[DÚVIDA] - Temperatura do Corsa - Estrada

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
delvansilva
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Terça-feira 24 2015f Novembro 2015 04:33:13 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por delvansilva »

Exatamente são esses componentes instalados Bange, meu carro não tem AC.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Ok, então acho que aqueles 2°C, devem entrar em discussão, pois eu creio que o ponto de ligar a ventoinha seja 98°C, e não 100°C, como vc informou...

Creio também que esta diferença possa estar em cima da tolerância do sensor, coisa que não tem informação do fabricante.

Veja que uma tolerância de 2% em cima dos 98°C, dará praticamente 2°C, então a faixa de trabalho do sensor ficaria entre 96°C e 100°C.

Sem informação do fabricante fica difícil desempatar essa questão, mas creio que a leitura de tensão em cima da sonda, ajudaria...

Nos carros com AC, as tensões que ligam as ventoinhas são 1,6V (95°C), para velocidade baixa e 1,4 (98°C), para a velocidade alta.

É lógico considerar que na falta da velocidade baixa, o sistema use a mesma referência para a velocidade alta...ou não?


vinibart
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sábado 16 2016f Julho 2016 12:28:49 PM
Localização: Lages - SC
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por vinibart »

a temperatura do motor 1.4 flex que tenho aqui quase chega a 1/2 do mostrador no painel quando pego sinaleira... isso é normal?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O problema é saber quanto é esse 1/2 e se é uma expressão da verdade.


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Não é normal não, muita gente diz que é mas não é. O que ocorre é que em torno de 50 mil km é comum a válvula ir ficando ineficiente.

Quando a temperatura simplesmente despenca ao tomar uma corrente frontal de ar, o fechamento da válvula compensa isto, e mesmo que sendo bem arejado, aquela água presa dentro do motor sem circular o mantém mais próximo da temperatura ideal.

Tem até vídeo de um dono de meriva com motor 1.4 econoflex demonstrando isto, a meriva dele ficava sempre ali no 1/4 e um pouco acima na cidade, e na estrada ou com o ar ligado (por conta do eletroventilador no estágio máximo) caia como se o motor estivesse desligado. Daí ele faz a troca da termostática e mostra a temperatura cravada em 1/4 com a meriva na estrada.

O motor trabalhar com temperatura lá no zero é algo ruim, consome mais e desgasta mais o motor. Não pode ser visto como algo normal...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”