[INSTALAÇÃO] - Vou buscar o kit de A/C e vou montá-lo. Vejam

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

leonardo escreveu:
edu do corsa escreveu:leonardo te dou os parabens se vc conseguir montar tudo certinhu aew.
eh muita coisa! e da um trabalho mais que danado
eu mesmo jamais conseguiria montar isso em casa
[]'s
:lol: Edu, você não sabe o quanto eu gosto de mexer com isso... Eu tenho uma paciencia do Cão cara....huahauahauhauahau
Vamos aos poucos, passando do recorte da lata é só alegria......
Ah sim, e vários, e vários teste com agua para ver se não vai entrar......
cara ja reboca com silicone tudo q for de imenda lata com plastico, lata com lata...qq dia tiro o motor pra matar a chuva q tem dentro do meu
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

corsomovel escreveu: tocou em corte na lata....opa vamos acertar isso tenho a makita aki :)
Hhauahuahauahu. Só tico tico nela.....hehehe
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

corsomovel escreveu:
leonardo escreveu:
edu do corsa escreveu:leonardo te dou os parabens se vc conseguir montar tudo certinhu aew.
eh muita coisa! e da um trabalho mais que danado
eu mesmo jamais conseguiria montar isso em casa
[]'s
:lol: Edu, você não sabe o quanto eu gosto de mexer com isso... Eu tenho uma paciencia do Cão cara....huahauahauhauahau
Vamos aos poucos, passando do recorte da lata é só alegria......
Ah sim, e vários, e vários teste com agua para ver se não vai entrar......
cara ja reboca com silicone tudo q for de imenda lata com plastico, lata com lata...qq dia tiro o motor pra matar a chuva q tem dentro do meu
Hum, vou pensar no caso Corsomóvel, que eu trouxe do trampo orings de Viton e um pedaço de borracha de Viton também, além de ser um pouco mais firme ela também resiste bem mais......
Lá no trampo, viton é o único reparo que segura Formol, Alcool, Detergente, Sabão, Corrosivos e coisa e tal...
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Hoje na parte da manhã eu levei todos as peças em um lugar que consertou o Ar Condicionado do meu irmão para verificar possiveis vazamentos no sistema e seus periféricos.....
Não foi encontrado nada....
Troquei muitas idéias lá com a galerinha e consegui algumas informações novas:
-Até 98 o trocador de calor não possui uma valvula que controla para a agua não circular nele quando ele não estiver usando, nesses primeiros anos o trocador fica o tempo todo aquecido, mesmo com o ventilador desligado.... Oque acontece então é que o módulo começa a aquecer, e começa a aquecer o ar que é capturado em temperatura normal.....O carro começa a ficar quente.... Com o Ar Condicionado o calor dos passageiros é resolvido... Mas ele perde em muito a eficiencia, pois ele vai gelar mais para conseguir esfriar o módulo que está quente..... Então foi levantado uma melhoria para acabar com esse problema. Trata-se da instalação de uma botão Normal Fechado no corpo da chave seletora de temperatura que quando estiver na posição FRIO o botão fica pressionado, circuito aberto não oferece tensão para um Relê que não atua uma valvula que deixar o circuito de agua do trocador fechado... Mudando a posição da chave um pouco o botão não fica mais pressionado, fecha o circuito que fornece tensão para um Relê que atua a valvula e abre o circuito de agua do trocador de calor..... Pronto! Problema resolvido, não só no sistema com Ar Condicionado, mas também nos SEM AR que vão ficar bem mais frescos....
O Relê e a valvula serão adaptadas dos Compactos Ford Fiesta ou Ford Ka...
-O Compressor do meu Kit é o mais indicado para todos os anos do Corsa, Apartir de 98 o sistema sofre alteração no sistema de ArCondicionado, com mudanças no Compressor, Na linha de circulação de Gas do Ar, Na fixação do módulo, na posição do Trocador de Calor do Ar Quente que fica mais longe da caixa de direciona o ar para os difusores e a inclusão das valvulas para bloquear a passagem ar agua do trocador de calor quando não usado....Só que o Compressor sofreu mudanças internas e começou a sofrer muitos esforços tanto no selo quando no elo principal.... Sua vida útil foi reduzida e muitas vezes ocorre o pior que seria a Perda total do mesmo. Esse modelo não existe paralelo, só é encontrado usado com preços FENOMENAIS ou original no valor de R$3.500,00 ou desativa o Ar....
Com isso, o Ar Condicionado é mais um item crítico quando for efetuar a compra de um corsa acima de 98......
-O meu kit não veio com difusor do porta luvas, foi informado que esse difusor só existe no GSI... Huahauahu, vocês acham que eu não vou colocar na Silver? :roll: Certeza, paguei R$10,00 do difusor novo na autorizada...
-O meu kit não veio com o filtro para ser colocado na caixa de captura de ar.... Isso porque não é recomendado colocar um filtro usado em um kit totamente revisado e limpo.... Existem dois tipos de Filtro: Um sem Carvão Ativado para Corsas sem ar e para donos de Corsas com ar que querem economizar no $$ e gastar em sua saúde, esse deve ser trocado em um periodo de 7 meses. Existe um outro com Carvão Ativado, utilizado exclusivamente para o Módulo de Ar Condicionado, esse deve ser trocado em um periodo de 1 ano....
-É recomendável fazer a Esterelização do sistema a cada 1 ano para eliminar também o tal odor horrível do módulo....
-É recomendável em kits que forem montados ou efetuados manutenção usar um produto chamado AntiLimp, ele é Spray e pode ser encontrado em lojas AutoPeças ou lojas de manutenção de ArCondicionado Automotivos... Esse produto é exclusivo para AC de Automóveis e tem a função de eliminar bactérias do interno do módulo além de também ofereceu um cheiro excelente........
-Para a desmontagem do trocador de calor existe um método que não é necessário a desmontagem do módulo todo, mas sim somente do painel central, porta luvas, console do cambio, carpete e material acustico... Ele é desmontado no local removendo as duas capas, e puxando lateralmente o trocador de calor....
Saindo de lá eu dei um pulo em uma loja que recondiciona Radiador para fazer uma verificação do trocador de calor e do radiador...
O Trocar de Calor não está com vazamento, mas mesmo assim eu vou usar o meu... Já o Radiador é a única peça que está com problemas.... Ele foi recondicionado sendo substituido as duas laterais, na qual está vazando...Segunda feira eu vou entrar em contato com a loja que eu comprei o Kit para Exigir um Novo Radiador para ser enviador via Busão.....
Bom galerinha, é isso... Depois posto mais novidades.....
Falows....
mraporto
:: Millennium ::
Mensagens: 127
Registrado em: Sexta-feira 04 2005f Março 2005 01:47:43 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mraporto »

léo, você escreveu o seguinte:" Trata-se da instalação de uma botão Normal Fechado no corpo da chave seletora de temperatura que quando estiver na posição FRIO o botão fica pressionado, circuito aberto não oferece tensão para um Relê que não atua uma valvula que deixar o circuito de agua do trocador fechado... Mudando a posição da chave um pouco o botão não fica mais pressionado, fecha o circuito que fornece tensão para um Relê que atua a valvula e abre o circuito de agua do trocador de calor....."
no meu ocorre justamente o contrário!!!! na posição azul, frio, a peça que fica lá no motor e que libera ou naum o vácuo para acionar essa válvula está energizada (medí com multímetro) deixando o vácuo passar para acionar a válvula e com isso a água quente passa por "cima", naum circulando no radiadorzim . acredito o que você falou é o correto pois usamos mais o ar frio do que o quente e no meu caso essa peça que fica no dentro do compartimento do motor (relé?) está constantemente energizada (botão no frio) o que é uma incoerência pois deveria ser como você descreveu... vc sabe se realmente tem um relé que alimenta essa peça que libera ou naum o vácuo para que eu possa inverter e deixar do jeito que você descreveu ( que concordo que é o correto)? e qual é a sua posição na caixa de fusível? se compliquei muito me ensina como colocar as fotos nesse troço pois eu naum sei e aí postava a "peça" e a válvula e a sua posição no motor para te "clarear". bração
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

mraporto escreveu:léo, você escreveu o seguinte:" Trata-se da instalação de uma botão Normal Fechado no corpo da chave seletora de temperatura que quando estiver na posição FRIO o botão fica pressionado, circuito aberto não oferece tensão para um Relê que não atua uma valvula que deixar o circuito de agua do trocador fechado... Mudando a posição da chave um pouco o botão não fica mais pressionado, fecha o circuito que fornece tensão para um Relê que atua a valvula e abre o circuito de agua do trocador de calor....."
no meu ocorre justamente o contrário!!!! na posição azul, frio, a peça que fica lá no motor e que libera ou naum o vácuo para acionar essa válvula está energizada (medí com multímetro) deixando o vácuo passar para acionar a válvula e com isso a água quente passa por "cima", naum circulando no radiadorzim . acredito o que você falou é o correto pois usamos mais o ar frio do que o quente e no meu caso essa peça que fica no dentro do compartimento do motor (relé?) está constantemente energizada (botão no frio) o que é uma incoerência pois deveria ser como você descreveu... vc sabe se realmente tem um relé que alimenta essa peça que libera ou naum o vácuo para que eu possa inverter e deixar do jeito que você descreveu ( que concordo que é o correto)? e qual é a sua posição na caixa de fusível? se compliquei muito me ensina como colocar as fotos nesse troço pois eu naum sei e aí postava a "peça" e a válvula e a sua posição no motor para te "clarear". bração
Cara, eu entendi oque vc disse +/-.....
Eu acho que esse jeito que eu descrevi é o correto, e é o funcionamento original do Fiesta e Ka, pois foi oque você disse, se vc ficar com a valvula muito tempo aberta você queima a solenóide rapidinho.....E como o ar quente só é usado no frio e muito pouco... Então vc consegue uma melhor vida útil..... Amanhã eu passo por aqui, dou mais uma lida no que vc postou que está meio tarde... Já é 2:30 da madruga..... E amanhã eu vou mexer mais um pouco na Silver.....
Falows rapaz...Até amanhã
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Opa! Agora sim, vamos nessa....
Deixa eu dar uma lida aqui...
Agora eu entendi tudo....
Hum!!! Agora eu sei oque é a mardita peça que fica fixada no castelo do amortecedor do lado do motorista e sai aquelas mangueiras feias azuis....hauhauahua
Então, ela está acionada o tempo todo então, oque pode ser é um valvula nomal aberta também, assim ela tem que estar atuada para bloquear o circuito de agua que chega no trocador de calor.... Mas pelo oque você disse isso ocorre na Posição FRIO e trocador de calor NÃO está circulando agua.....Bom, o funcionamento está correto...
Ah!!!!! Pode ser outra coisa também, pode ser um valvula 3/2 vias, nesse caso no frio ela atua em um sentido que fornece vacuo para uma mangueira, e no quente ela atua em outro sentido para a outra mangueira.....Faz um teste, verifique se a tensão que chega nesse relê na posição FRIO chega também na posição QUENTE.... Se for então é isso, mas mesmo assim não existe necessidade de ficar com a solenóide atuando o tempo todo, pois se for 2 posições só o retorno para a outra posição é por um breve impulso elétrico e nada mais, agora se fosse 3 posições o retorno teria que ser por 2 molas e ainda 2 solenóides, as molas tem a função do piloto manter no meio quando as solenóides não estiver carregada....
MrAporto, eu estou baseando em idéias cara (Aprendidas em um curso de Pneumática a um tempo atrás)...... Mas o ideal seria alguém que tivesse um Corsa acima de 98 tirar essas medidas... Eu conheço 2 pessoas que podem fazer isso para você... O Corsomóvel ou o Edu do Corsa......
Quanto vc tiver mais informações sobre esse sistema posta aqui nesse tópico ok?
Falows cara...
mraporto
:: Millennium ::
Mensagens: 127
Registrado em: Sexta-feira 04 2005f Março 2005 01:47:43 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mraporto »

fala aê gde léo!! é o seguinte: essa peça que fica na torre no lado do motorista ou está energizada ou naum. ela tem duas mangueirinhas de vácuo nela conectada. uma branca que que sai do corpo da borboleta e entra na parte inferior desta peça (solenóide) e a outra azul que sai do lado dessa peça e liga nesta válvula. esta válvula tem uma entrada de um lado e duas saídas do outro lado. no interior desta válvula tem um pistão que hora libera uma das saídas(ou seja, hora passa direto, hora circula no aquecedor). bom, resumindo: botão do painel na posição azul (frio), peça na torre energizada, abre a passagem do vácuo que "puxa" o pistão no interior da válvula e com isso fecha a circulação no radiadorzim . botão do painel em qualquer outra posição, ocorre o contrário. acho que isso é um defeito de projeto pois esse solenóide constantemente energizado certamente vai ter sua vida útil abreviada. ha, tive a oportunidade de testar no vectra do meu cunhado e é o mesmo esquema do corsa. se eu descobrir na caixa de fusíveis algo que eu possa inverter esse comando nessa peça basta inverter as mangueiras de água na saída da válvula sacô? ps.: sei do esquema de funcionamento desta válvula porque tive que substituí-la pois estava com vazamento. custou 38,00.
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Bom galerinha, chegou a hora de mostrar os componentes na realidade....
Vamos lá....
Imagem
Radiador do Corsa 1.6 MPFI Com Ar Condicionado + Ventuinha - Esse é a única peça que está com problema no kit, foi feito o teste ontem e descobri que ele foi reformado... Ele vai voltar para Sampa de busão para ser trocado por um outro ok. Esse item é substituido para conseguir manter a temperatura normal o motor, caso contrário o motor superaquece....
Imagem
Alojamento do Filtro de passagem de Ar - Essa peça tem que ser substituida, pois no Módulo SEM AC o Alojamento não tem o prolongamento lateral, isso porque a entrada para o módulo é logo em baixo dela, bem no centro do painel, ali existe um recorte na lata que faz a união do módulo com essa peça através de uma junta de borracha e fixado por 4 parafusos.... Já no AC existe esse recorte também, mas a entrada de ar é em outro recorte que fica logo atrás da bateria, Ali o ar é capturado....
Imagem
Compressor - Não é porque eu tenho viu, mas esse aí é considerado um dos melhores compressores da linha GM.... Pós 98 ele sofreu modificações e muitas dor de cabeça para donos de corsa... Quer dizer, muito ODOR....
Imagem
Diversos - A peça nº1 é o suporte superior do novo radiador. nº2 é Polia do ?? (Ainda não sei...). nº3 é o Coxim do motor (Ele é diferente...)nº4 contém reles, plugs de engate rápido, valvula de fechamento do tubo do Gas, Orings e reparos (Tudo novo).
Imagem
Imagem
Suporte de esticadores - Suporte com esticadores para a nova correia que será Estriada, e não lisa como a atual....
Imagem
Imagem
Imagem
Painel Central - Cara, que sorte que eu tenho... Esse painel central é do 98! Logo aquela melhoria que seria colocar um botão para o relê do Fiesta para bloquear passagem de agua do motor no trocador de calor já tem nele. Depois eu posto fotos do detalhe e qual é a sua diferença para o modelo anterior de 96.... Esse aí era de um corsa completo, tem botão de AC e Desembaçador de Vidro Traseiro...
Ele também é cinza igual o meu.... Mas eu vou usar o acabamento frontal do meu, pois esse aí tem 3 marcas de chave de fenda.....E vou tirar o botão com desembaçador traseiro e colocar o normal.....
Esses dois Cabos de controles são do mesmo tamanho que o normal, na verdade 3 deles são iguais, só 1 é diferente que é captura de ar interno ou externo....
Imagem
Imagem
Módulo do AC - Esse mardito aí tras dentro dele o Motor do ventilador e seu resistor de controle de velocidade, o trocador de calor (Em destaque circulado de vermelho na foto está a entrada e saida da agua de circula nele...) e a valvula de Expansão (Destacada também, é a cinza...)Ah. Tem o Vaporador também, ele fica na vertical (De pé) ocupando toda a entrada de ar forçando o ar a passar por dentro dele....
Imagem
Linha do AC - Sim! É só isso aí.. É uma só e toda de alumínio. Considerada uma das melhores, pois sua vida útil é enorme...Ao contrário de muitos outros com mangueira.
Bom galera... São esses os acessórios que eu tenho aqui...Faltou só um... O Radiador + Ventuinha + Sistema do Condensador......
Está todo ok também, e zerado, zerado....
Bom galera, encerro por aqui nesse fim de semana, feriadão tem mais....
Falows galera....
Fui
Avatar do usuário
CyberTX
:: Sport ::
Mensagens: 1118
Registrado em: Sábado 18 2004f Dezembro 2004 01:01:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CyberTX »

leonardo escreveu:...
-O meu kit não veio com difusor do porta luvas, foi informado que esse difusor só existe no GSI... Huahauahu, vocês acham que eu não vou colocar na Silver? :roll: Certeza, paguei R$10,00 do difusor novo na autorizada...
Para que serve esse difusor???
:?:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”