[DÚVIDA] - Temperatura do Corsa - Estrada

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delvansilva
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[DÚVIDA] - Temperatura do Corsa - Estrada

Mensagem por delvansilva »

Boa tarde galera

Tenho o Corsa Hatch 1.4 Maxx Econoflex 2008/2009 e como irei realizar uma viagem de São Paulo á Pernambuco (2500Km) no próximo mês, fiz uma pequena manutenção (Correia Dentada e Correia do Alternador, bomba d'água (pois estava vazando), troca do fluído de arrefecimento (coloquei o Havoline XLC 50/50), freios (pastilha, retifica do disco e troca do fluído), porém a Válvula Termostática não foi trocada pois segundo o mecânico a mesma estava em bom estado e os demais itens como óleo e filtros deixarei para trocar em um período mais próximo da viagem.

Andando com o carro no transito o ponteiro da temperatura normalmente fica em 1/4 ou um pouco acima, entre o segundo e o terceiro risco "que seria o meio" .. rs, porém ao andar nas estradas em velocidades acima de 90km/h, o ponteiro fica praticamente no canto esquerdo como se estivesse o motor frio/desligado.

Mas enfim ... A questão é a seguinte:

Isso é normal ???A temperatura na estrada o Corsa fica frio mesmo ??? Ou devo realizar a troca da Válvula Termostática antes de realizar a viagem ??

Desde já agredeço as opiniões ...

Abraço.
Bange
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Mensagem por Bange »

Em primeiro lugar, não se avlia uma VT pelo "estado" (salvo se em adiantado grau de corrosão e suspeita de que o problema seja ela), tem que avaliar pela funcionalidade dela...nos Corsas ela tem que abrir com 92°C +- 2°C...se fizer iisso tá comprovadamente boa.

Quanto a temperatura baixar na estrada, isto é normalíssimo, pois o volume de ar fresco que circula pelo motor, fará a temperatura baixar...ainda mais se o ambiente externo estivre frio ou com chuva.

Lá no Nordeste, devido a temperatura média ser mais elevada que no Sul, haverá uma ligeira elevação, mas ainda ficará lá na esquerda...
delvansilva
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Mensagem por delvansilva »

Bange escreveu:Em primeiro lugar, não se avlia uma VT pelo "estado" (salvo se em adiantado grau de corrosão e suspeita de que o problema seja ela), tem que avaliar pela funcionalidade dela...nos Corsas ela tem que abrir com 92°C +- 2°C...se fizer iisso tá comprovadamente boa.

Quanto a temperatura baixar na estrada, isto é normalíssimo, pois o volume de ar fresco que circula pelo motor, fará a temperatura baixar...ainda mais se o ambiente externo estivre frio ou com chuva.

Lá no Nordeste, devido a temperatura média ser mais elevada que no Sul, haverá uma ligeira elevação, mas ainda ficará lá na esquerda...
Bange, obrigado pela informação.

No caso da válvula termostática, como você mesmo disse, ela não pode ser avaliada apenas pelo "estado", mas creio que essa foi a avaliação realizada "apenas visual" e como não tinha corrosão e nenhum dano, o mecânico disse que estava boa, não testando de fato o funcionamento da mesma.

Sobre a temperatura na estrada, fico mais tranquilo por saber que é normal no Corsa a temperatura ficar baixa, a ponto de ficar na extremidade esquerda do marcador.

Alguns conhecidos e também alguns mecânicos, disseram que não, que isso era defeito e tals, que a mesma deveria ficar em 1/4 mesmo na estrada, por isso minha dúvida.

Mais uma vez agradeço
moicano
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Mensagem por moicano »

se ela encostar no mostrador quando estiver na estrada (indicando frio).. é sinal que está ruim sim, pois no meu desde 0km quando na pista por mais frio que esteja o tempo ela se mantem no minimo na metade do primeiro espaço (entre 1/4)
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Bange
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Mensagem por Bange »

Caro moicano, sabe qual a temperatura de seu carro quanto estiver, como vc. disse, na metade de 1/4?

A VT dos Corsas é de 92°C +-2°C...isto significa que a faixa da VT, pode ir de 90 a 94°C (não há precisão), e devido ao grande fluxo de ar fresco provocado pela velocidade constante, a temperatura do motor ficará no limite inferior da faixa de trabalho do motor, que tanto em mostradores com ou sem números, situa-se no início da escala (bem na esquerda), e isso é normal em qualquer carro.

Veja que isto pode variar dependendo não só da velocidade do carro, mas também da temperatura do ar externo e do esforço do motor...em subidas a tendência é esquentar...

Veja também que se não houver VT ou se ela estier travada aberta, haverá um constante fluxo do líquido do arrefecimento que junto com o ar fresco e constante, poderá fazer com que a temperatura fique abaixo da escala, não chegando a sequer registrar temperatura alguma no mostrador e isto sim é uma consequência da falta da VT ou ineficiência em seu funcionamento.

Se for possível vc ou o delvansilva, fazer um teste de uns 10min em estrada a 80Km/h, monitorando a temperatura com um scaner portátil, seria uma boa comprovação.
delvansilva
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Mensagem por delvansilva »

Caros moicano e Bange, corrijam se eu estiver errado.

Considero que o início da escala seja entorno dos 85º, o moicano citou que na estrada o Corsa desde novo fica na metade entre o início do marcador e 1/4, assim deve ficar em torno de uns 87ºC ~88ºC +- (tive essa noção considerando que o marcador marque de 5 em 5 graus e o primeiro risco seja o 90ºC).

Após esse relato do moicano, começo a acreditar que o modo citado por ele seja o correto, pois a VT se tranca e impede a circulação do líquido de arrefecimento, mantendo a água no bloco e o motor fica sendo resfriado através do vento, conforme a velocidade, obviamente ficando abaixo dos 90ºC.

Bange, vc citou sobre ineficiência de funcionamento da VT e não registro de temperatura no marcador, aí vem minha dúvida, pois aparentemente a VT com funcionamento normal, desconfio que a mesma trava aberta, o líquido circula e por isso nas rodovias o marcador fica na extremidade esquerda (frio).

Gostaria de saber algum método pra que possa identificar isso com mais certeza (se ela trava aberta), ela nunca foi trocada (acho que os antigos donos não trocaram), está com mais de 7 anos de uso, será que vale a pena realizar a troca ??? Pra ver se mantem a temperatura próxima ao 1/4 e não na extremidade esquerda do marcador, assim como foi citado pelo moicano. Sempre soube que trabalhar com o motor frio é prejudicial aos componentes.

Complementando: O carro demora uns 15min para chegar aos 90ºC, andando normalmente, creio q seja normal.

Será que estou querendo arrumar problema onde não tem ?? rs ...

E realmente seria uma boa realizar um teste na estrada com um scanner.
Bange
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Mensagem por Bange »

delvansilva, vamos lá...

Quando não há nenhuma inscrição, a imprecisão de leitura é muito grande, pois ficamos no "acho" que é tanto, como vc mesmo citou, mas quando tem facilita bem né...mas os caras colocam valores espaçados e entre um e outro a coisa volta para o "acho", pois ficamos fazendo divisão mental para concluir algo.

Não faz sentido criar um medidor para registrar valores que estejam fora da faixa de trabalho do motor, pois se antes tá frio e se após tá quente, muito quente é o vermelho e perigoso.

Se a VT, abre com 92°C+-2°C, não faz sentido que o medidor registre valores abaixo...então, não se pode afirmar nada sem uma razoável margem de erro...até porque a curva de resposta do sensor não obedece a uma escala linear.

Eu creio que a diferença entre os medidores dos Corsas seja apenas o acetato do fundo de escala, ou seja, se trocar a dos tracinhos pela dos números, fica apenas mais precisa....só isso.

Bom, quanto a VT, deve-se entender que ela é um elemento que reage mecanicamente a temperatura...e esta não tem variações bruscas (não é uma chave liga/desliga), assim podemos fazer uma analogia a uma torneira...se fechada nada sai, mas se abrirmos vagarosamente, a água sai com um filete e vai aumentando a medida que se abre.

Considerando que na região da camisa do cilindro e cabeçote, a temperatura passa fácil de 250°C, pode-se concluir que em pouco tempo o líquido preso no motor (com VT fechada), irá aquecer absurdamente...mas chegando aos 90+-2°C, a VT, permite o início da circulação do líquido.

Se o carro estiver numa estrada, o líquido dentro do radiador estará numa temperatura muito baixa...seguramente menor que a temperatura ambiente, mas vamos considerar 30°C. Assim que este volume frio entrar no motor, ele esfriará muito rápido...e a VT se fecha ou fica num meio termo entre fechada e ligeiramente aberta...

É lógico concluir então que perdurando esta situação, a temperatura ficará oscilando muito próxima do ponto inicial da abertura da VT, no início da escala. Mas isto dependerá da velocidade do carro e da temperatura ambiente...a VT pode então ficar com 1, 2, 3, 4 ,5...10% aberta.

Para um tesste simples da VT, pode-se lançar mão de dois procedimentos:
1 - Avaliar a evolução da temperatura pelo aquecimento das mangueiras de entrada e saída do radiador, que ficarão frias ou mornas enquanto a VT estiver fechada e aquecidas quando VT aberta...a debaixo do radiador tente a ficar mais fria quando a ventoinha arma.

2 - Esganando-se a mangueira de saída do radiador (antes do reservatório), e observando-se aquela mangueirinha fina que entra no reservatório...se VT fechada, nada sairá...se VT aberta, vai espirrar numa intensidade proporcional a abertura da VT.

Mas tanto um procedimento quanto o outro, não poderá avaliar a completa abertura da VT...isto pode-se concluir se a temperatura ficar dentro da faixa de trabalho do motor (92+-2°C a 100°C).

A demora para se chegar a temperatura de trabalho é melhor conferida com o carro parado, pois não sofre resfriamento pelo fluxo natural do ar.

Meu carro por exemplo em ML, demora entre 5 e 10min, para chegar aos 90°C.

O problema da idade da VT, não é muito importante...o importante é a sua eficiência, que depende muito de como foi a manutenção do líquido de arrefecimento (sempre com aditivo), vem ocorrendo.

O uso do scaner para mostrar a temperatura que a ECU está lendo, por ser digital, não há erro de interpretação humana, mas alerto que se o sensor da ECU estiver fora de suas caraterísticas, mesmo a leitura com scaner não será precisa.

Explicando melhor...um sensor se trona ineficiente se ele alterar a sua característica...digamos que na temperatura do líquido em 95°C, ele tem que apresentar 200Ohm de resistência (dentro do padrão)...mas por erro dele, nesta mesma temperatura ele apresenta uma resistência de 300Ohm (fora do padrão), então a ECU irá ler um valor que não corresponde a realidade, por consequência o scaner também.

Expliquei ou compliquei?
delvansilva
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Mensagem por delvansilva »

Bange, vamos lá, comentarei algumas partes... Ficou esclarecido, gostei de suas explicações técnicas ...

Sobre a imprecisão de leitura e inscrição dos números no marcador:
Muito complicado, ficamos no achismo, não podemos ser exatos porém creio que +/- aproximamos um pouco da realidade (desde que os sensores e demais componentes estejam OK) e ainda temos a margem de erro, literalmente é muito difícil, já sobre a inscrição dos números como não tem no Corsa novo, acredito que o primeiro risco da extremidade esquerda, onde o ponteiro fica quando desligado seria o 85ºC, já o 1/4 seria o 90º₢, o meio seria o 95ºC, 3/4 100ºC e na faixa vermelha seria os temíveis 105º₢ .. rsrs.

Sobre os testes simples da VT:
Hoje realizei um teste como vc orientou (1 e 2):

Liguei o carro pela manhã e o deixei funcionando em marcha lenta, verifiquei as mangueiras as mesmas e elas esquentam ao mesmo tempo.

Sobre a "mangueirinha fina que entra no reservatório" que você disse, tem duas mangueiras finas ligadas ao reservatório, uma na lateral superior esquerda e outra frontal que aparentemente liga direto ao radiador (não conheço muito bem rs..), ao LIGAR o carro frio, o líquido de arrefecimento retorna ao reservatório de expansão por essa mangueira superior lateral esquerda e na outra não sai nada, sempre acreditei que seja normal o líquido retornar ao reservatório pois é a bomba d'água em funcionamento, então nesse caso se está retornando com o carro frio é pq a VT está travada aberta ??

Em uma temperatura de 25ºC ambiente (Aprox.), o carro ligado em marcha lenta demorou exatos 19 minutos e 02 segundos para armar a ventoinha, um pouco acima de 1/4 no marcador. O que você acha ?? Sei que cada carro é um carro ... e cada caso é um caso ... rs...

No aguardo de suas análises .... to achando que vou precisar trocar a VT rs ...
moicano
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Mensagem por moicano »

Vou te dizer em números como funciona o meu carro, (aferido com scanner)

A válvula termostática instalada se abre com 88ºC, percebe-se isso pelo mostrador, que logo na primeira partida ao andar, ele sobre até os 88º (metade de 1/4) e para durante um tempo nessa temperatura, indicando que abriu a válvula termostática, ai quando todo o liquido de arrefecimento esquenta, ela volta a subir, até os 94º onde dispara a ventoinha fazendo baixar a temperatura até 90º e fica constantemente isso na cidade, na estrada a temperatura fica variando entre 88º e 92º dependendo do clima e solicitação do motor.

*Tudo isso com o ar condicionado desligado

Com o ar condicionado ligado a temperatura fica entre 88º e no máximo até 91º dependendo do clima e solicitação também
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Mensagem por moicano »

Quando eu disse constantemente em 90º quis dizer que a temperatura fica constantemente oscilando entre 90 e 94º na cidade, na estrada nunca vi o mostrador depois de 92º acima de 80km/h
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