[DÚVIDA] - ventuinha nao liga

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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Segue esquema elétrico da central de IE: http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap40.htm

De acordo com o esquema, a pinagem da central do 1000 e do 1.6 é a mesma, então, basicamente era substituir uma central pela outra e a ventoinha funcionaria perfeitamente. Antes de fazer o esquema, confere se os fusíveis e relés estão inteiros. Retire o porta-luvas e por cima dele, vc verá um suporte com os relés. Veja este post http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 384#891384, que servirá para orientar quais relés são das ventoinhas.
Veja se está chegando +12V quando vc liga a ignição (acende as luzes do painel) no pino 86 do relé da ventoinha. Caso não esteja, confira o fusível. Caso esteja, retire o relé e teste direto na bateria (pino 86 no + e 85 no -), se o relé não estalar, troque-o. Se estalar, veja com um multímetro se está havendo a conexão entre os pinos 30 e 87. Caso não esteja, substitua o relé. Teste o restante do chicote, fazendo um jumper no conector do relé, entre os pinos 30 e 87. A ventoinha deve girar. Caso não funcione, revise o chicote/teste direto o motor da ventoinha. Caso funcione, o problema é entre o relé e a central de injeção. Remonte o relé. Retire a capa de proteção do conector da central, plugue-o e ligue o motor. Espete a ponta de prova do multímetro no pino 14 central (a outra ponta vc coloca no + da bateria) e desconecte o sensor de temperatura do motor. Se aparecerem 12V no multímetro, a central está funcionando perfeitamente e o problema é no chicote dela para o relé. Se não aparecer 12V, a central pode estar com defeito. Repita o teste, espetando a ponta de prova no pino 12 da central.
Se depois disso tudo vc não conseguir solucionar o problema, sugiro que vc isole todo o sistema original, retirando os relés, até conseguir um auto-elétrico para resolver.
PARTINDO DA SUA INFORMAÇÃO DE QUE O CARRO NÃO TEM AR CONDICIONADO
Para fazer a ventoinha funcionar, usando um fio de bitola 4mm, ligue no + da bateria, passando por um maxfusível de 30A e ligue em um dos terminais da ventoinha. O outro terminal da ventoinha, tb usando um fio de 4mm de bitola, vc liga em um terminal do cebolão e o outro terminal do cebolão, vc liga no aterramento. Pode até ser em um suporte do radiador ou parafuso da lata do carro, desde que esteja limpo e bem firme. Sugiro até lixar o local onde vai ter o aterramento, para não ter nem tinta interferindo.

Resumindo:
TERMINAL 1 DA VENTOINHA----FUSÍVEL----+ DA BATERIA
TERMINAL 2 DA VENTOINHA----CEBOLÃO----LATARIA DO CARRO

IMPORTANTE! A ventoinha puxa ar da frente do carro e joga para dentro do cofre do motor. Caso ao terminar a instalação, a ventoinha estiver puxando ar de dentro do cofre e jogando para a frente do carro, basta inverter os fios nos pinos do motor da ventoinha. Assim, ela girará no sentido correto.

Dicas: Faça uma instalação limpa e sem gambiarras. Use terminais olhal na bateria e faston para o cebolão e ventoinha. Coloque um fusível com seu soquete. Nas emendas, use preferencialmente solda estanho e passe os fios dentro de conduítes, para melhor acabamento e proteção. Imagens:

Conector olhal:
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Conector faston:
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Porta fusível com fusível de 30A:
Imagem

Imagem
Editado pela última vez por José Leal em Sábado 04 2015f Julho 2015 01:58:48 PM, em um total de 4 vezes.
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Mensagem por jhowagon123 »

fico no aguardo comprei o cebolao de 3 pinos mas posso usar 2 da marca iguaçu 90 a 95 graus
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Editei a mensagem anterior, já com o esquema de montagem.

Pelo que vi no catálogo da Iguaçu, o cebolão do Corsa é de 2 pinos (parece que para o modelo com ar condicionado, usa-se 2 cebolões). Essa temperatura que vc falou, significa que ele arma em 95°C e desarma em 90°C, o que é perfeito para esse motor.
As imagens do site mostram que o conector do cebolão é próprio para ele, e não usa conector faston. Então reforço a dica de usar conectores próprios para o sistema. Assim, evita-se mal contato com possível derretimento dos conectores e de vc ficar na rua por superaquecimento.

Para ajudar:
[youtube]lmQ81uBeeY8[/youtube]
Lembrando que o conector é diferente e que seu carro vai ter apenas a velocidade alta da ventoinha.
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Mensagem por jhowagon123 »

jose ele ate funcionaria com a central do 1.0 a ventuinha .so que eu tive que trocar o chicote .pois o chicote e o mesmo mas do 1.6 mudan os plug .como plug de bobina,dos bico,etc.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Deixa do jeito que o motor funciona perfeitamente e faz o esquema do cebolão.

Qualquer dúvida, pergunte a vontade.
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Mensagem por jhowagon123 »

jose quero ligar ele com rele como que faso
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Mensagem por José Leal »

Quer colocar o relé para quê?

Se quiser proteger o cebolão (o que seria interessante), vc liga o pino da ventoinha que iria passar pelo cebolão direto no aterramento. O fio vindo do + da bateria, vc liga no pino 30 e 85 do relé. Do pino 87 do relé, vc liga no outro pino da ventoinha. No cebolão, um dos pinos vc liga no aterramento e o outro vc liga no pino 86 do relé. Assim, a ventoinha vai funcionar mesmo com o motor desligado.
Caso vc queira que a ventoinha desligue assim que desligar o motor, na ligação do relé, vc liga o fio vindo do + da bateria somente no pino 30, e o pino 85 vc liga um fio pós chave. Vc pode puxar esse fio do comutador de ignição (onde liga o motor). É um fio preto.
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Mensagem por jhowagon123 »

liguei deu td certo as 95 grau ventuinha liga.
eu queria usar o mesmo rele do antigo ventuinha .usavaa mesma fiasao so puxaria o positivo do cebolao pro rele que ja ta td pronto ..
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Mensagem por José Leal »

Bom, escrevi aquela redação na página anterior, expliquei direitinho, tentei fazer o esquema o mais simples e confiável possível. Mas já que vc quer usar o sistema original, vamos lá.

Desmonte o porta luvas e retire o suporte dos relés. Identifique qual relé é o responsável pelo funcionamento da ventoinha. Para ter certeza, ligue o chicote original na ventoinha e faça um jumper, no soquete do relé, entre os pinos 30 e 87. A ventoinha obrigatoriamente deve girar. Veja tb no soquete do relé, nos pinos 85 e 86, em um desses deve chegar um fio preto com uma listra e no outro deve chegar um fio marrom com uma listra. Corte esse fio marrom, deixando um pedaço de uns 3cm. Isole o fio que vai para o lado do carro. O pedaço que vai para o soquete, vc liga em um pino do cebolão. O outro pino do cebolão deve ser ligado no aterramento.
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Mensagem por jhowagon123 »

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jose fis esa ligaçao nemmechi no rele comprei otro rele original e fis a ligaçao do zero.funciono [/youtube][/url]
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