
A ventoinha está armando normalmente sem o ar ligado.
Honestamente estava pensando em fazer o serviço de varetagem do radiador mas o mecênico disse que está tudo normal, então meu amigo não sei o que fazer.
Vou sair hoje a noite depois que desligarem o microondas para ver o comportamento do carro.
Será que pode haver algum tipo de problema elétrico? Pq foi muito estranho assim que liguei o aquecedor o ponteiro desceu na mesma hora.


Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, eu não sei como é o seu sistema de aquecimento, se com válvula ou apenas com direcionador de fluxo de ar.

Se com válvula, é acrescido de +- 0,5l de líquido que passa a circular no arrefecimento.
Se com direcionador ele já estava presente no arrefecimento, mas não presente no sistema do AC.
De uma forma ou de outra, o AC tende a resfriar o radiador interno, contribuindo para baixar a temperatura do arrefecimento...mas isto prejudica a eficiência do AC para habitáculo...sei não...

Cadê o Zé e o SemControle? Ajudaí...!


Vitor Anunzi
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Mensagem por Vitor Anunzi »

Bange escreveu:Bom, eu não sei como é o seu sistema de aquecimento, se com válvula ou apenas com direcionador de fluxo de ar.

Se com válvula, é acrescido de +- 0,5l de líquido que passa a circular no arrefecimento.
Se com direcionador ele já estava presente no arrefecimento, mas não presente no sistema do AC.
De uma forma ou de outra, o AC tende a resfriar o radiador interno, contribuindo para baixar a temperatura do arrefecimento...mas isto prejudica a eficiência do AC para habitáculo...sei não...

Cadê o Zé e o SemControle? Ajudaí...!
Bangue,

Olha como fica o mostrador na cidade e estrada


Imagem
cidade.



Imagem
estrada

Como já te falei troquei a termostática e o mecânico disse que o radiador está funcionado normalmente, depois fui fazer um teste e continuou a mesma coisa, na moral não sei o que fazer, estou pensando em tirar um pouco de aditivo e colocar um pouco de água. Já viu isso acontecer ?


Bange
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Mensagem por Bange »

Vc não inverteu não? O normal é na estrada ficar com a temperatura mais baixa...salvo em subida de serra.

De toda forma ambos estão dentro da faixa (entre o segundo e o quarto risco), preocupante é trabalhar acima do quarto...aí é ficar no fio da navalha e tem que se pesquisar o motivo.

O aditivo tem uma proporção certa (40% aditivo e 60% água)...se estiver errado corrija, mas não retire nunca!


Vitor Anunzi
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Mensagem por Vitor Anunzi »

Bange escreveu:Vc não inverteu não? O normal é na estrada ficar com a temperatura mais baixa...salvo em subida de serra.

De toda forma ambos estão dentro da faixa (entre o segundo e o quarto risco), preocupante é trabalhar acima do quarto...aí é ficar no fio da navalha e tem que se pesquisar o motivo.

O aditivo tem uma proporção certa (40% aditivo e 60% água)...se estiver errado corrija, mas não retire nunca!
não inverti não, dá até para ver na primeira foto a velocidade. eu até achei aki o aditivo que colocaram no carro, só colocaram no reservatório, até concordo com vc que a temperatura está dentro do normal, mas quanto maior a velocidade mais esquenta.

Imagem

conforme vc falou se estiver errado como irei corrigir, pois, não sei a quantidade exata que foi colocada, só abriram o reservatório e colocaram .


David vampiro
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Mensagem por David vampiro »

E ai galera pegando um carona no topico, qual o aditivo bom pra usar no sistema do Corsa econoflex 1.4 2010?
Vlw!
Corsa sedan Premium 1.4 2010.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Se o sistema de arrefecimento está só com aditivo concentrado, está errado. Tem que fazer a proporção correta da mistura.

David, usa o original GM. O ACDelco vermelho.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


David vampiro
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Mensagem por David vampiro »

Vlw!!
Corsa sedan Premium 1.4 2010.


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