[INSTALAÇÃO] - Vou buscar o kit de A/C e vou montá-lo. Vejam

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

A única coisa que concordo contigo é em relação a se pensar.
Denrrou escreveu:Esta é uma teoria, na mais das vezes, absolutamente furada.
Em teoria, é normal que um sistema de 2011 esteja em muitíssimo melhor estado do que um de carro 96, até porque é só ver o estado dos carros rodando, tem Corsa 96 que só tá andando por milagre.
Se somos obrigados a comprar kit usado, é mais fácil encontrar um semi novo perfeito do que um da idade do carro.
Denrrou escreveu:Na minha opinião a adaptação de um conjunto de um ar condicionado em um carro originalmente sem ar é algo a ser muito pensado. Não é barato, o trampo é grande e tem que mexer em um monte de coisas p/ no final das contas ter um item adicional que não terá o mesmo desempenho que originalmente teria e com um gasto que as vezes daria p/ ter trocado de carro.
Não faz absolutamente nenhum sentido que o sistema adaptado não tenha o desempenho original, isso sim é um mito furado e só acontece diante de serviço porco. Trocando tudo como se deve, o carro fica exatamente igual ao original, então por que não funcionaria igual? Já instalei A/C até em Chevette e ficou igual ao de carros novos.
É só pensar na lógica de que o carro vai retroceder na etapa da montagem ao mesmo ponto que na fábrica ele ganharia o A/C e seguir a partir dali. Ou seja, as carrocerias saem do mesmo lugar, só que em umas se instala, em outras não. Com a atenção que se pode dar ao serviço artesanal, pode ficar melhor que quando novo e já sanar alguns problemas que se conhece ao longo dos anos.
"Profissional de esquina" faz o A/C parecer uma coisa de outro mundo, mas é algo super simples, que obedecendo as regras básicas da troca de calor e montagem, não existe como dar errado.

Se pensar na questão financeira, não vale a pena mesmo, mas esse carro é de casa desde 0km, e ficará lá até o fim dos tempos. O único defeito dele é ser uma sauna ambulante, tanto que há anos está meio de lado justamente por não ter A/C, apesar de ser um carro muito gostoso de dirigir com os upgrades já feitos.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

A única coisa que concordo contigo é em relação a se pensar.
Denrrou escreveu:Esta é uma teoria, na mais das vezes, absolutamente furada.
Em teoria, é normal que um sistema de 2011 esteja em muitíssimo melhor estado do que um de carro 96, até porque é só ver o estado dos carros rodando, tem Corsa 96 que só tá andando por milagre.
Se somos obrigados a comprar kit usado, é mais fácil encontrar um semi novo perfeito do que um da idade do carro.
Denrrou escreveu:Na minha opinião a adaptação de um conjunto de um ar condicionado em um carro originalmente sem ar é algo a ser muito pensado. Não é barato, o trampo é grande e tem que mexer em um monte de coisas p/ no final das contas ter um item adicional que não terá o mesmo desempenho que originalmente teria e com um gasto que as vezes daria p/ ter trocado de carro.
Não faz absolutamente nenhum sentido que o sistema adaptado não tenha o desempenho original, isso sim é um mito furado e só acontece diante de serviço porco. Trocando tudo como se deve, o carro fica exatamente igual ao original, então por que não funcionaria igual? Já instalei A/C até em Chevette e ficou igual ao de carros novos.
É só pensar na lógica de que o carro vai retroceder na etapa da montagem ao mesmo ponto que na fábrica ele ganharia o A/C e seguir a partir dali. Ou seja, as carrocerias saem do mesmo lugar, só que em umas se instala, em outras não. Com a atenção que se pode dar ao serviço artesanal, pode ficar melhor que quando novo e já sanar alguns problemas que se conhece ao longo dos anos.
"Profissional de esquina" faz o A/C parecer uma coisa de outro mundo, mas é algo super simples, que obedecendo as regras básicas da troca de calor e montagem, não existe como dar errado.

Se pensar na questão financeira, não vale a pena mesmo, mas esse carro é de casa desde 0km, e ficará lá até o fim dos tempos. O único defeito dele é ser uma sauna ambulante, tanto que há anos está meio de lado justamente por não ter A/C, apesar de ser um carro muito gostoso de dirigir com os upgrades já feitos.

Só é desanimador ter perdido as fotos desse tutorial e não conseguir mais contato com o criador do tópico.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

É por isto que eu disse "na mais das vezes", e não na "totalidade das vezes". É apenas uma questão de experiência e ponto de vista. Mas experiências e pontos de vista são coisas absolutamente relativas.

É de se esperar que o "novo" motor GM do novo prisma / onix seja uma evolução muitíssimo melhor e que, se tomado aleatóriamente, um motor deste esteja em melhor estado do que um de carro 96.

Mas na prática, basta usar a internet e você verá diversos casos deste "novo" motor tendo de ser aberto antes dos 50.000 km, ao passo que você encontra com razoável abundância vários exemplares de 96 e contemporâneos com 200... 300 mil km e ainda originais...

Só a título de um exemplo coincidente, um vizinho meu tem um onix vermelho a mais ou menos 1 ano e o ar frio dele só funcionou direito por 2 meses e meio, e este foi apenas um dos defeitos entre outros tantos. Ele vive com o carro na CC..

O meu corsa c nem zero tirei e nunca tive sequer uma manutenção do ar além do filtro de cabine. Nada, nem gás nunca mexi e gela que é uma beleza.

É claro que pode ter qualquer corsa e qualquer carro com estes defeitos em diferentes faixas de uso, mas não é difícil perceber que há qualquer coisa como uma peculiar fragilidade no que se refere a carros e seus componentes nestes populares mais atuais...

Naturalmente um sistema de um 2011 poderá estar melhor do que o de um 96 e vice-e-versa, mas foi realmente apenas uma observação com relação ao fato de que mais moderno ou mais atual não significa necessariamente muito melhor e pode até ser o contrário... LEIA-SE: "pode", não "deve"...

Quanto a não fazer sentido que adaptações como acoplar todo um sistema de ar condicionado em um carro originalmente sem não fique igual, novamente é questão de experiência e ponto de vista. Possível ficar igual é, mas estatisticamente se você fizer um levantamento irá concluir que na maioria das adaptações o resultado não chega aos resultados originais, até mesmo em itens mais simples que ar. Este é apenas um fato da vida, não apenas uma opinião...

Agora, se você quiser fazer a coisa como manda o figurino, o céu e sua conta bancária sempre será o limite. O que se sabe é que mão de obra qualificada é cara e rara, e que se for p/ comprar original tudo que se deve, sem contar mão de obra o kit realmente completo do ar por si só já meio que inviabiliza legal a brincadeira. O radiador é outro, molas são outras, tubulações, cabeamentos as vezes tem que furar e cortar a lata... etc...

Daí você cai no que eu falei, por melhor que faça, vai gastar muito provavelmente algo próximo do que daria p/ pular p/ o andar de cima pegando já o carro com ar na versão original de fábrica... E por mais profissional que o trampo tenha sido feito, ainda assim quando se for vender o carro, alguém irá falar que o ar não é original e coisa e tal...

Então é isto aí, no final das contas o que fica melhor p/ cada um é o que cada um considera como melhor. Existe um certo bom senso sobre as coisas, mas ele é sempre questionável
Denrrou escreveu:Na minha opinião a adaptação de um conjunto de um ar condicionado em um carro originalmente sem ar é algo a ser muito pensado. Não é barato, o trampo é grande e tem que mexer em um monte de coisas p/ no final das contas ter um item adicional que não terá o mesmo desempenho que originalmente teria e com um gasto que as vezes daria p/ ter trocado de carro.
Não faz absolutamente nenhum sentido que o sistema adaptado não tenha o desempenho original, isso sim é um mito furado e só acontece diante de serviço porco. Trocando tudo como se deve, o carro fica exatamente igual ao original, então por que não funcionaria igual? Já instalei A/C até em Chevette e ficou igual ao de carros novos.
É só pensar na lógica de que o carro vai retroceder na etapa da montagem ao mesmo ponto que na fábrica ele ganharia o A/C e seguir a partir dali. Ou seja, as carrocerias saem do mesmo lugar, só que em umas se instala, em outras não. Com a atenção que se pode dar ao serviço artesanal, pode ficar melhor que quando novo e já sanar alguns problemas que se conhece ao longo dos anos.
"Profissional de esquina" faz o A/C parecer uma coisa de outro mundo, mas é algo super simples, que obedecendo as regras básicas da troca de calor e montagem, não existe como dar errado.

Se pensar na questão financeira, não vale a pena mesmo, mas esse carro é de casa desde 0km, e ficará lá até o fim dos tempos. O único defeito dele é ser uma sauna ambulante, tanto que há anos está meio de lado justamente por não ter A/C, apesar de ser um carro muito gostoso de dirigir com os upgrades já feitos.

Só é desanimador ter perdido as fotos desse tutorial e não conseguir mais contato com o criador do tópico.[/quote]
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Denrrou escreveu:Possível ficar igual é, mas estatisticamente se você fizer um levantamento irá concluir que na maioria das adaptações o resultado não chega aos resultados originais, até mesmo em itens mais simples que ar. Este é apenas um fato da vida, não apenas uma opinião...
É justamente por isso que eu mencionei serviço PORCO. Já vi muito isso e é bem simples detectá-los. Como sou eu mesmo que vou fazer, sei qual será o resultado.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
jankefarias
:: ST ::
Mensagens: 950
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:45:13 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jankefarias »

Se for de fato instalar aproveite para aprimorar a isolação da caixa de ar e dos encanamentos do gás. Mas vou te dizer 1.0 com ar para quem mora em serra é complicada a vida.
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

jankefarias escreveu:Se for de fato instalar aproveite para aprimorar a isolação da caixa de ar e dos encanamentos do gás.
Sim, sempre faço isso nos meus carros.
jankefarias escreveu:Mas vou te dizer 1.0 com ar para quem mora em serra é complicada a vida.
Ele é 1.6 plus... E eu tenho um Uno 1.0 com A/C, sei como é... Mas estando gelado dentro do carro, o resto eu dou jeito. :wink:

Alguém tem contato com o criador do tópico?
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
jankefarias
:: ST ::
Mensagens: 950
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:45:13 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jankefarias »

Fernando 4100 escreveu:
jankefarias escreveu:Se for de fato instalar aproveite para aprimorar a isolação da caixa de ar e dos encanamentos do gás.
Sim, sempre faço isso nos meus carros.
jankefarias escreveu:Mas vou te dizer 1.0 com ar para quem mora em serra é complicada a vida.
Ele é 1.6 plus... E eu tenho um Uno 1.0 com A/C, sei como é... Mas estando gelado dentro do carro, o resto eu dou jeito. :wink:

Alguém tem contato com o criador do tópico?

Eu tenho um gol 1.0 com ar que foi colocado também, gela super bem mas subida é suado pro carrinho hehehe, mas sendo 1.6 ta sussegado. Lembro de ter visto um dia as fotos também, o único misterio mesmo é saber qual pino da central que tem que ligar o ar para fazer a regulagem da lenta mesmo
Gimenito
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 07 2016f Março 2016 10:44:13 AM
Localização: Jandira - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gimenito »

Bom dia ai galera sou novo no clube fa de toda vida da Chevrolet. Agora tenho um Classic 2012 e estou procurando o comando do ar acondicionado mas não aparece em lugar nenhum alguém que poderia me ajudar a achar. Agradeço
Um abraço fraterno.
Sorrison
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 31 2016f Março 2016 01:48:34 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sorrison »

Esquema elétrico do ar condicionado corsa wind só tá faltando isso pro meu ar funcionar
Luiz Paulo Vivacqua
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 17 2016f Abril 2016 07:07:45 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Luiz Paulo Vivacqua »

Boa Noite, Sou Luiz Paulo e gostaria de saber se alguém já colocou ar condicionado num corsa 99/00 04 portas 1.0? Gostaria de saber se ficou bom, qual kit devo colocar? Qual oficina devo procurar aqui no Espírito Santo em Vitória?

Obrigado.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”