[DÚVIDA] - Problemas no sistema de arrefecimento

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HSpin013
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[DÚVIDA] - Problemas no sistema de arrefecimento

Mensagem por HSpin013 »

Boa tarde pessoal,

Estou com um problema, tenho um corsa 2007 hatch maxx, esta apresentando alguns problemas..
Esatava rodando na cidade, quando cheguei em casa, notei que a ventuinha não estava ligando.. chamei um conhecido para dar apenas uma olhada..
ele dando uma olhada no motor viu que a agua estava bem suja

Agora fico com a duvida, se coloco aditivo ou não por estar suja a agua tenho medo de colocar aditivo e ter problemas

na questao da ventoinha, seria por parte eletrica? ou pela questão da agua, estar suja e não estar descendo rapido ao motor ::?


Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Cara se eu fosse você assumia o risco de limpar o sistema, e começar a usar aditivo e água na proporção recomendada.

É melhor você realizar a limpeza e ficar monitorando possíveis vazamentos que possam ocorrer no sistema, do que continuar rodando com o sistema "sujo", que ai a questão não vai ser SE vai dar problema, e sim QUANDO vai dar problema, é questão de tempo...

No meu antigo Corsa B eu preferi assumir o risco, o sistema estava sujo, fiz a limpeza e passei a usar aditivo na proporção recomendada, acabei dando sorte pois não apareceu nenhum vazamento muito grave, só mangueiras e abraçadeiras....preferi assumir o risco e monitorar.

Sobre a questão da ventoinha eu partiria pelo mais simples e mais barato de se resolver primeiro, verificaria logo se o fusível correspondente está ok, da uma verificada também se o conector da tomada da ventoinha esta bem conectado, vê se os terminais estão limpos ou se possuem zinabre ou poeira, e se depois disso a ventoinha ainda não estiver armando ai deixa um eletricista fazer o diagnóstico do problema.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

HSpin013, limpe o sistema e junto ao aditivo adicione um frasco de selante para evitar os vazamentos.

Abraços.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Dúvida: a temperatura estava num nível suficiente para acionar a ventoinha? As vezes o motor ainda estava um pouco frio.
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awaked
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Mensagem por awaked »

O fato é que deixar só na água com o tempo vai apodrecer a junta do cabeçote, vai enferrujar as galerias do motor... essa sujeira já é ferrugem, você tem 2 opções, ou deixa só na água e perde o motor, o que é bem mais caro. Ou limpa e passa usar aditivo e vai corrigindo os vazamentos.

É importante entender que qualquer tipo de problema oriundo da limpeza e do uso do aditivo possam causar não tem relação com o processo em si, são defeitos que já estavam lá, esperando qualquer mudança pra abrir o bico. Não usar aditivo simplesmente condena o motor o carro.

Você pode dar sorte e interromper o apodrecimento do seu motor a tempo e seguir feliz corrigindo vazamentos... ou pode dar azar de seu motor já estar condenado. E a culpa não é do aditivo anti corrosivo e sim da falta dele.


HSpin013
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Mensagem por HSpin013 »

Levei o carro ontem no final da tarde para uma auto eletrica de confiança, nos testes feitos, ele trocou um fuzivel queimado para ver se resolvia, mas infelizmente nao era só isso...
Hoje deixei o carro de manha para ele olhar, pedi para ver a questão da agua, ele disse que ira fazer uma limpeza e checar algumas outras coisas

agora só aguardar para que não seja nada muito grave


HSpin013
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Mensagem por HSpin013 »

Bom galera peguei o carro e aparentemente estava normal, foi feita a troca do sensor de temperatura, porem hj voltou a apresentar problemas, a ventoinha não esta armando de novo

uma outra duvida é em relação ao marcador de temperatura dele, pelo que andei lendo o meu não parece estar normal, pois não sai muito dos primeiros pontinhos, mesmo rodando dentro da cidade o ponteiro não sobe muito, o que pode ser? :roll: :( ::?


awaked
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Mensagem por awaked »

HSpin013, pro seu carro especificamente isso é normal, ele fica no início da escala mesmo.

Exemplificando, como nessa foto já arma a ventoinha:
Imagem

É preciso ver se a central recebe a informação do eletroventilador, tem como acionar ele pelo scaner, pra ver se está tudo certo com fiação, aí já mata a questão, se for fiação ele indica malha aberta.


Bange
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Mensagem por Bange »

HSpin013, noei que vc. mora em uma região bem fria, o que pode significar que a ventoinha não deve trabalhar muito, mas tem que ligar...

Não tenho o esquema do seu carro, segue então uma análise que faço para o meu, que é 1997.

Faz o teste do papelão (obstruindo a ventilação), e monitore a temperatura pelo painel...

Se o carro não tem AC, tem apenas uma ventoinha com velocidade alta e ela deve ligar por volta dos 97/98° (não passa dos 100°).

Se o carro tem AC, tem duas ventoinhas e elas devem ligar na velocidade baixa entre 95/97° e na velocidade alta por volta dos 98/100° (não deve passar muito dos 100°).

Seu carro é 2007, 10 anos mais novo que o meu, se o esquema for o mesmo, existe um relé em cima/atrás do porta luvas (amarelo R3), que é responsável pela velocidade alta na ventoinha maior...

Imagem

Imagem

Quanto ao fusível queimado, que circuito ele protegia? Qual o nr. dele?


HSpin013
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Mensagem por HSpin013 »

Uma coisa que notei, antes de levar o carro na oficina, via que a ventoinha sempre funcionava,
em um trajeto do trabalho até a faculdade coisa de uns 20 minutos com pouco transito, assim que chegava na faculdade e estacionava a ventoinha ligava, e no trajeto da faculdade pra casa até o mesmo tempo na garagem ela ja ligava, eu não sei dizer a temperatura pois o ponteiro não mostrava ficava sempre nos verdinhos..

Agora depois de ter trocado o sensor, o ponteiro funciona, chega um pouco antes do meio, mas quase não vejo a ventoinha funcionar

Seria normal, ou o sensor que foi instalado não é o correto?
:roll:


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