[DÚVIDA] - Temperatura do Corsa - Estrada
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delvansilva, é +- por aí mesmo em relação ao indicador de temperatura...
Quanto ao reservatório de expansão, eu só conheço o do Corsa, Fiat e Gol...sendo que em todos só tem 2 mangueiras...uma média em baixo e uma fina em cima, que vai ao radiador.
No seu caso é possível que esta segunda mangueira sirva ao mesmo tempo para a temperatura da cabine (ar quente), para uma circulação com a VT fechada num circuito que não passe pelo radiador...se assim for, irá demonstrar que a bomba está ao menos funcionando e facilita até a saída de bolhas antes da VT abrir...mas este circuito não irá arrefecer o motor...o que arrefece o motor é o que passa pelo radiador e nesse circuito só circulará líquido após a VT abrir, valendo o teste 2 que mencionei, só que talvez com menos volume (não espirra).
A referência de tempo que dei foi para a abertura da VT...para a ligação da ventoinha eu não fiz ainda nenhuma avaliação, mas suponho que seja +- como você percebeu, já que depois que a VT abre, o líquido do radiador (ainda frio) irá arrefecer um pouco e demandará mais tempo para ela ligar...quanto eu não sei.
Faz o teste 2 e veja no que dá...mas tem que esganar a mangueira gorda em baixo do radiador...exatamente para forçar a saída do líquido pela mangueirinha fina (de cima do radiador), quando a VT abrir.
Moicano, há algo de meio errado...pois todas as VT's dos Corsas, são de 92+-2°C, ou seja, se ela estiver dentro da especificação só pode abrir dentro da faixa de 92-2=90 a 92+2=94...se o scaner está registrando 88°C quando ela abre, ou é o seu sensor está fora da especificação ou é a sua VT que está.
De qualquer forma não vamos brigar por 2°C a menos, neste caso...mas o que estranho é que com o AC ligado a temperatura fica ainda mais baixa, o que contraria a lógica do acréscimo de aquecimento provocado pelo evaporador do AC, na frente do radiador…
Quanto ao reservatório de expansão, eu só conheço o do Corsa, Fiat e Gol...sendo que em todos só tem 2 mangueiras...uma média em baixo e uma fina em cima, que vai ao radiador.
No seu caso é possível que esta segunda mangueira sirva ao mesmo tempo para a temperatura da cabine (ar quente), para uma circulação com a VT fechada num circuito que não passe pelo radiador...se assim for, irá demonstrar que a bomba está ao menos funcionando e facilita até a saída de bolhas antes da VT abrir...mas este circuito não irá arrefecer o motor...o que arrefece o motor é o que passa pelo radiador e nesse circuito só circulará líquido após a VT abrir, valendo o teste 2 que mencionei, só que talvez com menos volume (não espirra).
A referência de tempo que dei foi para a abertura da VT...para a ligação da ventoinha eu não fiz ainda nenhuma avaliação, mas suponho que seja +- como você percebeu, já que depois que a VT abre, o líquido do radiador (ainda frio) irá arrefecer um pouco e demandará mais tempo para ela ligar...quanto eu não sei.
Faz o teste 2 e veja no que dá...mas tem que esganar a mangueira gorda em baixo do radiador...exatamente para forçar a saída do líquido pela mangueirinha fina (de cima do radiador), quando a VT abrir.
Moicano, há algo de meio errado...pois todas as VT's dos Corsas, são de 92+-2°C, ou seja, se ela estiver dentro da especificação só pode abrir dentro da faixa de 92-2=90 a 92+2=94...se o scaner está registrando 88°C quando ela abre, ou é o seu sensor está fora da especificação ou é a sua VT que está.
De qualquer forma não vamos brigar por 2°C a menos, neste caso...mas o que estranho é que com o AC ligado a temperatura fica ainda mais baixa, o que contraria a lógica do acréscimo de aquecimento provocado pelo evaporador do AC, na frente do radiador…
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Bange, referente ao reservatório de expansão creio que vc esteja falando dos modelos mais antigos do Corsa Hatch (2002 -2007, por ai), já os quais estou me referindo são os mais novos, se realizar uma pesquisa simples no Google "Motor Corsa 1.4" verá algumas imagens dos motores que mostram o reservatório (2 mangueiras "finas" e uma mangueira média na parte inferior).
Vou repetir amanhã o teste 2, depois venho com as observações.
Aproveito e faço outro relato:
Hoje levei o carro em uma oficina, já tinha rodado alguns Km's e o motor já estava quente, foi ligado o Scanner, e o mesmo marcou uma temperatura de 96ºC, ventoinha armando OK e o ponteiro ficou um pouco acima de 1/4, contrariando toda idéia que eu tinha de que o meio do marcador seria o 95ºC .. rs, realmente o marcador é muito impreciso ou tem algum defeito no próprio ou no sensor de temperatura.
Outra observação é que inclusive o mecânico disse q era normal dos carros GM's ficar o ponteiro lá embaixo quando na estrada, reiterando que eles "trabalham frio" mesmo, e é normal.
Sinceramente, depois disso, estou chegando a conclusão que estou procurando problema onde não tem e não há necessidade de troca da válvula termostática .. rs, (inclusive perguntei o preço para troca, que é de R$ 170,00 M.O. e R$ 55,00 da peça, marca: Wahler, totalizando R$ 225,00)
Aguardaremos também o relato do moicano/b] ... Ah e detalhe, como foi dito, não vamos brigar por 2ºC, rs ...
Vou repetir amanhã o teste 2, depois venho com as observações.
Aproveito e faço outro relato:
Hoje levei o carro em uma oficina, já tinha rodado alguns Km's e o motor já estava quente, foi ligado o Scanner, e o mesmo marcou uma temperatura de 96ºC, ventoinha armando OK e o ponteiro ficou um pouco acima de 1/4, contrariando toda idéia que eu tinha de que o meio do marcador seria o 95ºC .. rs, realmente o marcador é muito impreciso ou tem algum defeito no próprio ou no sensor de temperatura.
Outra observação é que inclusive o mecânico disse q era normal dos carros GM's ficar o ponteiro lá embaixo quando na estrada, reiterando que eles "trabalham frio" mesmo, e é normal.
Sinceramente, depois disso, estou chegando a conclusão que estou procurando problema onde não tem e não há necessidade de troca da válvula termostática .. rs, (inclusive perguntei o preço para troca, que é de R$ 170,00 M.O. e R$ 55,00 da peça, marca: Wahler, totalizando R$ 225,00)
Aguardaremos também o relato do moicano/b] ... Ah e detalhe, como foi dito, não vamos brigar por 2ºC, rs ...
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Sim, quanto ao reservatório eu olhei fotos e minha avaliação foi especulativa, pois não peguei um sistema desses ainda.
Bem, quanto a leitura com scaner, eu já disse que ele apenas mostra o que a ECU está interpretando do sensor...não é na realidade a temperatura verdadeira...a temperatura verdadeira só será vista se o sensor estiver dentro de suas características e para se aferir isto só cozinhando e medindo....
Existe uma evolução no tempo quanto aos sensores...motores antigos tinham 2 sensores...1 para a ECU (abaixo da bobina) e 1 para o painel (próx. a correia dentada).
Depois passaram a ficar juntos e próximos a correia dentada, mas continuavam indo pro mesmos lugares.
Depois acabaram com o sensor do painel e a ECU é quem manda a informação para o mostrador...
Não sei como é o seu caso, mas ainda estou com a impressão de que o meio da escala seja 95°C.
O meu indicador de temperatura é da VDO e mostra a temperatura de um sensor próprio (é das antigas). Embora que haja numerações na escala, a VDO informa no corpo da peça, o valor de resistência que deve ter o sensor para registrar a temperatuda de 90°C...isso é legal, pois pode-se aferir o medidor e o sensor quando em 90°C.
Mas para os indicadores comandados pela ECU...não sei se há tal informação e nem se adiantaria ter, mas ele tem que registrar (em tese), o que a ECU lê do sensor dela...se não for assim joga tudo fora...
Procure saber qual o seu caso.
M.O. e VT caras heim? Por aqui se passar de R$ 70,00, já tá caro e a VT sai por uns R$ 30,00.
Bem, quanto a leitura com scaner, eu já disse que ele apenas mostra o que a ECU está interpretando do sensor...não é na realidade a temperatura verdadeira...a temperatura verdadeira só será vista se o sensor estiver dentro de suas características e para se aferir isto só cozinhando e medindo....
Existe uma evolução no tempo quanto aos sensores...motores antigos tinham 2 sensores...1 para a ECU (abaixo da bobina) e 1 para o painel (próx. a correia dentada).
Depois passaram a ficar juntos e próximos a correia dentada, mas continuavam indo pro mesmos lugares.
Depois acabaram com o sensor do painel e a ECU é quem manda a informação para o mostrador...
Não sei como é o seu caso, mas ainda estou com a impressão de que o meio da escala seja 95°C.
O meu indicador de temperatura é da VDO e mostra a temperatura de um sensor próprio (é das antigas). Embora que haja numerações na escala, a VDO informa no corpo da peça, o valor de resistência que deve ter o sensor para registrar a temperatuda de 90°C...isso é legal, pois pode-se aferir o medidor e o sensor quando em 90°C.
Mas para os indicadores comandados pela ECU...não sei se há tal informação e nem se adiantaria ter, mas ele tem que registrar (em tese), o que a ECU lê do sensor dela...se não for assim joga tudo fora...
Procure saber qual o seu caso.
M.O. e VT caras heim? Por aqui se passar de R$ 70,00, já tá caro e a VT sai por uns R$ 30,00.
- José Leal
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Bange, essa segunda mangueira superior no reservatório de expansão vem do TBI aquecido. Nos modelos atuais, tem um cavalete que passa ao lado do TBI eletrônico, que circula água.
Sobre um sensor único para IE e painel, tenho muito medo. Pensa comigo: se o sensor passa a funcionar erradamente, o motor ferve, com o ponteiro no azul e a ventoinha parada. O ideal seriam 2 sensores, como nos motores pré acelerador eletrônico.
Sobre um sensor único para IE e painel, tenho muito medo. Pensa comigo: se o sensor passa a funcionar erradamente, o motor ferve, com o ponteiro no azul e a ventoinha parada. O ideal seriam 2 sensores, como nos motores pré acelerador eletrônico.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Zé, fala um pouco mais sobre esse sistema, pois imagino haverem dois propósitos opostos ou não...
1 - Aproveitar o efeito venturi e esfriar o líquido.
2 - Compensar o efeito venturi, não permitindo que o ar fique tão frio
3 - Apenas suporte para o cavalete, sem interferência de um no outro.
Quem lembra dos carburadores do velho fusca, vai lembrar que no pé dos mesmos chegava a criar uma capa de gelo...
Quanto ao sensor, concordo em parte com vc, pois fica-se com uma função importantíssima em cima de um único componente que por uma razão ou outra, apresenta perda de característica...mas também elimina-se a constante dúvida quanto a quem está correto (o do painel ou o da ECU?).
O fato é que se tal componente fosse projetado ou constuído com mais qualidade, precisão e robustez, daria muito mais confiança e segurança, ficando a questão de 1 ou 2 em segundo plano.
Me preocupo tanto com o assunto temperatura que fiz aquele sistema paralelo com o kit verão...lembra?
1 - Aproveitar o efeito venturi e esfriar o líquido.
2 - Compensar o efeito venturi, não permitindo que o ar fique tão frio
3 - Apenas suporte para o cavalete, sem interferência de um no outro.
Quem lembra dos carburadores do velho fusca, vai lembrar que no pé dos mesmos chegava a criar uma capa de gelo...
Quanto ao sensor, concordo em parte com vc, pois fica-se com uma função importantíssima em cima de um único componente que por uma razão ou outra, apresenta perda de característica...mas também elimina-se a constante dúvida quanto a quem está correto (o do painel ou o da ECU?).
O fato é que se tal componente fosse projetado ou constuído com mais qualidade, precisão e robustez, daria muito mais confiança e segurança, ficando a questão de 1 ou 2 em segundo plano.
Me preocupo tanto com o assunto temperatura que fiz aquele sistema paralelo com o kit verão...lembra?
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Bange, apenas uma citação rápida.
Hoje realizei a troca da VT (Wahler) e do sensor de temperatura (MTE-Thomson), no teste realizado com scanner com motor quente e o carro parado em Marcha Lenta), a ventoinha ativou em exatos 100ºC e desarmou em torno de 92ºC.
Após essa manutenção, fui até a rodovia para realizar o teste da VT e verificar a temperatura na estrada (sem scanner), durante 25 minutos em uma velocidade de 80Km/h o ponteiro no marcador ficou cravado em 1/4.
Depois realizarei outro teste pra ver se confirma essa situação, a qual foi citada pelo moicano.
Hoje realizei a troca da VT (Wahler) e do sensor de temperatura (MTE-Thomson), no teste realizado com scanner com motor quente e o carro parado em Marcha Lenta), a ventoinha ativou em exatos 100ºC e desarmou em torno de 92ºC.
Após essa manutenção, fui até a rodovia para realizar o teste da VT e verificar a temperatura na estrada (sem scanner), durante 25 minutos em uma velocidade de 80Km/h o ponteiro no marcador ficou cravado em 1/4.
Depois realizarei outro teste pra ver se confirma essa situação, a qual foi citada pelo moicano.
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Bange, Motor 1.4 EconoFlex 8V, 2008.
Caso precise de mais informações posso verificar, sem problemas....
Caso precise de mais informações posso verificar, sem problemas....
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1.4 Econoflex 8V /08
Pelo catálogo MTE, o sensor é o 4008, cor marrom.
Pelo catálogo Wahler, a VT é a 3147.92
Confirma os componentes acima?
Seu carro tem AC?
Pelo catálogo MTE, o sensor é o 4008, cor marrom.
Pelo catálogo Wahler, a VT é a 3147.92
Confirma os componentes acima?
Seu carro tem AC?
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