Salve galera CC.
Quinta passada resolvi mandar ajeitar o A/C do meu possante.
Já tava a alguns meses parado. Foi feita a limpeza do sistema, uma solda no condensador e a carga de gás.
Sai da oficina com o carro gelando bem.
Pra minha infelicidade, ao chegar em casa, após rodar uns 25 km com o ar gelando, o compressor PAROU. O que percebi é que ele tenta armar, dá aquele estalo típico, as ventoinhas entram e etc e ele não segura, desliga.
Na sexta feira retornei na oficina e falaram que era problema elétrico no carro. Mediram o gás e estava 'normal'. De lá, segui para o meu eletricista. O eletricista disse que estava tudo ok.
Vou voltar na oficina do A/C, mas queria algumas pistas sobre o problema pra poder contestar com os técnicos.
[DÚVIDA] - Compressor tenta armar, mas para.
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[DÚVIDA] - Compressor tenta armar, mas para.
Paulo Victor Oliveira
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- José Leal
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Pergunta: trocou o filtro secador? Como vc disse que fez solda no sistema, ele estava aberto. O filtro secador absorveu umidade do ar e saturou. Isso compromete o rendimento do sistema.
Sobre o problema, quando vc liga o AC, faz com o motor em marcha lenta? Se sim, o motor dá uma leve acelerada antes do compressor armar? Se não, pode ser que o atuador de marcha lenta esteja ruim. Veja:
http://youtu.be/v5o4YuRFcsA
Desconsidere algumas asneiras que esse cara fala, do tipo "esse carro tem acelerador eletrônico".
Sobre o problema, quando vc liga o AC, faz com o motor em marcha lenta? Se sim, o motor dá uma leve acelerada antes do compressor armar? Se não, pode ser que o atuador de marcha lenta esteja ruim. Veja:
http://youtu.be/v5o4YuRFcsA
Desconsidere algumas asneiras que esse cara fala, do tipo "esse carro tem acelerador eletrônico".
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José Leal, obrigado pela ajuda, vamos as duvidas:
1 - Não troquei o filtro secador, Se o problema fosse filtro, ele teria gelado bem nos primeiros 30 min?
2 - Sim. Ligo com o carro na lenta e ele aumentou a corrente. Porém é mt rápido. Ela aumenta, o compressor estala e para.
3 - Bom, o corpo de borboleta está limpo.
Minhas dúvidas:
Meu botão anteriormente não estava DESLIGANDO O AR, pensei que o problema pudesse ser ele, mas nesse caso eles não tentaria armar o compressor.
Aguardo mais respostas kk
1 - Não troquei o filtro secador, Se o problema fosse filtro, ele teria gelado bem nos primeiros 30 min?
2 - Sim. Ligo com o carro na lenta e ele aumentou a corrente. Porém é mt rápido. Ela aumenta, o compressor estala e para.
3 - Bom, o corpo de borboleta está limpo.
Minhas dúvidas:
Meu botão anteriormente não estava DESLIGANDO O AR, pensei que o problema pudesse ser ele, mas nesse caso eles não tentaria armar o compressor.
Aguardo mais respostas kk
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O filtro secador serve para tirar umidade do gás do sistema. Mas se gelou bem, então está em ordem.
Experimente acelerar o motor e ligar o AC, para ver se fica nesse liga-desliga.
O TBI pode estar limpo, mas o atuador de marcha lenta pode estar ruim.
O que foi feito no botão? Talvez ele esteja com mal contato, daí liga o sistema e o botão esquenta e abre contato. Quando esfria, fecha contato novamente.
Experimente acelerar o motor e ligar o AC, para ver se fica nesse liga-desliga.
O TBI pode estar limpo, mas o atuador de marcha lenta pode estar ruim.
O que foi feito no botão? Talvez ele esteja com mal contato, daí liga o sistema e o botão esquenta e abre contato. Quando esfria, fecha contato novamente.
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José Leal,
Bom, o botão deixou de atuar. O compressor ficava ligado direto. Tanto faz puxar ou empurrar, ele não desliga o compressor.
Quando esse problema iniciou ao pressionar com um pouco de força, o compressor desligava.
Depois de um tempo, não desligava mais. Eu ainda não abri o painel pra mexer nesse botão, mas li aqui no Clube que poderia ser a "Chave Switch". Li também que existem dois fios, o qual não me recordo a cor, que ao fazer contato um com o outro, liga o compressor. Um membro inclusive adaptou um botão liga e desliga nesse fio, inutilizando o botão original.
A minha grande limitação é que estou com pouca grana e eu queria que a oficina que fez o serviço resolvesse isso, aproveitando a garantia. Ou pelo menos que eles me indicassem o problema. Porém eles não tem conhecimento.
Obs: Esse liga e desliga não é continuo. Ao ligar o carro ele tenta ligar o compressor a primeira vez. Demora um tempo pra tentar ligar novamente.
Bom, o botão deixou de atuar. O compressor ficava ligado direto. Tanto faz puxar ou empurrar, ele não desliga o compressor.
Quando esse problema iniciou ao pressionar com um pouco de força, o compressor desligava.
Depois de um tempo, não desligava mais. Eu ainda não abri o painel pra mexer nesse botão, mas li aqui no Clube que poderia ser a "Chave Switch". Li também que existem dois fios, o qual não me recordo a cor, que ao fazer contato um com o outro, liga o compressor. Um membro inclusive adaptou um botão liga e desliga nesse fio, inutilizando o botão original.
A minha grande limitação é que estou com pouca grana e eu queria que a oficina que fez o serviço resolvesse isso, aproveitando a garantia. Ou pelo menos que eles me indicassem o problema. Porém eles não tem conhecimento.
Obs: Esse liga e desliga não é continuo. Ao ligar o carro ele tenta ligar o compressor a primeira vez. Demora um tempo pra tentar ligar novamente.
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José Leal,
Percebi mais um ponto.
Quanto o ar está ligado, mesmo que o ventilador esteja no zero, ele fica saindo ar como se estivesse na velocidade 1, correto? (Pelo menos o meu)
Quando eu ligo o pós chave pra dar a partida, ele fica saindo esse ar, como se estivesse no 1. (Ventilador no zero). Ligo o carro, acontece aquela tentativa do compressor ligar, e esse pequeno ar para de sair.
Isso me faz pensar que o compressor está entrando em algum modo de 'proteção'. Podendo ser o atuador da marcha mesmo, uma vez que a minha ML está com uma pequena variação.
Caso seja o atuador, o compressor ligaria em uma rotação mais elevada do motor? Vou fazer esse teste assim que chegar em casa.
Percebi mais um ponto.
Quanto o ar está ligado, mesmo que o ventilador esteja no zero, ele fica saindo ar como se estivesse na velocidade 1, correto? (Pelo menos o meu)
Quando eu ligo o pós chave pra dar a partida, ele fica saindo esse ar, como se estivesse no 1. (Ventilador no zero). Ligo o carro, acontece aquela tentativa do compressor ligar, e esse pequeno ar para de sair.
Isso me faz pensar que o compressor está entrando em algum modo de 'proteção'. Podendo ser o atuador da marcha mesmo, uma vez que a minha ML está com uma pequena variação.
Caso seja o atuador, o compressor ligaria em uma rotação mais elevada do motor? Vou fazer esse teste assim que chegar em casa.
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Começando do começo:
Arrumou o botão? É perfeitamente possível trocar o switch. Se vc chegou a vê-lo, basta retirar e levar numa casa de eletrônica para comprar um igual. Caso vc não encontre por aí, posso comprar aqui e enviar para vc. A peça não deve custar mais de R$5,00. O mais caro será o valor do frete.
É normal, ao ligar o ar, o ventilador ligar na velocidade 1, pois assim evita o congelamento do evaporador.
Vc tropeçou na solução do problema! Se ao ligar a chave, o ventilador já ativa, significa que o ar condicionado também está ativado. No momento da partida, o ventilador pára, mas depois do motor girando, ele deve voltar a funcionar. Talvez vc não tenha percebido. Vai ter que corrigir o problema do botão.
Se vc fizer o motor funcionar com uma rotação levemente elevada, provavelmente o compressor vai funcionar.
Arrumou o botão? É perfeitamente possível trocar o switch. Se vc chegou a vê-lo, basta retirar e levar numa casa de eletrônica para comprar um igual. Caso vc não encontre por aí, posso comprar aqui e enviar para vc. A peça não deve custar mais de R$5,00. O mais caro será o valor do frete.
É normal, ao ligar o ar, o ventilador ligar na velocidade 1, pois assim evita o congelamento do evaporador.
Vc tropeçou na solução do problema! Se ao ligar a chave, o ventilador já ativa, significa que o ar condicionado também está ativado. No momento da partida, o ventilador pára, mas depois do motor girando, ele deve voltar a funcionar. Talvez vc não tenha percebido. Vai ter que corrigir o problema do botão.
Se vc fizer o motor funcionar com uma rotação levemente elevada, provavelmente o compressor vai funcionar.
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José Leal,
Vamos lá. Ainda não mexi no botão.
O que acontece, quando ligo a chave, o compressor tenta entrar e para, logo, o ventilador desliga.
Fiz o teste com a rotação mais elevada, consegui que o compressor ligasse, permanecendo alguns segundos ligado, desligando depois.
Vamos lá. Ainda não mexi no botão.
O que acontece, quando ligo a chave, o compressor tenta entrar e para, logo, o ventilador desliga.
Fiz o teste com a rotação mais elevada, consegui que o compressor ligasse, permanecendo alguns segundos ligado, desligando depois.
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Bom pessoal, problema SOLUCIONADO!
Era o pressostato com problema. Como o ar ficou muito tempo (meses) parado e com o chicote que conecta no pressostato desligado, provavelmente a peça se deteriorou com a umidade.
O ar ta gelando bem, porém não refrigera legal quando a temperatura externa ta a 35, 37º. Aquele horário entre 11h e 14h aqui na minha cidade. Se tiver com passageiros no banco de trás então, eles sofrem. Mas de noite é um gelo, a temperatura externa fica entre 23, 25º.
Era o pressostato com problema. Como o ar ficou muito tempo (meses) parado e com o chicote que conecta no pressostato desligado, provavelmente a peça se deteriorou com a umidade.
O ar ta gelando bem, porém não refrigera legal quando a temperatura externa ta a 35, 37º. Aquele horário entre 11h e 14h aqui na minha cidade. Se tiver com passageiros no banco de trás então, eles sofrem. Mas de noite é um gelo, a temperatura externa fica entre 23, 25º.
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