[DÚVIDA] - Tubo distribuidor de água do Celta serve no Corsa?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Pablohj
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 15 2015f Novembro 2015 12:28:12 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Tubo distribuidor de água do Celta serve no Corsa

Mensagem por Pablohj »

Boa tarde pessoal, estou com uma duvida, no caso meu carro teria um vazamento de agua ( pelo radiador do ar quente), então tirei as as mangueiras por onde passava a agua,ai o certo seria eu liga-las juntas, para a agua continuar circulando porem sem passar pelo radiador do ar quente, porem sem querer quebrou um dos tubos do distribuidor, ou cavalete, nao sei o nom eao certo, então fui atras,porem nao achei pois é domingo e por não ter muitos abertos, então achei uma de celta que é similar, porem não tem a entrada de ar, no caso só a do radiador e resevatorio, mas então, aí eu fiz assim, tirei a mangueira que seria a volta da agua que sairia do radiador do ar quente, e para não deixala solta fiz o seguenti, tirei a mangueira e coloquei um tampão, lá perto do filtro, onde seria o final da mangueira, queria saber se teria algum problema


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não entendi bem a sua descrição, mas nenhuma mangueira pode ser retirada e bloqueada.

Se vc. tem vazamento no radiador do ar quente, o certo é consertar ou eliminar este radiador.

Como se elimina?

Do motor sai uma mangueira até o radiador...e do radiador sai outra mangueira para o motor, então pegue uma mangueira que faça o by-pass do radiado, ou seja, ela tem que sair do motor e retornar para o motor...fora isto vc poderá estar dificultando o fluxo normal do líquido e o carro poderá funcionar de modo inadequado.

A entrada esaída do radiador pode ficar aberta...


Pablohj
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 15 2015f Novembro 2015 12:28:12 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pablohj »

Então, o correto seria eu ter feito isso, tiradas do radiador do ar quente e junta-las, correto? Porem uma das entradas quebrou, que seria de um dos tubos, ai no caso fui atras de outra peça, porém não achei, e para não ficar sem carro, coloquei uma similar que seria do celta que não tem entrada para ar, ai ao colocar ela teria que tirar o ou tampar o tudo que sai do radiador do ar para o motor, ai fiz isso, tirei o tubo e tampei a entrada do motor, mas temporario até comprar a peça certa e unir as duas mangueiras.. Ai queria se tem algum problema se andar com ele assim por enquanto...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu não sei qual a proporção do líquido que circula no seu motor e qual a que passa no radiador...

Supondo: de 100% da circulação, 30% (ou mais), pssa pelo radiador interno e se vc. bloquear, seu sistema ficará prejudicado nestes 30% (ou mais).

De toda forma, se o motor não está esquentando mais do que o normal, e sendo esta uma medida emergencial, tudo bem...caso contrário, não vale a pena ter o carro andando e com o risco de ferver o líquido e vir a fundir junta de cabeçote ou outra coisa pior...uma retífica vai de uns 800 a 5.000, dependendo do que será trocado...já uma mangueira de by-pass do radiador, sai por umas 40 pratas...


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Se não me engano, as mangueiras de entrada e saída do radiador do ar quente, uma é ligada no tubo distribuidor de água (atrás do cabeçote) e a outra é ligada no cavalete da bomba. Agora não sei se a mangueira do radiador interno é ligada na bomba d'água só para acelerar a circulação de água, ou se realmente tem alguma influência na circulação da água no motor inteiro. Se tiver, tem que trocar o tubo plástico e fazer o jumper.

Em outro cenário, se ambas mangueiras do radiador interno são conectadas no tubo distribuidor de água, não tem problema nenhum em usar a peça do Celta, já que a água entra e sai do radiador interno praticamente no mesmo ponto do sistema. Aliás, seria até melhor assim, pois é menos um ponto para vazamento.

Mas o melhor mesmo é reparar o radiador interno e deixa-lo funcional.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”